32 ferramentas de marketing digital para turbinar suas conversões

Publicado 14/01/2021

Com tantas possibilidades e ferramentas de marketing digital disponíveis por aí, já deu para perceber que é impossível dissociar o marketing no século 21 da tecnologia, não é mesmo?

Sim, tecnologia e marketing são inseparáveis. Praticamente toda campanha, em algum momento, vai precisar fazer uso de uma ou várias ferramentas em conjunto para otimizar seus processos e se mostrar eficaz.

O post de hoje agrupa uma série de ferramentas de marketing digital que irão salvar sua vida em várias horas do dia, indo desde a criação e otimização de campanhas até a etapa final, na análise dos resultados. Vamos conhecer?

Ferramentas de marketing digital básicas para começar

Aqui está a lista das principais categorias das ferramentas de marketing digital que irão auxiliar na sua performance em campanhas. Basta clicar sobre elas para ser direcionado diretamente ao assunto:

  1. e-mail marketing
  2. criação de landing pages
  3. automação de marketing
  4. CRM
  5. SEO
  6. análise de dados
  7. user experience (UX)

Nossa seleção contempla as ferramentas de marketing digital mais populares e com usabilidade mais simples, ideal para iniciantes, e que se complementam em diversos sentidos. Conheça em detalhes uma por uma agora mesmo, nos tópicos abaixo!

Ferramentas de E-Mail Marketing

Ter um software de e-mail marketing funcional, simples de usar e que entregue seus e-mails é fundamental para não ter dores de cabeça com a distribuição do conteúdo e o relacionamento com os seus clientes. O gerenciamento fácil de listas de contatos também é outro ponto importante entre estas ferramentas de marketing digital.

Pronto para conhecer as melhores?

Mailchimp

O MailChimp é uma das ferramentas de marketing digital voltadas ao disparo de e-mail marketing mais popular do mundo. Com uma interface fácil e simples de usar, ela conta com diversos recursos como templates prontos de e-mail, gerenciamento fácil da lista de contatos, integração com automações de outros softwares e recursos próprios para criação de testes A/B.

Seu dashboard com métricas também é de simples visualização e indica, com base na performance dos disparos, os melhores horários para envios e várias dicas valiosas para melhoria das suas campanhas. É a ferramenta ideal para quem está começando.

A cobrança é feita com base na quantidade de contatos dentro das suas listas, iniciando em versões gratuitas para quem possui poucos endereços de e-mail registrados.

https://mailchimp.com/

Aweber

Ferramentas de marketing digital - Aweber

O maior diferencial da Aweber são seus inúmeros modelos prontos de e-mail e seu banco de imagens próprio, que passa das 3.000 fotos para escolha livre por quem contrata a plataforma. Com diferenciais exclusivos para quem deseja iniciar um programa de newsletters, o disparador se conecta com bastante facilidade ao seu blog, enviando suas postagens mais populares automaticamente através do recurso Follow Up.

Seu editor de e-mails é de simples manipulação, até mesmo para quem não tem aptidão com web design. Se o seu foco está no aumento da sua lista de contatos, a Aweber pode ser uma grande mão na roda.

https://www.aweber.com

Benchmark E-Mail

Ferramentas de marketing digital - Benchmark E-Mail

O grande diferencial do Benchmark E-Mail está na sua quantidade de recursos. Com possibilidade de incluir links, acesso a redes sociais e outros materiais ricos envolvendo sua estratégia de marketing digital de forma fácil e simples, é possível também criar pesquisas de mercado com seus consumidores ou clientes.

Assim como as demais ferramentas de marketing digital, seu layout é de fácil entendimento mesmo para quem não entende de web design. Basta arrastar as informações de forma simples e eficiente para onde você quer que elas fiquem dentro do layout.

https://www.benchmarkemail.com/br/

Campaign Monitor

Ferramentas de marketing digital - Campaign Monitor

Apesar de boa parte das ferramentas de marketing digital possuírem designs atrativos, o diferencial da Campaign Monitor fica realmente no acabamento estético dos seus templates, bem superiores aos seus demais concorrentes.

Outro ponto de destaque é a facilidade com que se pode personalizar as mensagens para cada um dos seus contatos, coisa um pouco mais difícil nas demais ferramentas de e-mail marketing. Manusear listas, adicionando contatos em massa via importação de planilhas, formulários ou redes sociais também conta como um grande diferencial da plataforma.

https://www.campaignmonitor.com/

Drip

Ferramentas de marketing digital - Drip

O Drip é ideal para quem acredita em resultados de longo prazo, pois suas funcionalidades focam em estratégias de envio de e-mails aos poucos, trabalhando com uma baixa quantidade de mensagens aos usuários, porém de forma efetiva e com resultados concretos.

Outro diferencial é o seu widget de captura de e-mails, fácil e simples de ser instalado no seu site ou blog. As possibilidades de personalização da ferramenta também são um ponto forte, e com elas é possível configurar, através de tags, uma série de eventos que desencadeiam disparos automáticos de e-mail. É praticamente uma inteligência artificial personalizável para o seu negócio.

https://www.drip.com/

Ferramentas de Automação de Marketing

Enxergar o lead andar funil abaixo na sua jornada de compra não é possível sem ferramentas de marketing digital que ajude na automação de marketing. Além de efetivar disparos automáticos de e-mail na hora certa para cada situação, um software de automação indica as conversões em vendas e a quantidade de leads geradas em um determinado período, indicando ao gestor de marketing digital quantas e quais as oportunidades em vendas disponíveis para contato imediato.

RD Station

Ferramentas de marketing digital - RD Station

O RD Station é a ferramenta de automação de marketing mais famosa do país. Possui junto dela uma série de ferramentas adjacentes à automação, como a análise do funil de vendas e o disparo de e-mails. E esta é a sua maior vantagem: é um software bastante completo.

Dentro dele, é possível gerenciar também suas redes sociais, seu blog, criar landing pages e ter alguma noção básica de como está o SEO do seu site. Suas mensalidades iniciam a partir de R$ 329,00.

https://www.rdstation.com/

LAHAR

Ferramentas de marketing digital - LAHAR

Assim como o RD Station, a Lahar oferece um pouco mais do que a automação de marketing – mas aqui o foco é outro. Claramente direcionado para vendas, o software conta com um design fácil de entender, boa integração de informações com diversas ferramentas e uma análise de dados potente, com possibilidade de personalização de conteúdo.

A ferramenta visa o aumento da produtividade dos times de vendas e marketing das empresas, com foco em facilitar ações voltadas às diversas etapas do funil de vendas. Além disso, ela oferece disparos de e-mail marketing, monitoramento de redes sociais, busca das keywords mais relevantes ao seu negócio e a criação simplificada de landing pages para captação de leads.

https://www.lahar.com.br/

Lead Lovers

Ferramentas de marketing digital - Lead Lovers

A Leadlovers tem um foco bem claro no relacionamento do cliente. É uma ferramenta de automação ideal para quem busca vender mais para a sua base atual de clientes, mas que não negligencia a conquista de novos consumidores.

A criação de páginas personalizadas, que podem servir de landing pages ou de páginas de captura de contatos para aumento da sua base, sem falar nas ações de relacionamento, são os principais diferenciais da Leadlovers. Fora isso, ela se conecta com boa parte das ferramentas mencionadas neste post, além de possuir integração direta com gateways de pagamento como o PayPal e o PagSeguro.

https://amoleads.com.br/

Hubspot

Ferramentas de marketing digital - Hubspot

Marca mais famosa no mundo em automação de marketing, a Hubspot é, sem dúvidas, uma das ferramentas mais completas quando falamos no assunto. Ideal para quem trabalha com uma estratégia baseada na produção de conteúdo, seu foco é “empurrar” os clientes funil de vendas abaixo de forma suave e eficaz.

A ferramenta ainda possui um sistema de pontuação que dá notas aos leads. Quanto maior a nota, maior a probabilidade de uma venda se concretizar. Ela ainda oferece e-mails marketing para nutrição de conteúdo e um dashboard de acompanhamento simples e intuitivo, que permite verificar a eficiência das campanhas.

https://www.hubspot.com/

Keap

Ferramentas de marketing digital - Keap

A Keap é voltada para pequenas empresas e seu principal objetivo é facilitar a captação de contatos para aumento de base, deixando esta tarefa chata mais tranquila e automatizada.

Sua ferramenta de automação ainda permite o disparo personalizado de e-mails, com acompanhamento de perto das ações do seu cliente em potencial. Também é possível modificar suas campanhas, mesmo as que estejam em andamento, e criar landing pages.

https://keap.com/

Ferramentas de Criação de Landing Pages

Já falamos bastante em landing pages, mas nenhuma das ferramentas de marketing digital acima eram focadas exclusivamente na tarefa de criar páginas especiais para captar contatos e aumentar sua base de clientes. A seguir, confira 5 ferramentas específicas para esta funcionalidade, fundamentais para quem quer campanhas de marketing digital de alta performance.

Instapage

Ferramentas de marketing digital - Instapage

Sem dúvidas, um dos melhores e mais simples softwares do mercado para a criação de landing pages. Funcionando no formato de “arrastar e soltar”, o Instapage se destaca pela sua facilidade de utilização e pela publicação de páginas para o aumento da performance de campanhas, mesmo para quem não possui conhecimentos em webdesign.

Na própria ferramenta já existem centenas de modelos de layout prontos para uso, customizáveis conforme suas necessidades, sempre otimizados para conversão. O foco também pode ser escolhido por você: divulgação de um vídeo ao vivo, download de algum conteúdo, entre várias outras opções. A ferramenta ainda possui uma plataforma para testes A/B e uma biblioteca própria de imagens, além de integrar facilmente com diversos disparadores de e-mail.

https://instapage.com/

Landingi

Ferramentas de marketing digital - Landigi

Esta é a ferramenta ideal para quem quer controlar os gastos com um criador de landing pages, pois ela possui um sistema de pagamento que escala com base nos visitantes que suas landing pages irão receber. Além disso, a plataforma oferece uma ferramenta de testes A/B para otimizar suas campanhas. Seu único problema está na integração, não sendo uma ferramenta muito fácil de usar em conjunto a outras com serviços complementares.

https://landingi.com/

Unbounce

Ferramentas de marketing digital - Unbounce

Mais uma das ferramentas no estilo “arrasta e solta”, o Unbounce tem como sua principal qualidade a enorme variedade de templates prontos e suas possibilidades de customização. Aqui também é possível realizar testes A/B de forma mais profissional e avançada que nas demais ferramentas.

https://unbounce.com/

Leadpages

Ferramentas de marketing digital - Leadpages

O principal atrativo da plataforma, além da sua grande variedade de templates disponíveis, é a facilidade com que a visualização dos dados de performance da sua landing page são disponibilizados no dashboard gerencial.

Ideal para quem adora ver os números mas não tem muito tempo de ficar analisando dados, a Leadpages traz na tela de início logo o que importa: suas taxas de conversão e o tráfego de cada uma das suas LPs. Outra vantagem da plataforma é a criação de formulários em formato opt-in, ajudando a crescer sua lista de e-mails.

https://www.leadpages.net/

Kickpages

Ferramentas de marketing digital - Kickpages

Muito boa para quem está começando neste mundo de ferramentas digitais, a Klickpages torna fácil a criação de landing pages do zero, mas também disponibiliza templates prontos para quem não quiser se incomodar com isso.

Possuindo o sistema completo deles, com as ferramentas para disparo de e-mail marketing e para marketing de afiliados, a integração é fácil e fluída. A Kickpages ainda conta com um bom sistema de organização das suas landing pages e uma plataforma para testes A/B dos seus conteúdos publicados.

https://klickpages.com.br/

Ferramentas de CRM

Com tantos leads entrando através das ferramentas de marketing digital apresentadas aqui, é fundamental um sistema integrado com a sua área de vendas para gerenciar tantos contatos. É aqui onde entra o CRM, sigla para Customer Relationship Management, que significa, em português, o gerenciamento do relacionamento com o cliente.

Os CRMs permitem que sua área de vendas mantenha registrado todo o histórico de atendimento a um cliente, os problemas que ele já passou, seus produtos favoritos e suas últimas compras, além de muitos deles serem integrados com softwares de automação de marketing — que tem foco em que ainda não é seu cliente.

Salesforce

Ferramentas de marketing digital - Salesforce

Uma das ferramentas de CRM mais conhecidas e utilizadas no mundo, o Salesforce automatiza diversas tarefas para facilitar a vida dos seus departamentos comercial, de marketing e de relacionamento com o cliente.

Suas principais funções envolvem notificações automáticas ao time com as melhores oportunidades de venda dentro da carteira, indicando recomendações do melhor approach com este cliente potencial. Ainda é possível veicular campanhas direcionadas para aumentar suas vendas, que são indicadas em relatórios com previsões, desempenhos da equipe e afins.

O CRM ainda é totalmente customizável, sendo possível criar e personalizar todas as etapas envolvidas no seu negócio dentro da ferramenta. Seu dashboard de simples entendimento e gerenciamento vem com gráficos de desempenho em tempo real de acordo com cada etapa do funil de vendas.

https://www.salesforce.com/br/

Pipedrive

Ferramentas de marketing digital - Pipedrive

O Pipedrive é outra ferramenta bastante popular para gerenciar o processo de vendas de uma empresa. Usado por mais de 50 mil empresas em todo o mundo, com o Pipedrive é possível planejar ações de vendas de forma simples e com responsáveis bem definidos, visualizar todas as etapas do funil de vendas, os indicadores das melhores oportunidades e fazer o acompanhamento em tempo real das conversas realizadas e das pessoas envolvidas em uma negociação com um cliente específico. Tudo isso em um layout intuitivo, simples e personalizável.

https://www.pipedrive.com/

Agendor

Ferramentas de marketing digital - Agendor

Plataforma brasileira de aumento na performance das vendas, a Agendor é uma ferramenta de marketing bem completa que possui notificações de visitas e tarefas para vendedores se organizarem, conexão com aplicativos iOS e Android, relatórios detalhados com análises das ações planejadas e realizadas, demonstrativo do desempenho da equipe de vendedores e comunicação fácil com todo o time, além do histórico centralizado de clientes e um painel com o funil de vendas em tempo real.

https://www.agendor.com.br/

Hubspot

Ferramentas de marketing digital - Hubspot CRM

Novamente indicada, a Hubspot é também um ótimo CRM que, somado às suas funcionalidades de automação em marketing, com certeza se tornará um grande potencializador das vendas na sua empresa.

Com a Hubspot como CRM é possível gerenciar os leads de acordo com seu estágio no funil, permitindo a integração direta com GMail, Hotmail e redes sociais. É possível também classificar os negócios como “fechados” ou “perdidos”, classificá-los em uma linha do tempo e também monitorar as ações em relação a cada uma das suas metas.

https://br.hubspot.com/products/crm

PipelineDeals

Ferramentas de marketing digital - PipelineDeals

A PipelineDeals é outra das ferramentas de marketing digital intuitivas e fáceis de usar, com foco na criação de relações lucrativas com clientes no longo prazo. Apesar de simples, possui uma gama de funcionalidades muito completa, fazendo jus até mesmo aos CRMs mais robustos.

Com ele é possível acompanhar campanhas de marketing e vendas, reunir informações sobre clientes e gerenciar membros da equipe para manter controle das operações. O PipelineDeals também integra com aplicativos populares como o Excel, MailChimp, Outlook e outros.

https://www.pipelinedeals.com/

Ferramentas de SEO

Entender onde o seu site precisa melhorar para crescer nas posições do Google é fundamental para gerar mais tráfego e não gastar tanto dinheiro com anúncios. Além disso, uma estratégia de inbound bem sucedida tem o SEO e a geração de conteúdo como os seus pilares principais. Confira abaixo as principais ferramentas de marketing digital para analisar se o seu site está ou não otimizado para os principais motores de busca.

SEMrush

Ferramentas de marketing digital - SEMrush

O SEMrush, apesar de pago, é uma das plataformas mais populares quando falamos de SEO. Possui a suíte de funcionalidades mais completa do mercado, ajudando na competitividade das páginas com ações inteligentes para melhorar seu ranqueamento.

A ferramenta realiza uma auditoria profunda em todo o seu site, apontando diversos erros que precisam ser melhorados. Com base em um sistema de notas, você enxerga as tarefas e vai acompanhando o seu desempenho ao longo da implementação das melhorias.

https://pt.semrush.com/

Google Search Console

Ferramentas de marketing digital - Google Search Console

Nossa próxima indicação é uma ferramenta do próprio Google que ajuda e muito no ranqueamento do seu site. O Google Search Console pode ser usado em conjunto com o Google Analytics e é uma ferramenta da mesma empresa do buscador. Sendo assim, nada mais lógico do que seguir suas indicações para conseguirmos subir algumas posições!

Com o Serach Console é possível saber exatamente como o seu site está se comportando nas buscas, já que ele utiliza o mesmo algoritmo de busca do Google para identificar onde se encontram os problemas, indicando as melhorias. Ela também analisa as keywords com maior potencial de gerar tráfego e resultados para a sua empresa.

https://search.google.com/search-console/about

Google Analytics

Ferramentas de marketing digital - Google Analytics

O Analytics também é uma das ferramentas de marketing digital do Google que entrega uma série de insights para a melhora do posicionamento do seu site nas buscas. Conectando a plataforma ao seu site, é possível enxergar diversas métricas relacionadas aos visitantes da sua página, sendo possível acompanhar se você ganhou ou perdeu tráfego orgânico ao longo do tempo e até mesmo suas metas de vendas.

A plataforma ainda indica algumas melhorias para serem implementadas, caso o tráfego orgânico venha a cair. Mas o interessante mesmo é ficar por dentro das preferências e dos hábitos dos visitantes do seu site, sendo possível criar estratégias de conteúdo, por exemplo, que engajem mais a sua audiência e garantam fidelidade à sua empresa.

https://analytics.google.com/analytics/web/

MajesticSEO

Ferramentas de marketing digital - MajesticSEO

A MajesticSEO se destaca por ser uma plataforma que analisa não só como está o posicionamento do seu site, mas também o dos seus concorrentes. Além de analisar o seu desempenho, a ferramenta visualiza quem são os principais dos seus concorrentes e entrega um relatório completo com as melhorias que você precisa executar, baseado em quem está na sua frente no Google.

https://pt.majestic.com/

WooRank

Ferramentas de marketing digital - WooRank

O Woorank entra nas nossas indicações porque ele é uma grande plataforma para a análise da estrutura do seu website. Sua forma de avaliação entra dentro do código de programação do seu site e indica, com os mesmos olhos do algoritmo do Google, quais os principais problemas e como resolvê-los a fim de gerar mais tráfego orgânico.

https://www.woorank.com/

Ferramentas de Análise de Dados

Não é possível dissociar marketing digital da análise de dados. O acompanhamento de todas as suas ações é imprescindível para que os resultados do que está sendo feito sejam analisados, mensurados e reavaliados o tempo todo, garantindo que você não está perdendo tempo nem dinheiro em ações que não trazem resultado. 

Algumas ferramentas de marketing digital são essenciais nesse processo. Veja abaixo a lista que separamos para você:

Google Analytics

Ferramentas de marketing digital - Google Analytics 2

Como já falamos, o Google Analytics é um software gratuito do Google que permite que você configure metas, veja métricas e visualize informações de visitas ao seu site, origem do tráfego, páginas mais acessadas, tempo de visualização de cada página, faturamento do seu e-commerce e mais uma infinidade de opções.

É essencial ter o Analytics configurado e funcionando para ser a plataforma central do controle de todas as ações que estão acontecendo, ou você pode acabar perdido em meio à inúmeros dashboards de acompanhamento de cada ferramenta que você escolheu para usar.

https://analytics.google.com/analytics/web/

SimilarWeb

Ferramentas de marketing digital - SimilarWeb

O SimilarWeb é outra das ferramentas de marketing digital que analisa os principais dados do seu site e do site dos seus concorrentes. Com a sua análise, é possível enxergar os principais canais de entrada de tráfego de um site, seja orgânico (com as palavras-chave que estão gerando o maior volume) ou então pago (com campanhas e canais de maior retorno e maior volume de acesso). O site ainda indica automaticamente quais são seus principais concorrentes com base no conteúdo e no posicionamento do Google.

https://www.similarweb.com/pt/

Airfluencers

Ferramentas de marketing digital - AirFLuencers

O Airfluencers é uma plataforma com um banco de influenciadores digitais categorizados por assuntos e influências em determinados públicos-alvo. Com a plataforma, é possível enxergar quais os digital influencers mais adequados para realizar parcerias, fazer campanhas de marketing e analisar o desempenho das ações contratadas. A plataforma ainda conta com um time próprio interno que pode ajudar você nas análises e a fazer a ponte com os influenciadores.

https://airfluencers.com/

Ferramentas de UX

Por último, temos aqui algumas plataformas essenciais para quem quer melhorar a experiência do usuário ao visitar o seu site, também conhecido por UX. Como o site é a extensão virtual da sua empresa, é imprescindível que quem acesse sua página consiga encontrar o que precisa e tenha uma boa impressão do que você está oferecendo. É aqui onde entram as análises de UX, e abaixo separamos algumas ferramentas de marketing digital que auxiliam nesse processo.

CrazyEgg

Ferramentas de marketing digital - CrazyEgg

O Crazy Egg é uma plataforma incrível que indica exatamente o que os seus visitantes estão fazendo ao acessar o seu website. Trabalhando com mapas de calor e suas variáveis, o Crazy Egg indica onde todo mundo está clicando, arrastando o mouse, buscando informações e em qual parte do seu site as pessoas prestam mais atenção.

Dessa forma, você pode pensar em dar mais destaque para áreas específicas, melhorando assim a experiência de quem visita o seu site. A plataforma ainda consegue segmentar seus usuários em diversos clusters, dessa forma, você consegue analisar melhor qual o comportamento de quem vem do Google, de quem vem através das suas redes sociais e assim sucessivamente.

https://www.crazyegg.com/

Hotjar

Ferramentas de marketing digital - Hotjar

Já o Hotjar é uma alternativa à última ferramenta apresentada, pois também atua com informações similares através de mapas de calor, cliques, toques e o comportamento de rolagem do seu site. Com os relatórios do Hotjar, é possível ganhar insights do que precisa ser melhorado e o que deve ser mantido, testando assim novas ideias.

A ferramenta ainda possui uma função incrível de gravar as sessões dos seus usuários em vídeo, o que garante uma análise qualitativa mais profunda. É possível também enxergar o seu funil de conversão de vendas, fazer pesquisas em tempo real e gerenciar formulários.

https://www.hotjar.com/

Smartlook

Ferramentas de marketing digital - Smartlook

O Smartlook é outra ferramenta bastante acessível de mapa de calor, com usabilidade simples e tranquila mesmo para quem não é expert no assunto. 

Entre suas principais funções, é possível verificar os locais do seu site que recebem mais cliques, o comportamento dos usuários ao rolarem o seu site, a comparação do comportamento entre visitantes novos e visitantes recorrentes no seu site e também o acompanhamento de formulários preenchidos.

Mesmo no seu plano gratuito, a plataforma já é bastante completa, ideal para quem está começando e quer se aprofundar nas análises de UX sem investir muito.

https://www.smartlook.com/

VWO

Ferramentas de marketing digital - VWO

O VWO é outra ferramenta focada em mapas de calor, mas seu diferencial está nos relatórios interessantes que ela traz e na sua funcionalidade especial focada em testes A/B. Com os resultados, é possível avaliar melhor e otimizar a experiência do seus visitantes. 

A plataforma ainda oferece a possibilidade de personalizar conteúdo, além das demais ferramentas de acompanhamento do comportamento da sua audiência, com relatório das páginas mais visitadas, as ações mais comuns feitas no seu website, entre outras opções.

https://vwo.com/

Vale lembrar que, mesmo para as ferramentas citadas aqui em cima, ainda existem muitas outras similares no mercado que podem substituir suas funcionalidades. Sempre vale ter mais de uma opção para encontrar a ferramenta que atenda às suas necessidades e que encaixe no seu orçamento.

Ferramentas de marketing digital são imprescindíveis para o sucesso da sua campanha

E aí, gostou da nossa seleção? Aqui na Arcana Marketing Digital utilizamos um mix de ferramentas de acordo com o objetivo e budget de cada cliente, trazendo sempre o melhor resultado em vendas nas campanhas propostas.

Ah, e não falamos muito aqui sobre ferramentas de marketing digital voltadas para redes sociais e business intelligence porque isso é assunto para outro post.

Se você deseja conhecer mais sobre as ferramentas de marketing, clique aqui e leia nosso artigo sobre este potente meio de conversões.

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