Consultoria de marketing para pequenas empresas é eficaz?

Publicado 01/12/2020

Boa parte dos micro e pequenos empreendedores acreditam que uma consultoria de marketing para pequenas empresas nada mais é do que um luxo — não se trata de algo essencial para que a empresa decole. Enxergam a consultoria de marketing como algo que só quem realmente tem dinheiro para começar seu próprio negócio poderia investir.

Mas se engana quem pensa que consultoria de marketing é coisa de empresa grande: pequenas empresas podem se beneficiar (e muito) de uma consultoria, especialmente no início do negócio — fator determinante para alavancar o sucesso da sua empresa.

Por entender o marketing num escopo mais amplo, uma consultoria de marketing para pequenas empresas poderá te ajudar a estruturar um plano de negócios mais coeso, te dando confiança ao enfrentar o mercado.

Afinal, ao pensar no composto mercadológico, que são as peças que formam o marketing, tudo o que envolve a estruturação do seu produto, a composição de preços, a definição das praças e canais de atuação e o teor da sua comunicação (isso sem ainda expandir para pessoas, evidências físicas e processos) faz parte do escopo que uma consultoria de marketing para pequenas empresas pode te auxiliar.

Acreditar que uma empresa, por ser micro ou pequena, não precisa dos esforços de marketing logo no início do seu negócio é bastante perigoso, e é provável que você não conte com um departamento estruturado nesta etapa da sua jornada para te ajudar. É aí que entra o papel da consultoria de marketing para pequenas empresas.

Os benefícios que uma consultoria de marketing pode trazer para uma pequena empresa

Listamos abaixo algumas vantagens que um consultor de marketing pode trazer para uma micro ou pequena empresa:

  • Montagem de um plano de negócios, com metas e previsões de faturamento;
  • Análise do mercado em que você estará inserido, com todos os seus concorrentes diretos e indiretos, te deixando mais preparado para encarar o cenário;
  • Definição de público-alvo para seu produto ou serviço, te informando como você deve se comunicar e para quem você deve dirigir seus esforços promocionais;
  • Descoberta da vantagem competitiva do seu produto e serviço, baseado na visão do seu público-alvo, que vai dar o tom da sua comunicação;
  • Ações de divulgação de baixo custo para seu negócio ficar conhecido e gerar clientes;
  • Geração de fluxo de pessoas ao seu comércio local através de ações promocionais.

Os benefícios que a contratação de uma consultoria de marketing para pequenas empresas vão trazer ao seu negócio são inúmeros, e sendo maiores ou menores dependendo do estágio em que a sua empresa está no momento da contratação.

Se estiver no início, por exemplo, a consultoria pode te ajudar com a análise da viabilidade do seu negócio, te indicando se você deve ou não investir naquele segmento. Também pode ajudar na definição da localização do seu ponto comercial, caso as coisas já estejam mais adiantadas. Se a sua empresa já estiver funcionando, mas operando com dificuldades, a consultoria pode bolar ações para aumentar o fluxo de pessoas na sua loja, caso o seu negócio ainda não esteja atraindo clientes.

Consultoria de marketing para pequenas empresas ajuda a economizar

É papel do consultor também te indicar maneiras de otimizar o seu orçamento, que provavelmente será pequeno. Portanto, como a verba é pouca, não se pode desperdiçar um centavo sequer — o investimento deve sempre ser feito onde lhe traga o maior retorno.

Uma consultoria de marketing para pequenas empresas vai saber fazer o seu dinheiro render. Com sua experiência, vai conseguir te indicar que estratégias de marketing funcionam melhor para o seu negócio. Se vale a pena investir em publicidade para atrair novos clientes ou focar em surpreender quem já compra de você, por exemplo.

Essa análise varia conforme o comportamento de compra do seu cliente e do segmento que você está inserido. Junto com você, o consultor saberá direcionar os seus investimentos para que você cresça.

Uma consultoria de marketing para pequenas empresas pode ajudar você em diversos pontos desde a estruturação do seu negócio, passando por estratégias de comunicação, análise do seu site, marketing digital, e-commerce, posicionamento de mercado, expansão comercial ou experiência de marca.

Aqui na Arcana, por exemplo, costumamos atender nossos clientes com uma consultoria de marketing envolvida no processo.

Saiba mais sobre a gente clicando aqui ou fale agora mesmo conosco! Todas as consultorias focadas em pequenas empresas são personalizadas, adaptadas à sua realidade e ao seu bolso.

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