O que é marketing de influência e como aplicar na sua empresa?

Publicado 30/09/2021

Para uma marca sobreviver, seja no online ou no offline, é preciso investir em divulgação. Enquanto há alguns anos, o uso dos outdoors e carros de som eram mandatórios na comunicação, hoje já se fala no alcance virtual de clientes por meio de ações como o marketing de influência.

Ele é uma das principais apostas de empresas e agências de publicidade para alcançar novos públicos e conquistar consumidores além do habitual. Porém, é preciso uma série de fatores e conhecimentos para conquistar o pleno desenvolvimento de campanhas como estas. 

Quer saber mais sobre o assunto e como ele pode ajudar seu negócio a prosperar? Então acompanhe o post de hoje que te contaremos!

O que é o marketing de influência?

Influência é uma palavra que remete a ser influente, ter autoridade e credibilidade em certo assunto. O marketing de influência é envolto por estes conceitos, já que é uma estratégia que diz respeito a ações em conjunto entre empresas e pessoas públicas, para diversos fins, como divulgação ou reforço de marca.

Pense nestas campanhas como uma ponte, que conecta o vendedor ao consumidor em questão. Sem esta ligação, será mais complicado chegar a lados diferentes, os quais antes não eram alcançados. Se sua empresa, por exemplo, conta com redes sociais pequenas e de baixo alcance, se conectar com grandes nomes da internet é justamente esta conexão com um público novo.

Quem são os influenciadores?

Para haver um influenciado, é preciso um influenciador nesta ação. Estes são os chamados criadores de conteúdo, pessoas com alto alcance nas redes sociais que dominam determinado assunto. Seu engajamento geralmente é alto, tendo um público fiel e companheiro que consome seus vídeos, textos e fotos diariamente.

Dentro desta categoria, há diversos tipos de influenciadores, que atendem os mais variados nichos de mercado. Estamos falando das blogueiras de moda, maquiadores, historiadores, nerds e geeks, jornalistas, músicos, esportistas e muito mais. Assim como os tipos de materiais produzidos são diferentes, há uma grande variedade entre seus tamanhos. 

Influenciadores: de nano a mega

No começo da popularização do marketing de influência, pensava-se que apenas grandes nomes da mídia — como atrizes e cantores — poderiam ser influenciadores. Porém, com o amadurecimento deste conceito, notou-se que há um segmento de pessoas não tão populares, mas que arrebataram uma legião de consumidores fiéis e engajados.

Por isso, surgiram as categorias de influenciadores, que configuram uma estrutura para auxiliarem as marcas nessa escolha. A lista abaixo é feita a partir de um estudo da Incluency.me (2019):

  • Nanoinfluenciador: até 10 mil seguidores
  • Microinfluenciador: 10 mil a 50 mil
  • Influenciador Intermediário: 50 mil a 500 mil
  • Macro Influenciador: 500 mil a 1 milhão
  • Mega Influenciador: a partir de 1 milhão
marketing de influência

Com esta categorização, é possível tirar diversas conclusões. Uma, por exemplo, é: quanto maior a quantidade de pessoas que seguem o influencer, mais visualização ele terá. Porém, em contrapartida, estes tendem a serem muito mais caros do que os nano, pois já contam com um mídia kit valorizado, além do nome fortalecido no mercado.

Por este motivo, é importante levar em conta o orçamento da campanha antes de colocar na sua lista as altas celebridades do mundo.

Por que investir em marketing de influência?

Há diversos benefícios para empresas que investem neste tipo de ação. Por isso, separamos algumas das principais vantagens que você pode encontrar apostando no marketing de influência:

Alcance de um público qualificado

Como dito anteriormente, com o uso do marketing de influência você consegue construir uma ponte, seja ela entre o público que deseja alcançar ou com aqueles que nem sabe que podem ser seu consumidor em potencial. Por isso, vale a pena apostar em nomes bem colocados no mercado, se sua estratégia for voltada para apresentação ou reforço de marca.

Neste quesito, há diversos dados que podem te apoiar na decisão por um influenciador. Um estudo do blog Tomoson apresentou informações relevantes sobre isso, como, por exemplo: 

  • 51% dos profissionais de comunicação e publicidade afirmam que, ao usar o marketing de influência, conquistaram clientes mais qualificados;
  • Entre os profissionais entrevistados, a maioria afirmou que seu Retorno sobre o Investimento (ROI) foi superior a US$ 6 para cada dólar investido;
  • 22% das pessoas apontaram o marketing de influência como o meio mais ágil e positivo para conquistar novos consumidores.

Distância dos bloqueadores

Outra pesquisa, realizada pela Social Media Today (2019), mostrou que 45% dos usuários da internet na América Latina utilizam sistemas de bloqueios de anúncios indesejados — como pop-ups ou propagandas em players de vídeo — em seus computadores e smartphones.

Isso é resultado do excesso de campanhas na internet e da alta taxa de anúncios nas redes sociais e nos principais sites, os quais, muitas vezes, não condizem com a vontade do consumidor. Há algumas plataformas, inclusive, que oferecem o serviço de assinatura para o usuário que busca, principalmente, ter o fim das publicidades. É o caso do Spotify ou do YouTube Premium. 

Desta forma, apostar nos clássicos banners em portais pode não ter o mesmo resultado obtido há alguns anos. E é aí que o marketing de influência cresce, já que ele acontece nos stories, durante vídeos, em fotos do feed ou afins.

Ascensão das redes sociais no país

Ainda falando sobre dados, há alguns números obtidos que fortalecem a ideia de como o marketing de influência pode ser mais positivo do que parece.

No Instagram, o Brasil está na segunda colocação dos países que mais utilizam a plataforma, com 66 milhões de usuários (Statista, 2021). E conforme outro estudo da Opinion Box (2018), 63% dos brasileiros com conta na plataforma a utilizam diversas vezes no dia, sendo os jovens de 16 a 29 anos os mais frequentes.

Sobre o consumo na rede social, a Qualibest (2018) descobriu que 71% dos brasileiros entrevistados afirmam seguir algum tipo de influenciador, 55% deles costumam pesquisar entre os influencers antes de comprar algo e 73% já adquiriram um produto indicado pelo influencer que segue. 

Como aplicar o marketing de influência na sua empresa?

Agora que você já é expert sobre marketing de influência, é hora de colocarmos a mão na massa. Se ficou interessado e quer aplicar esta ação na sua empresa, siga conosco, pois traremos os principais passos para ter sucesso!

1. Tenha sua estratégia definida

O primeiro passo para uma campanha ter sucesso é contar com uma boa estratégia definida. Neste quesito, diversas questões entram — a escolha das plataformas, qual o orçamento disponível, quem é o público-alvo, qual o período de realização e sua finalidade, se é um lançamento de um novo produto ou apenas reforço de marca, etc.

Somente com estes pontos bem determinados, você poderá partir para o contato com as pessoas envolvidas de forma mais efetiva.

2. Busque influenciadores dentro do seu nicho

Mais acima, falamos sobre os tipos de influenciadores, lembra? Ao ter a definição, principalmente, do orçamento, você deverá escolher se quer investir alto em uma única pessoa ou se compartilhará a verba para diversos micro ou nano influencers.

Aqui também é hora de escolher os nichos e nomes desejados. Analise bem a sua persona, entenda que tipo de material ela consome, quais as suas referências, entre outras variáveis qualitativas. De nada adianta, por exemplo, contratar pessoas de fora da bolha da sua persona, pois o engajamento será muito mais complicado.

Lembre que o que está em jogo é o seu dinheiro e o seu tempo. Por isso, não os gaste à toa. A partir desta escolha, entre em contato com os selecionados, informando a sua proposta.

3. Seja flexível

Por conhecer o seu público, o influenciador entende a melhor forma de divulgar o seu produto, pois ele sabe qual linguagem funciona mais. Por isso, confie nele e tenha flexibilidade na hora de “bater o martelo”: ouça as propostas e planeje junto com o influencer a melhor forma de comunicação.

Evite ser rígido, definindo as palavras exatas para serem ditas. Dessa forma, ou você perderá o contrato ou terá um péssimo resultado, parecendo robótico e nada natural.

4. Tenha o apoio de especialistas

Se o tema te pareceu muito complexo e você tem medo de apostar seu dinheiro em ações e pessoas erradas, não hesite em contratar um especialista para isso. Agências de publicidade e marketing tendem a ter grande domínio do assunto, sabendo indicar quem serão os melhores porta-vozes para você.

A Arcana tem anos de experiência no mercado de redes sociais, contando com um time qualificado e com experiência na escolha e contato com estes profissionais. Somos experts em fazer as marcas crescerem e se destacar, apoiando desde o planejamento até a análise dos resultados.

Caso você deseja um amparo para compreender suas dores e trazer o sucesso desejado, não deixe de entrar em contato conosco para saber mais!

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