Gestão empresarial e endomarketing: Saiba como trabalhar com eles no seu negócio

Publicado 04/01/2022

Quando uma organização visa reter clientes externos, investe-se em marketing. Da mesma forma, é importante fazer o mesmo com os clientes internos, ou seja, funcionários. Para isso, surge a gestão empresarial com endomarketing.

Os recursos humanos são um dos ativos mais importantes na competição que impulsiona o mercado e para entregas de real valor. Afinal, uma equipe dedicada e motivada é capaz de produzir resultados acima da média. Porém muitas pessoas pensam que comemorar aniversários é suficiente para uma estratégia de endomarketing bem elaborada.

Precisamos dizer que o endomarketing vai muito além disso. Para tratar sobre isso, este artigo revela o que é o método, como funciona e os benefícios que ele proporciona à gestão. Confira!

O que é endomarketing?

O endomarketing consiste nas atividades internas feitas no ambiente empresarial para desenvolver um bom local de trabalho para todos. Isso ajuda os colaboradores a se envolverem com estratégias e ações para alcançar resultados positivos.

Quando feita de forma adequada, essa estratégia traz soluções muito importantes para diversos negócios, inclusive para negócios como uma empresa de limpeza terceirizada, e produz uma imagem positiva para os colaboradores e futuros talentos.

Como usar o endomarketing?

Para motivar os colaboradores, melhorar a qualidade de vida no trabalho e fortalecer o relacionamento com o seu negócio, você pode seguir um método. Conheça os pilares fundamentais desse conjunto de estratégias nos tópicos abaixo.

1. Eventos e palestras

Além de cursos e treinamentos, congressos e palestras podem ser uma grande fonte de conhecimento. Vale a pena usá-lo como ferramenta de endomarketing. Assim, os mais variados profissionais, como de uma assistência técnica ar condicionado, se sentem empoderados ao ver o incentivo da empresa em promover esses momentos e em mantê-los qualificados. 

Cabe ressaltar que o mesmo se aplica a outros setores, que podem ter treinamentos e eventos dentro do nicho de atuação, tendo aplicação mais direta à rotina, ou em segmentos correlatos, ampliando o network e os insights.

Tais situações, além de serem uma boa forma de mantê-los informado, também permite ampliar a rede de contatos e trocar experiências. Assim, é possível que os colaboradores tenham novas perspectivas de crescimento e se sintam valorizados.

2. Processos de comunicação interna

Uma comunicação interna forte é a base essencial de um bom endomarketing e propagação da cultura. Esta não é uma estratégia a ser aplicada isoladamente. A clareza das informações é um fator importante para criar sentimentos positivos e aumentar a satisfação.

Ninguém gosta de trabalhar sem condições ideais para isso. Então, estabeleça canais de comunicação eficazes adaptados ao seu tipo de negócio — seja ele uma agência de publicidade ou uma estação de tratamento de efluentes, por exemplo. Além disso, considere as necessidades específicas do local e a facilidade de adesão a determinadas ferramentas.

Você não precisa ter mais de um canal. Basta que eles sejam funcionais e atinjam todo o seu público interno. Pense em uma empresa que já é adepta da tecnologia, como uma startup de marketing. Muito provavelmente uma comunicação feita em plataformas com funcionamento semelhante a de redes sociais terá uma melhor clareza e adesão.

Já os e-mails podem corresponder melhor a perfis de empresas mais sérias e que demandam comunicação interna e externa frequentes, como escritórios de contabilidade ou advocacia. Por isso, para determinar a melhor plataforma, avalie o perfil do colaborador e o potencial de investimento. Normalmente, um bom e velho mural — adequado ao perfil, como online ou físico — é mais que suficiente.

Outro ponto importante para a comunicação interna é o fim do processo de verticalização, ou seja, quando a última palavra sempre vem de cima para baixo e nunca o contrário. Seus funcionários têm muito a oferecer. A empresa só será realmente beneficiada se houver um canal de comunicação que permita a liberdade de expressão e a participação ativa de todos, independentemente de seu cargo ou função.

3. Iniciativas de integração

endomarketing

O local de trabalho é onde os adultos passam a maior parte do tempo. Colegas tornam-se amigos, e dar tempo e lugar para essa integração pode contribuir para a qualidade de vida de cada profissional e até rotinas mais produtivas, pela troca de ideias.

Assim, a criação de um espaço para descanso ou lazer promove o engajamento dos colaboradores e melhora o ambiente profissional. Tenha ciência que este cuidado é a melhor estratégia de endomarketing possível!

Outra forma de endomarketing é a organização de eventos motivacionais e conferências com temas interessantes, talvez até ministrados pelos próprios colaboradores. Esse é um modo de incentivá-los a falar sobre temas que dominam e que são úteis para os outros.

4. Pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são uma ótima maneira de avaliar se as estratégias de endomarketing estão funcionando e/ou quais áreas precisam ser melhoradas. Se houver ruído de comunicação, insatisfação ou atitudes negativas, isso aparecerá na pesquisa e poderá orientá-lo a empregar a melhor solução

As pesquisas podem ser feitas quantas vezes você quiser, mas é melhor promovê-las pelo menos uma vez por ano. Não se esqueça de anunciar os resultados com um plano de ação. 

Os funcionários, ao responder a pesquisas e relatar preocupações, esperam que sejam tomadas medidas para resolver os problemas. O pior que pode ser feito neste contexto é não fazer nada com as opiniões coletadas do time de profissionais, seja de negócios específicos — como uma empresa de automação residencial — ou uma multinacional.

5. Treinamento

Os funcionários adoram aprofundar seus conhecimentos e habilidades enquanto se mantêm atualizados. Claro que o seu negócio também pode beneficiar profissionais cada vez mais qualificados.

Você pode fazer uma ação de endomarketing que tenha parceria com uma organização especializada em cursos. Ou então invista em sua própria plataforma de ensino, com vídeos de treinamento e materiais de apoio.

6. Benefícios para os funcionários

Conhecer seus funcionários é importante. Uma forma de fazer isso é ter uma boa política de benefícios. Não estamos falando de uma obrigação legal, como vale-refeição ou passagens. Essa é a lei, e não é realmente vista como uma vantagem.

Pessoas falam sobre benefícios adicionais em forma de bonificações, como oferecimento de bolsas de estudo, descontos em lojas parceiras e incentivo ao exercício físico e saúde em geral. A institucionalização dos benefícios é um grande passo para despertar a motivação e a saúde da equipe, e pode se dar até por meio de brindes corporativos criativos.

Por que o endomarketing é tão importante?

O endomarketing pode ser uma mina de ouro para as empresas. Afinal, o corpo de funcionários é a alma do negócio, o que torna a gestão mais eficaz. Mas lembre-se: é preciso um plano de ação e gerenciamento claro das estratégias a serem implementadas, considerando objetivos específicos a serem alcançados.

De modo geral, com o endomarketing há um grande potencial para:

  • Melhorar os resultados;
  • Aprimorar o reconhecimento da marca;
  • Reduzir os custos de contratação;
  • Ter mais visibilidade no mercado.

Colaboradores vencedores fazem empresas vencedoras. Eles não vão para o escritório apenas para trabalhar, mas para fazer a diferença. Por isso, listamos os benefícios que as estratégias de endomarketing têm potencial para gerar para o seu negócio e, consequentemente, que podem direcionar os objetivos e ações traçadas. Leia mais a seguir.

1. Aumentar as vendas e as oportunidades de negócios

Funcionários felizes, clientes felizes. Essa é a máxima do endomarketing!

O desempenho externo depende do desempenho interno, isso é inegável. Você pode até vender a ideia de ser uma grande empresa, com ótimo atendimento e totalmente focada nas necessidades do consumidor. Se o seu vendedor falar mal e maltratar seus clientes, a marca sofrerá.

Com uma equipe dedicada, você terá os melhores promotores de marca para impulsionar seus negócios e gerar lucros.

2. Criar vantagem competitiva

Uma empresa respeitada por seus funcionários fortalece sua imagem no mercado. 

Isso cria uma vantagem competitiva porque os clientes em potencial tendem a se identificar ou gostar de uma empresa com um posicionamento positivo e com o qual se identifiquem. Além disso, funcionários motivados têm melhor desempenho em suas próprias funções, prestando um melhor serviço na comercialização de itens. Sejam eles um estabilizador 1000VA ou bolos confeitados.

3. Promover uma cultura de inovação

Assim que um colaborador se sente reconhecido, quando percebe que seu papel faz a diferença, ele se torna mais preparado para ajudar a empresa a crescer. Junto com esse sentimento, surgem novas ideias de melhoria, otimização e inovação, seja em processos, produtos ou sistemas e tecnologias.

Quando ouvimos as ideias e sugestões de quem está na linha de frente das embalagens delivery personalizadas, ou qualquer que seja o setor, podemos nos surpreender.

4. Ampliar resultados combinando outras estratégias

O endomarketing pode ser combinado com qualquer outra estratégia adotada pela empresa, mesmo aquelas utilizadas externamente, sendo uma ferramenta para ampliar o resultado e alcançar determinado objetivo.

Assim, sua equipe de marketing também pode aproveitar o conteúdo gerado para o plano de comunicação para treinar a equipe internamente, ajudá-la no dia a dia e melhorar seu desempenho.

5. Motivar os colaboradores

Colaboradores motivados gostam de divulgar a empresa, seus atributos, marcas e produtos em qualquer ambiente. Verdadeiros embaixadores da marca, eles têm grande potencial para construir uma imagem real e positiva perante o consumidor final – seja de produtos, como roupas e acessórios, ou serviços, como a instalação de porta automática de enrolar preço M2 – então, não os subestime.

6. Trazer mais engajamento

Colaboradores motivados estão mais envolvidos nas atividades da empresa e são capazes de contribuir com opiniões e divulgação da marca nos meios de comunicação que utilizam regularmente.

Você conhece funcionários que curtem, comentam e compartilham todo tipo de conteúdo da organização em que trabalha? Ele se orgulha em promover a marca em que atua para sua família e amigos. É um funcionário dedicado que participa efetivamente do crescimento e desenvolvimento da empresa. Portanto, você deve ouvi-lo com atenção.

7. Tornar o ambiente organizacional mais agradável

O ambiente de trabalho afeta a motivação e a produtividade dos funcionários. Portanto, interfere diretamente na qualidade dos produtos e serviços prestados. O marketing acaba por contribuir para a melhoria do ambiente organizacional. A ideia é que todos tenham o que é preciso para obter os melhores resultados.

Conclusão

Como você pode ver, o endomarketing tem um impacto positivo dentro e fora da organização. Mas para que isso seja possível, uma gestão efetiva é necessária, tornando as ações um ciclo.

Os colaboradores refletem o que a empresa quer levar ao consumidor final, bem como o que é implementado e melhorado no negócio. Portanto, também é essencial elaborar estratégias para continuamente valorizá-los e impulsioná-los. Isso é parte da fórmula para ter uma empresa de alto impacto em aspectos econômico e cultural. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em seu e-mail: