Quando é indicada uma consultoria de marketing?

Publicado 03/12/2020

Quando contratar uma consultoria de marketing é uma pergunta capciosa, pois como o escopo do marketing é bastante amplo, a resposta pode ter inúmeras formas.

No post de hoje, reunimos os principais casos que vão responder quando contratar uma consultoria de marketing de uma maneira que você se beneficie ao máximo com a contratação, tendo um bom retorno sobre o investimento feito. E isso não é um luxo para os grandes: também vale para as pequenas empresas!

Caso 1: Você não tem uma equipe de marketing

É comum muitas empresas não possuírem um departamento de marketing estruturado, especialmente nos casos de negócios que estão iniciando. Esse é um bom momento para contratar uma consultoria de marketing: você terá uma visão mais ampliada sobre os desafios do marketing na sua empresa, conseguindo traçar um plano de ação para começar a trabalhar.

A consultoria pode te ajudar em diversos fatores: desde orientar trabalhos de criação de material gráfico, publicitário e institucional, até em questões mais estratégicas, planejando o desenvolvimento e lançamento de produtos ou direcionando a empresa para um objetivo em comum. 

A consultoria pode te ajudar também com ações específicas de endomarketing, ações promocionais em feiras e eventos e também no marketing digital. São tantas as opções que a única coisa que você precisa se certificar é que a empresa de consultoria de marketing estará te entregando a solução com maior impacto na sua organização, possibilitando você ganhar de volta o dinheiro investido no curto prazo.

Caso 2: Sua equipe de marketing não está rendendo

Esse pode ser outro caso de quando contratar uma consultoria de marketing. Você pode até ter uma equipe funcionando dentro de casa, mas ela não rende e está insatisfeita, entregando materiais fora do prazo e com a qualidade duvidosa.

Uma das principais funções de qualquer consultoria é arrumar a casa, organizando os processos e vendo onde o tempo está sendo mal gasto. Um bom diagnóstico aponta quanto tempo está sendo investido em tarefas cruciais para o funcionamento da empresa, encontrando gaps em processos que deveriam ser finalizados em duas horas, por exemplo, mas que na sua empresa estão levando seis. Uma boa consultoria de marketing age em cima disso.

Boa parte das consultorias de marketing também parte de ouvir as pessoas, entendendo o que está as desmotivando, propondo um plano de correção para os problemas que farão com que a equipe volte aos trilhos. O mais importante nesse caso é descobrir o foco para trabalhar no que é necessário ser feito, sem perder tempo com bobagens ou o que não é importante no momento.

Caso 3: Sua equipe de marketing está sobrecarregada

Pode ser que a sua equipe esteja trabalhando bem, mas a carga de trabalho é tão grande que fica difícil dar conta de tudo sozinho. Uma consultoria de marketing pode te ajudar a desafogar sua equipe, encontrando parceiros para realizar tarefas estratégicas ou operacionais, terceirizando alguns de seus serviços temporariamente ou permanentemente.

Bons exemplos disso é o comando de redes sociais, campanhas de marketing digital, criação de conteúdo, criação de artes para campanhas publicitárias e até o desenvolvimento tático e estratégico do seu plano de marketing. O consultor pode direcionar esses trabalhos para agências especializadas, acompanhando todo o processo, ou até resolver sozinho. Esse pode ser mais um indicador de quando contratar uma consultoria de marketing.

Caso 4: Você tem um projeto especial

Seja por fatores estratégicos e sigilosos, por não querer mudar o foco da sua equipe interna ou por não querer sobrecarregá-los, você pode contratar uma consultoria de marketing para tocar projetos específicos dentro da sua empresa, por exemplo.

Pesquisa e desenvolvimento de uma linha especial de produtos, entrevistas em profundidade com um diagnóstico do seu público ou clientes, implementação de um e-commerce, o planejamento da participação em feiras ou eventos. Todos esses são casos de quando você pode contratar uma consultoria de marketing para um trabalho específico, sem comprometimento a longo prazo, para resolver um problema único. É mais uma forma de trabalho que funciona e pode ser a modalidade de contratação escolhida pela sua empresa.

Caso 5: Você não sabe para onde ir

Este é o caso mais comum. Volta e meia o mundo dos negócios nos colocam em encruzilhadas ou becos sem saída onde a única solução é voltar um pouco para continuar avançando. Esse é o caso mais clássico de quando contratar uma consultoria de marketing, já que uma visão externa ajuda muito a te mostrar a visão do todo, te dando uma fotografia da cena em que talvez, por estar inserido, você não consiga enxergar.

Nesses casos, a consultoria de marketing te ajuda a encontrar o caminho dentro do planejamento estratégico da empresa, seja no direcionamento da sua marca, no lançamento de novos produtos e principalmente no aumento do faturamento, muitas vezes com ações simples de retorno imediato.

Quando contratar uma consultoria de marketing?

Seja qual for a modalidade escolhida, contratar uma consultoria de marketing pode te ajudar a cortar caminho e acelerar o crescimento da sua empresa e o avanço em diversas áreas, coisas que se ficassem sob responsabilidade de sua equipe interna poderiam demorar muito mais tempo.

E então, gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das novidades de marketing.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em seu e-mail: