Auditoria de conteúdo: o que é e como fazer um inventário

Publicado 18/02/2021

O conteúdo do seu site está te ajudando a atingir seus objetivos de marketing? 

Somente uma auditoria de conteúdo completa pode realmente responder esta pergunta. Também chamada de inventário de conteúdo, uma auditoria completa permite que você entenda quais conteúdos estão trazendo tráfego para o seu site, quais geram leads e quais conteúdos precisam de um ajuste ou até mesmo de uma reestruturação completa.

Otimize a performance, a experiência do seu usuário e o seu ROI entendendo melhor como funciona a elaboração de um inventário de conteúdo completo. Acompanhe:

Por que realizar uma auditoria de conteúdo?

Sites e blogs não são ferramentas estáticas (ou, pelo menos, não deveriam ser). Estas duas ferramentas de marketing digital devem ser tratadas como projetos a longo prazo, em crescimento constante e que estão sempre mudando. Isso acontece porque, com o tempo, as seguintes situações são inevitáveis:

  • Um determinado conteúdo se torna menos relevante;
  • Um conteúdo entra em desarmonia com as demais páginas do seu site;
  • Diferentes tipos de conteúdo são otimizados para a mesma palavra-chave, conflitando entre eles;
  • Falta uma organização de uma forma amigável ao usuário, sem uma boa categorização e linkagem interna.

Uma auditoria de conteúdo nada mais é do que listar todas as publicações e conteúdos já publicados no seu site, revisando com um critério rigoroso a qualidade deste conteúdo.

Como parte do processo, vale analisar tudo tanto de maneira quantitativa — analisando números como acessos, links externos, quantidade de palavras e afins — quanto qualitativa, verificando se o conteúdo não está mais obsoleto, se o tom de voz ainda combina com a sua marca e o que os usuários têm falado do seu conteúdo em comentários e redes sociais.

Uma auditoria de conteúdo funciona como uma verdadeira revisão da sua estratégia de marketing de conteúdo, onde o objetivo é identificar qual conteúdo está contribuindo para uma determinada meta na sua empresa e quais não estão agregando muito no processo.

É chato, mas vale a pena: 8 razões para realizar uma auditoria de conteúdo

8 razões para realizar uma auditoria de conteúdo

Conduzir uma auditoria de conteúdo completa é algo que toma tempo. Não é uma tarefa muito divertida, no entanto, o tempo e o esforço gastos valem a pena por conta destes 8 motivos:

  1. Você pode julgar quais conteúdos estão atendendo às necessidades do seu público-alvo em termos de qualidade, profundidade e tom das postagens;
  2. Você pode identificar erros e inconsistências como conteúdos duplicados, links com erro, elementos textuais sem otimização e outros fatores que afetam negativamente o seu site do ponto de vista de SEO;
  3. Você vai conseguir detectar as fraquezas de navegação do seu site e quais publicações afetam negativamente a experiência dos usuários;
  4. Você pode identificar quais conteúdos estão te ajudando a atingir suas metas de novos negócios e facilitando a comunicação entre sua marca e seu público. Estas descobertas vão permitir que você evolua na sua estratégia de conteúdo, traçando novos caminhos a partir destes achados;
  5. Você poderá planejar seu orçamento, dedicando-o de uma forma condizente aos resultados analisados;
  6. Você enxergará de verdade o valor do conteúdo entregue à sua audiência; 
  7. Você poderá concluir se os recursos alocados em pessoas, tecnologia e qualidade de entrega estão sendo suficientes para atingir seus objetivos;
  8. Com o resultado da auditoria, você irá garantir não só o sucesso do conteúdo atual, mas trará também novas inspirações para a criação de novos conteúdos.

Uma auditoria de conteúdo é essencial para trabalhar o marketing de conteúdo de forma eficaz, otimizando tudo de uma forma que ajude no atingimento das suas metas, garantindo o sucesso da sua estratégia no longo prazo.

Com nosso checklist de auditoria de conteúdo, conduziremos você no processo de realizar uma meticulosa auditoria sem desperdiçar tempo e sobrecarregando seu time de marketing. Continue com a leitura!

Quando e com que frequência uma auditoria de conteúdo deve ser conduzida?

Quando conduzir uma auditoria de conteúdo

É difícil encontrar uma razão para não realinhar a sua estratégia de conteúdo de tempos em tempos. Por isso, é necessário estabelecer uma frequência específica e uma rotina para auditar seus conteúdos usando uma destas três variantes:

  • Auditoria completa, considerando todas as páginas e conteúdos (anualmente);
  • Auditoria parcial, que cubra apenas algumas categorias, páginas, formatos e publicações pré-definidas (semestralmente);
  • Auditoria focada em conteúdos específicos, como artigos importantes, meta-descriptions e afins (trimestralmente).

No caso de websites com muito conteúdo publicado, é importante conduzir pelo menos uma grande auditoria de conteúdo por ano, usando ela como base para o planejamento estratégico e financeiro do seu marketing de conteúdo no ano seguinte.

Uma auditoria de conteúdo também é bastante útil dentro de um destes seis cenários:

1. Migração de um website

Se você precisa migrar seu site de uma ferramenta de administração de conteúdo para outro tipo de CMS, conduzir uma auditoria de conteúdo completa antes de realizar tal tarefa vai te ajudar a criar uma estratégia de migração mais funcional. Você pode eliminar diretamente conteúdos mais antigos ou duplicados e priorizar páginas com maior frequência de visitação, por exemplo.

2. Relançamento de um website

Uma auditoria de conteúdo completa entrega um ponto de partida claro para planejar a concepção de um novo site, ajudando na definição de questões como o tom de voz da sua marca e a estrutura de navegação do seu site.

3. Redesign parcial de um site

Se você quer redesenhar e otimizar apenas algumas partes do seu site, como tópicos específicos ou páginas especiais como landing pages, é interessante auditar primeiro as áreas que você pretende renovar.

4. Introduzir novos formatos, informações ou páginas ao seu site

Seja ao incorporar novos tópicos às suas páginas, rever o tageamento dos elementos, adicionar uma nova tecnologia ao seu site ou então revisar os elementos textuais de SEO onpage, uma auditoria de conteúdo vai te ajudar a definir onde faz mais sentido incorporar novos conteúdos e onde há espaço para aprimorar sua estratégia vigente. Especialmente quando se começa uma estratégia de automação, é de bom tom monitorar regularmente a performance das páginas envolvidas na sua trilha de conteúdos, auditando todas elas regularmente.

5. Redistribuir funções entre a sua equipe de conteúdo

Se você está pensando em contratar uma nova agência de marketing de conteúdo para cuidar da sua estratégia, é prudente organizar seu inventário de conteúdo primeiro. Os resultados da sua análise serão importantes para montar um briefing para a nova agência de forma que ela entenda melhor quais conteúdos performam bem, dando continuidade às boas práticas de conteúdo já utilizadas, evitando retrabalhos.

6. Realinhar sua estratégia de marketing de conteúdo

Você está planejando redesenhar completamente sua estratégia de marketing de conteúdo ou adaptá-la para satisfazer melhor às necessidades do seu público-alvo ou das suas buyer personas? Então é melhor se antecipar e realizar uma auditoria de conteúdo para que você consiga mensurar a eficácia da sua nova estratégia em detrimento da antiga.

Auditoria de conteúdo: deixe com a gente!

Se você ainda tem dúvidas de como realizar uma auditoria de conteúdo ou se anda sem tempo para fazê-la, descubra como nós aqui da Arcana podemos ajudá-lo. Basta clicar no link!

Somos especialistas em marketing de conteúdo e podemos te ajudar a realinhar suas estratégias de forma a otimizar seus resultados nos seus esforços online. Entre em contato com a gente pelo WhatsApp ou deixe seu comentário logo aqui abaixo! Teremos prazer em responder.

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