Como montar estoque para loja virtual?

Publicado 28/01/2021

Imagine o seguinte: o sonho de montar um e-commerce está saindo do papel e você está começando a fazer os primeiros investimentos. Você já validou a ideia, encontrou o produto perfeito, analisou os impostos, já entrou em contato com fornecedores e até já pediu amostras do produto. Mas agora bateu em você uma dúvida crucial: como montar estoque para loja virtual?

Esse é um ponto importante para o sucesso do seu e-commerce, porque você precisa de muito planejamento e pé no chão. Como você não conta com um histórico de compras e vendas anteriores para amparar a sua tomada de decisão, saber como comprar o seu estoque acaba se tornando algo bastante complicado.

Para auxiliar, levantamos alguns pontos que você deve levar em consideração ao definir como montar estoque para loja virtual. Confere com a gente!

banner 4 terceirzar e commerce

Qual é o estoque necessário para você montar a sua loja virtual?

A resposta para essa pergunta tem muito mais a ver com as suas metas de vendas do que o quanto você “acha” que pode vender. Para saber como montar estoque para loja virtual, você precisa verificar alguns pontos:

1. Plano de Negócios

O plano de negócios é o documento que aborda as finanças da loja, considerando projeções de vendas em alguns cenários factíveis. Nele, você também aponta algumas metas desejadas para o seu e-commerce e, portanto, ele pode ser a base para que você monte o seu primeiro estoque.

Afinal, para atingir esses objetivos, é preciso ter estoque disponível, certo? Se sua meta de vendas no primeiro mês é de R$ 10.000,00, você precisa ter mercadoria suficiente para que essa meta seja atingida. Essa é a primeira forma de como montar estoque para loja virtual.

2. Mercado e parceiros fornecedores

É preciso levar em conta também o tempo de entrega dos fornecedores, para que não haja incoerência entre o prazo de entrega do fornecedor e o que é prometido ao cliente. Se o seu fornecedor demora três meses para entregar o produto, não adianta levar apenas a meta do primeiro mês em consideração, ou nos próximos dois meses faltarão mercadorias para você revender.

3. Sortimento e quantidades de produtos

É claro que, sem um histórico de compras, não é possível definir com certeza os tipos de produtos que a sua loja deve vender. Mas ainda assim, é preciso decidir como montar estoque para loja virtual. O planejamento das compras deve respeitar a sazonalidade do seu mercado e o timing de lançamento da loja. Se for um e-commerce de moda que será lançado no verão, por exemplo, não fará sentido ter um estoque inicial composto de uma coleção de inverno.

Para definir como montar estoque para loja virtual relacionando quantidades e os tipos de produtos, o ideal é verificar o que está sendo feito entre os concorrentes, trabalhando com o máximo de segurança. Você pode investir com maior profundidade em itens com boa expectativa da venda (20% a 30%), e o restante, com menor profundidade, em variedade de mix de estoque 

Em outras palavras, o seu mix de produtos deve ser composto por carros-chefes de vendas, seguidos de uma ampla variedade de estoque mais raso (cujo limite de compras será sua disponibilidade orçamentária) que atenderá aos buscadores em matéria de SEO com mais páginas do site indexadas.

Peça ajuda aos fornecedores: eles têm dicas valiosas do que realmente vende. Assim, você tem uma mãozinha extra na hora de definir como montar estoque para loja virtual. Só cuide para não cair em armadilhas de comprar o estoque encalhado da indústria e amargar prejuízos com a não-venda.

Definindo o estoque

AsToGbwPX D HBol UdbnrFqL YP fxtbwcbrxIaNy 7bQPLN41EWucUp7Fw78buRRUdpgSn8CPcBiiVEsJpx J7ppJjy1l935kcT1tZX8XYla zXPJREhnzdEC sZUtGdaH4Odi

Para definir em números como montar estoque para loja virtual, você não pode avaliar apenas um dos pontos mencionados. Eles devem trabalhar em conjunto para que você chegue no valor ideal.

Por exemplo: se um produto que tem boa expectativa de venda, que funcionará como carro chefe, e representa 35% do seu faturamento só pode ser entregue pelo fornecedor em um prazo de 3 meses, você vai precisar, no mínimo, fazer um estoque de 3 meses desse produto para não comprometer os seus rendimentos. 

Esse cálculo deve ser baseado nas metas de venda da sua loja, definidas em seu plano de negócio. Lembre-se que cada item do estoque deve estar atrelado às metas de faturamento, e seus prazos de reposição e percentuais na receita.

Uma dica para quem ainda está com receio sobre como montar estoque para loja virtual: o ideal é investir em um estoque que represente uma vez e meia o que se deseja vender para atingir a meta, além de garantir, pelo menos, um estoque disponível para sustentar a venda de três meses da loja sem grandes recompras emergenciais. 

Esses números vão variar conforme o mercado e o seu modelo de negócios, mas lhe dão uma noção de como montar estoque para loja virtual, te dando um norte quanto o que é preciso para atender o seu público com segurança.

Se possível, crie estudos baseando-se na concorrência e, depois que você começar a vender, observe de perto a sua curva ABC. Assim, você vai garantir que nenhuma oportunidade passará despercebida por você! E não esqueça de manter seu estoque sempre organizado.

Ainda tem alguma outra dúvida sobre como montar estoque para loja virtual? Então é hora de começar a colocá-lo em prática. Clique aqui e confira o que é a cobertura de estoque, além de conhecer suas técnicas de aplicação.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em seu e-mail: