O uso do email marketing como ferramenta de vendas

Publicado 23/12/2020

O email marketing é uma das ferramentas de comunicação que tem o poder de divulgar produtos e serviços de maneira personalizada e intimista. Apesar da popularidade de aplicativos de mensagens instantâneas e das mídias sociais, o bom e velho email nunca falha e continua com força total.

Podemos dizer que, no inbound marketing, o endereço do email passa a ser uma moeda de troca, onde ao preencher um formulário em determinado conteúdo, as pessoas fornecem esse dado precioso para as empresas, que podem entender melhor o comportamento do seu público consumidor.

Essa segmentação com base no comportamento dos consumidores tem como objetivo promover conteúdos personalizados, capazes de estabelecer um relacionamento de confiança entre marca e usuário. 

Gostou do assunto e tem interesse em saber qual a importância do uso do email nas estratégias de marketing? Então continue lendo esse artigo!

Características do email marketing

Por um bom tempo, o email marketing foi usado como forma de divulgação de produtos e comunicação em massa. As mensagens não eram relevantes, trazendo um certo incômodo para quem as recebia e um baixo retorno para as empresas que utilizavam esse canal.

Atualmente as estratégias mudaram e, com a tecnologia a nosso favor, as ações passaram a ser realizadas de forma mais inteligente, tornando o canal importante e rentável para as companhias. 

Hoje essa ferramenta já disponibiliza uma série de benefícios como: 

  • Alcance de diversos públicos gastando menos do que se investido em outra forma de publicidade;
  • O estreitamento do relacionamento com o seu cliente;
  • Aumento no número de vendas caso você saiba comunicar ao seu cliente a mensagem no momento correto;
  • O crescimento no tráfego do site, pois você estará falando diretamente com os usuários para acessar suas páginas.

Vejamos o seguinte: pense quantas pessoas você conhece que não possuem um endereço de email. A grande verdade é que quase todo mundo tem um email mesmo que não acesse sua conta com tanta frequência.

Previsibilidade nas campanhas

Uma das grandes vantagens do email marketing é a previsibilidade das campanhas, afinal, saber pra quem a sua mensagem está chegando é um grande avanço para uma boa nutrição de leads.

Diferente de uma campanha que lançamos e não temos as informações se de fato elas estão tendo visibilidade, o email marketing tem uma mensagem endereçada para as pessoas corretas nas horas certas.

Sendo assim, os resultados passam a aparecer em tempo real além de serem mais facilmente mensuráveis.

Os tipos de email marketing

Confira a seguir os tipos de email marketing que você pode implementar em suas estratégias digitais:

1. Newsletter

A newsletter nada mais é do que um boletim informativo, uma publicação fixa da empresa para que os seus clientes e potenciais clientes saibam as notícias e novidades da empresa. Assim como revistas e jornais, essa categoria de email tem periodicidade, linha editorial, linha visual, entre outras características similares.

Diferentemente do email marketing, a newsletter é mais focada em conteúdo informativo do que em vendas. Seu objetivo não é levar promoções para os leitores e sim informações relevantes que o público se interesse referente ao universo relacionado à empresa. 

Outra característica da newsletter é que ela não chega para qualquer pessoa. Em sua maioria, ela é entregue apenas para as pessoas que optaram por receber esse conteúdo, tendo elas preenchido seu cadastro ou formulário online.

Por serem direcionadas apenas para quem quer receber esse tipo de conteúdo, as newsletters já começam em vantagem em relação às demais fontes de comunicação. Por isso a importância de que a empresa tome os devidos cuidados para não deixar que essa mensagem acabe parando nas famosas caixas de spam.

Para que isso não aconteça, é super importante que a empresa construa sua própria lista de emails, visto que usar listas com contatos comprados já pode ser o suficiente para a mensagem ser considerada um spam. Caso você possua uma lista nova ou comprada, é sempre importante limpá-la antes de efetuar o primeiro disparo.

Outra dica importante é que, além de boas imagens, a sua newsletter deva conter também um bom texto. Quando a newsletter é construída com base na união destas duas formas de interação (texto e imagem) as chances de interação com sua mensagem aumentam. Busque sempre o equilíbrio entre mensagem escrita e imagens — o ideal é usar 40% de imagem e 60% de texto. 

2. Email promocional

Já o email promocional é o tipo de email que leva a sua mensagem oferecendo uma oferta de um produto para o seu potencial cliente — ideal para lojas virtuais.

Sugere-se que esse tipo de email leve um conteúdo objetivo e com mensagens visuais, para que assim que aberto, prenda a atenção do consumidor instantaneamente e o leve à conversão.

Para essa categoria de email, a segmentação é fundamental, bem como o uso certo dos call to actions.

Call to Action é uma expressão em inglês para “chamada para ação”. Sua função é convidar o leitor que consome seu conteúdo a dar um próximo passo, realizando uma interação com a sua marca.

Esse recurso é indispensável em emails promocionais. Existem vários tipos de CTAs que se adaptam conforme o objetivo da ação desejada e o público-alvo dela, entre outros fatores. 

Sempre que você quiser fazer um convite ao usuário do seu blog, visitante do seu site ou seguidor das redes sociais você fará através de um call to action.

Na prática, um CTA pode ser usado de diversas formas. Em um blog, por exemplo um call to action pode ser:

  • Leia mais;
  • Assine nossa newsletter;
  • Compartilhe nas redes sociais.

Mas no caso do email promocional, o objetivo da ação é fazer com que o leitor compre algum dos seus produtos ou serviços, os exemplos de CTAs são:

  • Compre agora;
  • Assista um mês grátis;
  • Clique e confira;

A questão é que, se o objetivo for cliques, a chamada para a ação precisa ser envolvente e personalizada.

3. Email marketing de boas vindas 

Os emails de boas-vindas devem ser enviados automaticamente, logo após a realização da ação do usuário, para que o cliente sinta-se imediatamente assistido e criando um relacionamento, um vínculo com a sua empresa.

Uma mensagem interessante no email marketing de boas vindas é se apresentar de uma forma mais intimista para o cliente e mostrar o que ele receberá a partir daquele momento em diante.

Manter o cliente informado desde o primeiro momento ajuda ele ter conhecimento de suas necessidades e problemas e também para que ele saiba o que esperar da sua empresa.

Entenda o email de boas-vindas é como um aperto de mão com o seu cliente. Além de ser a sua primeira chance de causar uma boa impressão, o email de boas-vindas é a melhor oportunidade para fazer as pessoas entrarem em ação.

Novos contatos são aquelas mais propensos a dizer sim para a sua chamada de ação, eles estão empolgados e estão esperando que você envie conteúdos imediatamente. 

4. Relacionamento com o cliente inativo

Você sabia que conquistar um cliente novo custa 5 vezes mais caro do que reconquistar um cliente inativo? Então, um cliente inativo é aquele que já esqueceu da sua marca, que já deixou de comprar, mas ainda tem algum tipo de contato com a sua empresa, abrindo emails, por exemplo.

O primeiro passo para reconquistar esse tipo de cliente é mapeando seu histórico. A partir daí, procure despertar a curiosidade e recuperar o interesse dele em sua marca a cada email enviado.

Apenas clientes fiéis se manterão com a sua empresa, transformando-se em parceiros do negócio. É nesse momento que é preciso saber exatamente como recuperar clientes inativos.

Nem sempre se perde um cliente por insatisfação. Às vezes, ele simplesmente ficou com dúvidas sobre um produto e não encontrou informações da sua marca o suficiente para continuar comprando de você. Ele pode ter mudado o seu modelo de negócio e não utilizar mais seu serviço ou ter mudado de endereço. Enfim, as possibilidades são inúmeras e cabe a você descobrir essa informação.

Já nos casos dos clientes insatisfeitos, é melhor não tentar recuperá-los antes de saber exatamente o que aconteceu, verifique seu histórico de relacionamento, de compra, emails não encaminhados e entregas não realizadas. 

Um bom CRM vai te ajudar obter essas informações com mais facilidade. Esse tipo de email também exige segmentação e conteúdo personalizado. Um exemplo bacana de mensagem para enviar nesta categoria de emails é um aviso com as últimas compras realizadas pelo usuário e informações desses produtos, ou até mesmo um lembrete para repor seus itens, caso já tenham terminado. 

5. Emails sazonais

Essa categoria de email é enviada em datas específicas e comemorativas como: dia dos pais, dia das mães, etc. 

Para o varejo, esse é um tipo de email é muito utilizado, sendo uma das datas mais marcadas pelo setor a Black Friday. 

Não é necessário enviar emails e campanhas em todas as datas, mas é adequado estudar o calendário de datas comemorativas e adaptar o que faz mais sentido para a sua empresa, produtos e para o público que você atende.

Para o marketing de conteúdo, aliar datas comemorativas com campanhas de email pode, além de alavancar as suas vendas, fortalecer sua presença digital e fixar a imagem da sua marca na mente dos leitores.

Para facilitar a execução dessa estratégia é necessário criar um cronograma com um calendário geral da empresa, ajudando a definir quais as datas comemorativas receberão sua atenção. Depois disso, criar documento mais detalhado para cada ação, estabelecendo início e fim das táticas implementadas.

As campanhas sazonais devem levar em conta o seu tempo de elaboração, criação de materiais, disponibilidade de equipe, entre outras coisas. Quanto mais robusto for o planejamento, menos surpresas e desperdício de tempo você terá durante esse período.

Escrevendo emails eficazes

E-Mail Marketing eficaz

Existem algumas práticas para escrever um conteúdo de email que converte e serve para praticamente todos os tipos acima. As boas práticas são:

  • 1. Escreva uma linha de assunto poderosa! O melhor lugar para começar o conteúdo é o assunto do email. Seja objetivo e personalize seu assunto para que sua empresa ganhe destaque em relação aos outros emails que estão na caixa de entrada.
  • 2. Dê a atenção necessária para o texto de pré visualização. O texto de pré-visualização tem um papel importante na hora de convencer o leitor abrir o seu email. Ele deve ser um resumo do que ele vai encontrar, sendo a oportunidade de você vender o seu conteúdo de maneira objetiva.
  • 3. Não utilize letras MAIÚSCULAS! Escrever com letras maiúsculas é considerado gritar na internet. Além de ser ofensivo, pode também cair na caixa de spam com maior facilidade.

Métricas para avaliar seus emails marketing

Por último e não menos importante, não importa que tipo de email você escolha para encaminhar para o seu público, o que é realmente importante são os resultados. 

Para isso, é interessante que você conheça as métricas corretas para avaliar cada campanha que você escolheu efetuar. Entender os relatórios e métricas e o que cada um desses indicativos querem dizer é crucial. 

Uma das métricas que pode ser analisada é a taxa de crescimento da lista. Com base no aumento dos números dos leads, você pode perceber se as suas chamadas de ação estão de fato convertendo.

Não só como o aumento da lista é importante mas a diminuição dela também. Nesse caso, você pode rever a estratégia utilizando uma nova abordagem.  

A taxa de abertura de emails é outra métrica que você pode analisar em praticamente todos os tipos de email. Ela é o número de pessoas que abriram o seu email, dividido pelo número de pessoas que receberam a mensagem.

Esta é uma ótima métrica para testes A/B, onde você pode comparar qual o melhor horário ou dia com maior taxa de abertura de emails, por exemplo.

A taxa de cliques por abertura é o resultado da divisão entre os cliques e abertura dos emails. E é outra das principais métricas de indicadores de sucesso de uma campanha.

Agora que você já entendeu sobre a importância e conheceu os tipos de email marketing, entre em contato conosco e solicite uma avaliação para a sua empresa. Teremos o maior prazer em ajudar sua empresa na definição das suas estratégias de email marketing!

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