Como funciona uma empresa de marketing de conteúdo?

Publicado 29/01/2021

A estratégia de marketing de conteúdo ganhou espaço indiscutível no mercado nos últimos anos. Cada vez mais, empresas dos mais variados segmentos e de todos os tamanhos têm investido em marketing digital focado na criação e distribuição de conteúdo. Isso acontece, claro, pois os resultados podem ser bem expressivos.

Além de ser uma forma direta de comunicar suas mensagens publicitárias, o marketing de conteúdo também pode ajudar sua empresa com o seguinte:

  • Educando seus leads e clientes em potencial sobre os produtos e serviços que você oferece;
  • Aumentando as conversões;
  • Construindo relacionamentos entre seus clientes e negócios que resultem em maior lealdade
  • Mostrando ao seu público como seus produtos e serviços resolvem seus desafios

Mas afinal, o que faz uma empresa de marketing de conteúdo? Quais são os serviços oferecidos por esse tipo de negócio?

Veja agora as principais funções de uma empresa de marketing de conteúdo na prática e como é possível montar essa estratégia do início ao fim.

Primeiros passos: construção das buyer personas

O começo da estratégia de marketing bem sucedida sempre passa por essa etapa: a criação das buyer personas.

A buyer persona é uma descrição detalhada de alguém que representa seu público-alvo. Este não é um cliente real, mas sim uma pessoa fictícia que incorpora as características de seus melhores clientes potenciais.

Uma empresa de marketing de conteúdo criará para esse cliente um nome, informações demográficas como onde mora e sua idade, seus interesses e características comportamentais. Você entenderá seus objetivos, pontos fracos e padrões de compra.

É possível dar a eles um rosto usando fotos de pessoas da internet. Em alguns casos, empresa de marketing de conteúdo chegam ao ponto de criar versões impressas e montadas em papel de suas buyer personas para torná-las uma presença real no escritório.

A ideia é pensar e falar com este cliente modelo como se fosse uma pessoa real. Isso permite que criar mensagens de marketing direcionadas especificamente a eles. Sua buyer persona guiará tudo, desde o desenvolvimento de produtos até a voz de sua marca e os canais sociais que você usa.

Como diferentes grupos de pessoas podem comprar seus produtos por diferentes motivos, pode ser necessário criar mais de uma buyer persona. Pode não ser possível conhecer cada cliente ou cliente potencial individualmente, mas é possível criar uma persona para representar cada segmento de sua base de clientes.

E como construir as buyer personas?

Uma empresa de marketing de conteúdo irá pesquisar, levantando informações e testando hipóteses sobre seus consumidores.

Se você já tem clientes, levaremos em consideração suas características e até mesmo entreviste-os para criar estas personas. Caso você ainda esteja começando nos negócios, imaginaremos as características de acordo com o tipo de produto que você oferece e a quem ele se destina.

Assim, a empresa de marketing de conteúdo colocará tudo no papel e criará a partir dessas informações o personagem que vai ajudar a guiar as ações de conteúdo.

Análise de mercado e da concorrência

Antes de colocar a mão na massa, a estratégia de marketing de conteúdo precisa partir de um ponto específico: a análise do mercado em que você atua.

Pensando especificamente na estratégia de conteúdo, a empresa de marketing de conteúdo irá avaliar o que sua empresa já possui em termos de conteúdos produzidos, postados e distribuídos. Ela então fará um registro do que há nas redes sociais, o que foi acertado no passado e os erros que podem virar lições.

Nessa etapa, será criado o posicionamento da empresa e o tom de voz da marca. No meio desse processo, também será fundamental olhar para a concorrência. Que tipo de conteúdo o concorrente oferece? Que mensagens passa? Que assuntos aborda? E em que canais distribui?

A empresa de marketing de conteúdo irá procurar entender o cenário do seu mercado tanto olhando para você quanto para os seus principais concorrentes antes de começar a criar o seu conteúdo.

Planejamento de conteúdo

Depois de conhecer o seu consumidor ideal, por meio das personas, é a hora de seguir para o planejamento do conteúdo.

Afinal, marketing de conteúdo não significa apenas criar peças de marketing e distribuí-las nos canais que bem desejar. Antes de começar a criar suas campanhas, materiais e mensagens, uma empresa de marketing de conteúdo precisa se planejar respondendo a algumas questões importantes:

1. Que problema sua empresa resolverá para seu consumidor?

Seu produto ou serviço deve existir para resolver um problema que você conhecido do seu público. Da mesma forma, seu conteúdo treinará e educará seu público a respeito desse problema na medida que ele começa a identificá-lo e resolvê-lo.

Uma estratégia de conteúdo sólida apoia as pessoas em ambos os lados do seu produto: aqueles que ainda estão descobrindo quais são seus principais desafios e aqueles que já estão usando seu produto para superar esses desafios. Este é o primeiro ponto que uma empresa de marketing de conteúdo deve analisar no todo.

2. O que torna sua marca única?

Analisar a concorrência não é, de forma alguma, copiar estratégias ou fazer o mais parecido que conseguir. Seus concorrentes provavelmente têm um produto semelhante ao seu, o que significa que seus clientes em potencial precisam saber o que torna o seu melhor (ou pelo menos diferente). É aqui que entra o conteúdo.

Para provar por que vale a pena comprar, a empresa de marketing de conteúdo precisa provar com seu conteúdo por que vale a pena te ouvir.

3. Em quais formatos de conteúdo você vai focar?

Quais as formas do seu conteúdo? Infográficos? Vídeos? Textos no blog? Depois de identificar os tópicos sobre os quais deseja tomar uma posição, a empresa de marketing de conteúdo precisará determinar para quais formatos iniciar a produção dos textos, alocando seu orçamento para isso.

4. Em quais canais você publicará?

Assim como podemos criar conteúdo em diferentes formatos, também teremos diferentes canais para publicar. Os canais podem incluir locais próprios, como um site ou blog; e redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Esta é mais uma das definições que uma empresa de marketing de conteúdo precisa realizar. Falaremos mais sobre estratégia de conteúdo de mídia social em no passo a passo mais adiante neste artigo.

5. Como gerenciar a criação e publicação de conteúdo?

Com o conteúdo e as redes definidas, é importante para uma estratégia de conteúdo saber quem são os responsáveis pela criação do quê, onde será publicado e quando vai ao ar. É papel de uma empresa de marketing de conteúdo realizar estas divisões de funções, garantindo que o cronograma seja cumprido sem falhas.

Criação do Funil de Conversão

Um ótimo conteúdo atrai tráfego, Mas demanda muito trabalho para ser produzido. Você certamente não quer que seu público simplesmente saia e nunca mais volte, visto que quase todas as pessoas que acessam seu site são clientes em potencial.

A ideia de um funil de conversão é começar com um público amplo na parte superior do funil; todos os quais, em teoria, poderiam ser seus clientes. À medida que avançam no funil, o grupo de clientes em potencial diminui à medida que os compradores menos prováveis são eliminados, deixando apenas aqueles com maior probabilidade de comprar.

Funil de Conversão

No final, alguns se convertem em clientes: compram seu produto ou pagam por seu serviço. Seu objetivo é ter uma estratégia clara para orientar seus clientes em potencial por meio desse funil. E isso é possível pelo marketing de conteúdo.

Na estratégia de conteúdo, a empresa de marketing de conteúdo criará materiais que atendam aos consumidores que estão em cada momento desse funil. Os que estão no topo, ainda conhecendo o que você tem a dizer; os que estão no meio e já têm mais informações e, por fim, os que estão no fundo mais próximos da compra.

Marketing por blogs e SEO

Os blogs são ferramentas de marketing poderosas, que permitem muita criatividade em termos de atração de clientes, educação dos consumidores e entrega de valor para o seu público. Com um blog, você pode fazer coisas como promover outros conteúdos internos e externos e artigos de blog por meio de links, adicionar botões de compartilhamento social e incorporar informações do produto.

Isso tudo enquanto oferece conteúdo de qualidade que mostra ao cliente por que sua solução vai ajudar nas necessidades dele.

No marketing digital, principalmente quando distribuído via blogs, entender e trabalhar corretamente o SEO será essencial. Esta deve ser mais uma das especialidades de uma empresa de marketing de conteúdo.

A sigla para Search Engine Optimization trata das ações que otimizam seu conteúdo para aparecer nos principais resultados de busca de sites como o Google. Por isso, será necessário estudar exatamente quais assuntos e palavras-chave suas páginas vão abordar. Com base nos interesses e dúvidas dos clientes, todo um trabalho de otimização será realizado pela empresa de marketing de conteúdo, objetivando que o seu conteúdo apareça na frente dos concorrentes, ganhando os cliques e atenção do consumidor.

Conteúdo audiovisual

Você já ouviu que uma imagem vale mais que mil palavras?

É essa ideia que ajuda a explicar o apelo que conteúdos audiovisuais têm no marketing de conteúdo. Além de visualmente atrativas, as fotos e vídeos conseguem passar mensagens até mesmo mais completas do que o bom e velho texto. 

Exemplo disso é o crescimento do Instagram na preferência dos consumidores — já são mais de 800 milhões de usuários na rede. E, claro, os números do YouTube, que registra 4,5 milhões de visualizações por minuto pelo mundo. 

De acordo com uma pesquisa da HubSpot, mais de 50% dos consumidores dizem que querem ver vídeos das marcas com as quais interagem. Além disso, o marketing de vídeo pode impulsionar as conversões, melhorar o ROI e ajudá-lo a construir relacionamentos com os membros do público. Você pode escolher compartilhar seu conteúdo de vídeo em plataformas de mídia social, páginas do seu site ou, claro, no YouTube para atrair mais pessoas interessadas no que você está oferecendo. 

O mesmo serve para fotos e demais conteúdos em imagem, que são mais facilmente compartilhados e vistos no Instagram. Na plataforma, suas fotos podem servir como vitrines dos seus produtos, conteúdos educacionais e o que mais for vantajoso para atrair público para sua marca.

É papel de uma empresa de marketing de conteúdo o planejamento, criação e produção destes materiais, conduzindo internamente ou através de parceiros o desenvolvimento de tais conteúdos. Esta etapa também pode ser feito em parceria com a sua empresa, que terá um acesso mais fácil aos produtos, caso o transporte dos mesmos seja complicado.

O papel das redes sociais no marketing de conteúdo

O papel das redes sociais no marketing de conteúdo

Com mais de 3,6 bilhões de usuários de mídia social pelo mundo, é fácil entender por que tantas empresas investem em marketing nas redes sociais. Outro número ainda mais impressionante, da GlobalWebIndex (listados no Digital 2020), aponta que os usuários passam cerca de 2 horas e 24 minutos nas mídias sociais por dia conectados, em média.

Existem várias plataformas de redes sociais, como por exemplo o Facebook, o Instagram, o TikTok, o LinkedIn e o Twitter, que possuem maneiras distintas de criar e compartilhar conteúdo entre elas (por exemplo, fotos, vídeos ao vivo, vídeos pré-gravados, “stories”).

Sabendo em quais dessas redes o seu público está e que tipo de conteúdo ele consome em cada uma delas, as mídias sociais se tornam algumas das principais aliadas na estratégia de marketing de conteúdo.

Esse tipo de mídia é o palco onde marca e consumidor interagem, onde é possível lançar novidades, ouvir o que o cliente tem a dizer e até mesmo vender diretamente para eles.

Uma empresa de marketing de conteúdo precisa entender qual o perfil da sua audiência, o formato do conteúdo criado e definir estrategicamente quais as redes serão envolvidas na distribuição do seu conteúdo.

Estratégia de mídia paga

Os anúncios pagos podem ajudá-lo a atingir um público mais amplo e permitir que você se posicione em todos os lugares onde deseja ser visto, sendo especialmente benéficos quando combinados com o inbound marketing.

Há muitos lugares onde você pode compartilhar anúncios pagos, incluindo mídias sociais, páginas de destino, banners e conteúdo patrocinado, e uma empresa de marketing de conteúdo pode te ajudar a coordenar as ações de mídia paga junto dos veículos na web.

Por toda a internet, desde as páginas de resultados do Google até as redes sociais, a competição pelo espaço gratuito é imensa. Por isso, anúncios na forma de conteúdo surgem como uma boa oportunidade para conseguir dar um passo maior na frente dos concorrentes. 

Na prática, os anúncios no Google, nos stories ou no Feed do Instagram, no Twitter ou no YouTube, podem ser uma estratégia complementar para atrair mais alcance e pessoas impactadas.

Com mais ou menos verba, é possível chamar a atenção de mais pessoas de forma segmentada, direta e usar esse modelo de ação para crescer a sua base e chegar mais facilmente ao seu consumidor ideal. 

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Como uma empresa de marketing de conteúdo mensura resultados?

As métricas a acompanhar na estratégia de marketing de conteúdo vão variar de acordo com seus objetivos. Caso queira maior visibilidade no mercado, métricas de tráfego e visitas ganham mais importância. Se a fidelização de clientes é o foco, é importante acompanhar a recorrência de compra, a satisfação do cliente e menções que ele faz à sua marca.

De forma geral, uma empresa de marketing de conteúdo vai te ajudar na mensuração destes números, indicando se a estratégia desenvolvida está ou não sendo um sucesso.

Algumas métricas mais comuns são indispensáveis para qualquer estratégia de marketing. Veja as principais e para que elas servem:

Tráfego

O tráfego é a força vital do conteúdo online. Se ninguém estiver entrando em seu site, não importa o quão incríveis sejam seus posts — ninguém os lerá, então eles não servirão para muita coisa.

Se você quiser começar pelo básico, o tráfego é uma métrica que você deve medir. E claro, você pode dividir esse tráfego em diferentes categorias. No Google Analytics, as métricas que você deseja observar são:

Usuários: o número total de visitantes únicos em sua página

Visualizações de página: o número total de vezes que uma página do seu site foi visualizada

Visualizações de página únicas: se um único usuário visualizou sua página várias vezes, essas visitas são combinadas em uma visualização de página para calcular essa métrica.

Esta pode ser uma das principais métricas de sucesso combinadas entre você e a empresa de marketing de conteúdo!

Conversões

Então, as pessoas começaram a visitar seu site e ler o seu blog. Excelente! Mas o que mais eles fazem quando terminam de ler? Eles estão clicando em seus links e lendo mais? Eles estão se inscrevendo na sua newsletter? Concluindo uma transação de comércio eletrônico?

Poucos leitores comprarão logo após visualizarem um artigo fantástico. As marcas devem acompanhar todo o percurso do consumidor, desde conversões mais leves, como assinaturas e a primeira leitura de um artigo, até conversões mais profundas, como produtos colocados no carrinho e compras efetuadas.

Aqui, vai depender o que conta como uma conversão. Em alguns casos, o objetivo de seu conteúdo pode ser fazer uma venda física, enquanto em outros, pode ser apenas aumentar o conhecimento de sua marca e aumentar sua autoridade. Uma empresa de marketing de conteúdo deve te ajudar a definir estas questões.

Com isso definido, você pode querer se concentrar mais em compartilhamentos sociais e métricas de engajamento do que em vendas, por exemplo — se este for o seu objetivo.

Engajamento

Às vezes, a quantidade de tráfego que seu conteúdo obtém é mais uma medida de quão eficaz você é em fazer as pessoas clicarem em seus links ao invés de quão bom é seu conteúdo.

Para realmente descobrir se as pessoas estão se engajando com seus materiais, você precisa rastrear quanto tempo elas passam em seu site e quantas páginas estão visitando em cada sessão.

Obviamente, o objetivo é mantê-los em seu site o maior tempo possível para que possam ler mais conteúdos (a menos, é claro, que você queira direcioná-los para uma página de vendas o mais rápido possível).

Você pode ver essas informações na aba “visão geral do público” no Google Analytics. Além de ver seu número total de sessões e visitantes, você pode ver o número médio de páginas por sessão, a duração média da sessão e sua taxa de rejeição.

Idealmente, em um hub de conteúdo que é projetado para ser lido, você deseja um grande número de páginas por sessão, uma longa duração média da sessão (dependendo da duração do seu conteúdo) e uma baixa taxa de rejeição. Com estas métricas em alta, você garante que diversos dos seus conteúdos foram acessados e lidos.

Outra forma eficaz de medir o envolvimento do seu conteúdo é ver como ele se sai nas redes sociais.

Embora existam várias métricas que você possa acompanhar, a mais importante é quantas vezes seu conteúdo foi compartilhado. Um compartilhamento mostra que outras pessoas estão achando seu conteúdo valioso. Comentários também são outra forma de medir o engajamento.

Essas informações não estão disponíveis no Google Analytics, mas se você tiver botões de compartilhamento social em cada parte do conteúdo, eles mostrarão quantas vezes o conteúdo foi compartilhado em cada plataforma.

Conheça uma empresa de marketing de conteúdo

Toda essa lista de estratégias e ações são as principais formas de manter uma estratégia de marketing de conteúdo funcionando e gerando resultados. Parece muito a se fazer e, de fato — não dá para negar que a jornada é longa e requer muito cuidado e dedicação.

É por isso que surgiu a Arcana — uma empresa de marketing de conteúdo que ajuda outras empresas a obter o melhor do marketing de conteúdo. A metodologia da Arcana segue todos os passos descritos acima para que você consiga ficar tranquilo, deixando sua estratégia nas mãos de quem entende do assunto.

Até mesmo se você já possui conteúdo produzido, ajudamos empresas com auditorias de conteúdo que mensuram a eficácia do que está publicado, o que ajuda a traçar novas estratégias para o futuro. Quer saber mais? Entre em contato via WhatsApp e entenda melhor como podemos te ajudar!

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