6 ações de automação de marketing digital para implementar na sua empresa 

Publicado 01/02/2022

Você já ouviu falar em Automação de Marketing Digital? O termo parece complexo, mas neste artigo você entenderá, de forma clara, o que isso representa, identificando seus benefícios e por que o método é muito vantajoso e não tão complicado quanto parece.

Basicamente, a automação de marketing digital consiste em utilizar a tecnologia para automatizar (ou programar) processos e ações voltadas à área do marketing. 

Mas afinal, por que isso pode ser importante e fundamental para sua empresa ou estratégia de marketing digital? Exatamente porque a automação de marketing digital é capaz de proporcionar a redução de trabalhos feitos de forma manual, fazendo com que suas ações sejam mais eficientes, rápidas e efetivas. 

Muitas empresas já realizam a automação de marketing digital nas redes sociais de forma simples, por meio do agendamento de conteúdos e postagens. Mas existem ações mais complexas que podem ser exploradas para as estratégias de automação, melhorando ainda mais os resultados. 

A automação de marketing digital: o que você precisa saber?

Primeiramente, você deve saber que a automação de marketing digital é voltada para uma programação ou agendamento de ações que foram desenvolvidas na área do marketing, como direcionar atendimentos e envio de e-mails, o que permite otimizar o processo e o foco em outras atividades.

Consequentemente, é preciso ressaltar que tal ação traz muitos benefícios para sua empresa, como:

  • Aumento das vendas;
  • Melhora da receita empresarial;
  • Reduz custos para adquirir clientes;
  • Promove a otimização do tempo;
  • Traz mais eficiência nas ações;
  • Permite mensurar e monitorar os resultados das campanhas;
  • Possibilita segmentar o conteúdo para o cliente;
  • Melhora a retenção dos clientes. 

Nesses benefícios que listamos, é importante destacarmos a possibilidade de segmentar o conteúdo. Isso é essencial quando se pensa que nem todas as pessoas estão na mesma fase de compra e os interesses/consideração de compra podem variar.

Por exemplo, às vezes o cliente tem dúvidas, não conhece exatamente qual é o seu problema e ainda está em fase de pensar sobre comprar determinado produto ou não, pesquisando “como anunciar no Google Ads”, por exemplo.

Por outro lado, existem pessoas que estão mais decididas em realizar o processo de compra. Por isso, é essencial que o conteúdo seja personalizado, ou seja, segmentado para cada tipo de cliente e considerando a fase de compra. 

Diante disso, vale a pena que sua empresa busque se aprimorar, investindo em tecnologia e inovação para esta área. Mas, como é possível iniciar o processo de automação de marketing digital em sua empresa? Não se preocupe que vamos apresentar dicas a seguir. 

Como implementar a automação de marketing digital em sua empresa?

automação de marketing digital

Já que a automação de marketing digital é uma ação importante para a empresa, vamos aprender como implementá-la em seu negócio.

  1. Determine qual é a estratégia de marketing a ser adotada;
  2. Escolha os softwares e ferramentas que atendem o seu negócio;
  3. Estabeleça como será o contato com o lead em cada processo de decisão;
  4. Produza conteúdos para cada etapa do funil de compra;
  5. Identifique como o seu lead será nutrido;
  6. Mensure os resultados para realizar melhorias.

Toda ação voltada à área do marketing precisa de uma estratégia para começar a operar. Essa estratégia delimita o público-alvo, os canais de divulgação, o investimento em publicidade, como é o caso do Instagram Ads, o período de publicações, metas, objetivos, dentre outras ações. 

Após isso, para automatizar, é necessário escolher ferramentas e softwares que vão atender suas necessidades, não somente em relação ao agendamento de uma postagem, mas que trarão dados diversos.

Assim, é possível avaliar os acessos, melhores horários, quem acessou, palavras-chave mais usadas, dentre outros elementos que ajudam o profissional do marketing a atender como atrair e reter esses usuários e o que precisa melhorar nas campanhas. 

Como citamos acima, o processo de segmentação é essencial. Por isso, é necessário que a empresa tenha uma produção de conteúdo que seja direcionada para os seus clientes em potencial (lead), em suas diferentes etapas do processo de decisão. Entender o perfil desses usuários é fundamental para isso. 

Às vezes, o cliente deseja entender “como funciona o Facebook Ads”, por exemplo. Ou seja, precisa compreender o funcionamento do produto ou serviço, para após entender seus benefícios e chegar na decisão final, que é investir no Facebook Ads para a criação de anúncios. 

A partir da identificação dessa segmentação, é essencial saber como seu lead será nutrido. Por exemplo, existem possibilidades de deixar e-books disponíveis para download, assim como enviar newsletter via email-marketing para agregar informações, melhorando o relacionamento com a marca e levando o usuário a efetivar a compra, por exemplo.

Por fim, é essencial que sua empresa consiga mensurar os resultados, ou seja, identifique os pontos fortes e fracos da campanha, pois somente medindo o que deu certo ou não, que decisões corretas podem ser tomadas, alcançando resultados mais adequados com menor custo.

Diante disso, comece a aplicar as estratégias de automação do marketing em sua empresa!

Este artigo foi escrito pelo time da Ideal Marketing, especialista na gestão de plataformas de automação de marketing digital para empresas de todo o país.

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