Marketing digital médico: como divulgar seu consultório

Publicado 06/01/2021

O marketing digital é uma disciplina dinâmica, já utilizada por diversos segmentos para gerar novos clientes, aumentar vendas e melhorar o relacionamento com os consumidores. E com as clínicas médicas não é diferente: o marketing digital médico tem potencial de alavancar negócios e direcionar um grande fluxo de pacientes para o seu consultório.

O processo, porém, não é muito simples. Para dar resultado, uma série de cuidados precisam ser tomados envolvendo questões legais, estratégicas e táticas, sem falar nos indicadores de performance que mostrarão se as campanhas estão realmente funcionando.

Pensando nisso, a Arcana Marketing Digital preparou um guia completo do marketing digital médico. Siga lendo o nosso post e aprenda a divulgar seu consultório de forma eficaz, colhendo os resultados na sua clínica com rapidez e agilidade!

O que não pode ser feito no marketing digital médico

Antes de começarmos, todo médico sabe que o segmento é regido por uma série de normas impostas pelo Conselho Federal de Medicina para o marketing digital médico, existindo inclusive uma cartilha sobre o assunto.

Dentro do marketing digital médico, no entanto, além do básico precisar estar presente (nome do profissional; a especialidade e/ou área de atuação, quando registrada no CRM; número da inscrição no CRM — e RQE, se existir), as restrições estão mais voltadas para o conteúdo das mensagens do que os meios e estratégias em si. Confira abaixo o que é proibido:

  • Veicular propaganda sem a identificação profissional completa mencionada acima;
  • Fazer propaganda de tratamentos ou procedimentos de uma área que não for a sua especialidade;
  • Dizer-se exclusivo dentro dos procedimentos envolvidos no tratamento de alguma doença ou problema;
  • Desenvolver materiais destacando o tratamento ou o médico como “o único”, “o melhor” ou ainda falar sobre o “resultado garantido” de algum procedimento ofertado na clínica;
  • Produzir conteúdo promocional, indicando preço de procedimentos, prazo de pagamento ou outras questões financeiras relacionadas aos tratamentos da clínica;
  • Desenvolver um material publicitário focado em aparelhos da clínica, com apelo de tratamento exclusivo ou único;
  • Ser porta-voz ou garoto(a) propaganda de empresas, mesmo que ligadas à área médica, valendo também a mesma regra para associação à propaganda enganosa;
  • Dar entrevistas com propósito de promoção pessoal, utilizando da atividade médica para outro fim que não o educativo;
  • Permitir que seu nome seja atrelado a materiais publicitários e jornalísticos sem rigor científico em meios de comunicação;
  • Fazer uso de forma abusiva de imagens ou vídeos de alterações corporais acometidas por alguma condição patológica, comprometendo a imagem de algum paciente.

A criação de blogs, campanhas de relacionamento, uso de redes sociais, campanhas de Google e Facebook Ads, bem como mídia display e o uso do inbound marketing são permitidos pelo CFM, desde que o conteúdo das mensagens respeite as proibições acima.

Veja mais detalhes neste vídeo:

Com isso em mente, vamos então entender melhor quais as possibilidades de divulgação para a sua clínica médica!

Estruturando seu plano de ação de marketing digital médico

O que falaremos aqui não deve ser tratado como regra, mas sim, uma indicação de boas práticas para o segmento a respeito das estratégias de marketing digital médico. Vamos conferir?

Campanhas que geram negócios

De modo geral, para gerar resultados rápidos, investir em Google Ads é o ideal para uma clínica médica no curto prazo. Isso acontece porque, antes de procurar um médico, toda pessoa procura pelo Google para entender melhor as possibilidades que seus sintomas apresentam.

Por isso, uma boa estratégia para uma clínica médica é focar em anúncios patrocinados não só na sua especialidade (cardiologia, por exemplo), mas também nas doenças e nos principais sintomas tratados no consultório.

As campanhas devem ser geolocalizadas para as cidades onde há atendimento e, se os investimentos não derem conta de cobrir as buscas 24 horas por dia, experimente segmentar a exibição deles apenas nos horários onde seu telefone estiver disponível. Extensões de anúncio, uma opção disponível dentro do Google Ads, podem conter seu telefone e endereço, facilitando ligações para quem pesquisa pelo telefone.

Porém, esta indicação mudou um pouco com a pandemia de COVID-19 e a liberação do teleatendimento. Nada impede que você anuncie fora do raio de abrangência da sua clínica médica e ofereça consultas à distância. Esta é uma vantagem que a tecnologia trouxe para o marketing digital médico.

Desta forma, você garante um fluxo de clientes constante através dos anúncios. Mas depender de anúncios pagos para sempre se torna uma estratégia cara. No longo prazo, é interessante seu consultório investir em uma estratégia de marketing de conteúdo para ancorar uma estratégia mais ampla de inbound marketing e de marketing de relacionamento.

Marketing de conteúdo na clínica médica

Através de um blog ou canal no YouTube, seu consultório pode iniciar uma série de textos ou vídeos falando da sua especialidade médica: doenças, tratamentos, prevenções e complicações das principais doenças do ramo. 

O conteúdo, além de gerar tráfego orgânico para o seu canal, site ou blog, pode ser utilizado para entrar em contato com pacientes antigos e inativos, que devem ser contactados com objetivo de agendamento de uma consulta de rotina de tempos em tempos. Vendo o seu conteúdo, eles lembrarão do seu consultório e estarão mais propensos a agendar uma consulta de rotina.

Uma gestão de marketing de conteúdo é importante para criar volume e ter novidades com frequência. Aposte na criação de, pelo menos, um vídeo semanalmente. Se gravar vídeos não for o seu forte, aposte na produção textual. Ela é mais barata pois não requer a necessidade de edição eletrônica e de equipamentos sofisticados.

Com a sua estratégia de conteúdo montada, com uma boa análise das palavras-chave que farão parte do seu site e blog, é hora de estruturar suas redes sociais para divulgação do conteúdo. Entre apenas nas redes sociais que você conseguir gerir — opte por uma ou duas, no máximo e evite que elas fiquem desatualizadas.

Com os materiais prontos, poste no seu blog ou canal e, após fazer isso, divulgue o conteúdo através das redes sociais. Repita este processo semanalmente e veja seus números de seguidores e engajamento crescendo dia após dia. Separe também uma verba para impulsionar seus posts nas redes para eles alcançarem apenas os seguidores das suas redes.

O inbound marketing na clínica médica

Depois de tudo isso estruturado, é hora de ajustar seu funil de vendas e o time interno que cuidará dos contatos. É fundamental que você tenha alguém para receber os contatos recebidos pelas campanhas e responder às redes sociais, ao menos em horário comercial.

Se o seu consultório for pequeno ou se a sua área de atuação for reduzida, a mesma pessoa pode acumular estas funções. É importante que esta pessoa tenha foco em resultados, portanto, dê a ela metas de ligações e agendamento de consultas por dia, semana e mês e acompanhe os resultados. Do outro lado, você precisa garantir que suas campanhas estão gerando contatos suficientes para que esta pessoa bata suas metas.

Monte métricas de acompanhamento, especialmente das taxas de conversão de contatos em leads e de leads em pacientes. Trabalhe também com clientes antigos, com telemarketing ativo, tentando agendar consultas de retorno para pacientes não frequentes, nem que seja para um check-up de rotina.

Mentalizando seu funil de vendas, tenha claro que pessoas que vierem através de campanhas de performance (Google e Facebook Ads) já estão no fundo do funil. Pessoas que pesquisarem por conteúdos seus e caírem em informações sobre doenças, tratamentos ou pesquisando quando é a hora de procurar um médico estão no meio do funil — precisam ser impactadas mais um pouco antes de estarem prontas para uma abordagem direta. E pessoas que não estão procurando um médico podem ser impactadas por conteúdos sobre prevenção ou mais educativos, com intuito de fazê-las prestarem atenção na sua saúde, direcionando-as para a consultas de rotina.

Esta pode ser a estrutura do seu funil de vendas, montada dentro do seu software de automação de leads, como o RD Station. E-mails marketings periódicos devem ser enviados para a sua base com os conteúdos, com foco de lembrança da sua clínica, da especialidade que você trata e dos problemas de saúde que estas pessoas podem prevenir com uma consulta na sua clínica.

Formulários que geram leads

É extremamente importante que as páginas de destino que estarão dentro da sua estratégia sejam vendedoras e que convertam visitantes do seu site em potenciais pacientes agendados.

Após serem impactadas por um anúncio, lerem um artigo no seu blog ou assistirem a um vídeo seu, seu objetivo é fazer com que esta pessoa levante a mão e que demonstre interesse em agendar uma consulta. Afinal, estamos trabalhando para isso, não é mesmo?

Para isso acontecer de fato, é interessante seguir algumas dicas na criação das suas landing pages:

  1. Tenha um prêmio relevante: quem já quer agendar uma consulta deve ser direcionado para uma landing page específica, de fundo de funil. Mas você pode criar landing pages destinadas ao meio e ao topo do funil para pessoas que ainda não são seus pacientes se interessarem pelo assunto. Um exemplo é oferecer um pré-diagnóstico sobre alguma doença depois dele preencher um pequeno formulário. O preenchimento o levaria para um vídeo, falando dos sintomas da doença e, ao final do vídeo, seu CTA seria explicar que isso só pode ser comprovado com certeza com uma consulta.
  2. Bons CTAs são fundamentais: os títulos das suas landing pages e as chamadas para elas precisam persuadir. Cuidado com o sensacionalismo, mas tente criar uma sensação de urgência e de que, caso ele deixe seu contato, vai receber uma boa recompensa.
  3. Mantenha a simplicidade: basicamente, você precisa de 3 informações — nome, e-mail e talvez a especialidade de interesse (se você houver mais de uma) ou doença em que está com dúvidas. Mais que isso, já complica e dificulta o que o seu lead precisa preencher. Se for um formulário de fundo de funil, você vai querer pegar o telefone também, para já agendar uma consulta.
  4. Passe confiança através da sua landing page: se for uma campanha de links patrocinados que direcionará o cliente para a landing page, é necessário adicionar alguns elementos que passem a ele a sensação de que a sua clínica é confiável. Vídeos e trechos de posts no seu blog podem cumprir este papel.
  5. A introdução é chave: o título e o primeiro parágrafo da sua landing page são fundamentais para travar a atenção do leitor. Certifique-se que você está dando as informações principais no início para garantir que ele venha até você pedindo por mais.
  6. Funcionando no mobile: sua landing page funciona bem em um celular? Os espaços para preenchimento das informações são grandes o suficientes para o toque de um dedo? Os campos não estão cortados? Este cuidado é importante pois a maior parte das buscas será feita pelo celular, então, capriche no layout.
  7. Faça testes A/B: teste modificações, sempre, e acompanhe sua taxa de conversão. Adicione um vídeo e teste. Retire uma imagem e teste. Vá otimizando suas landing pages ao máximo, sempre comparando com resultados anteriores. Coloque para rodar, também, duas páginas diferentes, com leves modificações, ao mesmo tempo e eleja a de melhor desempenho para manter como a oficial.

Estratégias de marketing digital médico para clínicas

Com o plano de ação montado, é hora de colocar a mão na massa! Aqui você encontra dicas de estratégias que podem ser usadas na sua clínica em hacks que aumentam a sua conversão e que trazem um grande volume de clientes.

1. Foco total no agendamento de consultas

Toda sua ação de marketing digital médico precisa focar no agendamento de consultas. Para isso, construa landing pages que convertam. Lembre-se das dicas que demos no tópico anterior e foque para que toda página do seu site possua formulários de contato para captação de informações do seu cliente, direcionadas ao seu time comercial.

2. Crie campanhas de ligações para a sua clínica no Google

Suas campanhas de Adwords podem ser otimizadas para gerar ligações ao invés de cliques no site. Dessa forma, você paga ao Google somente ligações concretizadas para a sua clínica. Seu anúncio fica com um formato diferente, com um botão ao lado do anúncio para facilitar a ligação do cliente.

Extensões de anúncio no Marketing Digital Médico

3. Libere o chat pelo WhatsApp no seu site, inclusive para agendamentos

Sua clínica precisa ser moderna também nos canais de atendimento. Nada mais fácil e cômodo para o seu paciente em potencial poder agendar consultas via WhatsApp. Dessa forma, você facilita a vida dele pois não há curva de aprendizado nem necessidade de mudança de rotina — basta abrir o aplicativo e agendar a consulta.

Faça isso com um plugin diretamente no seu site. Ícones discretos de contato ao lado direito podem acompanhar o cliente em toda a visita ao seu site, em todas as páginas. Mas tenha uma forma simples e fácil dele entrar em contato com você através do aplicativo na sua home. Veja um exemplo:

Marketing Digital Médico

Se possível, faça o mesmo com o Facebook Messenger. 

Esta estratégia aumenta — e muito — o seu agendamento de consultas. Certifique-se apenas que sua equipe interna estará treinada para responder às perguntas de forma ágil.

4. Use as redes sociais para criar comunidades com clientes

Muito eficaz no segmento estético, grupos exclusivos em redes sociais podem fazer seus clientes se sintam especiais. Você pode criar um grupo fechado no Facebook ou no WhatsApp para trocar mensagens com seus clientes VIP, mandando notícias, imagens, novidades e tirar dúvidas de assuntos relacionados à sua especialização.

A dica é manter o ambiente descontraído. Ele precisa parecer um clube secreto e seus clientes precisam querer fazer parte. Vale utilizar algumas técnicas para lançar a ideia aos clientes — em coquetéis de inauguração, aniversário ou afins, você pode mencionar a existência do grupo e convidar todos para interagirem.

5. Instagram stories para gerar proximidade com os pacientes

Você pode utilizar o Instagram Stories para divulgar o dia a dia da sua clínica. Filme eventos, acontecimentos e novidades que aconteçam, sempre que possível. Novamente, no segmento de estética, esta dica vale ouro, pois é possível pegar depoimento de clientes satisfeitos.

Seu dia a dia e o seu lifestyle também podem inspirar. Mostrar que você está em determinados lugares, como restaurantes, eventos, congressos e hotéis ajuda a criar a sua reputação de médico bem sucedido. Isso facilita na hora do paciente confiar no seu trabalho, pois passa credibilidade. Cuidado apenas nos excessos — faça uma divulgação discreta, afinal, este não é o seu perfil pessoal e sim o da sua clínica.

6. Dê palestras online sobre a sua especialidade

Você pode utilizar a internet para dar uma palestra sobre a sua especialidade, convidando o maior número de pessoas possível para o evento. É basicamente o mesmo que quando uma empresa ou entidade chamam um médico para falar sobre algo, só que na internet. 

Neste webinar, você pode falar sobre cuidados, tratamentos, sintomas e outras informações sobre a sua especialidade, sempre com linguagem de fácil acesso ao público. 

Tenha em mente, durante a sua fala, que o foco é o agendamento de consultas, direcionando o público para este objetivo. Entendendo o que você tem a dizer, sua audiência vai pensar em agendar ao menos uma consulta de rotina, para um check-up geral.

Aproveite datas como o Outubro Rosa, o Novembro Azul, o Setembro Amarelo ou qualquer outra pertinente para engajar ainda mais seus pacientes. Se você conta com uma assessoria de imprensa, peça para ela te ajudar na divulgação da palestra em veículos da mídia convencional.

7. Recomendação de clientes na clínica médica

Por fim, outra forma de gerar clientes é através de um sistema de recomendação. O marketing digital médico pode te ajudar nisso, pois é mais fácil gerenciar um esquema desses de forma automatizada do que acompanhar e cadastrar tudo na mão.

Seu sistema de recomendação pode funcionar tendo base nos seus pacientes atuais, que ganham descontos ou sessões grátis em consultas ao indicarem alguém. 

Em casos de procedimentos estéticos, como nas clínicas de dermatologia ou na aplicação de botox por cirurgiões plásticos, este esquema funciona bem, podendo gerar clientes em cascata. Certifique-se apenas de gerar o desconto ou a gratuidade na sessão para clientes efetivados, atrelados ao seu CRM (seu sistema de gerenciamento de pacientes).

Outro formato, utilizando o marketing digital médico para isso, é a indicação via rede social, especialmente via WhatsApp. Crie uma campanha de e-mail marketing para a sua base de pacientes, definindo um brinde para quem indicar clientes potenciais. Mesmo que as consultas não se efetivem, você fica com uma base de contatos para trabalhar em ações de telemarketing ou publicidade online dirigida, como mídia display ou Facebook Ads.

Para essa mesma ideia funcionar, você pode também fazer parcerias com empresas. Além do tradicional desconto específico para funcionários de um determinado prédio comercial ou indústria, você pode distribuir brindes a quem indicar alguém. Certifique-se apenas de que quem irá indicar verá valor no brinde, caso contrário, ninguém vai se dar ao trabalho de fazê-lo.

Uma agência de marketing digital para médicos

Gostou do conteúdo? Pode parecer complexo operacionalizar tudo isso sozinho se você não conta com uma equipe de marketing dedicada no seu consultório. Foi por isso que elaboramos este guia, com intuito de orientar seu planejamento, dando um norte aos seus esforços no marketing digital médico.

Mas se você não possui profissionais para ajudá-lo neste processo ou acredita que é melhor deixar isso na mão de especialistas, não se preocupe — estamos aqui para ajudar.

Temos bastante experiência com marketing digital médico e estamos aptos a atender as necessidades do seu consultório, pois prestamos atendimento remoto em todo o Brasil. Faça um orçamento com a gente e descubra como a Arcana pode ajudar a sua clínica a desenvolver o marketing digital médico hoje mesmo!

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