Para que serve o marketing digital? Veja 14 aplicações práticas

Publicado 04/04/2022

Muito se fala hoje sobre a importância do marketing digital. Você já sabe que deve criar um site, publicar nas redes sociais e anunciar no Google, por exemplo. Mas muita gente não sabe exatamente para que serve o marketing digital e acaba não investindo nisso.

Alguns podem dizer que o marketing digital serve para vender mais, é claro. Sim, o objetivo da sua empresa é aumentar as vendas para ter mais retorno financeiro e fazer seu negócio crescer. Porém, as estratégias digitais podem entregar muito mais que isso, sem deixar de lado o poder de conquistar clientes e vender produtos e serviços.

Por isso, queremos mostrar neste artigo que o marketing digital serve para cumprir diversos objetivos do marketing e do seu negócio como um todo. Conheça agora as aplicações práticas e os benefícios que você pode colher com as estratégias digitais:

1. Atrair potenciais clientes

Começando a listar para que serve o marketing digital, precisamos iniciar do básico: a atração. As pessoas estão na internet fazendo diversas atividades do seu dia. Elas se informam, interagem com amigos, pesquisam dados para o seu trabalho e procuram produtos para comprar.

Se os consumidores estão circulando pela internet, é lá também que você deve estar para ganhar a atenção deles e despertar interesse nos seus produtos. Por isso, o marketing digital é poderoso na missão de atrair clientes para o seu negócio — e o melhor é que eles podem estar em qualquer lugar do mundo.

Para isso, existem duas estratégias principais: SEO e mídia de performance. Elas são capazes de atrair potenciais clientes até o seu site. Nesse canal, você pode apresentar seus produtos, entregar conteúdos interessantes e até levá-los diretamente para a compra quando há uma loja virtual.

O SEO é a estratégia que posiciona suas páginas nas primeiras posições do Google, que recebe mais visibilidade e cliques. Já a mídia de performance envolve a criação de anúncios pagos, que podem atingir em cheio o público que você deseja alcançar. Assim, você consegue atrair os visitantes certos e transformá-los em clientes no seu site.

2. Construir autoridade no mercado

O segundo ponto sobre para que serve o marketing digital é a relevância da empresa. Aqui, ele também ajuda a sua empresa a ganhar autoridade no mercado. Por meio do marketing de conteúdo, você pode criar publicações no blog que mostrem toda a expertise da empresa no seu nicho.

Esses conteúdos ajudam a ganhar a confiança do consumidor ao longo da jornada de compra, à medida que a pessoa amadurece sua decisão.

Quando os conteúdos são relevantes e otimizados com SEO, eles têm grandes chances de conquistar os primeiros lugares do Google. E isso também ajuda a construir autoridade — afinal, quem chega às primeiras posições se torna uma referência para o mercado e se posiciona à frente dos seus concorrentes, com o endosso do buscador.

3. Educar o mercado

A produção de conteúdo para os canais de marketing digital também cumpre a função de educar o mercado. Neste ponto, a dúvida “para que serve o marketing digital” encontra sua solução no mercado em si.

Nas publicações do blog, principalmente, você pode aprofundar assuntos sobre o seu segmento de atuação e produtos, como explicações de conceitos importantes, dicas de uso e respostas para dúvidas comuns. Isso é importante para aumentar o conhecimento dos consumidores ao longo da sua jornada de compra. À medida que amadurecem sua decisão, eles se aproximam da sua marca e passam a confiar mais nela.

Além disso, quando as pessoas entendem melhor o que a sua marca faz, elas tendem a valorizar mais os seus produtos, sem questionar ou barganhar tanto o preço. Dessa forma, educar o cliente ajuda a aumentar a eficiência das vendas, diminuindo assim as objeções dos clientes.

4. Criar relacionamento com consumidores

Uma das grandes questões sobre para que serve o marketing digital é o poder de interatividade com os consumidores.

No marketing tradicional, o consumidor recebe passivamente a mensagem da publicidade da marca em um anúncio de jornal, por exemplo. Já na internet, ela pode comentar na publicação naquele instante, mandar uma mensagem para a marca ou se manifestar nas redes sociais.

A proximidade entre consumidores e marcas na internet criou laços mais fortes e relações mais transparentes, que deixaram de ser meramente comerciais. Nas redes sociais, principalmente, você pode conversar com os consumidores, responder suas dúvidas, entregar conteúdos interessantes e humanizar a marca. No e-mail marketing, o relacionamento se torna mais próximo ainda, em uma comunicação one-to-one entre marca e consumidor.

Dessa maneira, você consegue engajar os consumidores a criar uma comunidade em torno da marca. Isso seria impensável anos atrás, quando as empresas eram distantes. Hoje as pessoas já se sentem como amigas das marcas que admiram.

Confira abaixo um exemplo disso de uma das marcas que mais engaja com seu público: a Nubank.

5. Prestar suporte aos clientes

A interatividade com os usuários no marketing digital também permite que você preste suporte aos clientes. Não é por acaso que, com a popularização das redes sociais, surgiu uma nova era do atendimento ao consumidor: o SAC 2.0. Este é outro tópico importante de falarmos sobre para que serve o marketing digital.

Sob esse novo conceito, o atendimento teve que aprimorar a agilidade e a eficiência das respostas, já que os usuários da internet não têm hora para entrar em contato com a marca e são exigentes por uma solução rápida.

Eles podem ter dúvidas sobre os produtos, reclamações sobre atrasos na entrega ou pedidos de troca e devolução de compras, por exemplo. Então você deve organizar seus canais digitais e preparar a equipe para receber esse tipo de solicitação.

Você também pode usar o marketing digital para procurar os clientes ativamente e coletar feedbacks, em vez de esperar que eles se manifestem. Um cliente que acabou de fazer uma compra pode avaliar a experiência no e-commerce, por exemplo.

Se você identificar algum problema no pedido, pode se antecipar à reclamação e já resolver o problema do cliente, além de usar os dados para otimizar suas estratégias de marketing digital e e-commerce.

6. Vender seus produtos e serviços

para que serve o marketing digital

Embora seu propósito não seja somente sobre indicar para que serve o marketing digital, não dá para deixar de lado um dos seus grandes potenciais: as vendas de produtos e serviços.

Ao criar um e-commerce, você pode levar potenciais clientes diretamente para a compra. Eles pesquisam os produtos e finalizam o pagamento ali mesmo. As plataformas de e-commerce oferecem toda a infraestrutura de vendas que você precisa, desde a criação do layout da loja até a gestão dos pedidos.

Além da loja virtual, você também pode vender em marketplaces, aplicativos para celular e até nas redes sociais, por meio do social selling. Além disso, ainda sobre para que serve o marketing digital, é preciso tratar dos seus canais. Com eles, você pode promover a sua loja virtual e direcionar potenciais clientes para lá. Essa integração entre o e-commerce e as estratégias de marketing digital é essencial para o sucesso das vendas online.

Se você tem uma loja física, o marketing digital também ajuda a vender seus produtos e serviços. Por meio do SEO local, por exemplo, você pode aumentar a visibilidade do seu negócio nas pesquisas locais e facilitar a ida dos clientes até lá, a fim de transformar usuários da internet em clientes do seu negócio.

7. Oferecer uma melhor experiência de compra

A praticidade do e-commerce para o consumidor ajuda a explicar para que serve o marketing digital. Além disso, ele demonstra o crescimento do hábito de comprar pela internet. De acordo com o relatório Webshoppers, o Brasil fechou 2021 com 87,7 milhões de consumidores online, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior.

Marketplaces e lojas virtuais permitem que o cliente cumpra toda a sua jornada com o celular na palma da mão, desde as primeiras pesquisas até a finalização do pagamento. Não é preciso sair de casa, andar pela cidade nem ligar para a loja para saber mais informações.

O consumidor gosta dessa praticidade. Por isso, quando você oferece a possibilidade de comprar pelo e-commerce, está oferecendo também uma melhor experiência de compra. Por meio de uma boa plataforma, essa experiência se torna ainda mais satisfatória. Assim, você ganha a satisfação do consumidor e tem mais chances de fidelizar os clientes. Afinal, eles sabem que podem confiar na sua loja nas compras pela internet.

8. Gerar leads para vendas

Gerar leads para vendas é mais uma aplicação prática que explica para que serve o marketing digital. Você pode vender diretamente os produtos da sua empresa, mas também pode gerar e nutrir leads até entregá-los para o time de vendas.

A maioria dos visitantes que chegam até o seu site pela primeira vez não estão prontos para comprar. Isso acontece principalmente em compras de maior valor ou mais complexas, que exigem tempo de amadurecimento.

Então, em vez de logo abordar as pessoas para vender os produtos, você pode iniciar um relacionamento e conquistar a sua confiança aos poucos, ao longo do funil de vendas. Justamente por isso é necessário compreender para que serve o marketing digital.

Para isso, é possível oferecer conteúdos ou materiais gratuitos em troca do contato dos visitantes. Depois, você pode usar esse contato no e-mail marketing, para nutrir o interesse dos leads e ajudá-los a amadurecer a decisão de compra. Essas ferramentas são pilares do inbound marketing, que é embasado no marketing digital.

9. Alcançar o seu público-alvo

A internet é o meio de alcançar o seu público — afinal, é por meio de dispositivos conectados que as pessoas realizam grande parte das suas atividades atualmente. Mas como você vai encontrar, em toda a internet, aquelas pessoas que vão querer comprar seus produtos? É aí que entra mais um tópico sobre para que serve o marketing digital.

Você deve utilizar ferramentas de marketing digital que permitam a segmentação precisa do público-alvo, chamadas de mídias de performance. Elas oferecem opções avançadas de segmentação, com filtros de perfil demográfico, comportamental e navegacional.

Dessa forma, o marketing digital serve também para direcionar a mensagem da sua marca precisamente. Você pode alcançar o público que tem o perfil dos seus consumidores, ou seja, com potencial interesse nos seus produtos e que está no momento certo da jornada para a sua abordagem.

10. Fortalecer o posicionamento da marca

Marketing digital e branding sempre andam juntos. Agora, na sua dúvida sobre para que serve o marketing digital, isso não seria diferente!

Toda publicação do blog, página do site, post nas redes sociais ou anúncio digital transmitem a imagem da sua marca. A cada ponto de contato, o consumidor vai formando uma percepção da marca na sua mente.

Então, o marketing digital serve para criar e consolidar o posicionamento da sua marca na mente dos consumidores. Cada pessoa cria uma percepção diferente com seus processos subjetivos, mas a criação de estratégias de branding pode definir a imagem de marca que você quer transmitir.

Para isso, é essencial consolidar essas definições na identidade visual da marca, no design da experiência do usuário, no layout do site, no tom de voz das redes sociais, na linguagem dos blogposts, entre outros diversos elementos dos canais de marketing. 

11. Enfrentar a concorrência

Se a sua marca ainda não está na internet, saiba que os seus concorrentes já estão por aqui levando seus potenciais clientes embora. Enquanto você se pergunta para que serve o marketing digital, as demais empresas já o usam há muito tempo! Por outro lado, quando você tem uma presença digital consistente, consegue enfrentar a concorrência com maior competitividade.

Com o marketing digital, você pode atrair clientes para o seu negócio em vez de deixá-los para a concorrência. Assim, você fortalece , a sua autoridade, tornando-se uma referência no mercado.

O marketing digital serve também para conhecer melhor os seus concorrentes. Sabia que você pode espionar a concorrência por meio de ferramentas de análise de dados? Não se preocupe pois não é preciso burlar sistema algum, já que os dados estão disponíveis.

Assim, você pode identificar as estratégias que eles usam e até se antecipar aos seus movimentos. Perceba também quais são os seus diferenciais competitivos em relação a eles e fortaleça-os nas suas estratégias digitais.

12. Personalizar e escalar o marketing

para que serve o marketing digital

Talvez você ainda pense não saiba para que serve o marketing digital. Ou pensa que, para personalizar o marketing, não é preciso utilizar canais digitais. Afinal, você pode criar um produto personalizado para um cliente ou escrever um cartão especial para cada pessoa que for até a sua loja.

Claro, isso é marketing personalizado. Porém, se você fizer isso manualmente, não vai conseguir abranger muitos consumidores. É por isso que o marketing digital é essencial para personalizar e, ao mesmo tempo, escalar o marketing.

Por meio da automação de marketing, você pode personalizar estratégias para milhares de clientes ao mesmo tempo. No e-mail marketing, por exemplo, você pode criar mensagens personalizadas para cada destinatário, além de disparar fluxos automáticos de envio, conforme os passos que a pessoa percorrer na sua jornada de compra.

Assim, a marca se torna muito mais próxima dos consumidores, já que oferece uma experiência de compra e navegação mais relevante para eles.

13. Conhecer o seu público

O marketing digital é poderoso em dados! É possível monitorar os passos dos usuários para saber o seu perfil, como navegam pelo site, quais produtos mais gostam, como interagem com a sua marca e como reagem às suas campanhas.

Ferramentas de análise da web, como Google Analytics, e de monitoramento de redes sociais, como Hootsuite, trazem dados ricos sobre os comportamentos e as interações dos clientes. Você pode até saber o que as pessoas estão falando sobre sua marca nas redes sociais, por meio do social listening.

Portanto, saber para que serve o marketing digital também engloba conhecer melhor o seu público. Dessa forma, você pode construir uma persona mais alinhada à realidade dos seus consumidores. E, a partir da persona, é possível ajustar as estratégias para se comunicar melhor com o público, nos canais que eles mais usam e com a linguagem mais adequada.

14. Gerar insights para o negócio

Saber para que serve o marketing digital é um conhecimento que não serve apenas para si mesmo. A riqueza de dados que a internet proporciona oferece também informações para tomadas de decisão em outras áreas de negócio.

Imagine que você monitore as conversas das redes sociais e identifique feedbacks sobre os seus produtos. Assim, você pode otimizar a área de desenvolvimento do produto para melhorar a experiência do usuário e atender melhor às suas necessidades.

Você também pode perceber que as pessoas estão buscando pelos seus produtos em uma cidade que ainda não tem a sua loja. Isso pode embasar a decisão de abrir uma nova sede ou treinar novos representantes de vendas, por exemplo. Dessa forma, o marketing digital interage com outras áreas de negócio e contribui para os seus objetivos, com dados valiosos para a gestão da empresa.

Enfim, agora você já entendeu para que serve o marketing digital, não é? Se você ainda tinha dúvidas sobre os benefícios de uma presença digital forte para a sua marca, aí estão os principais benefícios que você pode aproveitar.

Então, comece agora a planejar as suas estratégias digitais. Para aproveitar melhor o potencial do marketing digital, o ideal é ter um bom parceiro ao seu lado.

A Arcana, especializada em marketing digital, pode desenvolver uma estratégia customizada para a sua marca e operacionalizar toda a sua presença online, a partir de um planejamento coeso e alinhado aos objetivos de mercado da sua empresa. Conheça nossa agência e saiba tudo o que podemos fazer pela sua marca.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em seu e-mail: