O que é gestão de mídias sociais e por que fazê-la na sua empresa

Publicado 15/12/2020

O marketing digital abrange muitas estratégias que trabalham juntas para gerar interesse, nutrir leads e fidelizar os clientes. Uma delas é a gestão de mídias sociais. No entanto, é importante que você conheça cada tática de marketing digital e como elas podem ajudar sua empresa se você quiser tirar o máximo proveito do seu orçamento de marketing.

Você provavelmente conhece redes sociais como o Facebook ou o Twitter, por exemplo. Mas você sabe como esses canais são usados ​​para expandir negócios? A gestão das mídias sociais tem o objetivo de utilizar o conteúdo nos canais digitais para aumentar seu alcance e influenciar as conversões da sua empresa.

Não estamos falando de anúncios, isso é assunto para outro post. Nesse artigo vamos te explicar um pouco mais sobre como funciona o trabalho de gestão de mídias sociais e os motivos para sua empresa se preocupar com ela. Continue a leitura e confira!

O que é gestão de mídias sociais?

A gestão de mídias sociais é o processo de criação, publicação, promoção e gerenciamento de conteúdo em canais de redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, Pinterest e tantos outros.

O gerenciamento de mídias sociais vai além de apenas publicar atualizações nos perfis da sua empresa. Também inclui o envolvimento com seu público e a busca de novas oportunidades para aumentar o alcance e a visibilidade. 

Aqui estão apenas algumas das tarefas envolvidas na gestão de mídias sociais:

Escolhendo as plataformas corretas de gerenciamento de rede social

Antes de começar a montar uma estratégia para gestão de mídias sociais, você precisará considerar quais são as melhores plataformas para o seu negócio. Separamos uma pequena visão das diferentes plataformas e quais benefícios eles podem oferecer aos seus negócios:

  • Facebook: O Facebook tem quase 2,7 bilhões de usuários ativos mensais, provenientes de diversas origens. Há também um bom equilíbrio de gêneros e faixas etárias quando se trata da base de usuários do Facebook. Isso o torna uma ótima plataforma social para empresas que estão tentando alcançar um público maior.
  • Instagram: O Instagram é um ótimo canal de mídia social para marcas que criam muito conteúdo visual. O público do Instagram tende a ser mais jovem, com mais usuários do sexo feminino do que homens. Essa pode ser uma excelente plataforma para empresas que vendem produtos ou serviços relacionados a moda, estilo de vida, arte ou outras indústrias visuais.
  • Twitter: O Twitter tem 321 milhões de usuários ativos em todo o mundo e tende a estar onde os usuários buscam notícias e tendências. Essa plataforma é ideal para marcas que desejam participar de uma conversa sobre tópicos de tendências em seu setor. Também é um ótimo lugar para compartilhar conteúdo com influenciadores e outras pessoas que podem achar sua marca valiosa.
  • LinkedIn: O LinkedIn é a plataforma de mídia social para marcas B2B direcionadas a negócios em diferentes setores. Com o LinkedIn, você pode encontrar, interagir e compartilhar conteúdo com pessoas com base no tipo de empresa, setor ou cargo.
  • YouTube: O YouTube se tornou o segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo, perdendo apenas para o próprio Google. Você pode fazer o upload de seu conteúdo de vídeo para este canal para ajudar a se conectar e se conectar com seu público. Com hospedagem de vídeo ilimitada, sua empresa pode publicar o conteúdo de vídeo que desejar e compartilhar em outros canais.
  • Pinterest: O Pinterest é outro ótimo canal para compartilhar conteúdo focado em imagens. Isso se tornou uma obrigação para os consumidores interessados ​​em bricolagem, artesanato, melhoramento da casa, nutrição, fitness, moda e muito mais. Se sua marca vende um produto ou serviço que presta bem a imagens, o Pinterest pode valer a pena.

Desenvolvendo uma estratégia de gestão de mídias sociais

Estratégia de gestão de mídias sociais

O desenvolvimento de uma estratégia de gestão de mídias sociais é uma parte importante para garantir que cada uma de suas campanhas esteja ajudando você a se aproximar de seus objetivos de marketing. Depois de decidir quais canais você planeja usar, será necessário considerar com que frequência planeja postar e quais tipos de conteúdo você postará.

Comece considerando o que você sabe sobre o seu público. Que tipo de conteúdo eles gostam mais? Desenvolva um conteúdo envolvente, mas que também fale com suas necessidades e desafios.

Você também deve considerar como planeja tornar o engajamento e a resposta uma parte consistente da gestão das suas redes sociais. Você planeja falar com fãs e seguidores e iniciar uma conversa? Com que frequência você responderá a perguntas e preocupações postadas em sua página? Você planeja usar concursos para envolver seu público? Tudo isso deve estar em algum lugar da sua estratégia de redes sociais.

Criando uma programação de mídia social

Quando se trata de gestão de mídias sociais, a consistência é fundamental. Como não existem duas empresas iguais, você não pode esperar os mesmos resultados para todas as empresas que implementaram a mesma abordagem na publicação em canais de mídia social. No entanto, seja qual for a frequência ou o horário da postagem que você escolher, você deve fazer isso de forma consistente.

Se você deseja manter os clientes engajados e aumentar seus seguidores nestes canais, precisará postar conteúdo de qualidade de forma consistente. A única maneira de fazer isso é criar uma programação de mídia social que detalha quando e o que você postará em quais canais.

Criar um calendário editorial para seu gerenciamento de mídia social é uma boa maneira de manter seus negócios no caminho certo quando se trata de uma programação de rede social.

Você pode personalizar este calendário editorial de uma maneira que funcione para os seus negócios. Apenas certifique-se de incluir informações básicas como a data de publicação, o conteúdo e qualquer link ou imagem.

Criando e postando conteúdo em perfis sociais

Uma grande parte do gerenciamento de mídia social é criar e publicar conteúdo de mídia social nos perfis da sua empresa. Isso envolve não apenas a cópia de escrita, mas também o desenvolvimento de peças criativas na forma de imagens ou vídeo.

Esse aspecto do gerenciamento de mídia social exige que você tenha um entendimento profundo das plataformas de mídia social e de seu público. Você precisa saber quais são as melhores práticas para criar conteúdo no canal. Mas você também precisará saber que tipo de conteúdo e tópicos são mais atraentes para o seu público-alvo.

Respondendo a fãs e seguidores

Responder a fãs e seguidores em suas plataformas de mídia social é uma parte importante do gerenciamento de redes sociais. Quando um seguidor comenta sua página com uma pergunta ou engajamento positivo, isso apresenta uma nova oportunidade para você agregar valor aos seus leads e, ao mesmo tempo, demonstrar um excelente atendimento ao cliente.

Sua empresa deve verificar rotineiramente se há comentários ou mensagens em suas plataformas sociais. Pense com cuidado antes de responder, pois a resposta geralmente será pública. Aqui na Arcana Marketing Digital, por exemplo, nós monitoramos as contas dos nossos clientes todos os dias e, como prática, respondemos sempre aos seguidores dentro de 24 horas.

Acompanhamento do desempenho ao longo do tempo

Como em qualquer outro tipo de tática de marketing digital que você emprega, convém garantir que acompanhe e avalie os resultados de suas campanhas de mídia social ao longo do tempo. Essa é a única maneira de saber se suas campanhas estão ajudando você a atingir suas metas de marketing. Sem mencionar, é assim que você determinará seu ROI das redes sociais e decidirá se você está colocando seus recursos da melhor maneira possível.

O acompanhamento do seu desempenho também ajuda a identificar áreas de melhoria. Depois de saber o que precisa funcionar, você pode começar a tomar medidas acionáveis ​​para melhorar sua estratégia de mídia social. Isso permitirá aumentar os resultados agora e no futuro.

Por que você precisa contratar uma empresa de gestão de mídias sociais

Empresa de gestão de mídias sociais

Saber o que é gerenciamento de mídia social e por que é importante é apenas metade da batalha. Agora, você deve usar esse conhecimento e começar a tomar decisões sobre a gestão de mídias sociais da sua empresa.

Para muitas empresas, não há tempo ou recursos suficientes para se dedicar à gestão de mídias sociais. Publicações de conteúdo de qualidade exigem muito tempo e esforço que algumas equipes de marketing de pequenas empresas simplesmente não têm. Sem mencionar que, talvez, você não tenha ninguém em sua equipe com os conhecimentos ou habilidades necessárias para implementar campanhas eficazes.

É aqui que entra uma empresa de gestão de mídias sociais como a Arcana. Uma agência te ajuda a complementar seus esforços de marketing digital, fornecendo serviços especializados em redes sociais.

A nossa equipe é especializada em estratégias de redes sociais e têm as habilidades e conhecimentos necessários para garantir que seus esforços de redes sociais sejam um sucesso e tragam bons resultados para o seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços de marketing digital!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em seu e-mail: