Como um CRM potencializa as vendas da sua loja física

Publicado 08/04/2021

Você que gerencia uma loja já tem muitas preocupações no dia a dia, certo? Fechar pedidos, atender clientes, emitir notas fiscais, pensar em estratégias de divulgação, lidar com fornecedores. É um trabalho que exige dedicação 24h, nos 7 dias da semana. Ter boas ferramentas como o CRM para te ajudar nas tarefas do cotidiano é um investimento essencial, se você quer manter a saúde mental em dia.

E para tornar seus processos mais eficientes e te proporcionar mais tranquilidade é que viemos te falar sobre como um CRM potencializa as vendas de sua loja física. Mas, primeiro queremos ter certeza de que você sabe o que é CRM e para que serve.

O que é e como funciona o CRM?

O CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management, e significa gerenciador de relacionamento com o cliente. É utilizado por empresas de todos os segmentos para captar e organizar as informações de clientes, que podem ser relevantes para sua equipe de vendas ou marketing.

Para todo empreendedor, a informação deve ser o bem mais valioso e valorizado. Com as informações certas, você pode traçar ações assertivas e obter sucesso nas suas estratégias e negociações. Mas, para que tudo funcione corretamente, você precisa garantir que as informações permaneçam atualizadas. Contudo, esse não é o único modo de alavancar suas vendas, e nós vamos te mostrar agora de que forma você pode usar o CRM para potencializar as vendas.

Automatizar processos

Como empreendedor, você precisa enxergar a tecnologia como um de seus grandes aliados, e o CRM pode otimizar seus processos fazendo você economizar tempo e dinheiro. Imagine como o processo da sua equipe de vendas será mais ágil, sem ter que acessar inúmeras planilhas, ter que acompanhar separadamente uma agenda, um calendário e buscar manualmente o histórico de pedidos de cada cliente.

Toda essa rotina pode ser simplificada, já que você poderá colocar todos estes juntos em uma única plataforma online, permitindo que cada usuário tenha acesso quando e onde precisar. E você ainda consegue gerenciar o desempenho de cada vendedor, pois eles terão mais tempo para se dedicar ao que melhor fazem: vender!

Fortalecer o relacionamento com o cliente

Você sabia que pode utilizar o CRM para interagir com seus clientes? Hoje, existem ferramentas que permitem a interação, facilitando a assistência e esclarecendo dúvidas de forma mais eficiente. Seu cliente pode solicitar a abertura de chamados de manutenção, por exemplo, ao invés de passar um longo tempo aguardando para ser atendido em uma ligação. Há também a possibilidade de configurar chatbots de atendimento, que agilizam as conversas e evitam que o consumidor fique muito tempo sem atendimento.

Outro ponto que pode facilitar muito o processo é através da unificação dos contatos da empresa em um mesmo número de telefone, que pode ser usado para vários atendentes com o sistema de encaminhamento. Todos possuiriam o acesso aos cadastro do cliente e histórico, passando mais confiabilidade e credibilidade ao seu processo de atendimento e fortalecendo sua marca perante o seu público. A eficiência com a qual o cliente é atendido sempre reflete no seu julgamento a respeito da empresa. Manter este índice de satisfação é essencial para que esse consumidor seja fidelizado e continue comprando com você.

Visão global do negócio e análise de resultados

Um dos maiores benefícios ao usar um CRM está na centralização das informações, como nós citamos. É mais eficiente proporcionar aos colaboradores as informações dos clientes quando e onde precisarem, em diferentes aparelhos. Toda a equipe será beneficiada, pois sua ação conjunta, com base em dados precisos, será assertiva.

Com um software de CRM você conseguirá identificar até mesmo os gargalos que impedem o crescimento da empresa e solucionar as dificuldades que oneram o processo e impedem a realização dos objetivos comerciais. Tudo isso, com relatórios precisos, informações expostas de forma simples e prática, para embasar cada passo da sua gestão, com foco em potencializar as vendas.

Como escolher o CRM ideal?

Antes de responder esta pergunta, você vai precisar observar a estrutura da sua empresa, avaliar o que precisa ser melhorado. Depois dessa análise, você pode explorar as ferramentas que melhor se encaixam na sua necessidade e até fazer um tour do produto aproveitando os períodos de testes grátis.

Há ferramentas que fazem até mesmo a integração da comunicação em suas redes sociais e conta de WhatsApp, facilitando muito seu processo de vendas, evitando que você perca alguma mensagem dos clientes.

Gerenciar seu negócio pode se tornar mais fácil com um CRM, mesmo que você ainda seja pequeno e com poucos clientes. Manter todas as informações organizadas desde o princípio, gerenciando sua carteira de forma eficiente, é um passo importante para aqueles que desejam ver seus lucros crescerem. No longo prazo, é uma decisão importante com a qual você só tem a ganhar.

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