Marketing digital para loja de roupas: como fazer?

Publicado 31/03/2021

Para empresas especializadas no varejo de roupas, as estratégias para manter o bom desempenho dos negócios precisam ser únicas. A alta concorrência e a diversidade de ofertas no mercado obriga qualquer dono de loja a apostar em formas criativas e baratas para atrair clientes. E é aí que o marketing digital para loja de roupas entra em cena.

Mas essa modalidade de divulgação não funciona sozinha. É preciso atrair clientes em todo o mercado com produtos de qualidade e um atendimento excelente, ao mesmo tempo em que você executa uma abordagem diferenciada que destaca seus negócios na internet.

E para fazer isso acontecer, algumas estratégias e ferramentas são fundamentais no marketing digital para lojas de roupas. São elas quem vão ajudar a fazer o negócio crescer e a conquistar clientes fiéis.

Mas, afinal, como fazer marketing digital para lojas de roupas? Quais são essas estratégias que funcionam de verdade e como colocá-las em prática?

Entenda mais sobre o assunto no guia estratégico que elaboramos. Ele vai te ajudar a construir uma operação de marketing digital para loja de roupas que atrai clientes e fortalece a sua marca de forma abrangente e contínua!

Por que apostar no marketing digital para loja de roupas?

O marketing digital, se usado da maneira correta, faz crescer suas vendas, aumenta a presença da sua marca no mercado e na cabeça do seu cliente e deixa sua loja mais lucrativa.

Toda estratégia de marketing tem como objetivo evidenciar o que seu produto tem de melhor para seu público o conheça e compre. Mas a vantagem é que o marketing digital para loja de roupas vai além disso — ele permite aumentar o conhecimento da marca, impulsionar as vendas e transformar os clientes em embaixadores da sua loja de forma mais barata, totalmente mensurável e com a segmentação mais precisa que outros meios.

É imprescindível aliar suas estratégias de divulgação offline com as online, onde uma soma na outra. Todo tipo de promoção, montagem de vitrine, panfletagem, anúncios em meios tradicionais e parcerias são potencializados quando trabalhados também no digital.

E as estratégias se adaptam a qualquer tamanho: toda marca de moda, seja velha ou nova, seja uma franquia ou loja única, pode implantar uma estratégia de marketing digital vencedora.

Estratégias de marketing digital para loja de roupas

Agora vamos à parte que mais interessa: quais são as melhores estratégias de marketing digital para loja de roupas?

Infográfico que mostra as vantagens e desvantagens sobre 6 ferramentas de marketing digital para loja de roupas: Instagram, Facebook, TikTok, Google Ads, e-commerce e CRM.

Na verdade, existem diversas as ações passíveis de execução na busca por mais clientes e pelo sucesso da sua loja, mas vamos agrupá-las em dois grandes grupos. O marketing nas redes sociais é mais conhecido e fácil de se executar. Já a mídia paga, que é a inserção de anúncios em locais como o Google e o YouTube, requerem mais conhecimento.

Veja a seguir os principais passos para quem quer fazer o marketing ideal para lojas.

1. Marketing para lojas de roupas nas redes sociais

Promover sua marca no Instagram, Facebook e em outras redes pode parecer um grande trabalho e, de fato, é mesmo.

Como acontece com o próprio espaço físico da loja, é preciso pensar com cuidado sobre como sua marca aparece nas redes sociais. Criar uma imagem consistente, que demonstre a qualidade, que seja criativa e que esteja com a linguagem voltada para o perfil do seu cliente não é tarefa simples.

Por isso, uma boa estratégia de marketing nas redes sociais requer planejamento — e isso vem antes de sair criando perfis e publicando postagens nas plataformas.

Primeiro, é preciso entender as vantagens do marketing nas redes sociais e suas características. Só assim será possível criar um planejamento coeso, que atenda às necessidades da sua loja de roupas.

Por que apostar nas redes sociais?

As redes sociais são provavelmente os canais mais conhecidos para apostar em ações de marketing digital. Mesmo empresas pequenas, com atuação local, conseguem se beneficiar de uma boa estratégia de social media.

Marketing Digital para Loja de Roupas

Isso acontece, antes de mais nada, porque praticamente todo mundo está presente nas redes sociais. Alguns públicos estão mais representados no Instagram, outros preferem o Facebook e ainda há uma grande parcela de consumidores no TikTok. Independentemente de qual rede seu consumidor escolhe para passar o tempo, você conseguirá chegar até ele com uma boa estratégia de divulgação.

No marketing digital para lojas de roupas, as redes sociais desempenham um papel importante para:

  • Conquistar a recomendação de clientes: a rede social desempenha um papel significativo no marketing boca a boca. Quando um consumidor está satisfeito com suas compras e com a relação com uma empresa, ele pode recomendá-la para seus amigos e familiares.
  • Trazer mais pessoas até sua loja: um dos principais caminhos para as redes sociais é usá-las para trazer novos consumidores até a loja. Promoções, novidades e condições especiais devem ser divulgadas para o grande alcance da internet trabalhar a seu favor através de descontos, anúncios e publicações de novidades.
  • Vendas dentro da própria rede: ferramentas como o Facebook e o Instagram não servem apenas como vitrine. Dentro delas, é possível criar catálogos virtuais de produtos, vendê-los e até receber o pagamento — tudo pela rede social. Assim, muito além de um canal para relacionamento, a mídia social é uma extensão da loja física. 

Conheça abaixo algumas das ferramentas que você pode investir.

Marketing digital para loja de roupas no Instagram

O Instagram já conquistou mais de 800 milhões de usuários pelo mundo e não foi à toa. Essa rede tem um grande apelo visual e aposta na interatividade como diferencial. Na prática, isso funciona como atrativo para pessoas se relacionarem entre si e, claro, com as empresas que elas possuem preferência de compra.

Por isso, o Instagram é uma ferramenta de marketing digital poderosa e deve ser explorada por quem tem uma loja de roupas — talvez, por conta do grande apelo visual e inspiracional, deva ser o seu canal principal, entre todas elas.

Por lá é possível criar conteúdo em vários formatos. As fotos do feed são as publicações mais tradicionais que devem ter cuidado estético apurado e serem bem produzidas. E é importante explorar também os stories com vídeos ou publicações mais despretensiosas e também os reels — vídeos curtos lançados em 2020 na plataforma.

Todas essas modalidades promovem a interação e a criação de relacionamento entre clientes e marcas. Aproveite para explorar nos seus conteúdos os produtos da sua loja de roupas, mostrar novidades, cobrir eventos especiais e responder às dúvidas do consumidor. Aproveite para divulgar também cupons e promoções especiais para os seus seguidores.

Qualquer quer seja a postagem na sua conta do Instagram, certifique-se de que ele está alinhado com a história de sua loja e de como ela comunica isso. Se você quer que as pessoas associem a sua loja a um estilo de vida moderno, então todas as suas postagens devem, de alguma forma, refletir esse comportamento.

A identificação com as postagens do seu perfil vai garantir o engajamento — palavra-chave mais importante quando falamos em rede social. Se não houver engajamento, você pode acabar penalizado pelos algoritmos e ficar falando sozinho nas redes (ou para um grupo muito restrito de pessoas). O Instagram quer apresentar conteúdo de qualidade aos seus usuários, então, se as suas postagens não atraírem likes, comentários ou compartilhamentos, sua loja pode acabar no ostracismo.

Marketing digital para loja de roupas no Facebook

O Facebook pode ter perdido um pouco de espaço entre os mais jovens nos últimos anos, mas ainda segue sendo utilizado por bilhões de usuários no mundo todo.

Da mesma forma que no Instagram, o Facebook permite criar conteúdos em formato de texto, de vídeo, de foto e também no formato stories — que podem ser replicados do Instagram.

O Facebook também permite anunciar seu catálogo de produtos, criando uma verdadeira loja virtual na plataforma — um formato que pode ser vantajoso para quem tem uma loja de roupas. Essa mesma loja pode ser exportada ao Instagram, permitindo que você tenha uma loja virtual sem nem precisar de uma plataforma.

Dentro da ferramenta, também há a possibilidade de interagir com os consumidores em grupos criados no Facebook. Essa pode ser uma boa oportunidade de procurar comunidades locais, da sua cidade, ou de assuntos que tenham os interesses refletidos na sua marca, atraindo clientes para a sua loja de roupas. Iniciar conversas em grupos facilita a interação, aproxima a loja do público e pode trazer resultados surpreendentes, incluindo insights sobre produtos e estilos a investir.

TikTok: a nova sensação do momento

A habilidade do TikTok de combinar entretenimento com a experiência do usuário também pode ser aproveitada pelo marketing digital para loja de roupas.

De acordo com a própria rede social, 66% de seus usuários têm menos de 30 anos, razão pela qual as marcas estão começando a explorar o TikTok como uma ferramenta de marketing para direcionar e expandir sua base de consumidores.

Isso pode ser feito concentrando-se em criar conteúdo que engaja ao mesmo tempo em que os clientes conseguem explorar a loja, interagir com os produtos, permanecendo por mais tempo em contato com a sua marca. Para fazer isso acontecer, utilize desde vídeos comuns, que mostram produtos e o espaço da loja, além de imagens e transmissão ao vivo de eventos online.

Outra forma de atrair o consumidor mais jovem, dominante no TikTok, é construir uma proposta diferenciada dos concorrentes. Isso pode envolver ofertas selecionadas, como a colaboração com marcas que você revenda, com influenciadores digitais ou outras pessoas produtoras de conteúdo — especialmente aquelas que são tendências entre os grupos demográficos mais jovens, especialmente relacionadas à cultura pop.

Marketing Digital para Loja de Roupas

Cabe a você, como gestor da loja, unir os valores que compõem a sua marca com o conteúdo criado, projetando uma imagem coerente com os produtos que você vende aos consumidores. Essa é a verdadeira receita do sucesso no marketing digital para loja de roupas dentro das redes sociais!

2. Mídia paga e gestão de anúncios

Como vimos até aqui, as mídias sociais, de forma geral, funcionam bem para interagir com seus clientes. Por outro lado, para impulsionar os resultados das redes sociais e chegar cada vez mais em pessoas novas, precisamos falar sobre mídia paga e anúncios.

Todas as redes sociais mais populares permitem que você crie anúncios sobre sua empresa e mostre-os para seu público-alvo.

Esses anúncios são totalmente personalizados e podem ser direcionados apenas para públicos específicos que atendem a determinadas características.

O Facebook e o Instagram, que pertencem à mesma empresa, permitem que você crie anúncios para seu público dentro do Facebook Ads. Por lá é possível criar, veicular e monitorar os resultados das propagandas e do retorno sobre o investimento dos seus anúncios, criando campanhas que atinjam em cheio seu cliente presente nessas redes sociais.

A ferramenta ainda permite que você edite suas imagens, programe seus posts conforme sua necessidade. Outra questão importante é a delimitação de público — a escolha de quem você vai atingir com as suas propagandas. É possível definir o sexo, idade e os principais interesses do seu público, escolhendo assuntos com os quais ele interage nas redes com mais frequência. Dessa forma, você garante que os seus anúncios atinjam somente seus consumidores em potencial, de forma automatizada e gastando o orçamento que definir.

Um ponto bem importante para as lojas de roupas é que a mídia deve ser criada pensando em geolocalização. 

Esse é um filtro essencial na hora de segmentar os seus anúncios, pois é a forma de garantir que eles terão a abrangência limitada a pessoas da sua localidade. Envolver consumidores de outro estado nas suas publicações pode até gerar likes, mas você provavelmente estará pagando para impactar pessoas que não poderão comprar suas roupas nem se quiserem, certo?

Outro canal importantíssimo para quem quer aprender a executar a melhor estratégia de mídia paga é o Google Ads, que veicula anúncios nas páginas de resultados de pesquisa do buscador mais popular do mundo. 

As estratégias de tráfego pago passam por uma série de critérios e técnicas que podem parecer e ser complicadas demais para quem não têm experiência. Nesse caso, é importante contar com algum profissional ou agência fornecedora de marketing para elaborar completamente essa estratégia.

Para saber mais sobre isso, em específico, leia o nosso post que fala sobre mídia paga: o guia para entender como funciona a publicidade na web.

Estratégia omnichannel: o formato ideal do marketing digital para loja de roupas

Cada vez mais os consumidores estão combinando o meio online e offline nas suas compras. 

Marketing Digital para Loja de Roupas

Uma pesquisa divulgada pela Opinion Box e pela Social Miner mostra que 60% dos consumidores brasileiros compram de forma híbrida, tanto online quanto offline. Por isso, é preciso dominar o conceito de omnichannel para criar experiências que levem o cliente do online até a loja (e vice-versa).

Aprenda aqui a montar uma estratégia omnichannel para o seu negócio!

A estratégia omnichannel possibilita diferentes benefícios para os negócios, como:

  • Retenção da base de clientes: com a experiência aprimorada, a relação de fidelidade com a empresa aumenta;
  • Centralização de informações: todos os dados importantes sobre o comportamento dos clientes permanecem em um único lugar, permitindo um atendimento personalizado;
  • Gestão estratégica de dados: os dados recebidos nas interações dos clientes com canais diferentes da empresa são usados para compreender o comportamento e jornada de compra, transformando as informações em estratégia.

Mas para implementar uma estratégia omnichannel no seu negócio, você vai precisar de algumas ferramentas. Confira abaixo o que separamos para você conseguir aprimorar a atuação do seu marketing digital para loja de roupas.

E-commerce para lojas de roupas

Não dá para falar em marketing digital para loja de roupas sem trazer as estratégias em sua totalidade para o meio online.

Além de promover a sua empresa, não é novidade que vender pela internet é uma oportunidade extremamente lucrativa e, melhor ainda — cada vez mais acessível.

Para se ter uma ideia, com o aumento das vendas em 137% somente em 2020 devido à pandemia, a importância do e-commerce para as empresas é maior do que nunca.

Indo além desse dado expressivo, apostar em um e-commerce é uma ótima oportunidade para obter mais resultados no marketing digital para loja de roupas. E as vantagens desse formato ainda incluem:

  • Facilidade em transmitir informações sobre produtos e marcas;
  • Canal de vendas dinâmico, personalizado e versátil;
  • Exploração de novas oportunidades de negócio;
  • Eliminação de barreiras como tempo e distância;
  • Automatização do sistema de vendas;
  • Facilidade de acesso aos produtos;
  • Aberto 24 horas;
  • Redução do custo operacional e muito mais!

Gerenciar uma loja virtual requer uma série de passos, de planejamento e cuidados especiais. No meio disso, o marketing digital também é um componente importantíssimo da gestão de uma loja virtual.

Construir um e-commerce de sucesso, seja como loja principal ou para complementar a loja física, começa com a escolha da melhor plataforma de comércio eletrônico para a sua empresa. Isso deve vir junto com o plano de negócios, já que a plataforma faz parte da infraestrutura do seu negócio.

Em seguida, é hora de definir o mix de produtos, criar as páginas de produtos, as imagens e informações que vão descrevê-los. E isso é só o começo!

Além da plataforma de e-commerce que vai hospedar a sua loja online, alguns outros serviços deverão ser integrados ao seu sistema para que tudo funcione corretamente, como a gestão de frete, opções de pagamento e sistemas antifraude.

Marketing Digital para Loja de Roupas

Todo esse trabalho consiste na gestão do e-commerce, e talvez seja interessante terceirizar este serviço, já que muitas competências distintas são envolvidas e isso pode acabar tomando muito do seu tempo.

CRM — Customer Relationship Management

Um CRM, sigla para Customer Relationship Management, é um software que facilita o processo de vendas para registrar e organizar todos pontos de um contato que um consumidor tem uma empresa com a qual interagiu.

Em português, CRM significa gestão do relacionamento com o cliente. Como o próprio nome diz, essa estratégia busca registrar e potencializar a relação que um consumidor tem com a sua loja.

O CRM é ideal para promover vendas através da recompra e estimular retorno do clientes à loja, conquistando a lealdade do consumidor.  

Na prática, a estratégia de CRM passa por ações simples, mas que fazem toda diferença. Empresas menores podem optar por criar um processo de CRM mais manual, sem usar ferramentas especiais — basta criar um cadastro de clientes, registrando suas interações e desenvolvendo uma estratégia de marketing com base nas informações que você já possui. Os canais podem ser o WhatsApp para mandar promoções, as SMS para enviar mensagens mais curtas ou o disparo de e-mail marketing com ofertas personalizadas. Tudo isso potencializa e muito as suas ações de marketing digital para loja de roupas.

Mais importante ainda é notar que existe a opção de contratar um software que automatize o trabalho de CRM. Nesse caso, trata-se de ferramentas digitais que compilam dados sobre o cliente ao longo da sua jornada.

Por meio dessas ferramentas, é possível registrar e acompanhar todas as informações e histórico do consumidor. A partir daí você pode automatizar mensagens e a promoção de conteúdo para atrair novamente o consumidor.

É para ajudar a colocar em prática uma boa estratégia de marketing digital para lojas de roupas que surgiu a Arcana — uma empresa de marketing digital especializada em varejo que atua para obter os melhores resultados para o seu negócio.

A metodologia da Arcana segue todos os passos descritos acima para que você consiga ficar tranquilo, deixando sua estratégia nas mãos de quem entende do assunto. Quer saber mais como esse trabalho funciona? Entre em contato via WhatsApp e entenda melhor como podemos te ajudar!

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