Cafeoteca

Como a Cafeoteca dobrou seu faturamento pela gestão de indicadores

Café do Mercado

Cenário_

A Cafeoteca é uma loja virtual nichada, especializada na venda de cafés, equipamentos e métodos de preparo da bebida

Administrada pela Café do Mercado, a operação se viu à deriva no final de 2019 com a saída do gerente da loja da companhia.

Por isso, a empresa procurou a Arcana e seus serviços de gestão de e-commerce para assumir o canal virtual, com o desafio de ajustar os processos e aumentar as vendas da loja.

Cafés Especiais de Origem
Café do Mercado

Desafio_

Melhorias na usabilidade e na interface da loja virtual

Em um diagnóstico preliminar, a Arcana notou severas dificuldades de usabilidade enfrentadas pelos clientes na loja — questões primordiais que afetavam e muito o desempenho das vendas

A taxa de rejeição da loja era muito alta, o que apontava um site pouco interativo e um público não qualificado acessando a página. Além disso, a loja vinha perdendo tráfego orgânico desde 2019, apresentando queda de 20% nas visitas em relação a 2018.

O problema mais importante detectado pelo time de especialistas da Arcana foi a taxa de quebra do carrinho — quase metade das pessoas que iniciavam o processo de finalização da compra de algum produto na loja desistia em alguma etapa do checkout devido a dificuldades de usabilidade e erros constantes na plataforma de e-commerce.

Plano emergencial_

Consertando os furos no balde

A solução inicial e urgente focou especialmente no carrinho. Para melhorar o processo de finalização da venda, a Arcana propôs uma simplificação robusta no checkout do site, transformando o processo em algo simples e rápido, além de outras mudanças na home e nas páginas de produto para deixar a loja mais vendedora.

Bugs na integração entre o sistema dos Correios e a plataforma do e-commerce também foram corrigidos, sanando problemas frequentes nas simulações de frete e preenchimento automático de endereços.

Solução_

Com o primeiro incêndio apagado, o foco passou a ser a busca de um tráfego qualificado para a loja. Iniciamos o processo com campanhas de mídia de performance — Google Ads, Facebook Ads e Google Shopping, além de disparos frequentes de e-mail marketing.

Em paralelo a isso, uma revisão completa de SEO foi feita na estrutura do site, otimizando as páginas de todos os produtos da loja virtual para uma keyword de interesse. Mudanças de nome em produtos foram sugeridas e aplicadas, além da modificação das URLs, categorias, um trabalho de link building via cross-selling e a criação de novas descrições de produto, imagens e vídeos.

Tudo isso teve em mente uma estrutura que fizesse mais sentido para o cliente que entrasse na loja virtual do que para a organização interna da empresa — uma gestão de loja virtual centrada na experiência do usuário ao invés dos procedimentos internos da Café do Mercado.

Outro ponto foi estruturar as campanhas promocionais da loja, dando um punch de varejo ao e-commerce da Cafeoteca. Ações semanais e quinzenais foram desenvolvidas e desdobradas ao público, atacando tanto a base de clientes quanto novos prospects para efetivarem sua primeira compra ou assinatura de cafés especiais.

E-Mail Marketing Cafeoteca
E-Mail Marketing Cafeoteca

Extras_

Olhando para o futuro

Pensando no longo prazo, outras ações também foram desenvolvidas — o acompanhamento da concorrência através do monitoramento de preços de todas as categorias da loja passou a ser realizado, adicionando inteligência às promoções propostas. O mesmo monitoramento também indicou gaps no portfólio de produtos da Cafeoteca, deixando evidente quais itens seriam necessários para expansão de SKUs da loja, oportunizando novas vendas.

A última das melhorias foi de grande impacto na cidade sede da Cafeoteca, em Porto Alegre. Para facilitar a vida dos clientes da capital gaúcha, realizamos a integração de motoboys para efetivar entregas imediatas, realizadas em menos de 24 horas.

A empresa também disponibilizou uma frota própria para efetuar entregas na capital dentro de 5 dias úteis, o que diminuiu o custo do frete nestes pedidos em quase 80% e aumentou a qualidade da entrega, feitos agora pela própria equipe da Café do Mercado.

Resultados_

Os resultados apareceram logo no primeiro trimestre: em 3 meses de gestão da Arcana, o e-commerce superou em 70% o recorde prévio de faturamento da loja. A média nas vendas do 1º semestre ficou 100,09% acima no comparativo com o ano anterior, alçando as vendas da loja virtual a um novo patamar.

Com os ajustes de UX e UI propostos, a taxa de conversão da loja subiu 70% e a média mensal de número de pedidos efetivados subiu 36%. Além disso, os ajustes nas páginas de produto e as amarrações promocionais fizeram com que a Cafeoteca aumentasse seu ticket médio de R$ 87,78 para R$ 128,42 — crescimento de 46%. Este aumento no valor médio dos pedidos viabilizou diversas entregas que antes davam prejuízo por conta do frete a regiões longínquas.

Outro fator de sucesso foram as campanhas de mídia de performance, que chegaram a bater um pico no ROI de 7,31x. Com o sucesso, os investimentos cresceram exponencialmente, sempre priorizando regiões de entrega mais próximas ao centro de distribuição da marca com campanhas geolocalizadas.

Principais KPIs_

 

Indicador

Crescimento

Taxa de Conversão da Loja

+ 69,78%

Número de Pedidos

+ 36,77%

Faturamento Médio Mensal

+ 100,09%

Ticket Médio da Loja

+ 46,29%

ROI das Campanhas

7,31x

Fale conosco_

O gerenciamento de loja virtual da Arcana

Seja uma operação existente como a da Cafeoteca ou uma loja virtual nova, criada do zero, você também pode ter resultados positivos no seu e-commerce com a Arcana Marketing Digital.

Desenvolvemos todo o plano de ação para colocar sua loja virtual no ar ou melhorar seus indicadores chave de desempenho através de um planejamento sólido, co-criado com você e a sua equipe.

Entre em contato conosco agora mesmo e descubra como sua loja virtual pode faturar mais e se tornar um canal de vendas relevante dentro do seu negócio!

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