5 motivos para apostar na geração de conteúdo e atrair clientes

Publicado 27/12/2020

A estratégia de marketing de conteúdo para atrair mais clientes está se tornando cada vez mais comum entre as empresas. A geração de conteúdo, como artigos para blogs, vídeos, e-books e muitos outros formatos já é uma prática fundamental para quem trabalha com marketing digital e deseja aumentar suas vendas.

A geração de conteúdo tem um papel importante em diversas etapas da jornada de compra, como a atração de clientes em potencial, a conversão dos mesmos em vendas e na fidelização de compra. Publicar conteúdos ricos é de extrema importância no universo digital e custa menos do que você imagina.

Se você tem interesse de saber como o marketing de conteúdo pode beneficiar e atrair clientes para sua empresa através de conteúdos relevantes, continue lendo esse artigo.

O marketing digital e a geração de conteúdo

O marketing digital refere-se às técnicas e estratégias do marketing tradicional, adaptadas e aplicadas ao ambiente online, levando em consideração novas métricas de análise e mensuração.

Quando o Google se tornou uma das ferramentas de busca mais utilizadas no mundo, nasceu também uma competitividade entre as marcas para serem encontradas e vistas pelos usuários da internet.

O marketing digital surgiu na mesma época em que o Google Ads se tornou uma ferramenta de promoção de produtos e serviços em um dos sites de buscas mais utilizado do mundo, e a partir daí tudo cresceu em um ritmo exponencial, surgindo assim a necessidade de criar um relacionamento e produzir conteúdos específicos para cada tipo de pessoa e potenciais consumidores.

A geração de conteúdo deve andar lado a lado com sua estratégia de marketing digital, onde um complementa o outro. O digital garante a presença da empresa nos meios digitais e o marketing de conteúdo vem para compor essa atividade e agregar valor para atingirem juntos os objetivos e metas.

Já o conteúdo digital é qualquer informação ou conhecimento produzido em canais da internet. O objetivo é dar visibilidade para sua marca e atrair pessoas interessadas no produto que você oferece. Produzir conteúdo gera uma série de benefícios para as empresas, tais como garantir a autoridade no ambiente digital, reduzir o custo de aquisição dos clientes, manter o relacionamento com o público e otimizar o pós-venda. 

Mas para que esses benefícios aconteçam, a estratégia de geração de conteúdo deve trazer seu público-alvo até sua marca com materiais de qualidade, estimulando-o a realizar alguma ação. Além disso, quando aliada ao Inbound Marketing e ao pipeline de vendas, a geração de conteúdo pode ser utilizada para capturar leads e conduzi-los durante suas jornadas de compra e com uma boa experiência com a sua marca.

Dentro do marketing de conteúdo podemos encontrar outras técnicas para a produção de materiais focados em atrair e convencer o leitor a uma ação. Uma delas é o copywriting

Os textos que utilizam essa técnica possuem uma linguagem persuasiva e fazem uso de gatilhos mentais para despertar o interesse no leitor, com o objetivo de que o mesmo realize algum tipo de conversão e gere uma venda para a empresa. 

Utilizar técnicas como o copywriting na geração de conteúdo pode ser um diferencial para que a estratégia seja efetiva, pois estimula o leitor a tomar uma atitude.

5 motivos para você iniciar sua geração de conteúdo relevante e atrair clientes

Geração de Conteúdo

1. Seu público-alvo está na internet

O número de brasileiros que usam a internet continua aumentando. No ano de 2019, foi registrado que 70% da população está presente no mundo digital. Isso equivale a quase 130 milhões de pessoas, com dados retirados da pesquisa anual feita pelo Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade de Informações (Cetic), uma das principais do Brasil.

O Brasil é considerado o país com mais pessoas conectadas nas redes sociais em toda a América Latina. A população brasileira é uma das que mais acessa o YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Pinterest e Linkedin no mundo, além do recém chegado no Brasil, o TikTok, também compor o quadro das redes sociais mais acessadas.

A grande maioria dos acessos da população nacional tem sido feitas por meio de dispositivos móveis. São mais de 68 milhões de brasileiros que usam exclusivamente seus celulares para navegar nas redes sociais.

Produzir conteúdo digital é chamar a atenção dessas pessoas, atraí-las para dentro da sua empresa, iniciar um relacionamento com elas e depois vender. Mas se você ainda está na dúvida em relação à geração de conteúdo, pense o seguinte: 

Para atrair clientes até a sua empresa é melhor ir até onde eles estão, apresentar um conteúdo rico para que suas dúvidas sejam sanadas e elas se sintam prontas e seguras para efetuar uma compra e manter o relacionamento com a sua empresa.   

2. Formar autoridade

Então basta produzir conteúdo sobre qualquer assunto, publicar e divulgá-lo na internet?

Não, não é bem assim que funciona. 

Quando você escolhe adotar uma estratégia de geração de conteúdo, você fornecerá informações importantes que trarão confiança ao seu negócio. Afinal, quando buscamos por uma solução para os nossos problemas, preferimos sempre alguém que realmente entenda do que está falando.

Você ensina o seu cliente a usar o seu produto, apresenta a sua empresa compartilhando resultados e cases de sucesso. Esse tipo de conteúdo contribui para gerar autoridade e aumentará a confiança do consumidor. 

Mas é preciso atrair as pessoas com informações importantes e conteúdos de qualidade que realmente se interessam pelo o que você está falando. Esses assuntos estão relacionados com as dúvidas e problemas da sua persona no início, e não com a sua marca ou produto diretamente. 

Diferente do conceito de público-alvo, que abrange características demográficas e sociais mais generalizadas, uma persona é um personagem semi fictício que existe para representar o seu cliente ideal. Dessa forma, para produzir uma persona é necessário montar um perfil com nome, profissão, idade, problemas a serem resolvidos entre outros comportamentos. 

Você deve ter em mente que o seu objetivo ao criar uma persona é desenvolver um personagem a partir de um estereótipo que se encaixe ao máximo nas características do seu público-alvo. 

Um dos principais motivos para definir tais personas no processo de geração de conteúdo é falar com o público correto, caso contrário, de nada adiantará o seu conteúdo. A persona é essencial para definir a linguagem a ser utilizada nas estratégias de marketing de conteúdo, bem como para se identificar em quais canais elas se encontrarão.

Não só para quem investe em serviços ou softwares, a geração de conteúdo também é importantíssima para quem possui lojas virtuais.

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3. Reduzir o custo de aquisição dos clientes 

Todo empreendedor sabe que, para conquistar novos clientes, é preciso investir.

Compreender o que é o CAC e reduzir esse indicador é uma meta que a sua empresa precisa buscar a todo momento. Afinal, você concorda que o cenário ideal para qualquer empresa é vender mais e gastar menos, certo?

O cálculo do CAC, que é um acrônimo para Custo de Aquisição de Clientes, leva em conta muitos aspectos. Entre eles estão o salário e a comissão da sua equipe de vendas e de outras equipes envolvidas, o custo de softwares como CRMs e ERPs, gastos com mídias tradicionais e digitais, entre outros custos envolvidos na geração de uma venda.

Infelizmente, as mídias tradicionais podem ser bem caras e nem sempre é possível ter uma noção exata de qual retorno elas estão trazendo para as suas estratégias de vendas.

Com a geração de conteúdo aliada a estratégias de SEO, você conseguirá atingir um público maior e mais específico, além de diminuir o seu CAC, tornando toda a sua estratégia mais eficiente e aumentando o retorno sobre o seu investimento.

Com um conteúdo rico, os clientes já chegam até a sua empresa com as suas dúvidas sanadas e mais próximos de efetivar a compra. A geração de conteúdo, além de sanar as dúvidas desses clientes, normalmente já quebra as primeiras objeções da venda.

Portanto, o custo de aquisição dos clientes reduz significativamente já que o conteúdo publicado vai atingir um número grande de potenciais clientes de uma vez só, sendo que em um processo de vendas convencionais isso geralmente não é possível.

4. Relacionamento com o cliente

Imagine os clientes como embaixadores de sua marca. Com a geração de conteúdo, o relacionamento com o cliente é uma consequência. Através dos canais sociais, é possível criar uma interação com o público, tendo mais proximidade e um relacionamento personalizado com os seus clientes.

Seu material pode ser transmitido em um blog, por exemplo, através de conteúdos educativos e informativos. Vídeos, infográficos, ou qualquer outro meio que facilite a compreensão do que você tem a dizer pelo seu cliente e potencial cliente podem ajudar na composição dos materiais.

Para fazer isso na prática, converse com a sua equipe de vendas (ou qualquer outro departamento que tenha um maior contato com seus clientes) e verifique todas as dúvidas e desejos que seus clientes têm em relação a seus produtos ou serviços. 

Entenda que esse relacionamento com os clientes é algo extremamente importante para qualquer empresa. A partir do momento que o seu cliente se sente importante para a sua marca, as chances que ele seja impactado pela concorrência diminuem. Isso significa mais fidelidade e mais relacionamento com o seu negócio.

Já dizia Philip Kotler: se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.

5. Otimização do pós venda

As estratégias de geração de conteúdo, além de reduzirem o custo de aquisição dos clientes, criam um relacionamento com eles e ainda podem otimizar o pós-venda da sua empresa. Esse conteúdo pode ser usado de várias maneiras, como ajudando a tirar possíveis dúvidas do uso de um produto ou sobre como solicitar algum tipo de serviço. 

Vamos exemplificar com a seguinte situação: o cliente adquiriu um determinado produto e, infelizmente, o mesmo chegou com um defeito. A entrega também demorou mais do que o esperado e o cliente decidiu trocar o produto.

O marketing de conteúdo durante o pós-venda permite que a empresa tenha maior controle dos produtos e serviços para aprimorar a experiência para os seus clientes. Neste caso, um FAQ com as principais formas de efetivar uma troca ou devolução pode desafogar sua equipe de SAC, já que o cliente encontra tudo o que precisava sem precisar abrir um chamado.

Geralmente, se há um problema o cliente não quer passar por um processo complicado. Com um pós-venda otimizado, você pode antecipar trocas e informar sobre processos de devoluções e consertos antes mesmo que o cliente lhe procure.

Dos vários problemas que surgem durante o processo de venda, sua empresa precisa estar preparada para lidar com eles. A geração de conteúdo te auxilia também com isso.

É neste momento que a sua empresa demonstrará que o cliente é importante para ela mesmo depois da compra, dando atenção a pessoa e oferecendo conteúdos que sejam úteis e que façam que ela comprem de novo de você e dissemine a sua marca, indicando para conhecidos amigos e familiares.

Sobre a Arcana

E então, já está convencido de que marketing de conteúdo pode ajudar o seu negócio? Investir em estratégias de marketing digital e na geração de conteúdo — ou mesmo em uma auditoria — é essencial para qualquer empreendedor que queira conquistar uma posição de destaque no mercado nos dias de hoje. 

A Arcana é uma agência de marketing digital para empresas que desejam vender muito mais. Nosso serviço é fazer com que o seu negócio se desenvolva, estruturando processos e alavancando novas oportunidades de crescimento. 

Acompanhando o seu negócio de perto em uma consultoria sob medida, nosso time de especialistas irá propor soluções simples e assertivas envolvendo as áreas de marketing digital e e-commerce, melhorando seus resultados comerciais.

E o mais importante: o investimento é adequado à realidade da sua empresa, com um retorno sobre o investimento sempre mensurável e constante. Entre em contato com a gente e saiba mais sobre os nossos serviços!

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