Engajamento no Instagram: como aumentar em poucos passos

Publicado 05/05/2022

Aumentar o engajamento no Instagram é o desejo de muitas marcas e influenciadores. Mais que uma métrica de redes sociais, engajar significa se aproximar de uma audiência, estreitar o relacionamento com elas e fazer a sua marca ser mais querida pelas pessoas.

Muitas vezes, os perfis querem apenas números: de seguidores, de alcance, de curtidas, etc. Mas o que importa mesmo é o real engajamento no Instagram das pessoas, ou seja, se elas estão se identificando com a sua marca, aderindo aos seus valores e, é claro, gerando oportunidades de negócio.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é o engajamento no Instagram, qual a sua importância no marketing digital e como envolver as pessoas mais profundamente com a sua marca. Acompanhe agora para saber tudo e ver as melhores dicas!

O que é engajamento no Instagram?

Engajamento no Instagram é a forma como os usuários estão interagindo com o seu perfil e as suas publicações, por meio de diferentes ações de interação, como:

  • Likes;
  • Comentários;
  • Cliques em links;
  • Compartilhamentos;
  • Mensagens diretas;
  • Salvar publicação;
  • Respostas a perguntas e enquetes nos stories.

Essas métricas compõem o que chamamos de engajamento, que demonstra se a sua marca está despertando o envolvimento das pessoas e o seu interesse em interagir. 

Para o marketing, um alto engajamento no Instagram demonstra que os conteúdos estão atendendo às expectativas, interesses e necessidades dos usuários. Assim, a estratégia de social media contribui para construir um relacionamento mais próximo, que tende a fortalecer a fidelização e a imagem da marca junto ao seu público.

É por isso que o engajamento no Instagram é tão visado pelas empresas nas redes sociais. Em outros canais de marketing, como a publicidade na TV ou a mídia paga no Google, não há esse poder de interatividade. Então, as redes sociais são valiosas para promover a proximidade com as pessoas.

Mas perceba que cada forma de interação demonstra diferentes níveis de engajamento do usuário — um comentário, por exemplo, tende a ter muito mais valor que uma mera curtida no post. Por isso, a análise do engajamento no Instagram deve considerar essas nuances, em vez de apenas somar tudo que é tipo de interação.

Como calcular a taxa de engajamento do Instagram

A taxa de engajamento no Instagram é a métrica que analisa as interações dos usuários em relação ao total de usuários. Dessa forma, a análise do engajamento adota um parâmetro, que é a base de usuários do perfil, para avaliar melhor o nível de engajamento do seu público. Esta é a fórmula básica:

Taxa de engajamento = Soma das interações / Total de usuários x 100

Mas o cálculo pode variar bastante conforme o entendimento da métrica. Para alguns profissionais, o engajamento no Instagram deve ser a soma do número absoluto de interações, dividida pelo número total de seguidores. 

Para outros, é preciso considerar que cada interação demonstra um nível de envolvimento — então, um comentário pode valer mais na soma do que uma curtida (pode ser multiplicado por 1,5x ou 2x, por exemplo). E há também quem considere que a divisão deve ser feita pelo número total de alcance do perfil ou da publicação, e não pelo número de seguidores.

Para não precisar calcular a taxa de engajamento no Instagram, algumas ferramentas de monitoramento de redes sociais oferecem relatórios com o cálculo já pronto. Mas procure saber como a ferramenta calcula o engajamento para saber o que você está avaliando.

O problema de comprar seguidores…

Muitas empresas querem fazer o número de seguidores aumentar logo. Para isso, recorrem à compra de seguidores, que geralmente são robôs, ou a grupos organizados que trocam likes entre si. Só que isso traz uma série de implicações…

Com essa “solução”, você vai inflar o número de seguidores artificialmente. Isso significa que você não vai ter pessoas de verdade ou realmente interessadas nos seus conteúdos. Ou seja, você não vai ter um engajamento real. Na prática, a sua taxa de engajamento no Instagram vai cair, já que você vai ter um número de seguidores maior, mas menos pessoas interagindo.

Portanto, não caia nessa armadilha. Um perfil no Instagram deve ser construído de forma orgânica, com base na qualidade dos seus conteúdos e no alinhamento com o seu público. Assim, você conquista um engajamento real, que traz resultados efetivos para a sua empresa, não apenas números vazios. 

Qual a importância do engajamento no Instagram?

Vamos entender agora o que as empresas ganham com o engajamento no Instagram. Estes são os principais benefícios de ter mais interações com os seus seguidores:

Aumentar o alcance orgânico

O Instagram valoriza um perfil que entrega conteúdos relevantes para os seus seguidores. O algoritmo entende que uma marca com alto engajamento no Instagram está entregando valor aos usuários e, por isso, merece mais visibilidade na rede social.

Por isso, um dos grandes benefícios de investir no engajamento no Instagram é aumentar o seu alcance orgânico, ou seja, sem precisar investir em anúncios. Quanto maior o alcance, mais chances você tem de alcançar potenciais consumidores para a sua marca.

Estreitar o relacionamento com consumidores

Aumentar o engajamento no Instagram significa tornar a marca mais próxima dos usuários. Se eles interagem com o perfil e seus conteúdos, significa que eles gostam do que você publica e sentem alguma identificação com a marca.

Dessa forma, quanto mais você se aproximar dos consumidores no Instagram, mais pode conquistar sua confiança e a sua fidelização.

Fortalecer o branding

Cada interação no Instagram representa um ponto de contato com a marca, que fica guardado na lembrança da pessoa. Se você também interage com a pessoa e nutre um relacionamento positivo com ela, a imagem da marca vai se fortalecendo de forma positiva na sua mente.

Então, quanto mais as pessoas interagem com o seu perfil, mais elas tendem a lembrar da imagem da marca e se identificar positivamente com ela.

Como aumentar o engajamento no Instagram? Veja 13 dicas

Vamos agora para a prática? Você vai ver algumas dicas importantes para aumentar o engajamento no Instagram de forma orgânica, com conteúdos de valor para o seu público. Confira agora e aproveite nas suas estratégias:

1. Defina a sua persona

Um dos pilares do engajamento no Instagram é a definição da persona. Para envolver as pessoas com o seu perfil, você precisa saber com quem está falando, quais são seus interesses, como se comunicam e como os conteúdos podem resolver suas dúvidas.

Então, comece entendendo o seu público. Você pode fazer isso por meio de pesquisas com seus clientes usando o próprio Instagram, com as enquetes e perguntas nos stories. Além disso, aproveite os dados do Instagram Insights.

2. Crie conteúdos relevantes

Outro pilar do engajamento no Instagram é a relevância do conteúdo. Para que os seguidores se engajem com o perfil, os conteúdos precisam oferecer algum valor para eles e gerar identificação. Por isso, é necessário conhecer bem a sua persona: só assim você consegue criar conteúdos relevantes para os seus interesses e dúvidas.

Os posts, stories e reels podem ser informativos, educativos, divertidos, úteis, além de divulgar ofertas e produtos. É importante mesclar diferentes tipos de conteúdos para envolver os usuários de diferentes formas, sem insistir o tempo todo na venda. 

3. Adote uma frequência adequada de publicação

A frequência é importante para o engajamento no Instagram. Não estamos dizendo que você precisa inundar os seguidores com centenas de posts por semana. Mas é importante mostrar para o algoritmo da rede social que a perfil está ativo e tem bons conteúdos a oferecer.

Para definir a melhor frequência, não tem segredo: é preciso testar. Afinal, não existe uma frequência ideal para todos, porque isso varia muito conforme o nicho de atuação e o perfil do público. Uma grande marca de moda tende a ter muito mais publicações em uma semana do que uma indústria B2B, por exemplo.

Um estudo da Later mostrou que perfis de 1 mil a 250 mil seguidores têm uma redução na taxa de engajamento no Instagram à medida que aumentam a frequência de posts, embora o alcance aumente. Esse dado ajuda a dar uma ideia de que é bom não exagerar na frequência semanal, já que a tendência é que a qualidade decaia. Por isso, vale a pena considerar um ou dois posts semanais, se forem bem feitos, no lugar daqueles vários por dia — que a gente sabe que nem sempre ficam tão bons.

Infográfico sobre engajamento no Instagram, trazendo dados que explicam o que é dito no parágrafo acima: quanto maior sua quantidade de posts, menor seu nível de engajamento.

4. Explore os gatilhos mentais

Gatilhos mentais levam as pessoas a tomarem atitudes rápidas, sem nem perceberem. Eles mexem diretamente com o inconsciente, com comportamentos da essência humana, como a necessidade de se sentir aceito no grupo ou de evitar alguma perda.

Então, você pode explorar alguns desses gatilhos nos seus conteúdos. O gatilho da afeição, por exemplo, aciona a conexão emocional que as pessoas estabelecem entre si, porque querem ser bem quistas pelos outros. O gatilho da reciprocidade, outro exemplo, faz o ser humano querer retribuir alguma atitude positiva feita para ele.

Quando você desperta essas sensações e emoções, os usuários tendem a se sentir estimulados a interagir e criar uma conexão com a sua marca.

5. Utilize diferentes formatos do Instagram

O Instagram valoriza os perfis que utilizam todos os seus recursos. Há muito tempo que a rede social não se limita aos posts do feed. Você pode usar diversos recursos:

  • Feed: para posts que vão permanecer publicados no perfil e podem ser visualizados pelos usuários na sua timeline. Ideal para trazer conceitos, dados e explicações.
  • Stories: para posts que duram apenas 24h e podem ser visualizados apenas na área específica para isso. Bom para vídeos rápidos, convites e interações com seguidores.
  • Reels: para vídeos curtos e dinâmicos, que podem ser visualizados na área específica dos Reels ou na timeline do usuário. Podem permanecer no feed, se for do seu interesse.
  • IGTV: para vídeos mais longos, que são visualizados na timeline do usuário, e transmissões ao vivo, que são realizadas na área dos Stories, mas depois permanecem na aba dos vídeos.
  • Guias: para coleções de publicações reunidas por temas. Excelente para unir posts sobre determinado tema.
  • Loja do Instagram: para marcar produtos nos posts e criar uma vitrine da sua loja.

Cada formato oferece diferentes recursos e benefícios e pode engajar diferentes perfis de usuários. Por isso, é importante traçar uma estratégia que aproveite um pouco de cada formato que o Instagram oferece.

6. Aproveite os assuntos em alta

As pessoas se engajam mais com assuntos em alta, porque querem participar das conversas e dar os seus pitacos. Por isso, vale a pena também acompanhar quais assuntos estão movimentando as redes sociais no dia ou na semana e trazer para o universo da sua marca.

Mas perceba que esses assuntos nem sempre estão evidentes no Instagram. A sugestão é acompanhar o Twitter, que é uma rede social mais dinâmica para acompanhar discussões em tempo real. Assim, você aproveita o assunto na hora certa. Lembre-se de que as conversas são muito rápidas na internet — virou o dia, o assunto já morreu.

7. Siga as tendências das redes sociais

engajamento no Instagram

Assim como os assuntos em alta, as tendências das redes sociais também têm alto potencial de engajamento no Instagram. Estamos falando dos desafios, das dancinhas e dos memes que viralizam e que você também pode trazer para o universo da sua marca.

Mas, mais uma vez, nem sempre essas trends estão no Instagram. Fique de olho também no Twitter e no TikTok para entender o que está bombando nas redes. No exemplo abaixo, a marca aproveitou um meme que viralizou no Twitter e chegou ao Instagram para oferecer um post mais descontraído aos seus seguidores.

8. Faça perguntas e enquetes

Perguntas e enquetes são recursos disponíveis nos stories que têm alto potencial de engajamento no Instagram. Elas foram feitas para fazer o usuário interagir com o seu perfil, então não deixe de usar.

Mas saiba usar corretamente. Muitas marcas fazem perguntas e enquetes vazias, apenas pensando em aumentar os números de engajamento no Instagram. Porém, não oferecem nada de valor para o usuário. As pessoas gostam de interagir, mas querem ver algum sentido naquilo.

Você pode usar a enquete como um quiz, por exemplo, que oferece uma interação divertida ao usuário e, ao mesmo tempo, educa com informações relevantes. As perguntas podem ser usadas para que os usuários enviem suas dúvidas sobre um tema, que depois você vai responder. Perceba que, assim, você também colhe informações valiosas sobre o seu público.

9. Marque posts com hashtags e localização

Marcar seus posts, Stories e Reels com hashtags e localização faz as publicações aparecerem para outras pessoas interessadas no tema.

No Instagram, os usuários podem pesquisar por hashtags e localizações ou clicar nelas e encontrar vários outros posts com essas marcações. É possível também seguir uma hashtag e receber na sua timeline os posts publicados com essa marcação. Isso significa que novas pessoas, interessadas no assunto, podem encontrar seus posts, gostar dos seus conteúdos e começar a seguir o seu perfil.

10. Posicione-se

engajamento no Instagram

Essa dica merece certo cuidado, mas se for alinhada aos seus valores e ao seu público, tem tudo para trazer mais engajamento no Instagram. Estamos falando do posicionamento da marca em assuntos importantes, ligados às causas que ela defende e que encontram ressonância na sua audiência.

No exemplo abaixo, a marca se posicionou em defesa de um parceiro, o autor Jeferson Tenório, que sofria ameaças e mensagens de ódio. O perfil do Instagram demonstrou como a marca se posicionou diante do assunto, reforçou os seus valores e despertou a identificação dos seus seguidores.

11. Interaja com os usuários

Se você quer que as pessoas interajam com o seu perfil, interaja também com elas. Se os usuários veem que você não responde nenhum comentário ou não interage com ninguém nos stories, eles se sentem desestimulados a participar.

Por outro lado, quando você responde os comentários, compartilha perguntas dos usuários nos stories e responde dúvidas nos Reels, as pessoas se sentem valorizadas pela marca e convidadas a interagir. 

12. Humanize os conteúdos

Pessoas gostam de interagir com pessoas e se identificam com pessoas. Por mais que exista uma marca no seu perfil, mostre que os conteúdos e interações são feitos por seres humanos, e não robôs.

Evite conteúdos frios, como se o seu perfil no Instagram fosse apenas um catálogo. Mostre consumidores usando seus produtos em situações comuns ao público. Nas interações, não faça um “copia e cola” das respostas aos usuários — personalize a relação, porque cada pessoa é única. Aproxime-se da linguagem e dos comportamentos das pessoas e humanize seu perfil no Instagram.

13. Compartilhe conquistas

engajamento no Instagram

O Instagram gosta de celebrar conquistas. Quando um perfil pessoal compartilha fotos de formatura ou casamento, por exemplo, a postagem tende a receber muitas interações, porque muitas pessoas comentam, e o algoritmo percebe que aquele assunto é importante e deve ser visto por mais gente. Então, ainda mais pessoas interagem.

No caso de perfis comerciais, acontece o mesmo quando publicam sobre conquistas da marca, como o lançamento de um produto, uma premiação ou a abertura de uma nova loja, como no exemplo abaixo. As pessoas querem celebrar com você, então compartilhe suas vitórias!

Essas são algumas ideias efetivas para aumentar o engajamento do Instagram — mas, lembrando, sempre de forma orgânica, sem comprar likes e seguidores, ok?

Construir um Instagram de qualidade dessa forma leva mais tempo, requer dedicação e alguns investimentos, mas é a forma mais sustentável de crescer na internet e ter resultados consistentes no marketing digital.

Sabemos que nem sempre você vai ter disponibilidade e recursos para dedicar às redes sociais, embora saiba a importância disso. Por isso, você pode contar com a Arcana para desenvolver suas estratégias digitais e ter mais engajamento no Instagram, Facebook, LinkedIn e outros canais que foram importantes para a sua marca.

Temos uma equipe especializada e experiente em estratégias de marketing digital e redes sociais, que vai desenvolver um projeto especialmente pensado para a sua empresa. Agora, conheça os nossos serviços de gestão de redes sociais e veja como podemos ajudar você.

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