A importância do SEO nas lojas virtuais e como configurar

Publicado 28/10/2021

A criação do seu e-commerce é apenas uma das primeiras etapas para vender com sua loja online. Existem muitas estratégias para atrair tráfego para o seu site, mas a importância do SEO como uma estratégia de longo prazo, faz cada vez mais parte do dia a dia das lojas virtuais Brasil afora.

Os mecanismos de pesquisa se tornaram um elemento onipresente da experiência online para milhões de usuários. É por meio deles que milhares de compradores encontram onde comprar o que desejam. Daí a importância do SEO. Também chamado de Search Engine Optimization (Otimização dos Mecanismos de Pesquisa), otimizar seu e-commerce para que apareça na frente dos resultados de uma pesquisa sobre seu mercado é fundamental.

A importância do SEO para lojas virtuais

SEO é extremamente útil para seus clientes encontrarem você

Um site de comércio eletrônico sem SEO é como abrir uma loja física e não colocar uma placa. Essa é a primeira constatação sobre a importância do SEO na sua loja.

A alta taxa de inovação ao longo dos anos mudou a maneira como os clientes compram. A pesquisa é uma parte fundamental do processo de tomada de decisão, com 97% dos clientes utilizando mecanismos de pesquisa para esclarecer suas decisões de compra.

Consequentemente, desconsiderar o SEO significa que você corre o risco de não ser visível durante a jornada de compra de seus clientes. Quando você não é perceptível nos resultados da pesquisa, menos clientes pensam em você e seu desenvolvimento fica mais lento. Enquanto isso, seus rivais expandirão os negócios — e você está dando a eles a chance de se tornarem fortes o suficiente para a competição.

SEO é uma maneira econômica de cultivar seus resultados

Empreendimentos comerciais excepcionalmente agressivos, que pagam pelo tráfego do site, podem gerar receita por clique. Por outro lado, talvez eles sejam obrigados a comprar anúncios caros para isso.

Com as técnicas de SEO, você fica menos dependente dessa atividade. É claro que você ainda pode comprar anúncios. No entanto, no caso de os fundos serem escassos, o SEO pode ser uma tábua de salvação que traz resultados em um fluxo contínuo.

Ao contrário do tráfego de pesquisa paga, o movimento da pesquisa orgânica é “gratuito” — nenhuma despesa por clique ou por impressão.

Em outras palavras, você pode atrair tráfego de qualidade em grandes volumes sem pagar por isso diretamente. Obviamente, existem despesas relacionadas ao emprego e à manutenção de um proficiente em SEO, no entanto, isso é válido para qualquer disciplina de marketing online.

O SEO tem efeitos duradouros, atuando como um grande investimento

A otimização do mecanismo de pesquisa transmite resultados focados, econômicos, quantificáveis ​​e duráveis. O SEO não tem um prazo de usabilidade de semanas ou meses. Ninguém “liga” o SEO. Com os anúncios pagos, no momento em que você deixa de pagar, o tráfego começa a cair. O SEO continua indo e vindo, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por isso, pensar na importância do SEO a longo prazo é fundamental para não se frustrar.

Os impactos de longo prazo de um SEO forte são claros. Você pode acompanhar o que fez um ano atrás e continuar desenvolvendo até reivindicar sua especialidade e governar seu setor de negócios.

De vez em quando, você pode até mesmo adiar ou se concentrar em coisas diferentes por algumas semanas ou meses e voltar para descobrir que seu SEO é tão bem-sucedido quanto antes. De forma alguma, como um anúncio pago, a enxurrada de clientes para no minuto em que você pisar no freio. 

No caso de faltar dinheiro, você pode suspender seus anúncios e ainda assim ficar visível ao seu público-alvo por meio de resultados de pesquisa orgânica.

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Como melhorar o SEO no e-commerce

Agora que você entende a importância do SEO, veja abaixo os principais truques para ajudar você a otimizar seu site de comércio eletrônico e aumentar suas vendas:

1. Configure palavras-chave eficientes

Encontrar as palavras-chave certas é a chave para classificar seu site de comércio eletrônico. Reserve um tempo para fazer pesquisas detalhadas de palavras-chave e escolher as que se adequam à sua atividade. 

2. Use palavras-chave estratégicas no texto âncora

Usar o texto âncora para impulsionar o seu SEO é uma boa solução. Seu site de comércio eletrônico está cheio de links apontando para suas páginas e você precisa otimizar seu texto para maximizar seu potencial. 

3. Evite conteúdo duplicado

O conteúdo duplicado pode ser seriamente um inimigo quando se trata de site de comércio eletrônico. Os sites de comércio eletrônico atendem particularmente a esse problema porque lidam com muitas descrições de produtos. E essas descrições são frequentemente fornecidas por um vendedor — vendedor, que pode distribuir esses produtos para sites diferentes. 

4. Escreva descrições atraentes de produtos

Como títulos atraentes, descrições atraentes de produtos têm um grande impacto na sua taxa de conversão. É por isso que você deve evitar usar as descrições dos produtos do fabricante. Mantenha-os únicos e atraentes com palavras-chave relevantes para torná-los mais amigáveis ​​ao Google.

5. Otimize as imagens do seu produto

As imagens têm um grande potencial de SEO, pois os resultados de pesquisa das Imagens do Google podem direcionar muito tráfego para seu site. Verifique se você preencheu a tag ALT, uma descrição na qual você pode adicionar palavras-chave valiosas e únicas.

6. Otimize seu URL para rastreamento de mecanismos de pesquisa

Os URLs são fatores mais relevantes na importância do SEO dentro do seu site do que aparentam. URLs otimizados podem realmente ajudar os robôs dos mecanismos de pesquisa a encontrar e rastrear seu site e saber do que se trata. As estruturas de URLs apropriadas também facilitam a indexação do site.

7. Veja se o tráfego está se convertendo em vendas

Embora o crescimento do seu tráfego seja uma coisa, converter essas visitas em vendas é outra. Você precisa verificar se seus visitantes regulares estão se transformando em clientes pagos. O Google Analytics é uma boa ajuda para analisar seu tráfego e identificar pontos de melhorias. 

8. Melhore a usabilidade

Facilite a navegação no site. O pior erro seria não oferecer um caminho de navegação claro. Não se esqueça de vincular as páginas do seu produto a partir da sua página inicial e oferecer páginas de destino relevantes. Isso também ajudará os bots a rastrear seu site.

Entenda a importância do SEO e como configurá-lo nas lojas

É inegável a importância do SEO para e-commerces, já que ele pode oferecer suporte às transações e receitas do seu site. Além disso, a o investimento em SEO se paga em um curto espaço de tempo, enquanto seus frutos poderão ser colhidos por muito tempo.

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