O que uma agência de marketing digital em Santa Catarina pode oferecer

Publicado 20/05/2021

Não é mais novidade que o marketing digital está em alta. Se sua agência de marketing digital em Santa Catarina não decola ou se sua empresa ainda tem investimentos tímidos na internet, o fato é que você está perdendo muitas oportunidades de negócio.

A última década foi marcada pelo advento do smartphone, o que catapultou milhões de brasileiros para dentro da internet. E no último ano, com a pandemia do coronavírus, a presença na web se tornou questão de sobrevivência para a maioria das empresas. Quem já atuava na rede, portanto, levou vantagem.

Então, se você não anda satisfeito com os resultados da sua agência de marketing digital em Santa Catarina, ou se sente que ainda não explora todo o potencial deste canal, elencamos aqui quatro frentes onde você precisa se certificar que está sendo bem atendido.

Confira com a gente!

1. Sua agência de marketing digital oferece gestão de e-commerce?

Seja a terceirização completa do a sua loja virtual um só um help em forma de consultoria na gestão, sua agência precisa entender de e-commerce. É ela quem vai te auxiliar na contratação de uma plataforma, na montagem do layout, nas análises de UX e UI e no plano de comunicação digital para a sua loja virtual decolar. 

É bem importante ter esse agente neutro para te ajudar nesse processo de decisão, já que cada fornecedor vai tentar vender seu próprio peixe.

Agência de Marketing Digital em Santa Catarina

E mesmo que você já tenha um e-commerce montado, é imprescindível que sua agência de marketing digital em Santa Catarina entenda de vendas online. Ela deve te ajudar não só gerenciando anúncios e conteúdo, mas também na análise de rentabilidade da sua loja, na diminuição de custos com a aquisição de tecnologias específicas e no planejamento comercial desse canal de vendas.

Entender de marketing tradicional também é essencial. Afinal, e-commerce e lojas físicas, por exemplo, precisam estar em perfeita sincronia, em uma grande estratégia omnichannel.

A gestão dos conflitos de canal, a nível estratégico, também pode ser assunto tratado entre sua empresa e sua agência de marketing digital em Santa Catarina, olhando para ela como uma verdadeira parceira de negócios e não só como um prestador de serviços. E isso independe do segmento — serve para imobiliárias, franquias ou qualquer outro tipo de negócio.

Vender online se tornou essencial nos dias de hoje. Se sua agência de marketing digital em Santa Catarina entende do assunto, vai facilitar o atingimento das suas metas e expectativa de vendas de forma mais clara e fluída. Não será como se você estivesse falando uma língua e sua agência, outra.

2. Agências de marketing digital em Santa Catarina precisam entender de SEO

Ranquear bem no Google para não depender tanto de tráfego pago. Essa é a premissa básica do SEO e, mesmo que você seja uma empresa com atuação local, é mais importante do que nunca se certificar que seu site está otimizado para os motores de busca.

No geral, cuidados com SEO eram coisa de empresa grande, com atuação nacional. Mas com a saturação de conteúdo produzido nos últimos anos, promovida pela popularidade do marketing de conteúdo, até mesmo negócios locais já estão com dificuldades de aparecer no Google em boas posições.

Sem ranquear bem, é muito provável que você precise investir um caminhão de dinheiro em anúncios para trazer visitantes ao seu site, o que não é nada bom do ponto de vista do retorno sobre o seu investimento.

Com base nisso, uma agência de marketing digital que entende de SEO pode atuar em duas frentes: 

  • No início do seu projeto de novo site ou e-commerce, planejando as palavras-chave mais importantes para o seu negócio, certificando-se que tudo entrará no ar da forma correta;
  • Realizando uma análise do site ou uma auditoria do conteúdo já publicado, priorizando páginas especiais, re-otimizando os materiais já existentes, excluindo o que não serve mais e planejando novos caminhos.

Uma agência de marketing digital em Santa Catarina precisa auxiliar sua empresa com as melhores práticas de SEO no mercado, garantindo que os seus clientes te encontrem ao efetuarem buscas na internet.

Algumas das técnicas de SEO mais eficazes envolvem o próprio design do site, que deve ser responsivo e leve; a programação também deve ser enxuta, com uma boa proporção de código versus material publicado; deve haver um conteúdo relevante e otimizado para os termos de busca do seu interesse; e, por fim, deve haver um estudo prévio da arquitetura do seu site para que o ranqueamento seja facilitado.

E se você atende em pontos físicos, como uma loja ou uma clínica médica, configurar o Google Meu Negócio é o primeiro passo para se dar bem nas buscas orgânicas.

3. Marketing de conteúdo já virou necessidade básica

Como acabamos de falar, o marketing de conteúdo já é prática comum em diversas empresas. E é exatamente por todos estarem fazendo que sua empresa também precisa começar a fazê-lo, o quanto antes. O grande dilema é: como encontrar tempo para criar e produzir esse conteúdo?

A solução precisa estar na sua agência de marketing digital. É ela quem deve lhe auxiliar a produzir conteúdos de qualidade, atendendo às necessidades do seu cliente. Antes de mais nada, sua agência em Santa Catarina deve definir a estratégia e os canais de atuação da sua empresa, já que é inviável criar conteúdo para todos os canais existentes na internet.

Sua agência em Santa Catarina deve definir a estratégia e os canais de atuação da sua empresa

A cada ano, uma nova rede social relevante surge — e será impossível para a sua empresa estar presente em todas. Não importa se você é um supermercado ou uma loja de roupas, isso não é nem recomendado: cada rede social tem um perfil de público e estilo de conteúdo. Isso, muitas vezes, não irá combinar com o produto ou serviço da sua empresa, ou nem mesmo com os valores da sua marca.

Sua agência de marketing digital deve ajudar você a escolher o rumo da sua comunicação, desenhando algumas estratégias importantes:

  • Tom das publicações: será mais alegre ou mais séria? Trabalharemos com memes ou artigos sérios, com embasamento científico? O objetivo é instruir ou divertir seu cliente? Essa resposta está no perfil do seu cliente e nos valores da sua empresa — o marketing de conteúdo deve refletir o que a marca acredita.
  • Formatos: sua empresa está disponível para investir em vídeos? Ou só tem tempo para posts rápidos? Há disponibilidade do seu time para participar de lives ou fazer tiktoks no ponto de venda ou você precisa de uma terceirização completa, pois não tem tempo nem equipe para nada? Estas perguntas ajudam a definir qual o formato ideal para criar seu conteúdo e, automaticamente, influencia no tópico abaixo.
  • Canais de distribuição: de nada adianta apostar no YouTube se você não terá tempo nem recursos para alimentar o canal frequentemente, não concorda? O mesmo vale para o Instagram: sem a possibilidade de produzir boas fotos, talvez seja melhor nem se aventurar na rede social. Cada estratégia, mercado e perfil de empresa demanda um tipo de conteúdo, portanto, é importante definir em quais canais você estará presente e -— o mais importante — em quais não estará.

Esses pontos e muitas outras diretrizes, como a construção das suas brand personas e os níveis de investimento em produção e impulsionamento dos conteúdos, precisam ser definidos em conjunto com a sua agência de marketing digital em Santa Catarina.

4. Uma boa agência de marketing digital em Santa Catarina sabe pilotar mídia de performance

Todas estas estratégias acima, em algum ponto, vão precisar da ajudinha da mídia de performance para funcionar. Ainda mais se sua empresa quer ver resultados rápidos — a mídia de performance é o melhor lugar para apostar em estratégias de aquisição de clientes que já estão no fundo do funil de vendas.

Isso, na teoria, faz muito sentido. Mas na prática, é na mídia de performance onde as agências de marketing digital de Santa Catarina mais desperdiçam dinheiro. Seja pela escolha da estratégia errada, por uma segmentação que não está de acordo com o seu público-alvo ou pela falta de aptidão com as ferramentas, é aqui onde a maior parte do seu investimento estará alocado — portanto, todo cuidado é pouco!

Cabe ficar de olho sempre nas métricas que realmente importam, como o ROAS/ROI, o CAC (para e-commerces e para quem depende da geração de leads) e no LTV (para quem tem processos de compra com boa recorrência). Sua agência de marketing digital deve lhe ajudar a encontrar as métricas que fazem mais sentido para o seu negócio, mensurá-las e acompanhar os resultados junto com seu time.

Um adendo sobre métricas

Aliás, métricas são o que mais existe dentro do mundo do marketing digital. Mas a chave do sucesso é saber o que é importante mensurar e o que não é tão importante assim

Muitas agências de marketing digital em Santa Catarina adoram apresentar relatórios enormes, com muitas páginas, detalhando números que, na maioria das vezes, não são realmente importantes para a estratégia de vendas da sua empresa. São planilhas gigantescas que pouco ajudam nas tomadas de decisão.

Um exemplo: de nada serve analisar as impressões de uma campanha se a sua empresa não mensura o brand awareness ou o share of voice da marca. Essas pesquisas são caras e precisam ser feitas com frequência para terem eficácia. Se você não possui condições de mensurar isso, do que adianta saber que um banner foi impresso 1 milhão de vezes? Será, no máximo, curioso e interessante — mas não trará nenhum benefício prático para o seu dia a dia.

Métricas de vaidade ou que não impactam no resultado final são apenas sujeira — devem ser eliminadas desses relatórios. Dessa forma, você não perde tempo analisando o que não faz diferença ou focando em coisas com um resultado difícil de comprovar.

Qual agência de marketing digital em Santa Catarina contratar?

Bom, você está no blog da Arcana. É claro que vamos puxar a sardinha para o nosso lado! 😂

Na verdade, seria uma verdadeira hipocrisia escrever tudo isso se não acreditássemos no que colocamos aqui. Aposte na gente como sua agência de marketing digital em Santa Catarina e faça sua empresa crescer com um plano coeso e personalizado. Já tivemos resultados incríveis em e-commerces e na geração de leads para diversos clientes.

Acreditamos que uma boa gestão do marketing digital passa pelo planejamento de oportunidades, a análise de canais, a definição de formatos de conteúdo, a otimização do que já existe e um bom trabalho de performance, sempre com as métricas guiando nossa execução. Se você tem o pensamento alinhado com o nosso, mande uma mensagem! Ficaremos felizes em tomar um café para discutir propostas para o futuro do seu negócio.

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