Como usar as redes sociais como ferramentas de marketing?

Publicado 17/09/2021

Atualmente, as redes sociais são as ferramentas de marketing digital que mais apresentam resultados eficientes. Por serem acessíveis, populares e com resultados visíveis, muitas empresas estão migrando das mídias off para o online. Mas nem tudo são flores. É importante entender quais as melhores estratégias para uma presença digital eficaz nestes meios.

Quer entender mais sobre o mercado das ferramentas de marketing digital? Ainda está em dúvida sobre sua atuação? Então siga conosco que te explicaremos.

Por que as redes sociais são tão importantes?

A internet é um espaço muito relevante para estabelecer um vínculo com clientes, principalmente através das redes sociais. Elas são os canais de comunicação e interação entre usuários mais populares. Nos dias de hoje, os consumidores buscam no virtual as marcas e os produtos que pretendem adquirir, pesquisando informações, indicações e opiniões.

Elas também fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas, influenciando em diversos comportamentos, que vão desde a formação de opiniões aos hábitos de consumo. De acordo com a pesquisa Social Commerce (2021), 74% dos brasileiros já utilizam as redes sociais para comprar.

Este dado pode parecer estranho, mas é justamente por ele que os canais possuem um grande potencial como ferramentas de marketing. Por conta de sua aderência e a familiaridade dos mais diversos públicos, são potências na hora da decisão de compra. 

O consumidor atual é conectado, ativo, informado e seletivo. Isso se deve, principalmente, ao aumento do acesso dos usuários às redes sociais. Elas criam espaços de interação e troca de informações dentro de suas plataformas, seja entre pessoas ou com empresas. Para serem vistas, as marcas precisam levar tudo isso em conta. 

As mídias sociais servem como ferramentas de marketing que, quando alinhadas a uma boa estratégia, aumentam o valor de marcas perante o consumidor, criando um ponto de conexão, identificação e aproximação dos usuários com as empresas. Tudo isso, além de direcionar a comunicação diretamente com o público-alvo desejado. 

Definir um planejamento de ações é essencial para o sucesso do estabelecimento. Só com uma boa estratégia nas ferramentas de marketing, você conseguirá o sucesso desejado. Para entender mais sobre o assunto, siga a leitura, que te mostraremos mais benefícios desta mídia

Quais as vantagens das redes sociais como ferramentas de marketing?

ferramentas de marketing

Adotar as redes sociais como ferramentas de marketing costuma trazer uma série de vantagens para marcas e empresas. As possibilidades de aumentar o reconhecimento e também o fluxo de vendas é muito maior do que através de canais e veículos de comunicação mais tradicionais — como outdoors e anúncios em televisão.  

Alcance

O primeiro fator entre as vantagens do uso de ferramentas de marketing digital é o aumento do alcance da marca. A internet é um território praticamente sem fronteiras, onde os usuários participam de diversas redes em busca de informações. De acordo com o CETIC, 134 milhões de pessoas possuem acesso à internet no Brasil, o que equivale a uma média de 74% da população.

Para te ajudar a dimensionar o tamanho deste acesso, temos outro dado da mesma pesquisa: há 10 anos, o índice de brasileiros com acesso ao mundo digital era de apenas 41%. Sabendo que, em 2011, as redes sociais e os smartphones já começavam a se instalar no país, este crescimento se torna mais positivo ainda.

Engajamento

O engajamento é o grau de participação ativa dos usuários das redes sociais com um determinado perfil. Ele é essencial para o sucesso de um relacionamento entre o público-consumidor e as redes sociais da marca, desempenhando um grande papel no momento de estabelecer seu contato com o público.

Uma das principais vantagens das ferramentas de marketing digital é a acessibilidade aos dados de engajamento (e todos os outros). Para te explicar isso, vamos usar o exemplo de um outdoor: se você instala um destes anúncios na sua cidade, é possível medir quantas pessoas o viram em uma semana? Não! Podem haver especulações, a partir pelo tráfego naquela via, mas nada com precisão.

Com o uso das redes sociais, estas ferramentas de marketing que medem a quantidade de acessos, cliques, alcances, impactos e afins são extremamente precisas, te dando o número exato de comentários, seguidores, vendas e afins.

Aproximação da marca com o público

As redes sociais proporcionam uma maior proximidade das marcas com o público-alvo. As interações ali presentes podem ser muito benéficas para o estabelecer o relacionamento entre os consumidores e as empresas. Comentários, compartilhamentos, curtidas e outras funcionalidades são mecânicas que direcionam as interações e criam significados.

Antes, com o uso de mídias off — ou até mesmo de anúncios online, em sites e portais — era impossível ter este tipo de conexão. Hoje, as empresas fazem o uso das ferramentas de marketing digital para realizar campanhas com influenciadores digitais, mudam sua linguagem e utilizam publicidades para conversar com quem desejam alcançar.

Dinamização e segmentação 

As redes sociais ajudam a tornar os processos de compra e vendas pela internet muito mais dinâmicos. Os consumidores podem pesquisar sobre determinado produto ou serviço através de suas redes, encontrando comunidades onde trocaram ideias e experiências e acessando inúmeras outras informações, o que antes não era tão simples. 

Para o cliente, há também a facilidade de achar o que se deseja e finalizar a compra em poucos minutos, após analisar as informações que procurou através desses canais. É o caso do Instagram Shopping, que, quando bem alinhado às estratégias das ferramentas de marketing digital, conseguem fazer a publicidade e a venda no mesmo espaço, sem precisar sair da tela do app.

Para as marcas, a possibilidade de segmentar e criar anúncios específicos também é uma das grandes vantagens nas redes sociais. Você consegue impactar um tipo exato de consumidores em potencial, definindo sua idade, localidade, gostos, gênero e muito mais detalhes.

Como utilizar as redes sociais como ferramentas de marketing?

Agora que você já sabe todos os benefícios de uma boa estratégia das redes sociais como ferramentas de marketing, vamos à aplicação.

Aliadas importantes do marketing digital, as redes se tornaram espaços indispensáveis na construção de boas marcas. Porém, alguns pontos precisam ser levados em conta quando se opta pela presença digital através delas. Abordaremos a seguir alguns desses aspectos. 

Entenda seu público através de uma persona

Uma persona é um dos estágios mais importantes na hora de utilizar as ferramentas de marketing. Ela cria o cliente ideal de uma marca, ou seja, é a personificação de quem seria o consumidor perfeito para o negócio.

Diferente do público-alvo, que indica os dados mais técnicos (como idade, gênero, profissão e etc), a persona adiciona contornos humanizados à descrição, criando um personagem fictício em detalhes que auxiliam no processo de planejamento das ações de marketing e comunicação, direcionando as campanhas da marca.

Nesta etapa, é preciso definir quem você quer alcançar, qual o tipo de linguagem deve usar, com que tom de voz fazer as publicações e afins. Um erro, nesta hora, pode colocar sua campanha em uma má performance.

Descubra quais os melhores formatos para o seu negócio

Para escolher os melhores formatos a serem adotados nas redes sociais, é preciso entender melhor os comportamentos do público e em quais redes ele está presente e se faz mais ativo. Após identificar esses pontos, é possível definir a importância do canal para as ações da marca como um todo. Sem esta etapa, o uso das ferramentas de marketing digital pode ser falho!

Analisar as redes sociais onde os clientes estão e quais os tipos de publicação eles mais consomem ajuda a escolher os formatos que são relevantes para a marca. Um acompanhamento das tendências nas redes sociais também garante uma maior probabilidade de sucesso na hora de atingir os resultados esperados. 

De nada adianta você utilizar plataformas antigas ou, como dizem na internet, “floopadas” — abandonadas, sem movimentação, que já envelheceram ou perderam a graça —, se seu público não está mais lá.

Conteúdo relevante é a chave

Estar presente nas redes sociais é o primeiro passo para investir no marketing digital. Mas, além de possuir perfil nos principais canais, é necessário que se pense em conteúdos relevantes. São eles que manterão o público interessado no que a empresa comunica e tem a oferecer.

Existem uma série de técnicas adequadas para trabalhar com a criação de conteúdo, sendo o copywriting a mais famosa. Ele consiste na técnica da produção de conteúdo persuasivo voltado ao marketing, trabalhando a partir do interesse do público que irá consumir o conteúdo fornecido, com o intuito principal de converter vendas. 

Conheça as redes sociais que irá utilizar

Após levar em consideração todos os outros pontos abordados, é hora de conhecer as redes sociais em que o público da empresa ou marca faz parte e estudar as melhores oportunidades dentro delas. Existem uma infinidade de possibilidades e de mídias sociais.

Novos modelos surgem praticamente todos os dias, e as tendências e campanhas virais já se tornaram parte do cotidiano. É importante alinhar os objetivos e criar em cima deles, dentro dos formatos ofertados (seja uma trend no TikTok, votação nos stories do Instagram, publicação no feed do Facebook, etc). 

As redes sociais são grandes aliadas das empresas em seu estabelecimento no ambiente digital, permitindo que as marcas trabalhem em contato com seu público de maneira mais próxima e efetiva e obtendo bons resultados de marketing. 

Agora que você já sabe da importância das redes sociais como ferramentas de marketing, está na hora de investir nessas estratégias para garantir que a sua presença digital seja efetiva. Para quem está mais habituado, isso pode ser uma jornada fácil e rápida. Porém, se este não é o seu caso, o melhor é contar com quem já entende do negócio!

A Arcana tem um time pronto para te ajudar nesse processo. Somos uma agência de marketing digital acostumada a trabalhar com redes sociais, levando o nome das marcas a elas de forma natural e conforme cada persona. Nosso time é repleto de profissionais qualificados, experts em diversos segmentos. Para saber mais, entre em contato conosco e confira!

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] de criar conteúdo, o blog, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não foi soterrado pelas redes sociais. Há espaço para tudo, inclusive para uma criação de conteúdo de qualidade. Aqui, faz parte da […]

trackback

[…] a respeito da internet, o futuro das oficinas mecânicas também dependerá de estratégias nas redes sociais. Isso quer dizer que os perfis nessas redes devem oferecer conteúdo relevante e que engajem o […]

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em seu e-mail: