Marketing digital para concessionárias: como obter bons resultados?

Publicado 08/06/2022

Como estão as vendas na sua loja de automóveis? Se você sente dificuldade em chamar a atenção do cliente, aqui vai uma dica: invista em marketing digital para concessionárias.

Quando a publicidade não oferece retorno, é fundamental buscar estratégias eficazes. Nesse sentido, o marketing digital tem práticas para o seu tipo de negócio — maximizando o potencial de vendas.

O marketing digital alcança o público por meio de dispositivos como smartphone, tablet, notebook e computador de mesa. Eles prendem a atenção, enquanto os outdoors nem sempre são lembrados.

Saiba quais são as ferramentas e boas práticas que o marketing digital para concessionárias tem a oferecer para a sua!

O que é marketing digital para concessionárias?

O marketing digital é um upgrade do marketing tradicional. É como aquele automóvel que todo mundo gosta, mas que precisa de novas tecnologias e algumas mudanças para manter o desempenho.

Nesse sentido, o marketing digital revoluciona a forma de se fazer marketing. Sua implementação é necessária, pois acompanha as demandas da sociedade atual. Tem dúvida disso?

Quando o cliente chega na concessionária, um dos objetos que ele carrega é o smartphone. Esse dispositivo é o que o torna mais digital. Por meio dele, encontrou sua concessionária, pesquisou modelos e criou uma expectativa.

Sim, o cliente atual é mais bem-informado. Antes de ver o veículo na sua concessionária, pode ter assistido a algumas horas de review no YouTube e testado todas as configurações no site da montadora.

Esse excesso de informações é o maior trunfo do marketing digital para concessionárias, pois ele também colhe dados. São esses dados que permitem segmentar o público.

Ao exibir um anúncio na TV, por exemplo, você recebe um relatório sobre o público que costuma estar ligado no horário escolhido. Mas ninguém garante que esse público será realmente esse, pois se trata de uma estimativa.

No caso do marketing digital para concessionárias, cada anúncio é enviado e entregue ao público escolhido. Você pode escolher e atingir o público ideal, na hora e no lugar perfeito. 

Como devo investir em marketing digital para concessionárias?

O primeiro passo para investir em marketing digital para concessionárias é encontrar uma agência que entenda do assunto — tanto de marketing digital quanto do universo das concessionárias!

Uma agência de marketing digital tem toda a expertise necessária para implementar uma boa estratégia para a sua concessionária.

O trabalho começa pela análise da situação atual. A equipe observa cada detalhe para entender o que funciona e o que pode melhorar.

Marketing digital para concessionárias

É, literalmente, pôr ordem na casa!

Esse trabalho é fundamental para alinhar a comunicação da marca e transmitir uma mensagem uníssona em todos os canais.

O próximo passo é o investimento em mídia de performance.

Como funciona a mídia de performance?

A mídia de performance atua com foco na geração de leads. A gente traduz!

Os leads são os contatos de possíveis consumidores que deixaram seus dados e informações pessoais ou profissionais em troca de alguma recompensa oferecida pela sua concessionária.

O que pode ser essa recompensa? Um e-book, uma consultoria, uma resposta para uma pergunta…

De posse do contato do cliente, a sua concessionária tem como iniciar o relacionamento com o consumidor, inserindo-o no funil de vendas. O final desse funil é a conversão, ou seja, quando ele compra.

Mas como impactar o cliente certo, no lugar certo? A mídia de performance existe para isso!

Há uma infinidade de tipos de anúncios pagos em plataformas como Google e Facebook. Alguns formatos são:

  • Search: quando a sua marca vem como resultado da busca a partir de um termo relacionado a ela.
  • Display: rede de display que alcança pessoas no mundo todo em 35 milhões de sites e apps, e em propriedades do Google (YouTube e Gmail). Assim, é possível expandir seu alcance além da Pesquisa Google.
  • Remarketing: técnica de publicidade online que exibe anúncios para usuários que já tiveram contato com a marca.
  • Formulários nativos: instalados no seu site. São usados como moeda de troca por determinado conteúdo.
Gestão de Anúncios

E como ficam as redes sociais?

As redes sociais também fazem parte da estratégia do marketing digital para concessionárias. São fundamentais para obter bons resultados.

A produção de conteúdo para essas plataformas e o site da empresa é essencial para transmitir as mensagens que a sua concessionária precisa.

Por meio desse conteúdo, você tem como focar na área de serviços complementares e pós-venda da concessionária. Assim, engaja novos e possíveis consumidores, além dos que já fazem parte da própria base.

Sua concessionária pode ter serviços importantes como os de revisão, portanto, deve manter um bom relacionamento com os clientes para que eles também consumam essas soluções.

O marketing digital para concessionárias também abre a possibilidade de elaborar uma estratégia de automação para o pós-venda, atrelado à necessidade de revisão do automóvel.

Assim que o cliente compra o carro, o sistema de automação inicia a contagem de 30 dias. Assim que o primeiro mês finaliza, um e-mail é disparado automaticamente para fazer uma pesquisa de satisfação.

No segundo mês, o e-mail pode dar dicas sobre o automóvel e mostrar, por exemplo, acessórios que podem ser comprados. O terceiro mês mostra novidades da concessionária e o quarto pode oferecer desconto em algum serviço.

Tudo isso de forma automática, nutrindo o relacionamento com o cliente.

Gestão de Redes Sociais

Para obter os resultados que deseja, conte com o apoio de uma agência de marketing digital especializada em concessionárias.

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