Como configurar metas de venda no Google Analytics

Publicado 17/03/2021

O Google Analytics é uma ferramenta muito poderosa quando o assunto é coleta e análise de dados referentes ao comportamento do usuário em sua loja, passo fundamental na gestão de e-commerce. Nele, você consegue configurar metas e obter informações importantes sobre os visitantes do seu e-commerce, desde onde vieram, quanto tempo passaram no site, e até dados referentes ao comportamento do próprio usuário.

Além disso, a ferramenta conta com uma opção de definir metas para o seu site. As metas de vendas no Google Analytics, quando configuradas adequadamente, são formas úteis de avaliação o desempenho das suas campanhas e do comportamento dos seus clientes. 

Quais metas podem ser acompanhadas por meio do Google Analytics?

Como você sabe, com o Google Analytics você serve para que você possa acompanhar o desempenho das suas conversões. Mas não só isso: você pode destrinchar melhor esses números, e medir quantos novos clientes vêm da busca orgânica, de links patrocinados, de redes sociais ou qualquer outra mídia que você trabalha. Esse monitoramento te dá uma visão melhor do caminho percorrido pelo visitante até a conversão, disponível na aba “funil de metas”. 

Para medir as conversões no GA, basta configurar metas para medir ações específicas, como quantos visitantes efetuaram um conjunto de ações esperadas (seja a compra efetivamente, ou cadastro de e-mail, download de um arquivo, clique em alguma URL específica, e outros).

banner 1 Facebook e Google

Veja quais as metas podem ser configuradas no GA:

  • Destino de URL: número de vezes que um leitor chegou a uma determinada página.
  • Duração da visita: Duração de cada visita em seu site, ou quanto tempo o usuário passou em determinada página.
  • Quantidade de páginas visitadas: número de páginas visitadas no seu site em uma única seção, ou em várias seções. É possível atrelar esta meta a valores de conversões
  • Evento: número de ações específicas realizadas a partir do seu site. Aqui, você pode monitorar, por exemplo, o clique em elementos Ajax ou em JavaScript, o download de arquivos, o número de impressões da página, o clique em links externos e por aí vai.

Como configurar metas para o seu e-commerce?

Como configurar metas para o seu e-commerce?

Para a configuração de metas, não há muito mistério: 

  1. Primeiramente, você precisa ser o administrador da conta do Google Analytics para ter acesso e poder configurar metas do perfil da sua loja virtual. Note que cada perfil suporta somente até 20 metas e você pode configurar 4 conjuntos com até cinco metas cada. Portanto, se você precisa de mais de 20 metas, você terá de criar uma cópia do perfil administrador do Analytics e configurar as outras metas a partir deste novo perfil. Mas vamos combinar que, quando se tem metas demais, a probabilidade de você estar medindo coisas desnecessárias já começa a ficar muito grande, não é mesmo?
  2. Após fazer login em sua conta do Google Analytics, entre no perfil na qual você deseja adicionar uma meta. 
  3. Depois, basta acessar o menu Administrador e selecionar a opção Metas.
  4. Nesta opção você tem a seu dispor a oportunidade de criar novas metas de monitoramento para sua página. Geralmente, é preciso escolher entre criar meta a partir de um template, ou não. Isso vai depender de algumas configurações presentes no seu GA. Caso no seu Analytics apareça a opção de escolha a partir de template, você pode não escolher nenhum e usar a opção abaixo dos templates “Custom” (Personalizado). As metas de venda são acompanhadas em “Evento”.
  5. Finalmente, basta clicar em salvar para armazenar sua meta corretamente nos servidores Google.
  6. O próprio Google oferece em seu canal do YouTube treinamentos para quem deseja configurar e acompanhar metas por meio do Analytcs:

O Google Analytics pode levar até 72 horas para fornecer os primeiros dados referentes a sua meta. Em todo caso, geralmente em 24 horas depois de configurar metas, você já consegue analisar uma prévia dos dados para entender se você montou tudo corretamente, e se o seu monitoramento funcionando de acordo com o esperado. Para isso, basta acessar um relatório de meta que fica no menu “Conversões”.

E agora que você sabe um pouco mais sobre como configurar metas, que tal colocar em prática hoje mesmo?

Agora que você já está apto a navegar pelas ferramentas de gestão e controle de negócios, que tal dar um passo além? Clique aqui e saiba por que você deve investir em mídia paga para o seu negócio. Aproveite e entenda o passo a passo desta função.

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