Consultoria de marketing de conteúdo: quando contratar?

Publicado 21/01/2021

Em um cenário em que o marketing digital é a principal aposta entre empresas de todos os ramos e tamanhos, a consultoria de marketing de conteúdo tem sido cada vez mais requisitada, afinal, o marketing de conteúdo aparece como um dos fortes aliados não só na atenção e fidelização de clientes. 

É por meio da consultoria de marketing de conteúdo que a empresa pode ter sua estratégia organizada, ou reorganizada, caso já tenha investido em algum momento no segmento digital. O conhecimento e planejamento no marketing de conteúdo permite que resultados apareçam em menor tempo, levando desempenho positivo para a empresa. 

No artigo de hoje, vamos explorar um pouco mais sobre este assunto, deixando claro quando você deve ficar atento para contratar uma consultoria de marketing de conteúdo para sua empresa. Boa leitura!

O que é consultoria de marketing de conteúdo?

Estruturado a diversas técnicas devidamente alinhadas, o marketing digital garante bons resultados às empresas. Com a consultoria especializada, é possível colocar em prática projetos em que a equipe das instituições muitas vezes não apresentam familiaridade. 

Vemos pelo exemplo da aplicação do inbound marketing, em que seu objetivo é atrair visitantes para o blog ou site de uma empresa, convertendo-os em leads e qualificando-os para torná-los aptos na aquisição de produtos e serviços. 

Contudo, para que isso aconteça, é importante entender boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) ou CRO (Conversion Rate Optimization), assuntos que podem ser esclarecidos e aplicados com total eficiência por uma equipe de consultoria de marketing de conteúdo.

É com a experiência desses profissionais que a empresa poderá ser guiada desde o ponto mais básico de sua estruturação de uma campanha de sucesso até detalhes mais específicos e avançados, como a melhoria da conversão e otimização, também de conteúdos já existentes.

O objetivo da consultoria de marketing de conteúdo é integrar todos os elementos necessários para criar uma estratégia bem-sucedida, garantindo que a equipe da empresa desenvolva experiência nesses conceitos e assumam as etapas subsequentes, como o desenvolvimento de outras campanhas e análise dos resultados. 

Quais as vantagens de contratar uma consultoria de marketing de conteúdo?

Além de contar com profissionais certos para cada objetivo, contratar uma consultoria de marketing de conteúdo para sua empresa oferece outras vantagens. Conheça as principais delas, a seguir. 

Obter habilidades necessárias para a empresa

A consultoria de marketing de conteúdo conta com profissionais experientes no assunto para aplicar diferentes estratégias durante a campanha. Ou seja, ao diagnosticar o mais indicado para a empresa, como, por exemplo, trabalhar técnicas de SEO, um profissional fará isso em determinado período enquanto o foco em mídias sociais e anúncios pagos funciona melhor em outras épocas do ano.

Essa estratégia só é possível com o conhecimento e experiência de profissionais como os que normalmente formam a equipe de consultoria de marketing de conteúdo. Essa alternativa reduz os custos que muitas vezes a equipe interna de funcionários da equipe pode gerar em relação a gastos extras como equipamentos e alocação. O mesmo pode se dizer no que se refere a salários e rotatividade, visto que profissionais qualificados na área são muito requisitados.

Gerenciar o investimento de maneira eficaz

O trabalho da consultoria de marketing de conteúdo envolve também identificar e apontar a forma eficaz de investir em ações de marketing de conteúdo digital. O acompanhamento de aplicações como essas em diferentes plataformas e campanhas é difícil e consome certo tempo, exigindo que um conjunto de relatórios e requisitos de gerenciamento complexos sejam decifrados. Ao delegar essa tarefa para uma equipe de consultoria, a empresa precisará somente definir o limite do investimento e o retorno estimado.

Obter novas perspectivas de quem está fora do negócio

A equipe interna de uma empresa pode acabar limitada em relação às experiências, afinal, já está exposta ao negócio da empresa e detém uma opinião definida sobre os produtos, estando acostumada aos processos e técnicas. Esse pode ser um dos motivos pelos quais não é possível alcançar o resultado esperado. 

Com a consultoria de marketing de conteúdo é possível trabalhar uma ampla variedade de setores, com diferentes tipos de negócios e profissionais. É habitual o desenvolvimento de técnicas inovadoras em marketing que sejam bem-sucedidas e aplicadas aos diferentes setores empresariais.

Além disso, a consultoria conta com colaboradores que atendem requisitos de desenvolvimento profissional contínuo, mantendo-se sempre atualizados em relação a diferentes mercados, cursos, workshops e outros tipos de informação que possa ser utilizada de forma inédita e inovadora.

Ter ferramentas e campanhas rodando dentro dos prazos

Ao investir em uma consultoria de marketing de conteúdo a empresa não apresenta mais falhas em processos de entregas, postagens e publicações. Muitas vezes isso pode acontecer quando a equipe interna da empresa se vê cheia de afazeres variados. Contudo, o uso de softwares de automação feito pela consultoria garante que os prazos sejam cumpridos, assim como as mediações e a qualidade de publicações. 

Quais são as etapas da consultoria de marketing de conteúdo?

Quais são as etapas da consultoria de marketing de conteúdo?

Agora que você já conhece as vantagens de contratar uma consultoria de marketing de conteúdo, é o momento de entender as etapas aplicadas pela equipe. Afinal, segui-las é essencial para criar e distribuir o conteúdo adequado, para as pessoas certas, no momento mais oportuno.

Por isso, a consultoria de marketing de conteúdo abrange etapas como definição de objetivos e metas, limitação de personas e a compreensão profunda da jornada do cliente em que elas se encontram. A consultoria também identifica o estágio e execução do projeto, com etapas de produção e distribuição de conteúdos, mensuração e análise de resultados.

Auditoria de conteúdo

O primeiro passo da consultoria de marketing de conteúdo na empresa é realizar uma auditoria de conteúdo, avaliando a presença digital da marca. Para isso, revisa-se o conteúdo já produzido e publicado, assim como materiais de marketing e planos implementados caso as características das personas já tenham sido delimitadas.

Além disso, é necessário também realizar a avaliação de ferramentas que compõem ativos de marketing, como e-mail marketing, soluções de gestão de projetos e análise de dados.

O Google Analytics é uma das ferramentas usadas durante a consultoria para executar diagnósticos, comparando resultados dos esforços de acordo com as métricas delimitadas para alcançar os objetivos da empresa.

Estabelecer objetivos

Da mesma forma, examinar os objetivos da empresa também faz parte das etapas iniciais do planejamento de estratégia da consultoria de marketing de conteúdo. É preciso entender os objetivos e expectativas do negócio para que o trabalho possa ser desenvolvido.

A empresa pode apresentar objetivos como aumentar o número de leads, conseguir guiar o consumidor até o funil de vendas, melhorar o engajamento do público nos canais de contato, aumentar a média de vendas, e mais. 

Por isso, além de examinar as mensagens da marca, a consultoria também pode determinar qual estratégia funciona melhor, atingindo todos os objetivos esperados. Com a perspectiva externa sobre os esforços de marketing que já foram implantados na empresa, é possível que a consultoria entenda o que pode ser melhorado, atingindo um público específico e otimizando conteúdos. 

Dessa forma, os profissionais podem saber quais estratégias de marketing podem ser usadas, como a combinação de ativos que podem manter o interesse dos leads, novas ideias para produção de conteúdo, adequação de peças para as fases do funil, aumento ou redução de conteúdo visual, e mais.

Definir metas

Estabelecendo os objetivos é possível definir as metas que deverão ser alcançadas. Pensadas conforme esses objetivos, as metas devem ser criadas com alguns requisitos que possam garantir seu pleno funcionamento, sendo elas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Em casos de dúvidas no processo de definição, a consultoria de marketing de conteúdo poderá auxiliar para que as metas sigam todos esses princípios.

Criar personas

Para que o conteúdo produzido tenha o efeito esperado, é preciso saber para quem ele deve ser destinado. Por isso, criar as personas da empresa é fundamental. Nessa etapa são desenvolvidas representações fictícias do cliente ideal a partir de informações sobre o trabalho, hábitos psicográficos, demográficos, geográficos e mais.

As informações para essa criação são obtidas dos atuais clientes da empresa por meio de entrevistas ou do público para o qual as estratégias de marketing serão destinadas. Durante essa etapa, a consultoria pode oferecer sugestões para roteiro de perguntas ou apontar dados que sejam necessários para criar as personas do negócio. 

Após a coleta de informações, é preciso analisá-las para encontrar padrões que permitam a definição do perfil. As personas serão responsáveis por fornecer à equipe de marketing uma ilustração clara dos clientes da empresa, quais suas preferências, desafios e outros detalhes, possibilitando a criação de conteúdos adequados que ajudem a solucionar as demandas e anseios de consumo. 

Analisar a jornada do cliente

Sabendo quem são as personas da empresa, é o momento de descobrir qual estágio da jornada do cliente cada uma delas está. Caso a persona ainda esteja no topo do funil, etapa de descoberta da marca por meio de uma busca genérica que tenha resultado em um primeiro acesso ao site ou blog da empresa, alguns conteúdos compartilháveis devem ser disponibilizados. 

Já para personas que se encontram no meio do funil e apresentam intenção de uma compra identificada, principalmente pelo preenchimento de formulários de contato e assinaturas de newsletters, é hora de adicionar certo valor a essa relação com o cliente, baseando-se na disponibilização de alguns conteúdos que acrescentem conhecimento e experiência como e-books e webinars.

Contudo, alguns leads podem ainda estar no fundo do funil, fase em que os visitantes avaliam as opções de compra e tomam a decisão. Nessa etapa a marca já é conhecida por eles sendo que alguns podem até já ter adquirido algum produto ou serviço. 

Além de desenvolver conteúdo que eleva a importância da marca, produtos e serviços para o mercado destacando a relevância da empresa diante dos concorrentes, essa também é a hora ideal para que o relacionamento com o cliente seja mantido por meio da produção de guias de uso ou cases de sucesso. 

banner 5 artigos

Produzir conteúdo

Construídas as personas e decididas as etapas na jornada de cliente, é o momento de desenvolver conteúdos relevantes para as pessoas certas, no momento adequado. A consultoria de marketing de conteúdo utiliza nas produções os mesmos termos e linguagem de acordo com as características das personas, escolhe palavras-chave ideais para que o conteúdo seja encontrado de forma eficiente por suas personas, e outras estratégias. 

A consultoria indicará ainda boas práticas de produção de conteúdo, relacionando os temas escolhidos e incluindo diferentes elementos decisivos para SEO. Além disso, poderá ajudar a empresa a determinar algumas pautas para conteúdo que devem ser produzido para determinadas personas em seus estágios do funil.

Escolher entre produção interna ou a terceirização

Ao escolher realizar o marketing digital internamente, a empresa poderá seguir as recomendações da consultoria de marketing de conteúdo e implantá-las com sua própria equipe. 

No entanto, ao escolher terceirizar essa decisão, a equipe de consultoria poderá indicar profissionais especializados em produção de conteúdo para a execução do plano de marketing que foi desenvolvido e entregar os ativos revisados e alinhados com boas práticas SEO antes da publicação. 

A terceirização é em grande parte dos casos a maneira mais eficiente de garantir a qualidade demandada pelo projeto. Isso porque, profissionais terceirizados trabalham com consistência, sendo especialistas nas áreas de produção.

Distribuir conteúdo

Assim como a produção, a distribuição de conteúdo é uma etapa muito importante. Nela, é preciso considerar quem são as personas da empresa e em qual momento da jornada de compra elas se encontram. 

Entre as dúvidas que podem estar presentes neste momento estão quais as etapas podem compor um workflow eficiente, ou em que canais o conteúdo de topo, meio e fundo de funil deve ser divulgado. Entretanto, todas elas podem ser solucionadas pela equipe de consultoria de marketing de conteúdo.

Mensurar e analisar os resultados

Após o desenvolvimento da estratégia e sua aplicação à prática, o próximo passo é analisar resultados para avaliar a efetividade dessa abordagem. Com as informações em mãos, a consultoria de marketing de conteúdo pode ajudar a saber se é preciso realizar alguma modificação em alguma das etapas, ou incluir outras táticas. 

Algumas ferramentas são auxiliares no momento de guiar a produção e distribuição do conteúdo, assim como a análise de resultados e aplicação de ações, como:

  • Gestão e segmentação dos contatos;
  • Desenvolvimento de workflow;
  • Desenvolvimento de CTAs (call to action), landing pages e formulários para conversão;
  • Automação, como envio de e-mail marketing, postagens em blogs e redes sociais.

Dessa forma, as soluções apresentam vantagem para permitir que a estratégia de marketing de conteúdo seja automatizada, desde o desenvolvimento de formas de atração de visitantes para sites e blogs até a conversão de leads.

Revisar junto ao Analytics

Revisando no Analytics: Consultoria de Marketing de Conteúdo

Para empresas que já tenham realizado campanhas e o objetivo principal seja reorganizar a estratégia, a consultoria de marketing pode identificar quais etapas devem ser replanejadas, assim como conteúdos já existentes que devem ser reutilizados a baseando-se nos conjuntos de ativos que auxilie no alcance do leads em determinada etapa do funil.

Como vimos, uma das ferramentas mais utilizadas para executar esse tipo de diagnóstico, comparando também resultados e esforços com as métricas que foram desenhadas é o Google Analytics. 

Otimizar conteúdos em vídeos e imagens

O uso de vídeos e imagens no marketing digital é crescente, principalmente com conteúdos que são apresentados como resultados em buscas universais. Por isso, otimizá-los é de extrema importância. Afinal, de nada adianta todo esforço empregado no desenvolvimento e aplicação de uma estratégia e ela não envolver itens que se tornam cada vez mais populares, como os vídeos e imagens. 

A otimização destes tipos de conteúdos colabora com a SERP Domination, que trata-se basicamente de uma página de resultados de pesquisa popular, com variados resultados que remetem ao mesmo site.

Além disso, atualmente, o YouTube é uma das ferramentas mais importantes de busca existentes, sendo responsável por milhões de pesquisas diárias. Dessa maneira, com a força que os vídeos ganham a cada momento, é essencial que eles também sejam otimizados para melhor ranqueamento. 

No artigo de hoje você pôde conhecer as vantagens de contratar uma consultoria de marketing de conteúdo e as etapas aplicadas ao estabelecer uma equipe como essa em sua empresa. Além disso, pôde perceber que a hora certa de ter uma consultoria pode ser mesmo após a realização de campanhas e estratégias que não estão gerando os mesmo resultados. 

Caso seu desejo seja reorganizar essas estratégias que não funcionam, da maneira correta e com consultoria eficaz e profissional, a Arcana, empresa de marketing digital, pode realizar o diagnóstico dos problemas, identificando-os e aplicando as etapas necessárias para o planejamento correto que possa trazer resultados positivos. Ficou interessado? Então, entre em contato pelo nosso WhatsApp para conversar com a gente!

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em seu e-mail: