Brand Personas: o que são e como defini-las?

Publicado 30/04/2021

Atualmente, é comum observar consumidores se relacionando com marcas de forma afetiva. Ainda que isso possa parecer natural, essa relação é construída de maneira estratégica, por meio das brand personas.

O processo de criação de uma marca acaba passando por muitas etapas para que a estratégia de marketing seja eficiente e alcance o efeito desejado. Para isso, desenvolver brand personas é fundamental para conectar sua marca ao público-alvo.

Para esclarecer as principais dúvidas e para que você entenda o que são as brand personas, desenvolvemos o artigo a seguir. Continue a leitura conosco e fique por dentro deste assunto!

O que são brand personas?

As brand personas são personificações dos valores de uma marca, ou seja, personagens que representam o tom da marca, sua linguagem estilo. A ideia de construir brand personas é guiar a equipe de marketing no relacionamento com o público, seja em conteúdos, redes sociais, SAC, e-mail, eventos ou campanhas publicitárias.

O importante é permitir que os representantes daquela marca saibam como se posicionar diante dos clientes, transmitindo os valores e estilo da empresa por meio de ações e também pela fala.

Como surgiu este conceito?

O conceito de brand personas surgiu a partir do momento em que mídias sociais proporcionam diálogos diretos entre os consumidores e marcas. Afinal, as pessoas desejam dialogar com outras pessoas, e não com elementos abstratos. 

As brand personas representam a forma como a marca se materializa para o público. Em outras palavras, qual aparência terá, como se comunicará, e de quais assuntos falará, representando a marca por um personagem ou tom de voz que transmita sua essência durante as interações com o público externo. Seu foco é naquilo que a marca transmite como valor. 

Como essa metodologia é aplicada?

De forma prática, a brand persona reúne inúmeras características que serão aplicadas em peças de comunicação veiculadas pela empresa. A personalidade da brand persona deve ser clara nesse conteúdo, ou a marca pode correr o risco de perder a identidade e se tornar facilmente confundida com concorrentes.

Qual a diferença entre brand personas x buyer personas?

Assim como as brand personas, as buyer personas são personagens fictícios com conceitos semelhantes. Contudo, antes de criar qualquer um destes personagens, é preciso conhecer as principais diferenças entre eles. 

Enquanto a brand persona é a identidade que representa a empresa, estabelecendo a comunicação com o público, a buyer persona é a representação dos possíveis clientes, ou seja, um personagem com o perfil do comprador.

Brand persona

As brand personas carregam os valores da marca, representando sua linguagem, tom e estilo. A estruturação dessa linguagem é usada para que a marca se relaciona com pessoas de maneira única ao criar relacionamentos que aproximem a empresa do público alvo.

Quando uma loja está no início, é comum que o empreendedor seja o responsável por realizar os primeiros contatos comerciais. No entanto, com o passar do tempo, a empresa cresce e se expande, com a tendência de novos colaboradores.

Dessa maneira, é essencial alinhar os discursos em todas as plataformas para que não exista divergência na comunicação. Nesse sentido, as brand personas se tornam importantes, visto que são perfis existentes determinados pela marca em todos os canais usados como blog, sites e redes sociais.

Criar uma brand persona é uma estratégia com o objetivo de melhorar o relacionamento entre empresa e cliente. Por isso, é fundamental que cada empresa tenha somente um desse personagem, afinal, ele será a representação personalizada dos valores da marca, auxiliando a comunicação.

Brand personas de sucesso

Um exemplo de sucesso de brand persona é a Lu da rede Magazine Luiza, personagem criada e inspirada na empresária e fundadora da empresa, Luiza Trajano. A Lu é atualmente a principal voz do atendimento do e-commerce da marca, respondendo também dúvidas do acesso à loja virtual, e dando dicas para cada segmento da loja em seu portal de dicas, chamado Portal da Lu.

Essa personagem apresenta tom de voz doce e educado, sendo moderna e gentil na interação com os clientes. Além disso, a Lu está presente em redes sociais de forma atuante, como no Facebook e Twitter, criando promoções e cativando consumidores.

Outra empresa que apresenta sucesso em sua brand persona é a Nubank. No entanto, o banco virtual não utiliza um personagem, usando um estilo de comunicação que se aproxima de seu público, com voz respeitosa para tratar de assuntos sérios. 

Com liberdade para chamar seus consumidores pelo nome, a linguagem ainda permite a realização de piadas leves com o cotidiano de seus clientes, apresentando descontração no atendimento. Entre os cases de brand persona mais bem sucedidos da atualidade está também a Netflix.

A empresa não se apropria de nenhum mascote ou alter ego. É por meio de uma linguagem própria que a Netflix é capaz de gerar resultados ainda mais surpreendentes. Com uma personalidade ousada, engraçada e sem preconceitos, a empresa é campeã em cases de sucesso. 

Desde suas parcerias bem-humoradas para divulgação de teasers até postagens e respostas a usuários, a inovação está por todos os lados. Por motivos como esses, a empresa se tornou referência em plataformas de streaming de vídeo no país.

Buyer persona

Por meio da criação da buyer persona a empresa consegue compreender melhor quais são as necessidades de seu cliente. Para isso, é preciso descrever quem é o cliente ideal, qual a faixa etária, seus interesses, desejos, hábitos, dificuldades e comportamento relacionado ao consumo.

Ao identificar as características ideais de um cliente, a empresa pode conquistá-lo com mais facilidade, agilizando o processo de venda ao direcioná-lo. Dessa forma, podemos afirmar que a buyer persona é um conjunto de características do público-alvo reunido em um personagem fictício.

Com ele, é possível humanizar pesquisas de mercado, redes sociais e muitas outras plataformas. Com a criação do personagem, a equipe de marketing da empresa pode ter mais incentivo para formar estratégias bem elaboradas que podem tornar o processo de venda ainda mais eficaz.

Por meio da buyer persona, é possível desenvolver conteúdos personalizados, com abordagem de vendas focada nas necessidades exclusivas dos clientes. Na prática, pode-se criar mais de um perfil desse personagem, afinal, a mesma marca pode ter diferentes tipos de consumidores, direcionando conteúdos que se adaptam a cada um deles. Quanto mais completo o perfil da buyer persona, mais fácil será criar argumentos de venda e materiais de divulgação.

Para quais estratégias de marketing as brand personas são utilizadas?

Para quais estratégias de marketing as brand personas são utilizadas?

A criação das brand personas é usada para estratégias que empresas se relacionem com clientes que buscam esse contato para consumir serviços e produtos da marca, compartilhando dos mesmos valores. Dessa forma, conhecer o perfil ajuda na aproximação do cliente.

Qual a importância no marketing de conteúdo?

Como produzir um blog post ou criar conteúdo para uma página pensando em um grupo grande e variado de pessoas? Para isso, as marcas adotam um personagem que seja a representação dos clientes em sua empresa, baseando-se em dados reais sobre o público. 

A criação de brand personas tem ajudado para que o planejamento de estratégias de marketing de conteúdo seja mais alinhado ao perfil, interesses e jornada dos clientes. 

E redes sociais?

As estratégias não apresentam como função principal a criação de um movimento de cliente da descoberta à decisão de compra nos diferentes estágios do funil. O principal fator faz com que a estratégia se diferencie das outras já traçadas para motores de busca com foco em posicionamento orgânico para palavras-chave específicas. O objetivo é viralizar e, consequentemente, o uso das estratégias para redes sociais e parcerias pode ser ainda mais relevante do que delimitar o uso da palavra-chave.

Fatores que ajudam a definir as brand personas

Agora que você já entendeu o que é brand personas, é hora de conhecer algumas informações que podem ajudar no momento de defini-las. O processo deverá ser guiado pela maioria da base de clientes para responder questões que auxiliem a definir o perfil comportamental da persona, como:

  • Quem é o cliente em potencial?
  • Que tipo de assunto ele mostra interesse?
  • Quais atividades mais comuns realizadas por ele?
  • Qual seu nível de instrução?
  • Qual seus desafios e obstáculos?
  • Quais os objetivos, dificuldades e desafios?
  • Quais informações são consumidas por ele, em quais veículos?
  • Quem tem influência em suas decisões?

Como fazer um processo de montagem ideal da brand persona?

Muitos empreendedores ainda atribuem pouca importância à criação de uma marca empoderada, acreditando que a qualidade esteja acima de tudo. Por algum período, isso pode funcionar, contudo, o que restará em momentos de crise é o nome e imagem que a empresa carrega.

Infográfico que mostra, em 6 passos, como alguém pode construir a brand persona da sua marca

Para a criação de brand personas que sejam influentes é importante que as marcas façam uma caminhada certeira, considerando aspectos de relevância para ajudar na formação de uma excelente simbologia, acompanhada de uma linguagem que a marca busca transmitir.

É por meio de entrevistas com clientes reais que possam entender suas dores, dilemas e pontos nos quais a equipe de marketing e comercial deve basear seus discursos para o desenvolvimento de materiais de venda, que o processo de montagem de brand personas ideais se inicia.

Estabelecer os pilares da marca

Como processo para a montagem de brand personas bem definidas está o estabelecimento de pilares da marca. Ou seja, os pilares são termos, como palavras-chave, que devem estar em sintonia com ações da empresa. 

Tais termos devem ser considerados em todas as estratégias desenvolvidas, desde a criação da logo, elaboração de conteúdos, embalagens de produtos, comunicação e posicionamento da marca.

Criar a essência da marca

O tom de conversa ideal deve ser encontrado com o público-alvo para facilitar a comunicação diária, possibilitando a realização de diálogos familiares e empáticos. Não são necessárias muitas palavras para que a empresa se conecte com os clientes.

Determinar a missão

A missão das marcas são a base para definir as brand personas. Definir a missão consiste em declarar quais são os objetivos da empresa. Ao definir a missão, as estratégias da marca, em todos os setores, ganham direcionamento e permitem verificar se as ações aproximam a empresa de seus objetivos.

Fazer uma análise interna

O tom de voz da brand persona será baseado no posicionamento, missão e valores da empresa. Isso porque, é preciso ser coerente com tudo o que o cliente busca. Assim como uma pessoa real, a brand persona deve ter emoções, ideias e evoluir com o tempo.

Escutar o que o cliente tem a dizer

No processo de criação das brand personas, também é importante entender os que o cliente tem a dizer, o que é esperado de sua marca e como ele a enxerga nesse relacionamento. Para tarefas como essas, é fundamental a realização de pesquisas de mercado.

Enfim: é hora de montar a brand persona

Após conhecer tudo o que deve ser realizado para um bom planejamento, montar as brand personas se torna mais fácil. Entretanto, para que você tenha ajuda nesse processo, realizando-o de forma correta, criar um documento que possa contar a vida da marca, como se fosse um personagem real, é uma boa alternativa. 

Além disso, pense na logo e no motivo que levou a sua escolha, descrevendo de maneira concisa o estilo e linguagem seguido pela marca. Crie regras que vão ajudar na organização da estrutura de comunicação das brand personas, como:

  • Qual o tom de voz usado (mais suave, um pouco sério, descontraído);
  • Se é aceitável para o personagem utilizar gírias e formas de expressão regionais;
  • Formas de argumentação;
  • Constelação semântica;
  • Referências usadas ao falar;
  • Citações de autores que o personagem admira.

Com isso feito, é possível realizar testes com clientes e analisar os pontos que funcionam, os que podem ser melhorados, e alguns podem ainda ser incluídos. É muito importante que a linguagem seja usada de forma fácil e compreensiva, tornando-se adequada para todo público. Afinal, para elaborar conteúdos para blogs, redes sociais e outros canais, é preciso considerar tais características da brand persona.

Como documentar a brand persona

Como documentar a brand persona

Depois de definidas as principais características das brand personas, é o momento de cada marca compilar tudo em documentos, para que sejam acessadas por todos as empresas. De forma geral, as marcas escolhem criar apresentações no Power Point. 

Para levar a equipe a uma verdadeira imersão no universo da brand persona, uma boa aposta é utilizar o storytelling. Contar um pouco mais sobre o personagem, definindo detalhes que o tornem autêntico pode melhorar a compreensão. 

Por isso, apresente seus hobbies, preferências, causas pelas quais ele luta, e mais. Se a ideia é deixar os slides mais visuais, escolher a foto de uma pessoa que represente esse perfil é válido. 

Para isso, pode-se utilizar bancos de imagens gratuitos. O próximo passo deve ser a construção de um calendário editorial do blog, redes sociais e funil de vendas, utilizando as características da marca sempre como forma de referência. 

Com isso feito, a empresa estará mantendo maior equilíbrio entre conteúdos institucionais, promocionais e de relacionamentos. Por fim, é o momento de criar modelos de e-mails, posts para redes sociais e conteúdos para blogs. Dessa forma, as equipes de marketing e venda podem ter exemplos de como a marca se comunica com cada um destes canais.

No artigo de hoje, você pôde conhecer melhor as brand personas e entender que defini-las, são ações que as empresas devem realizar para que seja possível uma comunicação assertiva com o público, oferecendo melhores experiências. 

Por meio de brand personas estruturadas, a comunicação das empresas é ainda mais coerente, suas ações de marketing se tornam mais assertivas, e o respeito e fidelização do público que se identifica com as marcas aumenta. Por isso, defina qual personalidade reflete melhor sua marca e estruture suas plataformas e redes sociais com uma brand persona!

Se você está com dificuldades para definir suas personas, esse é o momento de ter ajuda. Faça contato conosco por meio do WhatsApp e permita que nossa agência apresente soluções para você e sua empresa!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em seu e-mail: