Franqueado de sucesso: 8 dicas para se transformar em um

Publicado 13/04/2021

Tornar-se um franqueado de sucesso é um desejo cada vez mais popular. Por isso, os modelos de franquia estão atualmente entre os estilos de negócio mais procurados para investir. Contudo, empreender não é uma tarefa fácil, e exige total dedicação do franqueado.

Além de um planejamento bem definido para o desenvolvimento da empresa de forma segura, algumas práticas devem ser realizadas para conquistar bons resultados, tornando-se um franqueado de sucesso. Quer aplicá-los no seu negócio? Então, conheça quais são elas na leitura de hoje!

O que fazer para ser um franqueado de sucesso?

Atualmente, o Brasil é um dos países com maiores mercados mundiais em franchising. Por seu modelo de negócio, as franquias não perdem poder de expansão nem mesmo na crise, sendo opções seguras com rápido retorno para o investidor. 

Contudo, para ser um franqueado de sucesso é preciso ter planejamento e realizar algumas práticas fundamentais para obter os melhores resultados neste tipo de empreendimento. Conheça as principais.

1. Entenda a marca que pretende representar

A primeira prática para se tornar um franqueado de sucesso é dedicar-se a um negócio que você acredita, entendendo a marca e escolhendo um empreendimento que seja compatível com seus valores.

Investir em uma franquia que te representa contribui para que você acredite cada vez mais na marca. Dessa maneira, os colaboradores também serão representantes coerentes do conceito e representação de seu negócio. 

2. Faça da franquia uma prioridade

Assim como em qualquer tipo de empreendimento, para ser um franqueado de sucesso seu negócio deve ser uma das prioridades em sua vida. Por isso, certifique-se de estar sempre presente, acompanhando não só os indicadores de venda, mas também oferecendo o melhor ao seu público, seja em atendimento, produtos ou serviços. Seu cliente deve sentir que apesar de uma franquia, aquele negócio é único. 

Franqueado de Sucesso - Prioridade

3. Tenha conhecimento para uma boa gestão

Ser um bom gestor é essencial para qualquer negócio. Diante da atuação como um franqueado isso não é diferente. Afinal, para estar à frente de um empreendimento é preciso planejamento, preparo e muita dedicação. 

Ainda que a franquia seja um modelo pronto de negócio, para que o franqueado tenha sucesso é fundamental que seu desempenho como gestor seja adequado, controlando gastos, supervisionando o desempenho de colaboradores, atendendo clientes e administrando o negócio de forma detalhada.

4. Faça bom uso de ferramentas de TI 

Fazer o bom uso das ferramentas de TI fornecidas pelas franquias é uma forma de ter ajuda em tarefas do cotidiano. Dessa forma, aproveite ferramentas como CRM (gerenciador de relacionamento com o cliente) e a omnicanalidade para oferecer uma experiência aprimorada e uniforme aos clientes em qualquer canal de atendimento de sua franquia e adquirir informações importantes de seus clientes que vão ajudar a equipe de marketing.

5. Treine bem sua equipe

Outra prática fundamental relacionada ao sucesso de sua franquia envolve a equipe de colaboradores. Para que seu empreendimento se destaque diante da concorrência, e conquiste os clientes pelo excelente atendimento, é preciso treinar a equipe. 

Cada vez mais o diferencial de uma empresa se mostra na experiência que o cliente tem no momento da compra, por isso, certifique-se de manter a padronização no atendimento, com pessoas motivadas e empenhadas a realizar o melhor trabalho representando a marca.

6. Realize uma projeção de caixa

Para ser um franqueado, não basta ter o montante para começar. O sucesso de seu negócio vai depender também de sua reserva para fluxo de caixa. Esse é o valor que fará seu empreendimento funcionar, visto que é o fluxo é a diferença entre o montante adquirido por vendas e o que é gasto.

Franqueado de Sucesso - Fluxo de Caixa

Uma reserva financeira é importante para diminuir essa diferença. Com a projeção de caixa nas mãos, você poderá projetar o fluxo, considerando sempre os piores cenários para vendas. Com isso definido, seu negócio terá segurança para manter-se sempre aberto.

7. Mantenha bom relacionamento com o franqueador

Ter um bom relacionamento com o franqueador ajudará no crescimento de sua franquia. O franqueado deve confiar, seguir as regras da franqueadora e respeitá-las, trocando experiências que ajudam a minimizar os riscos para o empreendimento.

8. Acompanhe indicadores de venda

Considerando que uma das principais práticas para que o franqueado tenha sucesso é um bom gerenciamento, acompanhar o desempenho de seu negócio é essencial para criar estratégias adequadas e trabalhar no que oferece resultado. Por isso, é muito importante acompanhar indicadores de vendas constantemente, analisando:

  • Vendas em valor, volume, planejadas;
  • Ticket médio, observando o comportamento dos clientes diante da marca;
  • Vendas médias por cada vendedor;
  • Taxas de conversão, avaliando a eficiência da sua equipe de acordo com as oportunidades geradas e que foram convertidas em vendas.

Na leitura de hoje você pôde entender que ser um franqueado de sucesso exige planejamento e execução de estratégias assertivas. Por isso, tendo em mente que o sucesso é uma escolha, faça de sua franquia uma prioridade e invista não só seu dinheiro, mas também práticas que possam destacar seu negócio no mercado.

Quer receber mais conteúdos como este? Então, assine nossa newsletter e mantenha-se informado! Ou siga a gente em nossas redes sociais e saiba sempre quando um novo conteúdo estiver disponível.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em seu e-mail: