Loja virtual no Instagram: veja como criar uma

Publicado 08/09/2021

As redes sociais, há muito tempo, deixaram de ser plataformas apenas para compartilhamento de fotos. O Instagram, por exemplo, se tornou uma das mais poderosas ferramentas de negócios da atualidade, tornando-se indispensável para qualquer empreendimento. Diversos itens foram inseridos nela, como os guias e a loja virtual no Instagram.

A prova desta mudança está nos mais de um bilhão de usuários ativos por mês, que têm um interesse indiscutível deles por marcas e produtos. Dados do próprio Instagram demonstram que 90% dos perfis ativos na rede seguem contas comerciais e, ainda, baseiam-se em informações destas contas para tomar suas decisões de compra.

Além disso, 87% dos usuários dizem que os influenciadores os inspiraram na hora de comprar algo, e 70% dos compradores ávidos recorrem à plataforma para descobrir novos produtos.

A fim de facilitar ainda mais a vida de quem quer usar o Instagram para fazer negócios, a plataforma disponibiliza diversos recursos voltados para empresas. Um deles é o Instagram Shopping, a loja virtual no Instagram que permite marcação de produtos em fotos e até mesmo pagamentos sem precisar sair do aplicativo. 

Se você ainda não conhece este recurso e tem vontade de investir no Instagram para o seu negócio, acompanhe este artigo e aprenda.

O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping nada mais é do que uma loja virtual exclusiva do Instagram. Nela, as marcas podem criar um catálogo digital e compartilhar seus produtos diretamente na rede social. Os usuários, por sua vez, conseguem efetuar compras no próprio Instagram, o chamado Checkout (disponível apenas em alguns países) ou serem direcionados para o site da marca para finalizar a transação.

É possível ainda criar coleções dos seus produtos. Você pode dar nome às suas coleções, escolher uma capa ilustrativa e adicionar diversos produtos a ela. Desta forma, é possível ter uma variedade de temas que ajudarão seus clientes a encontrarem as melhores opções. 

Ao criar uma loja virtual no Instagram você pode ainda:

  • Cadastrar novos produtos;
  • Acrescentar detalhes, como descrição do item, preço e fotos;
  • Organizar em um só lugar todas as fotos marcadas das peças;
  • Criar tags de preço para tanto no feed quanto nos stories;
  • Captar novos clientes;
  • Direcionar o usuário para o seu site;
  • Efetuar vendas diretamente da plataforma.

Quais as vantagens de ter uma loja virtual no Instagram?

Uma das principais vantagens de criar uma loja virtual no Instagram é a visibilidade, já que ela funciona como uma grande vitrine digital e personalizável de uma marca. 

Dentre outras vantagens de ter uma loja virtual no Instagram estão:

  • Maior visibilidade da marca;
  • Mais chances do seu produto se tornar conhecido;
  • Aumento de visitantes ao seu site;
  • Facilidade de obter feedbacks com relação aos seus produtos;
  • Mais interação com clientes e usuários;
  • Humanização da marca.

Como criar uma conta comercial?

Para criar a sua loja virtual no Instagram, primeiramente, você deve possuir uma conta comercial ou de Criador de Conteúdo. Caso você ainda não tenha uma, crie ou altere a sua já existente, seguindo os passos a seguir: 

  • Abra o aplicativo do Instagram e toque no menu no canto superior direito;
  • Toque em Configurações;
  • Vá para a opção Conta;
  • Toque para “Mudar para conta profissional”;
  • Acesse a área de Negócios;
  • Siga as instruções na tela para vincular sua página do Facebook à sua conta do Instagram. Isso será necessário mais tarde;
  • Adicione os detalhes da sua empresa e toque em Concluído.

Pronto! Este é o primeiro passo para começar a vender em sua loja virtual no Instagram. Algumas outras etapas são necessárias, porém não se preocupe pois explicaremos elas.

Como vincular seu perfil do Instagram a uma conta do Facebook?

Também é necessário vincular seu perfil do Instagram a uma conta do Facebook. Se você não tiver nenhuma conta vinculada, não se preocupe, faça isto de forma simples da seguinte maneira:

  • Abra o aplicativo do Instagram e toque no ícone do seu perfil;
  • Toque em Editar perfil;
  • Vá para a opção “Página” e, em seguida, “Informações comerciais públicas”;
  • Selecione sua página do Facebook. Se você deseja criar uma página, toque em criá-la, seguindo as instruções na tela.
  • Caso já tenha ela criada, você terá opções na tela para acessá-la. Siga os passos e vincule.

Como criar a sua loja virtual no Instagram?

Com isso, abra o Gerenciador de Comércio do Facebook e escolha a conta na qual você quer cadastrar na loja virtual do Instagram. No canto superior direito, toque em “Adicionar Loja”. Se você já tiver uma loja cadastrada na plataforma, ela irá aparecer nesta página.

loja virtual no instagram

Na próxima página, o Facebook irá pedir para cadastrar uma forma de pagamento para os clientes efetuarem as compras. Você pode optar por:

  • Finalizar a compra em outro site;
  • Finalizar a compra com o Facebook ou Instagram; 
  • Finalização da compra com mensagem.

Na opção “Finalização da compra em outro site”, os clientes poderão navegar pela sua loja mas, ao finalizar a compra, eles serão redirecionados para o seu site a partir da página de detalhes do item. 

A finalização da compra pelo Facebook ou Instagram tem algumas vantagens. Uma delas é a segurança, já que são plataformas com bons índices de confiança e credibilidade aos olhos dos clientes.

Além disso, o Facebook armazena as informações do usuário para que, em uma futura compra, ele não precise digitar suas informações novamente. Isso facilita o processo de compra e venda. Ao escolher esta opção você pode:

  • Acessar ferramentas adicionais do Gerenciador de Comércio;
  • Aplicar uma taxa de venda para suas vendas;
  • Contar com suporte para lidar com transações e problemas mais comuns nos pagamentos em um prazo de tempo reduzido.

Infelizmente esta opção ainda não está disponível para todas as localidades. Caso não esteja para você, será necessário ter uma loja fora da plataforma. 

Existem algumas plataformas onde você pode criar uma loja virtual no Instagram gratuitamente. A maioria delas já tem templates prontos, sendo preciso apenas cadastrar seus produtos e adicionar um método de pagamento para os seus clientes. 

loja virtual no instagram

Na próxima etapa, você deverá escolher para qual página criar a sua loja. Se você ainda não tiver uma página, este é o momento de criá-la. Caso já tenha feito isso, selecione a página que deseja e toque em “Avançar”. Após isso:

  • Selecione a conta empresarial na qual você deseja vincular a sua loja;
  • Digite o endereço de e-mail que você no seu negócio; 
  • Selecione as localidades para onde você deseja enviar o seu produto.

Após finalizar este processo, sua loja passará por uma avaliação. Para que sua conta seja aprovada, o Instagram leva em conta se sua loja:

  • Está localizada em um mercado disponível;
  • Tem um produto qualificado;
  • Está dentro do Acordo de Vendedor e das Políticas Comerciais da plataforma;
  • Tem um domínio de site no qual você pretende vender.

 Caso aprovada, você já poderá começar a cadastrar seus produtos e vender na sua loja virtual no Instagram.

Como cadastrar produtos na loja virtual no Instagram?

Pronto, nesta etapa você já está com tudo organizado para começar a vender. Mas e os produtos? Como inserir eles na plataforma? Vamos falar sobre isso agora.

Existem duas formas de cadastrar seus produtos. A primeira delas é através do próprio gerenciados de comércio do Facebook, onde você tem opção de:

  • Cadastrar os itens manualmente;
  • Exportar uma planilha do Excel;
  • Adicionar pixel do Facebook.

A criação manual é feita conforme as etapas apresentadas no gerenciador. Nela, você deverá inserir fotos, descrição, preço, características e algumas outras informações.

Já na inserção via Excel, você baixará um formato de planilha aceita pelo Instagram. Após isso, preencha com as informações necessárias e faça o upload na plataforma.

A segunda forma é uma integração realizada por meio de parceiros certificados de plataforma de comércio eletrônico, como a Shopify ou o BigCommerce. Para isto use o “Gerenciador de Negócios”. 

Como configurar o recurso de compras?

Agora é hora de ativar a sua loja virtual no Instagram. Para isso, abra o seu aplicativo do Instagram e: 

  • Toque em Configurações;
  • Vá para a sessão de empresa;
  • Acesse a área de compras;
  • Assim você verá o seu catálogo;
  • Selecione o produto que você quer marcar;
  • Clique nos três pontinhos, presentes no canto da foto;
  • Toque em editar;
  • Toque no botão “+”, no canto esquerdo;
  • Em seguida, selecione a opção “Marcar Produtos”;
  • Selecione o produto correto e, por fim, clique em concluir.

Pronto! Seu produto está marcado, já utilizando os recursos da loja virtual no Instagram.

Como criar os posts com seus produtos?

Infográfico de apoio para as loja virtual no Instagram aprenderem a inserir a tag de produto nos posts. Ela traz o passo a passo, desde a escolha da imagem até o compartilhamento.

Agora que a sua loja já está configurada, compartilhe seus produtos para que o público comece a conhecer sua marca e consumir seus produtos. 

  • Suba uma foto para o Instagram como se fosse uma postagem normal;
  • Toque em marcar produtos e, em seguida, na área foto onde deseja que a marca apareça;
  • Comece digitando o nome dos produtos que você deseja marcar;
  • Selecione seu produto e clique em concluído;
  • Toque em Compartilhar para postar sua primeira postagem comprável em seu feed.

Lembrando que você pode marcar até cinco produtos por postagem, seja ela de foto ou vídeo. 

Para indicar que é possível comprar um produto daquela postagem, o Instagram apresenta um ícone de sacola de compras no canto inferior esquerdo. Todos os itens marcados em sua conta aparecerão em seu perfil na guia Compras.

Como gerar vendas para sua loja virtual no Instagram?

Agora que tudo está pronto, depende de você criar oportunidades de vendas para a sua loja virtual no Instagram. Para isso, é preciso não apenas cuidar bem da sua loja, investindo em produtos de qualidade, mas também explorar o potencial da sua marca. Para isso, há diversas formas de conquistar seu lugar no mercado:

  • Crie uma identidade visual;
  • Pesquise seu público alvo;
  • Analise seus concorrentes;
  • Crie uma linguagem e um tom de voz para se comunicar;
  • Seja extremamente profissional;
  • Invista no visual das suas publicações;
  • Use imagens de alta qualidade;
  • Utilize hashtags relevantes para aumentar a probabilidade das pessoas descobrirem a sua marca; 
  • Crie carrosséis atraentes;
  • Faça parcerias com influencer e criadores de conteúdo;
  • Mantenha-se ativo na rede social.

Enfim, o Instagram tem uma gama de possibilidades para você usar e abusar. Criar a sua loja virtual no Instagram é apenas um passo para o sucesso da sua marca. Se você saber usar a rede social como a ferramenta de negócios que ela é, investindo seu tempo e dinheiro para crescer na plataforma, suas as chances de sucesso são enormes. 

Criar um bom planejamento é fundamental para que o seu negócio progrida e gere bons frutos. Além disso, contar com profissionais qualificados pode te ajudar a crescer ainda  mais rápido.

Se você trabalha com varejo e quer ajuda para ser ainda mais assertivo nas redes sociais do seu negócio, a Arcana Marketing Digital conta um time especializado de profissionais prontos para te dar todo suporte e os caminhos para você obter sucesso. Entre em contato conosco e saiba mais.

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