O que é e para que serve uma landing page?

Publicado 10/12/2020

Você sabe o que é uma landing page ou já implementou alguma na sua empresa? 

Sem problemas: se você não sabe o que é uma página de captura de contatos, vamos explicar como ela funciona e quais são as opções para começar a utilizar as landing pages em suas estratégias. 

Afinal, as landing pages são uma ferramenta valiosa para a geração de leads e cerca de 76% das empresas de médio porte já utilizam dessa estratégia para a captação de e-mail de potenciais clientes.

O que é uma landing page?

As landing pages são muito importantes para as estratégias de marketing digital. Elas nada mais são do que páginas criadas deliberadamente para ajudá-lo a atrair e converter os visitantes do seu site em leads, pois fornece os meios para capturar um endereço de e-mail e outros dados.

O que torna uma landing page valiosa é que, depois de ter um endereço de e-mail, você pode iniciar o processo de nutrição de leads através de uma sequência de mensagens e conteúdos enviados por e-mail que estejam de acordo com a fase da jornada na qual aquele usuário se encontra. 

Durante a nutrição de leads, você aprende mais sobre seu cliente em potencial, incluindo onde ele está no processo de compra, quais páginas ele acessa dentro do seu site, e consecutivamente o seu lead aprende mais sobre a sua organização e as soluções.

A nutrição de leads desempenha um papel importante na conversão do público interessado e engajado com os seus conteúdos em possíveis clientes fiéis.

Sem uma página de destino que converte um visitante anônimo em um endereço de e-mail e nome, você nunca terá a oportunidade de descobrir se o tráfego do site é adequado para os seus negócios e se a linguagem e comunicação na qual você abordou está correta.

Se você tem interesse em saber mais sobre como uma landing page pode beneficiar o seu negócio continue lendo esse artigo!

Por que ter uma landing page?

Primeiramente, o motivo para criar uma landing page é bem claro e objetivo: atrair a atenção do usuário somente para a ação. Ou seja — quanto menos elementos para causas distrações esse usuário tiver, maiores são as chances dessa conversão ser bem-sucedida. No site, o usuário encontra diversas outras informações que retiram a sua atenção da conversão propriamente dita.

As landing pages são particularmente importantes quando você considera que a maioria das pessoas realiza o processo de investigação de compra antes de falar com um representante de vendas.

De fato, quando um cliente em potencial chega a uma pessoa da sua organização, 70% do processo de tomada de decisão já aconteceu.  Isso demonstra o por que você precisa ter ferramentas online e baseadas no site para atuar como autoridade no setor que sua empresa representa.

Quais são os elementos de uma landing page e como eles funcionam

Bom, já sabemos que as landing pages são ferramentas poderosas para geração de leads mas saiba agora, quais são os elementos considerados fundamentais para que o seu objetivo seja atingido.

A sua oferta é um dos elementos principais, ou seja, você precisa de uma oferta! Pode ser um e-book, uma lista de verificação, um pacote de informações interessantes e relevantes que consistem em links e downloads.

A oferta deve ser do interesse do seu cliente ideal (também conhecido como persona) e estar relacionada ao estágio do ciclo de compra em que ele está. Geralmente, quando um cliente em potencial está nos estágios iniciais, a oferta será mais educacional e relacionam-se à pesquisa de opções disponíveis.

Mais adiante na jornada de compra, a oferta será mais focada nos critérios de compra e no processo de tomada de decisão.

Em seguida, você cria uma landing page para a sua oferta. Uma landing page inclui vários elementos:

  1. Tenha em mente que a landing page é uma página completamente focada na oferta, até a navegação no site é removida para não distrair a oferta.
  2. Um título e um espaço convincentes para explicar como a oferta oferece valor suficiente para que um visitante venha a concordar em deixar um endereço de e-mail e outras informações. Marcadores incluídos para detalhar os benefícios.
  3. Uma imagem mostrando a aparência da oferta.
  4. Um formulário para capturar no mínimo um endereço de e-mail e, quando relevante, obter mais informações (nome, nome da empresa, pergunta de qualificação da persona, perguntas de negócios, etc.)
  5. Um meio para entregar a oferta, também conhecida como thank you page (ou página de agradecimento). 

A página de agradecimento é essencial para concluir as experiências nas landing page. A thank you page, nada mais é do que uma página da web separada que aparece após o preenchimento do formulário e clique no botão de ação.

Ele também oferece a oferta promissora e restaura a navegação para o restante do site oficial. É importante também incluir frases de atração adicionais em sua experiência na página de agradecimento: um convite para assinar seu blog ou fazer o download de outra oferta relacionada, por exemplo.

Não se esqueça de promover sua página de destino

Depois de reunir a oferta e todos os elementos da sua landing page, e pensar e ativar as etapas de email de promoção para nutrição dos leads, você poderá promover sua oferta. Você pode promover a oferta com os botões de chamada à ação (CTA) colocados no seu site, no final dos artigos do blog e em mensagens de e-mail. 

Escreva artigos de blog sobre os tópicos que você desenvolve na sua oferta e inclua os CTAs para o download do material ofertado em sua landing page. Compartilhe sua oferta em suas redes sociais com uma frequência e incentive seus parceiros de negócios a compartilhar sua oferta em suas redes sociais e com possíveis clientes, conforme apropriado. Se sua oferta for atraente, sua landing page terá acessos gerando leads para o seu negócio.

Uma solução alternativa para as landing pages

É possível que o sistema de gerenciamento de conteúdo do seu site não permita a criação fácil de landing pages que incluem formulários e rastreia os leads que você converteu. Uma solução alternativa é usar um formulário de leadflow pop-up.

Um formulário de oferta de fluxo de pop-up

Um formulário de fluxo de leads é uma ferramenta simples e eficaz de geração de leads, especialmente quando combinada com o comportamento da página — ou seja, aparece após o visitante passar um tempo explorando.

Com essa ferramenta, você pode incluir um anúncio visual da oferta, além de um título e espaço atraentes para explicar como a oferta agrega valor. Quando o visitante clica, um a quatro campos de formulário são exibidos, onde você pode solicitar um endereço de e-mail e algumas informações adicionais. 

Após o preenchimento do formulário, o visitante pode acessar a oferta através de um link em uma mensagem de agradecimento. Com esta solução, você não pode enviar um e-mail de acompanhamento para seus clientes em potencial e não pode personalizar a experiência de agradecimento para incentivar as próximas etapas específicas em seu site.

No entanto, ele fornece uma solução flexível onde você pode obter o e-mail do seu lead, além dos campos de preenchimento nas landing pages. 

Neste post indicamos diversas ferramentas para a criação de landing pages. Corre lá conferir! Nossa favorita é a LeadPages.

Uma solução alternativa para as landing pages

Landing pages são perfeitas para direcionar o cliente e levá-lo exatamente para onde desejamos que ele vá. Quando um usuário do site é direcionado para uma boa landing page, ele passa a conhecer o seu produto e todas as vantagens em adquiri-lo, além dele passar também a se relacionar com a empresa por meio de e-mails e mensagens automatizadas.

E aí, gostou de todas as vantagens e benefícios que as landing pages podem trazer para o seu negócio? Se está pensando em divulgar os seus produtos, entre em contato conosco e faça uma avaliação. Destaque-se da concorrência divulgando os seus produtos e serviços no universo digital!

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