Marketing digital para indústrias: como aplicar?

Publicado 13/01/2022

O marketing digital para indústrias é o conjunto de técnicas e estratégias segmentadas para atender as demandas desse setor.

Quando você investe em um planejamento para tornar a sua indústria mais relevante no cenário online, consegue vender mais. Isso ocorre porque ela passa a alcançar potenciais novos clientes.

Em um mercado cada vez mais disputado, colocar em prática boas ações de marketing digital para indústrias é um importante diferencial competitivo.

O fato é que, quando falamos em marketing digital para indústrias, muitas dúvidas surgem, pois o foco das estratégias nem sempre é o consumidor final. Isso porque há outras companhias que são potenciais clientes.

Isso reforça o valor de uma forma de comunicação diferente, priorizando ações e campanhas precisas para o público do seu negócio.

Quer saber como aplicar o marketing digital para indústrias? Continue a leitura e acompanhe as dicas!

O que é marketing digital para indústrias?

De modo geral, o marketing digital é aquele realizado em ambiente online. Permite, portanto, que as empresas se aproximem de seus públicos por meio de ferramentas como redes sociais, sites, e-mails marketing e outras.

Em outras palavras, facilita a comunicação entre empresa e consumidor, tornando-a direta e personalizada. É, por conseguinte, uma ferramenta que fortalece a marca e, consequentemente, contribui para as vendas.

Dentro do universo do marketing digital há setores que apresentam particularidades. É o caso da indústria. Por esse motivo, há o marketing digital para indústrias.

Ele existe porque o modelo de vendas B2B (Business to Business, ou seja, de uma empresa para outra) é diferente daquele que busca impactar o consumidor final: o B2C.

Vem daí a necessidade de se ter o marketing digital para indústrias, com estratégias mais segmentadas e focadas em atender as demandas desse setor.

Uma indústria que atua na fabricação de pneus automotivos, por exemplo, não vai tentar convencer o consumidor final a comprar e confiar na marca. Sua estratégia será diferente, voltada para fabricantes de automóveis, concessionárias e redes de oficinas mecânicas. Se a ação der certo, ou seja, chegar a etapa de venda com sucesso, quem irá fazer campanhas de divulgação B2C do seu produto são essas empresas que citamos acima.

Quando se pensa em estratégias de marketing digital para indústrias, você deve ter em mente que elas são uma necessidade para quem busca melhores resultados, independentemente do campo.

Essas estratégias impactam frentes como:

  • Aumento da rede de revendedores;
  • Mais compradores para o seu produto;
  • Melhoria da reputação de marca;
  • Venda direta para o consumidor final.

Com as ações corretas, e aplicadas do modo certo, sua indústria tem excelentes retornos, mesmo com um investimento considerado baixo em comparação com outras mídias, principalmente as tradicionais.

Por que devo investir em marketing digital para indústrias?

Marketing digital para indústrias

Agora que você entendeu o que é marketing digital para indústrias, vamos ver as razões que envolvem o investimento nele.

Para começar, quem não é visto não é lembrado. Sendo assim, aparecer para o público é fundamental para atingir quem vai comprar o seu produto.

A questão é que houve e há uma série de mudanças de comportamento dentro da sociedade, convidando as indústrias para um processo de adaptação e renovação.

Nesse contexto, o marketing digital tornou-se o principal canal de comunicação entre as marcas e seus respectivos consumidores — tanto público final quanto outras empresas.

A produção de conteúdo relevante, feito sob medida para as necessidades da sua indústria, estimula um melhor relacionamento com o consumidor. Isso envolve a atuação nas redes sociais e outras estratégias.

Também é importante para diferenciar sua indústria das demais, algo fundamental em tempos de alta competitividade no mercado.

Essa diferenciação envolve uma série de processos, dentre eles apresentar as vantagens e diferenciais da sua indústria, atrair potenciais compradores e estabelecer sua marca como autoridade no segmento no qual atua.

Diante desse cenário, você não pode ignorar a importância das redes sociais. Segundo pesquisa do Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação, o Cetic.br, 78% das empresas pesquisadas no Brasil estão nessas plataformas.

Desse total, 70% realizaram comércio eletrônico para comprar e 57% para vender. Isso reforça a importância do marketing digital para indústrias, pois quem produz também precisa comprar.

De acordo com o coordenador do levantamento, Leonardo Lins, é cada vez maior a presença de pequenas empresas nas redes sociais, mesmo aquelas com atuação limitada a bairros. Sua indústria, portanto, não pode ignorá-las.

O marketing digital para indústrias é uma tendência crescente, feita sob medida para quem quer alcançar o sucesso. O próprio setor industrial vem se atualizando como um todo. Não há motivos para não atualizar as estratégias de marketing.

Outro ponto importante é que as estratégias de marketing digital para indústria ampliam as possibilidades de negócio mesmo nos períodos não tão favoráveis economicamente, como o atual.

No momento, segundo dados do Credit Suisse, a indústria brasileira encontra-se 4,3% abaixo do patamar pré-pandemia. Mas se por um lado há menos recursos disponíveis, por outro é fundamental buscar alternativas.

Quando o assunto é a Indústria, a rentabilidade e o custo-benefício são termos que todas as companhias desejam ter associadas a si. No universo do marketing digital, é possível determinar, por meio de uma métrica chamada ROI (Retorno Sobre Investimento), quais estratégias geram os melhores resultados.

Onde e como aplicar o marketing digital para indústrias?

Com o objetivo de obter os melhores resultados no ambiente digital, listamos as principais soluções e estratégias de marketing digital para indústrias. Saiba onde e como aplicar:

Ser uma loja virtual para outras indústrias

A sua indústria pode ter um e-commerce. Pensando estrategicamente, um canal de vendas online é capaz de impactar tanto as vendas quanto os representantes oficiais. Para tal, será necessário que ele seja eficiente.

Aqui, vale a regra de todas as lojas virtuais: quem compra, espera um site fácil de navegar e que facilite fechar negócio. Isso significa que o e-commerce da sua indústria deve ser feito a partir de um bom projeto de arquitetura de informação e usabilidade, para proporcionar uma experiência de compra positiva.

Para encontrar bons formatos, estude seus concorrentes e os demais fornecedores que seus clientes podem ter. Assim você terá uma ampla visão do mercado, entendendo o funcionamento de sites B2B para ganhar mais ideias de o que fazer — e até o que não fazer.

Aumentar a quantidade de revendedores

A busca por novas empresas, que comprem e vendam seus produtos, é outro objetivo que o marketing digital para indústrias está pronto para atacar.

Por meio de uma boa estratégia de marketing de conteúdo, com a construção de um blog que compartilha artigos com assuntos do interesse de potenciais compradores, será possível atraí-los e convertê-los em clientes.

O blog da sua indústria pode abordar o universo do qual o negócio é especializado, tornando-o referência no tema. As informações compartilhadas servem de base para facilitar a revenda dos produtos.

Nesse sentido, a estratégia de marketing digital para indústrias envolve a definição de personas e a criação de uma trilha de conteúdos — ambas alinhadas à jornada de compra.

Também é importante o desenvolvimento de materiais ricos, bem explicativos, de preferência que possam ser facilmente distribuídos por meio de redes sociais ou mídia de performance, como os anúncios do Google, Instagram ou Facebook.

Captar leads por meio de Inbound Marketing

Note que o conteúdo proposto no tópico anterior possui um valor inestimável, pois esclarece dúvidas e até resolve problemas. E se a sua indústria pudesse ganhar algo em troca?

Esse tipo de conteúdo não precisa ser cobrado monetariamente, mas há a possibilidade de pedir uma informação importante: nome, e-mail ou telefone.

Quem está disposto a consumir informações que resolvem problemas e esclarecem dúvidas, demonstra claramente que o seu produto pode ser uma solução. Essa é a lógica do inbound marketing.

Quando você consegue reter a atenção de quem está lendo e obtém informações como as citadas acima, captura um lead. No entanto, é fundamental entender que nem todo lead está preparado para ser um cliente.

Porém fique atento às novas leis de captação, retenção e uso de dados. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor desde 2020 e contém diversas regras para quem trabalha com este tipo de informação. Vale a pesquisa!

Nutrir relacionamentos por meio de e-mail marketing

Aproveitando o gancho do tópico anterior, nem sempre que o lead compartilha dados pessoais quer dizer que ele está pronto, por exemplo, para receber uma abordagem do seu time de vendas.

Nesse processo, é importante considerar em qual fase da jornada de compra o lead se encontra. Nós vamos detalhar, mais para a frente, as etapas dessa jornada.

A partir da identificação da etapa, o lead continuará sendo nutrido com informações, dicas e ofertas. Sendo assim, o e-mail marketing é uma ferramenta essencial para criar e nutrir relacionamento com potenciais clientes.

As entregas feitas por e-mail marketing são as responsáveis por preparar cada lead para a ligação ou visita de alguém da equipe de vendas.

Encontrar compradores para o seu produto

Você considera o produto da sua indústria complexo ou caro? Quando os produtos são, por exemplo, sob medida e a revenda não é utilizada, o marketing digital para indústrias também apresenta soluções para encontrar compradores.

Nesse caso, o marketing digital para indústrias otimiza o seu site para SEO, ou seja, um conjunto de estratégias capazes de potencializar e melhorar o posicionamento dele nas páginas de buscas.

Chris Anderson, criador da teoria da cauda longa, destaca que as long tail keywords, ou termos de busca mais longos, são importantes para direcionar os visitantes de um site para que encontrem o que estão buscando.

Um conteúdo criado com os termos ou palavras-chave corretas é perene e, a longo prazo, contribui para a geração de leads e oportunidades.

Se o seu site está otimizado para SEO, associado às palavras-chave mais importantes para a indústria, consegue aumentar as chances de ser encontrado por quem busca soluções como as suas.

Vender diretamente para o consumidor final

Algumas indústrias, em especial as que fabricam bens de consumo, buscam meios para falar e vender diretamente para o consumidor final. Por meio de lojas próprias, físicas ou virtuais, dispensam intermediários no varejo.

A estratégia de marketing digital para indústrias desse tipo envolve a criação de uma loja virtual. No entanto, esse é um processo que demanda bastante atenção e escolhas precisas.

Sabemos que a gestão de um e-commerce requer uma equipe. Portanto, é fundamental saber, desde já, o que vale a pena terceirizar.

O primeiro ponto é a plataforma. Há, no mercado, uma série de opções customizáveis que podem ser adotadas. Elas dispensam a necessidade de construir uma plataforma do zero.

O segundo ponto é o marketing digital, que envolve a produção de fotos e descrições dos produtos, gestão das redes sociais e campanhas direcionadas para potenciais clientes.  

O marketing digital de um e-commerce também pode ser terceirizado. O custo, comparado ao de uma equipe interna, é menor. Além disso, sua indústria consegue contratar uma equipe altamente especializada e com vários casos de sucesso que falam por si.

Um deles é o da Bellacoton, e-commerce de produtos nichados. Em 2017, a marca decidiu abrir uma loja virtual para venda de produtos para o consumidor final. Entretanto, com mais de 8 meses no ar, o faturamento permanecia muito baixo.

A Bellacoton decidiu terceirizar a gestão do seu e-commerce e contou com a Arcana. O objetivo era sair da média mensal de vendas de R$ 6.000,00. Em menos de 4 meses, o faturamento aumentou 13 vezes e chegou a R$ 80.000,00.

Várias frentes foram tomadas para construir uma relação entre a Bellacoton e seus consumidores-alvo. Uma delas envolveu ações de SEO, com planejamento de palavras-chave, estruturação das URLs, novas descrições, fotos com foco em e-commerce, produção de vídeos e mais.

Melhorar a reputação da marca

Outro ponto no qual o marketing digital para indústrias é muito efetivo é a construção e reputação de uma marca. Algumas indústrias são desconhecidas pelo grande público, o que pode dificultar o processo de venda direta ao consumidor final.

Há ainda aquelas com produtos complexos, cujos revendedores têm dificuldades para explicar. Também existem as que não estão com boa reputação de mercado, por isso é fundamental saber que o marketing digital ajuda nessas frentes.

Uma das maneiras de se melhorar a reputação da marca se dá por meio da gestão de redes sociais. A partir de uma estratégia de comunicação corporativa nos próprios canais da marca, ela passa a ser remodelada.

Os conteúdos vão dos mais simples aos mais profundos, de textos a vídeos. Assessoria de imprensa também é importante, pois consegue associar sua marca a notícias positivas, construindo uma imagem bem vista pela comunidade em telejornais e diários digitais.

Além disso, a publicidade com foco em awareness pode ser feita para reconhecer e reforçar a marca. Cria uma consciência de marca no público, aumentando o número de pessoas que passam a identificá-la como referência no segmento em que atua.

Como entender seu público e o caminho até a compra?

Como havíamos dito no tópico sobre onde e como aplicar o marketing digital para indústrias, a jornada de compra das suas personas é fundamental para saber onde o lead se encontra.

A jornada de compra permite compreender quais são as necessidades do lead, bem como de que forma o seu produto pode ser útil para ele. Por causa disso, a jornada é dividida em quatro etapas. São elas:

Aprendizado e descoberta

Essa é a fase na qual o potencial cliente não sabe que tem necessidade pelo seu produto. Ele ainda está começando a se interessar pelo tema.

Trata-se do momento ideal para capturar a atenção dele, fazendo com que posteriormente descubra que tem um problema que você solucionar.

Aqui, você pode falar sobre:

  • A importância de utilizar tecnologia no negócio;
  • Como aumentar a produtividade;
  • Motivos para modernizar o negócio.

Reconhecimento do problema

A próxima fase da jornada de compra é o reconhecimento do problema, que vem após um aprofundamento do assunto e percepção de dor ou oportunidade.

Aqui, a estratégia de marketing digital para indústrias deve aprofundar os temas e tocar diretamente nos pontos-chave que incomodam o lead. O objetivo é fazê-lo estudar mais e buscar soluções para resolvê-lo.

Conteúdos que podem ser abordados:

  • Como reduzir custos;
  • Como aumentar a produtividade mesmo reduzindo custos;
  • Como ser mais sustentável sem deixar de lucrar.

Consideração da solução

Assim que se aprofunda no assunto, o lead tende a entrar na fase de mapeamento e avaliação de possíveis soluções. É nessa fase que a estratégia de marketing digital para indústrias cria um senso de urgência, apresentando-se como uma dessas soluções pesquisadas.

Os conteúdos que podem ser mostrados são:

  • Como escolher o produto;
  • Cases de sucesso;
  • Resultados financeiros.

Decisão de compra

Por fim, temos a etapa de decisão de compra. Trata-se do fim do processo, no qual o lead toma a decisão. 

Nessa etapa, vale a pena mostrar todos os diferenciais da sua empresa em relação aos concorrentes, convencendo-o de que a sua solução é a escolha certa.

Na etapa de decisão de compra, os conteúdos precisam encaminhar o lead para falar com os consultores da marca para que haja um entendimento completo de suas necessidades. Avaliações especiais, testes e outros podem ser oferecidos.

O marketing digital para indústrias mostra que há como se reinventar, descobrir caminhos alternativos para aumentar as vendas e tornar-se autoridade no segmento em que atua. Fale agora com a Arcana para desenhar a melhor estratégia para sua indústria atuar no mercado, iniciando pelo marketing digital!

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