Mídia paga: como funciona a publicidade na web?

Publicado 20/01/2021

A gente sabe que o número de e-commerces cresce a cada dia. Nesse cenário, é importante apostar em métodos diferentes para conquistar e fidelizar o seu público-alvo. E o investimento em mídia paga acaba sendo uma forma inevitável de trazer tráfego para a sua loja. 

Engana-se quem pensa que investir em mídia paga pode ser um investimento caro. Na verdade, se você optar por investir em anúncios em redes sociais ou sites de busca, por exemplo, irá perceber que o valor pode sair muito barato, e com um ROI excelente. Tudo depende das suas configurações de público e da qualidade do anúncio.

O que é mídia paga?

O que é mídia paga?

A mídia paga nada mais é do que um conjunto de estratégias para exposição da marca que são criadas e executadas em troca de um valor pago. Em outras palavras, são anúncios ou propagandas em que a sua empresa faz um investimento para colocar o seu negócio em evidência, com foco em determinado público, para aumentar a visibilidade e o reconhecimento da sua marca.

Quais os principais players que vendem mídia na internet?

Na internet, existem muitas oportunidades para a sua empresa investir em mídia paga. Atualmente, o Facebook e o Google, que são as duas maiores empresas da internet, possuem os formatos mais conhecidos e que podem ser utilizados sob medida: o Facebook Ads (que também controla o Instagram) e Google Ads. Mas a mídia paga se estende também ao LinkedIn, Twitter, portais de notícias e muitos outros.

A grande vantagem, nas duas plataformas de anúncios, é que ambas não possuem valor mínimo de investimento e os anúncios podem ser pagos por número de visualizações da propaganda ou até mesmo pela taxa de cliques no anúncio.

Se você pretende investir nesse tipo de mídia, precisa estar familiarizado com alguns termos:

CPA: Significa “Custo por Aquisição”, e é o valor referente ao custo por aquisição de um cliente. Geralmente, o anunciante opta por esse tipo de taxa na mídia paga quando quer ser cobrado somente quando uma conversão é efetuada em seu site. É mais ou menos uma comissão de vendas sobre o produto ou sobre um contato (lead), ou seja, você paga pelo anúncio somente se seu objetivo for concluído através dele. É a opção mais cara disponível, mas garante a venda.

CPC: Significa “Custo por Clique”, e é o custo referente aos cliques reais em seu anúncio. O valor é definido por meio do custo médio por clique da sua campanha (CPC médio), onde o custo total dos cliques é dividido pelo número total deles. É uma forma intermediária entre o CPA e o CPM.

CPM: Significa “Custo por Mil Impressões”, e trata-se do valor que o anunciante está disposto a pagar por mil visualizações do seu anúncio.

Links Patrocinados: é o tipo de mídia paga onde o anunciante oferece um link para o usuário, enviando-o para uma página de destino predefinida. São aqueles anúncios em formatos de links destacados que aparecem nas páginas de resultados de uma busca no Google. Você encontra esse tipo de anúncio nos principais buscadores, e o mais popular, como já dissemos, é o Google Adwords. Além da grande exposição, esse tipo de anúncio tem boa taxa de conversão, já que atinge um público que já está interessado naquele tipo de assunto que está sendo anunciado. A forma mais comum de pagamento é via CPC.

banner 1 Facebook e Google

Mídia Display: De maneira simplificada, mídia display são canais de divulgação e distribuição de formatos gráficos interativos/dinâmicos de anúncios. Em geral, esse formato pode ser exibido em diferentes meios digitais, como televisores, telões, celulares, tablets e computadores. O Google, por exemplo, tem a sua própria plataforma de rede de display, onde é possível exibir publicidade gráfica por meio de anúncios em imagens, vídeos e até outros formatos mais interativos. Esses anúncios são exibidos em sites parceiros do Google, como blogs e sites de notícias. A forma mais comum de pagamento é via CPM.

Remarketing: Nada mais é do que uma estratégia voltada para o meio digital onde o anunciante disponibiliza em seu site um código de verificação para que a plataforma de anúncios marque e identifique os usuários que visitam o seu site. Assim que o visitante deixa o site do anunciante, ele passa a visualizar anúncios referentes a marca com mais frequência. São os famosos anúncios que “perseguem” o usuário. Pode ser tanto em formato de links patrocinados quanto de mídia display.

Mídia paga ou orgânica: qual é o melhor investimento?

Mídia paga ou orgânica: qual é o melhor investimento?

A resposta para essa dúvida é bastante simples: quer você decida aumentar os seus esforços em uma ou outra, é preciso ter em mente que você nunca pode menosprezar nenhuma delas. Todas as formas de divulgação são importantes para que o seu e-commerce tenha sucesso e bons resultados. 

A dica que temos é que você crie uma estratégia bastante completa, que abranja possibilidades de investimento, mas também, um crescimento orgânico planejado, com uma boa estratégia de marketing de conteúdo por trás.

Pronto: agora você sabe um pouco mais sobre o que é mídia paga e como ela pode ajudar a sua empresa a crescer.

Agora que você já entende tudo sobre o mundo das mídias pagas, que tal se aventurar em novos desafios? Então clique aqui para acessar nosso artigo sobre como o Google Analytics pode ser a ferramenta que alavancará sua marca.

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