Por que investir em marketing de conteúdo para empresas

Publicado 14/07/2022

A conectividade mudou o modo como consumidores e marcas se relacionam. Se você deseja acompanhar esse movimento e continuar existindo como negócio, chegou a hora de investir em marketing de conteúdo para empresas.

Não estamos falando apenas de conectividade como algo tecnológico, mas como um fenômeno social. Em poucos anos o cenário se transformou e as mudanças não dão sinal de que pretendem diminuir o ritmo.

Empresas como a sua se veem diante de um dilema: como construir um relacionamento perfeito com o consumidor?

A resposta está na existência de uma marca, ou seja, promessa que o seu negócio faz ao consumidor, identificando profundamente a empresa, o produto ou o serviço.

Pois é, muitos negócios têm nome e uma logo, mas não têm uma marca facilmente reconhecível. Sem ela, torna-se impossível criar um relacionamento entre o seu negócio e o consumidor nessa era da conectividade.

A gente te explica o porquê: assim como o seu negócio, há incontáveis outros que vendem os mesmos produtos e serviços. Alguns são inferiores, outros iguais e há os superiores.

Para o consumidor, pode parecer tudo igual. Mas você sabe que não é! Vem daí a necessidade de reforçar a capacidade de comunicação da sua marca, tornando-a memorável. Quer saber como?

Veja os motivos para investir em marketing de conteúdo para empresas!

Entendendo o contexto no qual estamos

Antigamente, quando você desejava comprar algo ou contratar um serviço, precisava sair de casa e ir até a empresa que tinha a solução.

Para comparar o que era oferecido e os valores com outros fornecedores, você tinha que se dirigir até as outras empresas concorrentes — se tivesse muita sorte, talvez pudesse encontrá-las no meio do caminho.

Essa realidade não é a atual.

Basta pesquisar no Google ou nas redes sociais e voilà: a solução está ali, na palma da mão. Outro click e você fala com o negócio pelo WhatsApp, Direct ou por chamada telefônica.

Ao mesmo tempo que isso acontece, você recebe por meio desses mecanismos algumas “sugestões” de negócios que podem suprir sua necessidade. Elas aparecem no feed, nos resultados das buscas ou nos anúncios do navegador.

A conectividade fez com que o caminho se tornasse inverso. Hoje, as empresas têm como encontrar seus potenciais consumidores.

Também há a possibilidade de você encontrar uma solução e ficar na dúvida, sem saber se ela é capaz ou não de te atender.

Daí você segue a marca nas redes sociais, acompanha os posts e “de repente” se vê convencido de que “encontrou” o que precisava.

De repente? Encontrou? Prazer, isso é o marketing de conteúdo para empresas funcionando a todo vapor.

O que é marketing de conteúdo para empresas?

O marketing de conteúdo para empresas é uma estratégia cujo foco é engajar o público-alvo e crescer tanto a rede de clientes quanto a de potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e de alto valor.

Funciona assim: sua marca atrai, envolve e gera valor para as pessoas, que criam uma percepção positiva sobre ela e, consequentemente, gera mais negócios.

Tem dúvidas de que isso funciona? 

O público atual não se obriga mais a assistir aos comerciais que passam na TV. Ele quer escolher o conteúdo que será consumido, bem como determinar a forma de responder a ele.

É aí que a sua marca entra!

Ela pode produzir o conteúdo que o público deseja. Esse conteúdo, aliás, não é focado em vender, mas em apresentar benefícios para quem consome:

  • Resolve um problema;
  • Ensina algo;
  • Esclarece uma dúvida.

A venda é uma consequência desse processo.

O conteúdo não é apenas útil. Ele passa a mensagem certa ao público correto, no momento que ele mais precisa.

Percebe como o caminho feito proporciona a superação de expectativas?

É dessa forma que o público passa a ter uma visão positiva sobre a sua marca, pois ela o ajudou no momento que ele mais precisava.

Na hora de fazer negócios, adivinha de quem ele vai lembrar?

Da sua marca, claro!

Por que investir em marketing de conteúdo para empresas

Os motivos para investir em marketing de conteúdo para empresas

Agora que você conhece o conceito de marketing de conteúdo para empresas, veja quais são os principais motivos para investir nessa estratégia. Aqui estão:

O mundo atual demanda conteúdo e informação

Diferentemente do que acontecia no passado, na atualidade, a maioria dos compradores não chega até as empresas sem conhecer seus produtos ou sem a noção de como elas podem ajudar na resolução de problemas.

A tecnologia é utilizada para sanar dúvidas e encontrar soluções. Por isso, é cada vez maior o consumo de conteúdo online, bem como o aprendizado em relação a negócios que são úteis no dia a dia das pessoas e de outras empresas.

É aqui que você deve ficar atento. Quando a sua marca investe em marketing de conteúdo para empresas, consegue criar conteúdo relevante para o público-alvo. Dessa forma, mais pessoas conhecem suas soluções.

O marketing de conteúdo contribui para o Inbound Marketing

A melhor forma para gerar leads é o Inbound Marketing, pois permite que o leitor determine sua jornada de aprendizado a partir de canais que facilitam o relacionamento entre marca e cliente.

Tenha em mente que boa parte da automação dentro do Inbound está relacionada ao envio de conteúdo: sempre preciso, na hora certa e para a pessoa ideal.

Há contribuição com diversas estratégias

Qual tipo de canal você pensa quando o assunto é conteúdo? Se respondeu “blog”, saiba que este é um importante canal, mas há outros.

O marketing de conteúdo para empresas contribui com diversas estratégias, como redes sociais, site do negócio, vídeos no YouTube e por aí vai.

Mais para frente vamos detalhar o que faz cada vertente do marketing de conteúdo para empresas.

Antes, vamos adiantar um deles: o e-mail marketing.

Grande aliado das marcas, o e-mail marketing envia campanhas para listas e clientes. Por meio dele, é possível compartilhar conteúdo relevante. É somente uma dentre várias soluções que devem ser consideradas.

O investimento em marketing conteúdo é menor do que você imagina

Sim, o custo é menor, principalmente se comparado ao investimento em mídias tradicionais — que não entregam conteúdo para um público específico, afinal, não há como saber, por exemplo, quem está sentado em frente à televisão.

Se quiser começar a investir em marketing de conteúdo para empresas, que tal fazer isso com um domínio, um blog e conteúdo?

Os seus colaboradores podem ajudar na criação desses materiais, mas o ideal é contratar uma empresa especializada, pois ela domina as técnicas necessárias para alcançar os resultados desejados.

Sua marca ganha autoridade no mercado

Ganhar autoridade significa mostrar ao mundo que sua marca entende do próprio mercado. Esse é o diferencial que faz o público escolhê-la, ao invés de optar por uma das concorrentes.

Diante de um problema específico, você, como consumidor, busca alguém generalista ou especialista? A resposta é óbvia.

O mercado também funciona dessa forma. Os consumidores querem comprar produtos e contratar serviços de quem se destaca pelo conhecimento em relação ao próprio mercado.

O marketing de conteúdo para empresas é excelente nesse sentido, pois posiciona a sua marca como ela merece: sendo referência para as demais.

Quando a sua marca produz conteúdo relevante sobre o próprio mercado, mostra aos demais que tem os conhecimentos necessários para criar produtos e serviços capazes de resolver os problemas do seu público.

Além disso, contribui para um entendimento completo do mercado.

A educação que o público quer e a sua marca precisa

Veja bem: você gostaria de vender seus produtos e serviços para um público cujas necessidades não são resolvidas por eles? Com certeza não, né?

O marketing de conteúdo para empresas atua nesse ponto.

O conteúdo produzido ajuda a educar o público, atraindo aqueles cujas necessidades podem ser supridas pela sua solução e repelindo, de forma orgânica, quem não vai ficar satisfeito com a venda.

Por meio do marketing de conteúdo você mostra ao público quais são as melhores aplicações das suas ferramentas. Também molda a audiência para que ela conheça melhor o seu mercado.

Por que investir em marketing de conteúdo para empresas

O que faz cada uma das vertentes do marketing de conteúdo

Vamos para a parte prática? Veja quais o que faz e quais são as vantagens das diferentes vertentes do marketing de conteúdo para empresas:

Blog

Quando a sua marca tem um blog, diversos assuntos relacionados ao universo dela podem ser explorados ali. Isso é muito importante para criar um relacionamento com o público, pois há uma troca bem interessante.

Por meio dos artigos do blog, sua marca compartilha conhecimento acerca do próprio mercado. Aponta soluções para os problemas de quem está lendo, que por sua vez se torna grato pelo aprendizado adquirido.

E-book

Uma das maneiras mais eficazes de se promover um produto ou um serviço se dá com a elaboração de e-books.

Trata-se de uma estratégia importante e recomendada, pois apresenta conteúdo de maior profundidade focado na resolução de um problema do cliente.

Nesse tipo de vertente do marketing de conteúdo para empresas, você consegue distribuir o e-book com facilidade por meio do seu site, convertendo visitantes em contatos que podem ser abordados pelo seu time comercial.

Infográfico

Já o infográfico, pequeno bloco de texto posicionado junto a imagens ou ilustrações que apresenta determinado assunto, é um recurso que explica de forma rápida e criativa um tema mais complexo.

Sua representação visual estimula os dois lados do cérebro: o direito, que entende as figuras, e o esquerdo, ligado à escrita e ao raciocínio lógico.

A elaboração desse material ajuda a:

  • Aumentar o tráfego no seu site ou rede social;
  • Gerar mais leads;
  • Instigar a leitura e a busca por conhecimento;
  • Engajar o público com a sua marca.

Redes Sociais

As redes sociais também fazem parte da estratégia do marketing de conteúdo para empresas, pois estão presentes no dia a dia das pessoas.

Esses espaços não só podem como devem ser utilizados como locais de grande potencial para o marketing digital.

Elas contribuem para a construção da sua identidade visual e tom de voz, formas da sua marca de se destacar no mercado de forma genuína e orgânica.

Também proporcionam maior alcance à sua marca, aumentando as chances de mais usuários descobrirem a existência dela, bem como se interessarem por ela.

Além disso, as redes sociais são espaços usados para pesquisa. Sua marca pode entender como os clientes se comportam.

E ainda tem os canais de comunicação das redes sociais, que permitem um contato mais próximo e menos formal entre marca e consumidor.

Podcasts

Os podcasts também são importantes em uma estratégia de marketing de conteúdo para empresas, pois funcionam como programetes de rádio, só que veiculados na internet.

Temas podem ser explorados de forma descontraída, como se fosse um bate-papo. Isso aproxima o ouvinte do que é falado.

Vale destacar que, na correria do dia a dia, o podcast funciona como ferramenta de relaxamento e aprendizado. As pessoas escutam enquanto dirigem, malham na academia ou cozinham.

Websérie

Já a websérie, composta por uma série de vídeos, contribui para aprofundar conhecimento em certo tema.

Cada episódio da websérie traz uma parte do assunto a ser abordado, como se fosse uma série mesmo.

O consumidor consegue ver tudo de forma sequencial ou não, assim como faz em uma plataforma de streaming.

Newsletter

Por último, mas não menos importante, a newsletter cria e fortalece relações entre sua marca e o público. 

O envio constante de newsletter mantém e fortifica o relacionamento, além de gerar interesse no produto ou serviço.

A newsletter ainda demonstra conhecimento, desde que não seja constituída apenas por promoções ou anúncios de produtos ou serviços.

Outra vantagem: newsletter tem excelente custo-benefício, pois chega para um público qualificado e pronto para recebê-la.

Viu como é vantajoso investir em marketing de conteúdo para empresas?

Conheça a Arcana Marketing Digital e faça sua estratégia de marketing de conteúdo conosco. Estamos prontos para ajudar na evolução do negócio.

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