Marketing digital para imobiliárias: como fazer?

Publicado 03/05/2021

Por ser uma área com muita presença online, o marketing digital para imobiliárias deve estar cada vez mais presente nas empresas, auxiliando não só no desenvolvimento de um site profissional, com boa usabilidade, mas também, para a criação de estratégias que possam ser colocadas em prática e contribuir para o sucesso do negócio.

Marketing de conteúdo, anúncios online, redes sociais e e-mail marketing são algumas das estratégias que podem destacar a empresa por meio do marketing digital para imobiliárias. Por isso, para que você conheça a importância de utilizá-la, desenvolvemos o conteúdo a seguir. Continue a leitura a seguir para conferir!

Entendendo o que é marketing digital

O marketing digital é um conceito dinâmico em que um conjunto de ações promovem produtos, marcas e serviços por meio de mídias. Para que as estratégias do marketing digital para imobiliárias deem certo, é preciso executá-las de forma personalizada, em momentos adequados.

Elas englobam outros conceitos muito conhecidos na área de marketing digital, como SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Nele, o cliente é o protagonista, e o foco não é apenas vender. Empresas usam canais como sites, blogs, redes sociais e e-mails para resolver problemas e atender os desejos dos possíveis consumidores.

Necessidade de a imobiliária estar em ambiente digital

Grande parte das pessoas que têm interesse em comprar ou alugar um imóvel costuma buscá-lo na internet. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 64,7% da população brasileira acima dos 10 anos têm acesso à internet, ou seja, aproximadamente 116 milhões de pessoas, com tendência somente a aumentar.

Com a possibilidade de comunicar-se com um grande número de pessoas por meio da internet, é possível expor imóveis em uma vitrine virtual que se mantém aberta 24 horas, todos os dias do ano.

Além disso, com o marketing digital para imobiliárias é possível influenciar a vida das pessoas, contribuindo para suas decisões. Dessa forma, é fundamental que os profissionais e empresas relacionadas a área imobiliária se adaptem a essa nova realidade para não perder espaço no mercado.

O papel do Marketing Digital no mercado imobiliário

No segmento imobiliário, alguns desafios já são conhecidos, como a longa jornada de compra e mudanças no perfil do consumidor. Afinal, o imóvel não pode ser visto somente como um patrimônio, mas algo ligado ao estilo de vida da pessoa em sua constituição familiar até necessidades especiais.

O consumidor realiza a compra com aqueles que confia, sendo essa relação de confiança um investimento tão importante como a própria compra. As campanhas de marketing digital para imobiliárias se iniciam quando as obras estão avançadas, por questões de estratégia, devido à alta competitividade do mercado.

Empresas do segmento reservam a verba do marketing digital para imobiliárias para o lançamento de empreendimentos, oscilando entre diferentes canais de comunicação de acordo com as vendas. 

Pela difusão do meio digital existe a facilidade de superar desafios como geração de leads. O possível cliente que apresenta intenção de compra quer mais informações relacionadas ao imóvel. Com o acesso a páginas de busca, procurar o que lhe interessa, deixar contatos e tornar-se um lead já não é problema. 

O desafio do marketing digital para imobiliárias é acertar iniciativas que possam ajudar o lead em sua jornada, e contribuir para que as taxas de conversão superem suas expectativas.

Vantagens do marketing digital para imobiliárias

As estratégias antes usadas em anúncios em jornais, revistas e classificados já não apresentam resultados como antes. Por isso, as imobiliárias devem aproveitar o espaço na internet, lugar em que está a maioria de seus consumidores.

O marketing digital para imobiliárias potencializa os resultados com investimento acessível, tornando-se a melhor forma, e com melhor custo, para se destacar diante da concorrência no mercado. A seguir, confira as vantagens oferecidas pelo marketing digital para imobiliárias.

Reconhecimento de marca

Antes da decisão de fechar um negócio, o consumidor busca encontrar imobiliárias de sua confiança. Para isso, é preciso que a empresa ofereça conteúdos educativos, redes sociais atraentes e um site seguro. Dessa maneira, a imobiliária pode demonstrar o domínio no setor imobiliário.

Maior engajamento e vendas

Com um site que seja estruturado e preparado de forma específica para atender o público, seu engajamento se torna maior. Assim, é evidente que o processo consiga gerar maior número de vendas.

No entanto, o marketing digital para imobiliárias vai além de um site profissional. São diversas as estratégias utilizadas para melhorar a comunicação entre a empresa e o público, aumentando as chances de venda.

Maior visibilidade

Há muito tempo estar na internet deixou de ser uma possibilidade, tornando-se uma obrigação principalmente para empresas imobiliárias. Entretanto, com a grande competitividade, ficar no topo das páginas de busca se torna um desafio. Por isso, as estratégias de marketing digital devem ser utilizadas para alcançar visibilidade atingindo o público correto.

Dicas de marketing digital para imobiliárias

Dicas de marketing digital para imobiliárias

Após entender as vantagens de investir em marketing digital para imobiliárias, vamos também conhecer as principais dicas relacionadas ao assunto para aplicar em sua empresa. 

Tenha um site profissional

O site é a porta de entrada para clientes em uma imobiliária. É por meio dele que os que estão interessados em comprar ou alugar um imóvel podem conferir todas as características de casas, terrenos e apartamentos sem precisar sair de casa. Por isso, é importante oferecer usabilidade com um site de fácil acesso, imagens de boa qualidade e informações completas.

Para valorizar sua marca, o cliente deve visualizar a imobiliária como referência. Investir em personalização do seu site com um domínio próprio e logomarca é uma forma de alcançar esse objetivo, assim como ter estratégias de conteúdos que se tornem essenciais.

Invista na produção de conteúdo

O marketing digital para imobiliárias também utiliza estratégias de produção de conteúdos que sejam relevantes para melhorar a visibilidade da empresa e aumentar sua autoridade no assunto. 

Ao mostrar para o leitor que é capaz de ajudá-lo em questões imobiliárias de maneira educativa e coerente, a marca passa confiança. E é a partir dessa confiança que o relacionamento com o consumidor se inicia, resultando em conversão.

Conheça a importância do SEO 

O SEO (do inglês, Search Engine Optimization) é um conjunto de práticas e estratégias que têm como objetivo aumentar a visibilidade do site. São elas as responsáveis por permitir que a imobiliária fique bem posicionada em pesquisas do Google e outros mecanismos de busca em diferentes palavras-chave. Por isso, é preciso conhecer a importância de utilizar as técnicas SEO no site da imobiliária.

Conte com a ajuda de especialistas

É comum que empreendedores utilizem parte de seu tempo para desenvolver práticas do marketing digital para imobiliárias, investindo em especializações por meio de cursos rápidos. 

No entanto, essa prática exige conhecimento e experiência. Por esse motivo, é importante contar com a ajuda de especialistas no assunto. Afinal, decidir realizar o marketing digital sozinho pode consumir tempo precioso da empresa, além do risco de não realizar as estratégias corretamente.

Usar uma agência de marketing permite que o negócio seja levado ao topo, com soluções já testadas e investimento em conhecimento. Com uma equipe profissional no assunto, a imobiliária pode contar com diversas estratégias pensadas exclusivamente para a marca.

Melhore o relacionamento com o cliente

Ao buscar uma imobiliária, o cliente que mais do que somente comprar ou alugar um imóvel. Ele busca a solução para seus problemas. Contudo, para que isso seja feito, o corretor deve conhecê-lo. 

Uma boa forma de estreitar o relacionamento com o cliente é por meio do sistema CRM (Customer Relationship Manager), ou em português, gestão de relacionamento com o cliente. Esse software coloca em prática variadas estratégias para melhorar o relacionamento com o consumidor, coletando informações desde o primeiro momento que o cliente entra em contato com o site da imobiliária. 

Um exemplo disso, é que cada vez que o cliente definir filtros na busca, como quantidade de quartos, bairro ou valor do imóvel, o CRM armazenará os dados junto de seu cadastro. A partir dessas informações, a empresa pode ter dados reais e precisos, facilitando a busca por um imóvel que possa solucionar os problemas do cliente e tornando a conversa efetiva.

Quais ferramentas de marketing digital podem ajudar as imobiliárias?

Além das dicas acima, as empresas também usam o marketing digital para imobiliárias no momento da divulgação de suas ações, para a construção de uma marca sólida e na busca de melhorar seus resultados de venda, sejam eles no meio digital ou físico. Algumas ferramentas são essenciais para ajudar em pontos como esse. 

Quais ferramentas de marketing digital podem ajudar as imobiliárias?

Sendo o Brasil um dos países da América Latina que mais utiliza redes sociais, o marketing digital para imobiliárias não deixaria de fora a utilização dessas ferramentas. É importante descobrir quais redes sociais os clientes da empresa estão conectados para estar presente.

Além disso, com anúncios pagos, sejam eles em redes sociais ou no Google, é possível ter uma segmentação assertiva, encontrando somente pessoas que estão interessadas na compra ou aluguel de imóveis. A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre eles, e outras ferramentas usadas no marketing digital para imobiliárias. 

Mídia paga

Uma excelente forma de ser visto pelos clientes é por meio de anúncios pagos, direcionando o conteúdo para o público-alvo específico e segmentado, potencializando o alcance da empresa.

A mídia paga é uma boa opção quando a imobiliária precisa de resultados rápidos nas estratégias de negócios. Onde concentrar os investimentos é a grande decisão em relação a essa técnica de marketing. A empresa pode ser promovida de forma institucional por meio de anúncios gráficos:

  • Em mídia ou vídeo nas plataformas do Google Ads, Facebook Ads, YouTube e Instagram Ads;
  • Gerar leads para clientes de compra ou aluguel por meio de links patrocinados direto no Google com palavras-chave;
  • Fazer anúncios diretos do catálogo de imóveis da empresa no Facebook, com carrossel de imagens que sejam baseadas em apartamentos similares visualizados pelo usuário, no entanto, que não foi convertido;
  • Utilizar o LinkedIn para anunciar salas comerciais com as ferramentas divulgadas acima.

Redes sociais

Redes sociais como o Facebook e Instagram também são ferramentas usadas para encontrar pessoas que estejam buscando imóveis para alugar ou comprar. Atualmente, pode-se encontrar grupos fechados relacionados ao assunto nessas redes. 

Fazendo parte destes grupos é possível se aproximar dos clientes com publicações de ofertas que contenham fotos, localização e mais detalhes dos imóveis, atraindo os interessados para a negociação de agendamento de visitas e, futuramente, a possível venda ou locação.

Nas redes sociais também é possível criar campanhas patrocinadas, aumentando o alcance de pessoas com as publicações relacionadas aos imóveis, contribuindo para o relacionamento com os clientes ao abrir um canal de SAC 2.0 para solucionar problemas e ajudar a construir a marca, ao deixá-la mais conhecida no mercado. 

Além disso, as redes sociais contribuem para o posicionamento da imobiliária, deixando claro para qual público suas vendas são voltadas. Para imobiliárias que buscam atrair o comprador visualmente, as redes mais indicadas são Facebook e Instagram. No entanto, caso a empresa esteja buscando atingir clientes que buscam imóveis comerciais e questões institucionais, o LinkedIn é o local certo para isso.

Marketing de conteúdo

Podemos dizer que no marketing digital para imobiliárias, uma das principais ideias é levar o cliente até a empresa, ao invés de correr atrás dele. Para que isso aconteça com sucesso, as imobiliárias devem investir em marketing de conteúdo, produzindo em seus sites, blogs, redes sociais e canais no YouTube materiais que possam contribuir com as dúvidas e anseios do cliente. O marketing de conteúdo contribui das seguintes formas:

  • Auxilia no posicionamento da empresa, demonstrando para o cliente a qual público a imobiliária está destinada;
  • Caso seja uma empresa premium, é possível produzir conteúdos que falem sobre decoração, dicas de como cuidar do imóvel, sobre o bairro, condomínios, e outras;
  • Caso seja uma imobiliária popular, pode-se falar de assuntos como bricolagem, maneiras de economizar nas contas do mês, organização financeira, DIY, e mais;
  • Para imobiliárias voltadas para imóveis comerciais, a produção de conteúdo pode ser abordando assuntos como administração de negócios, marketing, gestão, fluxo de caixa, e outros;
  • Além de blogs e vídeos para apresentar novos produtos, lançamentos de prédios, terrenos, empreendimentos comerciais e afins, é possível aproveitar parcerias locais com influenciadores para promoções de conteúdo.

Plataformas

Plataformas de imobiliária são ferramentas fundamentais para uma boa conversão digital. Por isso, é essencial que a empresa tenha um site funcional, otimizado para funcionar bem em celulares, tablets e computadores, além de estar integrado ao catálogo de imóveis da imobiliária. 

As plataformas também auxiliam com fotos e descrições que devem ser sempre preenchidas com cuidado, contendo todas as informações necessárias para o cliente. A integração entre os sistemas deve ter perfeito funcionamento para evitar a perda do cliente pelo caminho. 

Assim como as plataformas, um aplicativo próprio da empresa é uma boa alternativa, ajudando na usabilidade e experiência do cliente de forma completa, permitindo que ele seja acompanhado pela imobiliária do início ao fim.

E-mail marketing

Outra ferramenta muito utilizada no marketing digital para imobiliárias é o e-mail marketing, pela muito importante para uma estratégia inbound. A ferramenta é usada para a criação de mensagens e automatização do envio de fluxo de nutrição para os clientes.

Dessa forma, é possível enviar mensagens estratégicas para alugar ou vender os imóveis da empresa, trabalhando com títulos que sejam persuasivos e alguns gatilhos mentais, garantindo assim que o destinatário leia as mensagens que devem ser destacadas no meio de tantos outros e-mails recebidos diariamente. 

Para a utilização do e-mail marketing, algumas plataformas são gratuitas, no entanto, limitadas. Nelas, as imobiliárias não podem enviar uma quantidade ilimitada de mensagens ou mesmo anexar imagens dos imóveis. 

Visto que na venda ou locação de imóveis as imagens apresentam papel fundamental uma vez que esses são produtos com forte impacto visual, é indicado escolher ferramentas que contribuam para essa estratégia de forma integral. Com um e-mail marketing automatizado, a imobiliária pode sugerir imóveis para seus clientes, ou mesmo conteúdos, como no formato de newsletter. 

No conteúdo de hoje você pôde conhecer melhor o que a importância de aderir ao marketing digital para imobiliárias, além de conferir dicas de como colocá-lo em prática em sua empresa e quais as principais ferramentas devem ser utilizadas para desenvolver iniciativas que reforçam sua presença no mercado, aumentado a relevância e confiança junto aos seus clientes.

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