Marketing digital para supermercados: como fazer?

Publicado 16/03/2021

As empresas de supermercado enfrentaram muitos desafios com a modernização do marketing e o surgimento das vendas online. Com o tempo, porém, os supermercados estão se conscientizando sobre a importância do marketing digital e do seu potencial para aumentar o volume dos seus negócios.

Ainda que o e-commerce seja uma realidade e aumente a competição do varejo em vários segmentos, os supermercados ainda são um setor em que o consumidor ainda vê grandes vantagens da compra na loja física, mesmo quando há uma boa integração entre os dois meios.

Todos esses fatos dizem que, embora as lojas online estejam crescendo, as lojas físicas e os supermercados offline ainda sejam preferidos por muitas pessoas.

Mas afinal, como fazer marketing digital para supermercados? Quais são as ferramentas para supermercados que funcionam de verdade no marketing e para que elas servem?

Veja agora um guia estratégico para elaborar uma operação de marketing digital para supermercados que funciona para atrair clientes e fortalecer a sua marca.

Por que marketing digital para supermercados? Qual a importância?

Todo tipo de empresa precisa de uma estratégia de marketing. O marketing pode existir para atrair mais clientes, como é o seu objetivo principal, mas também para fortalecer a imagem da marca, conquistar consumidores fiéis e, assim, aumentar exponencialmente o lucro das empresa.|

Com os supermercados, independentemente do seu tamanho ou área de atuação, não é diferente.

Muitas empresas hoje em dia estão usando campanhas de marketing digital para alcançar seus clientes basicamente por 3 motivos: alcance de público, eficiência de custos e flexibilidade nas campanhas fornecidas pelo marketing digital. A maioria dos clientes pode ser alcançada na internet hoje em dia, o que a torna uma plataforma melhor para que as empresas os direcionem do online para a loja física.

As campanhas de marketing digital são econômicas em comparação às técnicas tradicionais de marketing e também fornecem melhores resultados. Essa modalidade permite ao supermercado o poder de atingir um grupo específico de pessoas ou um segmento de acordo com suas características demográficas e comportamentais.

Dê adeus para as campanhas caríssimas para anunciar em mídias tradicionais ou em pontos pela cidade. Mesmo no comparativo de gastos com anúncios impressos, o marketing digital tem valores bastante inferiores, fazendo o custo benefício dele ser mais interessante. 

Isso torna as campanhas mais relevantes e aumenta as chances de conversão, portanto, ajuda você a gerar mais negócios. 

Outra característica importante do marketing digital para supermercados é a flexibilidade.

Quando se trata de técnicas tradicionais de marketing, uma vez que você cria uma campanha, é difícil voltar atrás ou alterar o conteúdo de anúncios gráficos ou eletrônicos. Mas quando se trata do marketing digital, sempre há uma possibilidade de editar o que precisar, ajustando a estratégia conforme necessário. Mesmo anúncios pagos podem ser pausados ou reformulados de acordo com a necessidade.

As ferramentas de análise de marketing digital mostram o desempenho em tempo real das métricas definidas, portanto, podemos ver o que está funcionando e o que não está. Consequentemente, as campanhas podem ser revisitadas em tempo real, tornando as estratégias de marketing digital mais ágeis.

Dicas e ações de marketing para supermercados

Marketing para supermercados nas redes sociais

Qualquer um sabe que as redes sociais têm grande potencial dentro do marketing digital. Em qualquer segmento, o marketing nas redes sociais pode trazer bons resultados em diversos objetivos: seja para quem quer vender mais, quem quer movimentar o estoque com promoções ou conquistar clientes fiéis que voltem a comprar mais vezes.

No marketing digital para supermercados, as redes sociais desempenham um papel importante para:

  • Conquistar a recomendação de clientes: as redes sociais desempenham um papel significativo no marketing boca a boca. Quando um consumidor está satisfeito com suas compras e com a relação com uma empresa, ele pode recomendá-la para seus amigos e familiares.
  • Trazer mais pessoas até o supermercado: Uma ótima ideia para os supermercados é utilizar as mídias sociais para trazer novos consumidores até a loja. Promoções, novidades e condições especiais podem ser divulgadas, colocando o grande alcance da internet para trabalhar a seu favor.
  • Criar uma experiência omnichannel: Cada vez mais os consumidores misturam o meio online e offline nas suas vidas. Uma pesquisa do Opinion Box e Social Miner mostra que 60% dos consumidores brasileiros compram de forma híbrida, tanto online quanto offline. Por isso, é preciso dominar o conceito de omnichannel para criar experiências que levem o cliente do online até a loja (e vice-versa).

Aprenda aqui a montar uma estratégia omnichannel para o seu negócio!

Marketing digital para supermercados

Os canais disponíveis para marketing nas mídias sociais são vários, todos com opções para divulgar sua loja gratuitamente ou de forma paga. Facebook e Instagram são os mais populares para a maior parte do público de consumidores brasileiros.

Para quem quer um grande alcance para começar, essas duas redes podem ser o melhor caminho para começar a promover seus produtos e se relacionar com o consumidor. 

Mídia paga e gestão de anúncios 

As redes sociais, de forma geral, funcionam bem para atrair novos clientes — e o melhor, gratuitamente.

Ainda assim, é importante que as empresas conheçam a possibilidade  ir além e obter melhores resultados usando mídia paga.

Todas as redes sociais permitem que você crie anúncios sobre seu supermercado e ofereça produtos para seu público-alvo. Esses anúncios são sempre personalizados e podem ser direcionados apenas para públicos específicos que atendem a determinadas características.

O Facebook e o Instagram, que pertencem à mesma empresa, permitem que você crie anúncios para seu público dentro do Facebook Ads. Por lá, é possível criar, veicular e monitorar diversos resultados e o retorno sobre investimento dos seus anúncios, criando campanhas que atinjam em cheio o seu cliente em potencial que está presente nessas duas gigantes das mídias sociais.

Outro canal importantíssimo para quem quer aprender a executar a melhor estratégia de mídia paga é o Google Ads, que veicula anúncios nas páginas de resultados de pesquisa do buscador mais popular do mundo e em milhares de sites parceiros. 

As estratégias de tráfego pago passam por uma série de critérios e técnicas que podem parecer e ser complicadas demais para quem não têm experiência. Nesse caso, é importante contar com algum profissional ou agência fornecedora de marketing para elaborar completamente essa estratégia.

Leia também: Mídia paga: o guia para entender como funciona a publicidade na web

Características dos anúncios para supermercados

O segmento de supermercados tem suas particularidades quando falamos de anúncios. Mídias diversas dentro do marketing digital para supermercados pedem conteúdos diferentes e, nesse caso, existem oportunidades importantes para quem quer levar mais consumidores às compras. 

Instagram e Facebook Ads: O Instagram e o Facebook despontam como principais meios para anunciar supermercados por razões simples — além da quantidade imensa de usuários, são duas redes com grande apelo visual. Tanto no Instagram quanto no Facebook é possível criar imagens, vídeos curtos, stories e outros formatos diferenciados. A interatividade também é alta, com a possibilidade de criar carrosséis de produtos, vender pelos próprios apps e ainda trocar mensagens com o consumidor para tirar suas dúvidas sobre as ofertas e quaisquer outras questões. E o mais importante de tudo: segmentando para que apenas usuários da sua cidade ou região vejam os anúncios.

Google Ads: Os anúncios do Google requerem um certo nível de conhecimento para dominar a ferramenta que os cria e veicula. Dito isso, essa alternativa é extremamente valiosa, usando o formato de display para divulgar as maiores promoções para os consumidores que estão ao seu redor. Afinal, todo internauta em algum momento vai passar por páginas do Google e de seus parceiros.

Anúncios no YouTube: o supermercado pode veicular os comerciais já existentes para a televisão em vídeos no YouTube. Melhor ainda, é possível desenvolver vídeos curtos e chamativos especialmente para a plataforma. Eles serão mostrados apenas para o perfil de consumidor que tem potencial de comprar no supermercado e em vídeos cuja temática esteja relacionada ao seu negócio.

Waze Ads: O Waze é o aplicativo de mais popular para quem quer se manter informado sobre rotas e condições de trânsito em tempo real. Como toda mídia digital, o Waze tem seu próprio modelo de anúncios, que pode direcionar o cliente para o supermercado enquanto ele dirige, alterando sua rota. Para quem atua em mercados de grandes cidades, essa aposta surge como uma boa oportunidade para captar a atenção de potenciais clientes no momento mais corriqueiro do seu dia.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo, de forma ampla, envolve a distribuição de textos, imagens, vídeos, e-mails e qualquer outro tipo de mensagem destinada ao seu consumidor-alvo. Esse conteúdo, ainda que não seja estritamente promocional, tem o objetivo de levar o cliente a se relacionar com a empresa e comprar.

Os conteúdos são distribuídos em canais como as redes sociais, mas o carro-chefe dessa estratégia geralmente é o blog ou o site institucional.

Um blog é uma peça fundamental na estratégia de marketing digital de qualquer empresa, pois é ele quem atrai potenciais compradores. Pesquisando sobre um determinado assunto no Google, o cliente em potencial pode se deparar com um artigo no blog da empresa e querer saber mais sobre aquilo.

Marketing digital para supermercados

Quando bem escrito, um artigo em um blog sempre acaba levando o leitor até outro, depois outro, depois outro, até que o encaminha para um formulário para preencher seu contato ou para a aquisição direta de um produto ou serviço.

Para o marketing digital para supermercados, um blog e um site bem elaborados ajuda a educar o consumidor, despertar o interesse pela marca e levá-lo a comprar.

Blogs e sites de supermercados podem conter ofertas e promoções, mas o ideal é que o conteúdo seja mais rico do que isso. Educar o consumidor do supermercado pode incluir receitas que utilizam (e promovem!) os produtos à venda; dicas de como usar determinados itens vendidos no supermercado; história e contexto de itens diferenciados e qualquer outra informação que pode ser útil para o consumidor.

É verdade, também, que o marketing de conteúdo vai muito além de ter um site bem montado ou um blog atualizado. E-mail marketing, conteúdo via SMS e vários outros canais formam a estratégia completa de marketing de conteúdo para supermercados. Para entender melhor como ele funciona, veja aqui o nosso guia sobre marketing de conteúdo.

O conteúdo produzido para os seus canais digitais também deve estar presente no seu ponto de venda. Criar formas das suas gôndolas conversarem com seu blog, site ou páginas nas redes sociais é uma forma de ampliar a experiência de compra do seu cliente, deixando-a mais interativa — um passo extra na direção do omnichannel mencionado acima. Através de QR codes, realidade aumentada, mensagens via bluetooth ou outras funcionalidades tecnológicas, a ida ao supermercado pode ser verdadeiramente surpreendente ao seu cliente se você souber como pilotar as ferramentas.

Ações de marketing digital para supermercados

O que você leu até aqui foi uma série de estratégias e ações primordiais do marketing digital.

Todas elas, combinadas de acordo com sua necessidade, formam a base de uma estratégia de marketing para supermercados que funciona de verdade.

Mas ainda dá para ir além. Com criatividade e inovando no segmento de supermercados, a tecnologia do meio digital permite mais inúmeras ações para conquistar consumidores e torná-los fiéis ao supermercado.

Vamos a algumas dessas ações que podem ser complementares ao seu marketing digital:

  • Aplicativo de relacionamento: Aplicativos são formas de se relacionar e criar fidelidade com o cliente do supermercado. Um app gratuito é facilmente instalado e pode virar um canal importante para se relacionar com o consumidor, desde que ofereça atrativos para ele. Uma boa ideia nesse sentido é apostar em apps que funcionam como clubes de pontos ou programas de fidelidade. Ofertas exclusivas para quem tem o aplicativo também podem ser boas opções para fazer o cliente comprar mais e voltar à loja. Futuramente, você poderá utilizar os dados coletados no aplicativo para te auxiliar em promoções direcionadas aos clientes com diferentes perfis.
  • QR Codes nas prateleiras e anúncios: QR Codes são códigos digitais que, quando lidos pela câmera de um smartphone, levam o usuário até um conteúdo específico. Esse conteúdo pode ser uma página do seu site, uma imagem, um catálogo ou o qualquer outro material de publicidade. Com essa interação é possível não só chamar atenção mas entregar conteúdo de valor que leva o cliente a conhecer mais e comprar. Você pode, inclusive, adicionar QR codes em seus materiais publicitários (anúncios na TV ou em tabloides de ofertas, por exemplo), direcionando seus clientes a páginas que contenham os produtos anunciados.
  • Compre online, retire na loja: voltamos novamente ao conceito de omnichannel. Essa é uma ação básica de quem quer oferecer essa experiência de vários canais para o consumidor. Essa possibilidade visa atrair clientes que querem comprar no conforto de casa, mas que podem passar pela loja para retirar suas compras. Além de oferecer praticidade na compra e no pagamento, sem enfrentar filas, ainda é possível impactar o cliente novamente quando ele vai até a loja. Lá, ele pode ver publicidade no local de retirada e, quem sabe, efetuar novas compras.

Como usar o WhatsApp no marketing digital para supermercados

O WhatsApp já é o principal app de comunicação e relacionamento dos brasileiros há alguns anos. De acordo com o Mobile Time, 95% dos usuários de smartphones têm o app e os utilizam todos os meses no Brasil.

Diante desses dados, o próprio WhatsApp já disponibilizou uma série de recursos para empresas que querem utilizar o app para vender e se relacionar com seu clientes.

Não só por isso, agora é um bom momento para as lojas de supermercados aproveitarem o marketing digital para manter sua base de clientes existente e conquistar novos. 

As ações podem ser várias no WhatsApp Business. 

Usar uma conta corporativa do WhatsApp para receber pedidos em celulares é uma das maneiras mais fáceis e econômicas de falar com clientes. Por lá, é possível tirar dúvidas sobre o funcionamento, produtos disponíveis, promoções e, claro, desenvolver ações de marketing.

Enviar ofertas direto para o WhatsApp de clientes que tenham um cadastro no supermercado pode fazer com que eles se lembrem de vir até a loja conferir as promoções. Além disso, supermercados com operações menores podem usar a ferramenta até para registrar pedidos e realizar seu próprio método de delivery. Tudo isso gratuitamente!

Integrações com apps de delivery (iFood, Rappi, James)

A demanda por entrega em domicílio de compras de supermercado aumentou drasticamente no último ano. Estar presente nos aplicativos se tornou estratégia de sobrevivência dentro do marketing digital para supermercados.

Consequentemente, com o aumento do número de participantes no mercado, a competição também aumentou. Nesse cenário, os supermercados terão que responder a essa mudança e considerar a incorporação de serviços de entrega em domicílio.

Mas não basta apenas começar a operar nesse modo: é preciso também comunicar o que está acontecendo de forma eficaz aos clientes. E o marketing digital fornece essa resposta!

As campanhas de marketing digital que promovem o recurso de serviço de entrega em domicílio atrairão clientes existentes e novos que não estejam comprando de fora devido ao distanciamento e outras precauções de segurança. Com o conhecimento da marca existente em nível local, os clientes em potencial também podem aumentar o volume de vendas do supermercado.

Hoje, no mercado de delivery, existem alguns apps gigantes que foram além das entregas de refeições ou pequenas compras para investir também no segmento de mercados.

Os principais nomes desse mercado são o iFood, o Rappi e o James Delivery, todos presentes nas capitais e cidades de médio e grande porte pelo Brasil.

Por meio desses aplicativos, é possível atrair um grande número de clientes, já que os aplicativos têm uma boa base de usuários. Assim, a exposição do app é um ponto a favor.

Além disso, aplicativos de delivery como iFood, Rappi e James permitem a associação dos mercados seguindo poucos passos de cadastro. Rapidamente é possível se tornar um parceiro.

A principal vantagem, porém, é automatizar o processo de entrega, com entregadores e regras de logística próprias da plataforma. Assim, não é preciso se responsabilizar pela estrutura de entregas das compras.

Por outro lado, é preciso estar de olho na alta concorrência que os apps invariavelmente têm. Para retirar o máximo proveito dos apps de delivery, é preciso se esforçar e mostrar ao consumidor o que você faz melhor que seu concorrente. 

Marketing digital para supermercados

É para ajudar a colocar em prática uma boa estratégia de marketing digital para supermercados que surgiu a Arcana — uma empresa de marketing de conteúdo que atua para obter o melhor do marketing de conteúdo para seu negócio.

A metodologia da Arcana segue todos os passos descritos acima para que você consiga ficar tranquilo, deixando sua estratégia nas mãos de quem entende do assunto. Quer saber mais como esse trabalho funciona? Entre em contato via WhatsApp e entenda melhor como podemos te ajudar!

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