Outsourcing of Things: o que é OoT e como ele afeta sua empresa?

Publicado 22/06/2021

Você sabe o que é Outsourcing of Things? Ele nasceu para sanar os problemas de uma empresa que trabalha sem apoio externo, o famoso “braço amigo”.

Internalizar certas operações de um negócio pode não ser a melhor opção para muitos, já que contratar equipe, investir em capacitação e gerenciar determinados setores e estratégias pode requerer tempo e recursos demais. 

Enquanto as grandes empresas costumam se dar ao luxo de orçamentos maiores, os negócios de menor porte e as startups devem gerenciar com firmeza o equilíbrio a sua estrutura — e isso serve para todas as áreas.

É por isso que surgiu o Outsourcing of Things, ou OoT. Veja agora o que significa OoT e como a terceirização pode ser a solução para resolver problemas e impulsionar estratégias na sua empresa!

O que é Outsourcing of Things (OoT)

Outsourcing é o termo em inglês que representa a terceirização. Outsourcing of Things, portanto, pode ser traduzido como a terceirização das coisas — sendo essas coisas alguns processos ou tarefas de uma empresa.

Na prática, OoT é o processo de terceirizar ou alugar componentes importantes de um negócio. Esses terceirizados podem ser, por exemplo, uma equipe de TI, processos de logística ou uma equipe especializada em marketing, por exemplo. 

Por que terceirizar na sua empresa?

Além de preencher lacunas com a terceirização, existem outras razões para entregar certas tarefas, a partir dos modelos de Outsourcing of Things:

  • Aumentar a eficiência: as empresas podem se concentrar em suas competências essenciais e trabalhar com mais eficiência.
  • Escalabilidade: a terceirização aumenta a disponibilidade de mão de obra. Como resultado, a produção máxima pode ser alcançada e a produção garantida — mesmo no caso de flutuações sazonais ou não operacionais da capacidade.
  • Resposta mais rápida: você responde melhor às mudanças porque pode passar essas tarefas para empresas terceirizadas especializadas.
  • Melhoria da qualidade: a terceirização geralmente traz melhorias de qualidade. Por exemplo, na fabricação de uma boa fábrica ou oficina pode melhorar a qualidade dos produtos.
  • Economia de custos: As empresas terceiras possuem um alto grau de especialização no que diz respeito aos seus serviços. Eles podem trabalhar de forma muito mais econômica e, portanto, oferecer tarifas com desconto.
  • Falta de know-how: Novos processos e operações nas empresas muitas vezes são necessários, mas os funcionários muitas vezes não têm o know-how e as habilidades de implementação necessárias que algumas áreas pedem. A terceirização é uma alternativa à contratação de trabalhadores para isso.

O que você pode terceirizar?

outsourcing of things

Com a terceirização estilo Outsourcing of Things, uma ou mais tarefas ou processos geralmente são fornecidos por um parceiro externo. 

Sob certas circunstâncias, no entanto, algumas tarefas são realizadas internamente (terceirização interna). Por exemplo, se você atribuiu uma tarefa a uma área diferente da sua empresa ou a um departamento especializado nela, isso é comumente conhecido como terceirização interna. 

Em contraste, uma tarefa dada em sua totalidade a uma empresa externa é conhecida como terceirização externa. A empresa externa pode ter sede regional ou pode ser um contratante estrangeiro. O foco está na economia potencial de custos.

Essa empresa contratada pode assumir áreas inteiras de um negócio, oferecendo conhecimento que você não tem hoje. Alguns exemplos de Outsourcing of Things incluem:

  • Atendimento ao cliente: Uma empresa cede a tarefa de atendimento ao cliente para uma empresa especializada. Freqüentemente, os call centers assumem uma determinada capacidade de chamadas por um preço fixo.
  • Marketing digital: uma empresa terceriza o suporte de canais de mídia social, de criação de conteúdo ou a gestão de um e-commerce a uma agência especializada..
  • Fabricação de produtos: para muitas empresas de moda é muito caro produzir roupas nos Estados Unidos. Portanto, muitas vezes optam pela produção na Ásia. Depois de concluída a produção, as roupas são enviadas para os Estados Unidos.

Vamos ao exemplo prático do marketing digital. Essa modalidade de marketing traz resultados para negócios que querem conquistar clientes na internet, requerendo para isso uma série de ferramentas, estratégias e conhecimentos específicos. 

Ao invés de tentar internalizar a gestão de redes sociais, que envolve conteúdo, design e estratégia, confiar a uma empresa de marketing economiza não apenas tempo, mas entrega uma qualidade que sua própria equipe pode não conseguir garantir. O mesmo serve para outros componentes da estratégia de marketing, que vão desde a criação de um blog à gestão de uma loja virtual. Apostar em Outsourcing of Things pode ser a solução para o seu problema de tempo e demanda.

Para entender melhor o que uma empresa de marketing digital pode fazer, entre em contato com a Arcana. Conheça o trabalho da Arcana conversando com nossa equipe, ou nos chamando pelas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em seu e-mail: