Agência de conteúdo digital: o que saber antes de contratar?

Publicado 28/06/2022

Quem investe em marketing digital quer ver resultados. Posts no blog, e-books, redes sociais, vídeos no YouTube — tudo isso só faz sentido se fizer parte de uma estratégia e gerar retorno para a empresa. Mas o que fazer se os resultados não aparecem?

Uma agência de conteúdo digital pode te ajudar. Contar com os serviços de uma empresa especializada em planejamento e produção de conteúdo para web é uma boa solução para empresas que não querem manter uma equipe interna ou que não estão tendo resultados nessa área.

Assim, elas podem contar com profissionais especializados em marketing de conteúdo, sendo uma das áreas mais importantes do marketing digital. Com conteúdos relevantes, você pode atrair, engajar e converter clientes para o seu negócio.

A seguir, você vai entender como funciona uma agência de conteúdo digital e por que vale a pena contratar uma empresa especializada. Acompanhe!

O que é uma agência de conteúdo digital?

Uma agência de conteúdo digital é uma empresa especializada em promover marcas e produtos por meio da produção de conteúdo para canais digitais.

Seus serviços envolvem desde o planejamento de conteúdos, alinhados aos objetivos de marketing dos seus clientes, até a criação de publicações e a mensuração dos resultados. A agência produz conteúdos como posts de blogs e redes sociais, e-books, infográficos, vídeos, podcasts, entre outros.

Essa categoria de agência faz parte do marketing de conteúdo, sendo uma das principais áreas de marketing digital e um dos pilares do inbound marketing. Seu objetivo é gerar mais negócios para a empresa ao atrair e engajar potenciais clientes através de conteúdos relevantes, que entreguem valor para as pessoas e gerem uma percepção positiva sobre a marca.

O que faz uma agência de conteúdo digital?

Agência de Conteúdo Digital

As agências de conteúdo digital oferecem diversos serviços relacionados ao marketing de conteúdo, que vão do planejamento à mensuração.

A seguir, vamos ver quais são os seus principais serviços. Antes de contratar uma agência para ser parceira da sua empresa, identifique se essas boas práticas estão no escopo dos serviços. Confira agora:

Diagnóstico do cenário

Desconfie de agências que já começam a trabalhar produzindo os conteúdos. Antes de chegar na produção, existem dois passos imprescindíveis para criar uma estratégia consistente, que traga resultados: o diagnóstico e o planejamento.

No diagnóstico, a agência deve analisar o cenário atual do marketing de conteúdo no cliente: quais conteúdos já produzem, quais canais utilizam, qual público se relaciona com a marca, quem são os concorrentes, entre outros aspectos.

Nesse diagnostico, também é essencial realizar uma auditoria de conteúdo. Essa etapa deve identificar potencialidades e fragilidades da estratégia atual, inclusive com um olhar mais apurado para cada conteúdo já publicado, de modo a aproveitar as publicações que estão tendo bons resultados e ajustar ou eliminar o que não está contribuindo para a estratégia.

Planejamento de conteúdo

A partir do diagnóstico do marketing de conteúdo, é possível planejar as estratégias. O planejamento é feito pela agência de conteúdo digital, mas em conjunto com a empresa, de maneira que os resultados contribuam para o planejamento estratégico do cliente.

O plano de marketing de conteúdo, resultado do planejamento, deve trazer:

  • Os objetivos e metas a serem alcançados
  • Os indicadores para medir os resultados
  • A descrição da persona com quem o conteúdo vai se comunicar;
  • A definição de keywords que vão orientar as pautas e a otimização do conteúdo;
  • A definição do calendário editorial com as pautas definidas para o período.

É importante que todas essas definições do plano estejam alinhadas com outras estratégias de marketing da empresa, a fim de criar uma comunicação coerente e consistente para o público. Por isso, mais uma vez, lembre-se da importância de trabalhar em conjunto com a agência.

Produção de conteúdo

Enfim, essa é a etapa da produção de conteúdo. Perceba que, para chegar a esse ponto, tem muito trabalho antes. Somente com um bom planejamento a estratégia se sustenta e traz resultados consistentes, ok?

Na produção de conteúdo, a agência deve ter capacidade de criar para os mais diferentes canais. Geralmente, quando falamos em marketing de conteúdo, pensa-se logo na produção de posts para o blog, um dos principais canais dessa estratégia para atrair tráfego orgânico. Mas ela pode englobar diversas plataformas e formatos:

  • Redes sociais
  • Landing pages
  • E-mail marketing
  • E-books
  • Infográficos
  • Vídeos
  • Roteiros para webinars
  • Podcasts

Cada um desses canais pode contribuir para alcançar diferentes objetivos. Então, é o planejamento que vai orientar quais devem entrar na estratégia de marketing de conteúdo. Mas a agência deve ter uma equipe capaz de produzir conteúdo para todos eles.

SEO para conteúdo

É papel da agência de conteúdo digital também otimizar as publicações para os buscadores. Afinal, você quer ganhar visibilidade na web, autoridade no mercado e mais tráfego para o site, não é? Então, é preciso aplicar o SEO para conteúdo, que permite atingir esses objetivos.

O SEO para conteúdo é focado em otimizações On Page, que englobam:

  • Escrita agradável e correta, que proporcione uma boa experiência de leitura;
  • Uso de heading tags para organizar e hierarquizar o conteúdo;
  • Uso de palavras-chave de forma natural e em posições estratégicas;
  • Uso do campo semântico da palavra-chave, com variações, sinônimos e termos relacionados;
  • Criação de meta description para as páginas de conteúdo;
  • Definição da quantidade ideal de palavras para blogposts;
  • Capacidade de escaneabilidade do texto na página.

Mensuração e análise

Desconfie também de agências de conteúdo digital que não se preocupam em medir os resultados. Você só consegue saber se atingiu os objetivos do plano e melhorar as estratégias para o futuro se monitorar as métricas e indicadores de conteúdo.

Portanto, essa etapa também é essencial entre os serviços de uma agência de conteúdo digital. Para medir os resultados da estratégia, é possível monitorar o tráfego orgânico dos blogposts, o engajamento das redes sociais, as conversões do e-mail marketing, entre outras métricas. Defina esses indicadores no plano para saber quais você deve monitorar.

Serviços relacionados

É importante também que a agência de conteúdo ofereça outros serviços de marketing digital relacionados ao marketing de conteúdo.

Mesmo que não seja a especialidade da agência, é importante que a equipe trabalhe com campanhas de mídia paga, desenvolvimento de sites e páginas, ferramentas de automação de marketing, entre outras atividades. Tudo isso vai ajudar a impulsionar os resultados do conteúdo que a agência produzir.

Quando contratar uma agência de conteúdo digital?

Agência de conteúdo digital

Primeiramente, procure entender o cenário da sua empresa. Será que está no momento de terceirizar as atividades de marketing de conteúdo?

Geralmente fica evidente que você precisa de um parceiro nessa área quando os resultados não estão chegando. Você tem profissionais produzindo conteúdo, mas, por algum motivo, o retorno não vem. Então, uma agência pode ajudar você a potencializar a estratégia e ter mais resultados.

Avalie também a maturidade da sua empresa no marketing de conteúdo. A parceria com uma agência de conteúdo digital traz mais retorno quando você sabe as suas necessidades, entende o valor dessa estratégia e trabalha em conjunto com o parceiro. Então, se a sua empresa tem maturidade nessa área, é mais um indicativo de que você já pode contratar uma agência.

Pode ser também que você entenda o poder do conteúdo no marketing, mas não tenha recursos para montar uma equipe interna para isso. Isso demanda um processo de recrutamento e seleção, possivelmente treinamentos, além da manutenção de salários e benefícios aos colaboradores. Nem toda empresa consegue manter essa estrutura.

Por isso, o momento de contratar uma agência de conteúdo digital também pode ser quando você percebe que precisa potencializar o marketing de conteúdo, mas não quer ter uma equipe interna.

Por que contratar uma agência de conteúdo digital?

De acordo com uma pesquisa do Content Marketing Institute, 50% das empresas B2B disseram terceirizar as atividades de conteúdo em 2021. Entre as mais bem-sucedidas, 57% faziam isso; já entre as menos bem-sucedidas, 36%. Esses números mostram que grande parte das empresas contrata agências de conteúdo digital e tem resultados expressivos com isso.

Contratar uma agência de conteúdo digital é uma decisão importante para a sua empresa. Por isso, é essencial entender também quais são os benefícios envolvidos nessa parceria. Vamos às principais vantagens dessa contratação:

Serviço especializado

Com uma agência de conteúdo digital, você conta com um serviço especializado. São profissionais que trabalham com planejamento e produção de conteúdo, imersos nessas atividades diariamente.

É diferente do que acontece, por exemplo, quando um profissional ou equipe de marketing assume essas atividades internamente, já que eles devem desempenhar muitas outras tarefas na área além do conteúdo. 

Conhecimento de mercado

Os profissionais da agência de conteúdo digital também já têm conhecimento do mercado. Eles dominam as melhores estratégias, utilizam as melhores ferramentas, conhecem os benchmarks. Por isso, eles sabem também como ter mais sucesso no marketing de conteúdo.

Outra vez, isso representa uma vantagem em relação à equipe interna, que se envolve em outras áreas e não domina especificamente o mercado de marketing de conteúdo.

Mais resultados para o marketing digital

Se os profissionais dominam o mercado e o conhecimento em marketing de conteúdo, eles tendem a entregar melhores resultados, focados nos objetivos do cliente.

Isso vale não apenas para os conteúdos, mas para a estratégia de marketing digital como um todo. Afinal, deve haver um alinhamento entre o marketing de conteúdo e outras estratégias de marketing da empresa.

Melhor gerenciamento de recursos da sua empresa

Com uma equipe interna, você precisa dedicar recursos para contratações, encargos, treinamentos e ferramentas, além da manutenção da estrutura para o trabalho.

Por outro lado, ao terceirizar os serviços de conteúdo, é possível concentrar os recursos da empresa em serviços que fazem parte do seu core business. Enquanto isso, os investimentos na contratação da agência são otimizados e geram mais retorno.

Como escolher uma agência de conteúdo digital parceira para o seu negócio?

Agência de conteúdo digital

Agora que você deve ter se interessado em contratar uma agência de conteúdo digital, veja algumas dicas para escolher a melhor parceira para o seu negócio: 

Analise suas demandas internas

Antes de procurar uma agência de conteúdo digital, analise quais são as necessidades da sua empresa.

Quais são seus objetivos: atrair tráfego, engajar consumidores, converter leads? Você quer criar uma campanha pontual ou desenvolver um trabalho contínuo de longo prazo? Você tem profissionais para fazer a intermediação com a agência ou precisaria contratar? Enfim, avalie as questões internas que podem influenciar na contratação da agência de conteúdo digital.

Analise seu orçamento

Entre as questões internas da sua empresa, uma das mais importantes é o orçamento. Quando você pode investir na contratação de uma agência de conteúdo digital? Considere os custos mensais e, se houver, de implementação da parceria.

Vale a pena ressaltar que o barato pode sair caro, então escolha uma agência que caiba no seu orçamento, mas que entregue a qualidade que você precisa nos conteúdos.

Investigue a reputação da agência

Procure saber também sobre o histórico e a reputação da agência de conteúdo digital na sua mira. Analise o site da empresa, os depoimentos de clientes, as possíveis reclamações. Se for necessário, entre em contato diretamente com quem já foi atendido pela agência para saber mais detalhes. Isso é essencial para sentir confiança no seu potencial parceiro.

Conheça cases da agência de conteúdo digital

Investigue também os cases da agência de conteúdo digital. Com eles, você vai perceber como a agência trabalha, quais são as suas prioridades e, especialmente, quais são os nichos de mercado em que ela tem melhores resultados. Assim, perceba se esse potencial parceiro tem conhecimento e capacidade para atender ao seu segmento de negócio.

Por fim, vale a pena reforçar que contratar uma agência de conteúdo digital significa estabelecer uma parceria que seja valiosa para todas as partes. Agência e cliente devem trabalhar juntos para planejar as estratégias e alcançar os resultados.

Por isso, é importante encontrar parceiros confiáveis, que entreguem um trabalho de qualidade, focado no sucesso da sua empresa.

Agora, aproveite para conhecer a Arcana, com uma equipe especializada em conteúdo para atender a sua empresa. Planejamos e produzimos para os mais diversos formatos e canais do marketing digital, orientados pelos objetivos dos nossos clientes.

Conheça agora os nossos serviços de marketing de conteúdo e entre em contato para conversarmos!

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