Como a bellacotton saltou de 6 para 230 mil mensais no faturamento da sua loja virtual
Cenário_
A bellacotton é um e-commrece de produtos nichados, voltado não só para a higiene e limpeza de bebês mas também da mulher, com produtos demaquilantes.
Em 2017, a marca tomou a decisão de abrir uma loja virtual para venda de produtos diretamente ao consumidor final.
O problema foi que, com mais de 8 meses no ar, a operação não decolava e tinha um faturamento muito baixo, com média de R$ 6.000,00 mensais.
Foi nesse cenário que a gestão de e-commerce da Arcana foi contratada pela bellacotton, com objetivo de tornar a loja virtual um canal de vendas relevante dentro da empresa.
Desafio_
Crescimento agressivo no faturamento
Com um plano de metas ambiciosas para 2018, a loja virtual precisaria aumentar e muito o seu faturamento, em uma grande escalada mensal. O objetivo era sair dos R$ 6.000,00 de média para um patamar de R$ 80.000,00 mensais no final do ano — 13 vezes mais.
O plano crescente, mês a mês, foi acordado entre a bellacotton e a Arcana, que montou um planejamento com diversas ações de marketing e gestão para transformar a loja referência no segmento.
Solução_
Solução com S de SEO
Foram várias as frentes para iniciar o processo de construção de marca entre a bellacotton e suas consumidoras-alvo.
O primeiro passo foi a montagem de um plano tático voltado ao portfólio de produtos da empresa.
Com diversos concorrentes consolidados no mercado, notamos o diferencial da bellacotton em um produto que ninguém produzia: um algodão em formato quadrado, ideal para a limpeza de bebês e da mulher na retirada da maquiagem.
A busca pelo produto era grande na internet, mas ninguém encontrava a página da loja por ela não estar otimizada para motores de busca, como o Google. A partir disso, uma revisão completa na página não só do algodão quadrado, mas de todos os produtos, foi planejada e executada, sendo toda a loja otimizada para SEO.
Entre as ações de SEO, a Arcana desenvolveu o seguinte trabalho:
- Um planejamento de palavras-chave mais relevantes ao negócio foi realizado, pensado produto a produto;
- A revisão das categorias da loja também foi planejada e executada, modificando toda a estrutura de URLs da loja, otimizadas para os motores de busca com termos que fizessem sentido para o cliente, respeitando os redirects;
- Revisão na estrutura de programação do site, com diversas otimizações na arquitetura dos dados;
- Novas descrições criadas, com texto totalmente otimizados para o Google, com tamanho adequado para o ranqueamento, evidenciando as características dos produtos e suas utilidades;
- Novas fotos com foco em e-commerce foram produzidas, levando informações como alt-text, alt-title e o nome da imagem no arquivo otimizados para o Google;
- Pensando no SERP, vídeos exclusivos foram criados para cada produto, evidenciando suas características e oportunizando visitas vindas do YouTube;
- Todo um planejamento de cross-selling foi feito entre produtos similares, com intuito de promover o link building interno, relacionando mais de 50 itens da marca uns entre os outros.
Extras_
Uma mãozinha do link building
Como todo trabalho de SEO demora alguns meses para dar resultado, em paralelo ao plano executado a empresa passou a anunciar seus produtos na internet através de Google e Facebook Ads. Outras ações também foram planejadas com objetivo de deixar a bellacotton um pouco mais conhecida entre o público.
Para esta tarefa, contratamos influenciadoras digitais — mães blogueiras e influencers de maquiagem, que ajudaram na divulgação da marca. Com postagens em suas redes sociais e blogs, os publiposts foram feitos para mães de primeira viagem e mulheres interessadas em produtos de beleza, iniciando o processo de construção de marca em clientes potenciais.
Com isso, deu-se início ao envio constante de produtos a diversos influenciadores digitais. O link building externo provindo destas ações ajudou na construção da reputação do domínio da marca perante o Google.
Resultados_
Em pouco tempo, o resultado começou a aparecer. Nos primeiros 3 meses, diversas páginas de produto otimizadas para palavras-chaves específicas ganharam os primeiros lugares no Google, trazendo uma enxurrada de visitantes à loja virtual.
O gráfico abaixo ilustra o ganho no tráfego, onde cada número indica a quantidade de visitantes quinzenais à loja virtual ao longo de 2018:

A crescente nas visitas, como consequência, trouxe um aumento no faturamento da loja. O tráfego que chegava era qualificado, pois não diminuímos a taxa de conversão da loja, que passou a crescer batendo recordes de faturamento mês após mês.
Entre janeiro e dezembro de 2018, o faturamento teve um grande salto, passando de R$ 22.000,00 mensais para uma primeira Black Friday de quase R$ 230.000,00:

Com o aumento nas vendas, a base de clientes da marca passou a contar com mais de 2.500 nomes. Por conta disso, novas estratégias comerciais foram alinhadas para garantir a recorrência de compra ao longo de 2019, dando continuidade ao crescimento da loja na internet.
Fale conosco_
O gerenciamento de loja virtual da Arcana
Seja uma operação nova como a da bellacotton ou uma loja virtual mais madura, já em funcionamento, a Arcana Marketing Digital também pode trazer estes resultados ao seu negócio.
Através de uma análise do potencial dos produtos, revisão dos gargalos na loja, planejamento promocional, ações de growth hacking e da otimização operacional das tarefas do dia a dia, a sua loja também pode obter números semelhantes!
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