Os principais indicadores de desempenho no e-commerce

Publicado 11/02/2021

Se você quer ter uma loja virtual de sucesso, eis uma dica fundamental: preste a devida atenção nos principais indicadores de desempenho no e-commerce.

Também chamados de KPIs, o monitoramento constante dessas métricas é um processo essencial dentro da gestão de e-commerce, identificando o progresso da sua loja em direção às metas de vendas, marketing e atendimento ao cliente.

Os indicadores de desempenho no e-commerce mais importantes

Os mais importantes indicadores de desempenho no e-commerce

Um indicador de desempenho nada mais é do que uma medida quantificável ou um conjunto de dados usado para avaliar o desempenho de uma campanha em relação a algum objetivo. A gente explica: se o seu objetivo on-line é aumentar o número de visitantes do seu site em até 50% no próximo ano, em relação a esse objetivo, um indicador de desempenho pode ser o número de visitantes únicos.

Mas é importante ressaltar que dependendo do seu objetivo, você pode precisar observar um ou muitos indicadores de desempenho no e-commerce. Em todos os casos, você deve usar os KPIs que, de forma mais precisa e sucinta, mostram se um negócio está progredindo ou não em direção ao objetivo.

Conheça alguns dos indicadores de desempenho no e-commerce mais relevantes:

Ticket médio

O ticket médio representa o valor médio recebido em cada venda, tendo em vista o total de transações da sua loja virtual. Ele é uma métrica muito importante a ser observada, porque quanto maior o ticket médio, maior também costuma ser a receita da sua loja e menos vendas você precisa para atingir a sua meta.

Equação base: (Soma da receita gerada) / (número de pedidos) = Ticket Médio

Taxa de conversão

Para quem não sabe, no meio online, chamamos de conversão toda visita a um site que atingiu uma meta predeterminada. No caso das lojas virtuais, em geral, o cliente converte quando conclui uma compra com sucesso.

Portanto, a taxa de conversão é um dos indicadores de desempenho no e-commerce que mostra o quão eficaz a sua loja virtual está na hora do fechamento da compra, já que ela mostra a porcentagem de clientes que concluíram uma transação em seu site em determinado período em relação ao número de pessoas que visitaram a loja.

Equação base: (Número de vendas) / (Número de visitas) = Taxa de conversão

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é um dos indicadores de desempenho no e-commerce que mede a porcentagem de visitantes que deixaram seu site imediatamente após a entrada nele, provavelmente porque não encontraram o que estavam procurando ou porque seu site era muito complicado e irritante de usar.

As taxas altas de rejeição são vilãs da boa conversão. Se em seu e-commerce você percebe que esse indicador está alto (acima de 60%, por exemplo), você precisa otimizar o seu site, atraindo os visitantes certos com as palavras-chave adequadas, melhorando a usabilidade e fornecendo conteúdo valioso e exclusivo.

Equação base: (Número de visitantes que deixam a página imediatamente) / (Número total de visitantes) = Taxa de rejeição

Custo por aquisição

O custo por aquisição é a relação entre valor do investimento em campanhas dividido pelo número de vendas efetivadas. Em outras palavras, a CPA informa o quanto você precisa gastar para obter um cliente pagador.

Esse é um dos indicadores de desempenho no e-commerce super importantes para as suas campanhas de marketing, pois ele ajuda você a entender quais ações podem gerar mais vendas pelo menor valor — afinal, se uma campanha lhe traz apenas cliques, mas não converte em muitas vendas, ela sai cara e não é bem sucedida.

Além disso, é o CPA quem ajuda você a determinar o verdadeiro valor do retorno sobre o investimento (ROI). Você pode empregá-lo para entender diferentes estratégias, como campanhas de anúncios pagos, estratégias de SEO, anúncios de redes sociais, etc.

Equação base: (Custo Total de Atividades de Marketing) / (Número de Conversões) = Custo por Aquisição

Lucro líquido

O lucro líquido é, na essência, o resultado da sua loja virtual. Dos indicadores de desempenho no e-commerce, é este quem indica a lucratividade do seu negócio on-line depois de considerar todos os custos (sejam eles fixos ou variáveis).

E nos custos, você deve incluir desde gastos com o produto em si (fornecedores, fábrica, estoque, etc), como gastos com a infraestrutura do site, trâmites de envio (frete, embalagens, hospedagem e manutenção do site) e os impostos.

Equação base: (Receita) – (Custo) = Lucro Líquido

Google Analytics: um grande aliado dos indicadores de desempenho no e-commerce

Google Analytics como aliado dos indicadores de desempenho no e-commerce

Você já deve ter ouvido falar bastante sobre as vantagens do Google Analytics (GA): ele é uma das melhores soluções do mercado quando o assunto é comportamento dos usuários em um site. A ferramenta fornece relatórios detalhados sobre o desempenho do seu site e com ele é possível medir facilmente o sucesso das suas táticas e estratégias — desde que você analise os indicadores de desempenho no e-commerce mais apropriados

O próprio Google Analytics fornece uma seção da ferramenta dedicada à definição de metas. Com alguns cliques, você pode configurar o seu GA, definir metas e receber relatórios detalhados sobre o desempenho das suas campanhas. E como já mencionamos aqui, acompanhar corretamente os indicadores da sua loja é essencial na hora de identificar o progresso dela em relação aos seus objetivos!

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