Produto encalhado na loja virtual: 7 ideias do que fazer

Publicado 10/01/2021

Você configurou corretamente a sua loja, trabalhou no design dos elementos, criou descrições promissoras, e até divulgou diferentes promoções. Mas apesar de todos os esforços, ainda tem algum produto encalhado em seu estoque.

Acredite: nós sabemos o quanto isso é frustrante!

Os produtos difíceis de serem vendidos acabam ocupando espaço no estoque e deixando o capital de giro estagnado, causando inúmeros prejuízos. Se você tem produtos encalhados em sua loja e está se perguntando o que fazer, saiba que há diferentes maneiras de um gestor de e-commerce consertar esse problema e melhorar as suas conversões.

Como saber se há algum produto encalhado na loja?

A definição de “produto encalhado” é simples: um produto que não gira em seu estoque. Já o giro de estoque é o valor demonstrativo do desempenho do seu estoque; e ele pode ser calculado tendo em vista a quantidade de produtos, ou o valor dos produtos.

O cálculo do giro do seu estoque é muito simples e pode até mesmo ser feito sem planilhas automatizadas:

Cálculo por quantidade

Antes de mais nada, é preciso estabelecer a quantidade média de estoque. Isso você define somando o número de produtos do início do período de análise com o número de produtos do final do período analisado e dividindo o resultado por dois:

Equação base: (Estoque Inicial + Estoque Final) / 2

Com a média definida, o giro de estoque é calculado dividindo o número de produtos vendidos pela média do estoque:

Equação base: (Número de produtos vendidos) / Média de estoque

Cálculo por Valor

Quando o estoque é formado por materiais de tamanho e preços variados, você pode calcular o giro de estoque utilizando o valor no lugar da quantidade de produtos. A lógica é semelhante a do cálculo por quantidade. Em primeiro lugar, é preciso calcular valor médio:

Equação base: (Valor do Estoque Inicial + Valor do Estoque Final) / 2

Depois, basta dividir o valor vendido pelo valor médio do seu estoque:

Equação base: (Valor total dos produtos vendidos) / Valor Médio de estoque

Tempo médio de giro de estoque 

Com o número de giro do seu estoque em mãos, você consegue definir o tempo médio dele. Nesse caso, basta dividir o número de dias do mês pelo número de giros.

Equação base: (Período Analisado) / Número de giros

Exemplo: 30 dias divididos por 2 giros é igual a 15 dias. Ou seja, a loja “girou” seu estoque em média 2 vezes no mês e o fez a cada 15 dias.

O que fazer com seu produto encalhado no e-commerce?

Produto Encalhado

A melhor estratégia para vender um produto encalhado é optar por promoções. Mas antes de sair colocando desconto em tudo por aí, fique atento às nossas dicas:

1. Defina o valor mínimo do produto

Com base em sua margem de lucro, estabeleça quais as porcentagens de descontos que podem ser aplicadas em cada item e defina o menor valor que ele pode ser comercializado sem trazer prejuízos.

2. Faça promoções

Depois de definir o valor mínimo que um produto pode ter, é hora de fazer promoções. Aplique descontos aos produtos com pouco giro e acompanhe o desempenho deles.

3. Faça parcerias com outras plataformas

Promova os seus produtos com pouco giro em marketplaces, que nada mais são do que lojas virtuais que disponibilizam espaços para vários comerciantes. Uma ótima opção é o Mercado Livre. A grande vantagem desses parceiros é que eles acabam tendo uma visibilidade maior, por oferecerem muitos produtos.

Você também pode promover as ofertas do produto encalhado em sites de compra coletiva, já que neles você consegue estipular um prazo e a quantidade disponível de um produto. E o legal é que a própria plataforma se encarrega em divulgar por você.

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4. Faça parcerias com fornecedores

Uma outra boa forma de se livrar de um produto encalhado é por meio de acordos com outras lojas e/ou fornecedores, já que você pode tentar negociar e trocar parte do estoque por produtos mais novos.

5. Reforce as campanhas de e-mail marketing e redes sociais

No seu calendário de envio de campanhas de e-mail marketing, inclua a promoção de algum produto encalhado com pouco giro de estoque. Além disso, faça publicações em suas redes sociais mostrando as vantagens desses produtos, incluindo o link para a compra.

6. Promova o seu produto com anúncios

Para aumentar a conversão de vendas de um produto encalhado, faça anúncios específicos sobre eles. No caso do Google Ads, a grande dica é focar suas campanhas de links patrocinados para palavras-chave de cauda longa bem específicas, já que são mais assertivas.

7. Garanta que o seu site está visualmente atrativo

De nada adianta atrair muitos visitantes ao seu site se ele não possui uma navegação amigável. Às vezes, seus produtos têm a venda prejudicada porque as pessoas não podem acessá-los facilmente. Faça testes de usabilidade e garanta que o seu usuário está conseguindo acessar normalmente o seu e-commerce.

Agora que você já sabe o que fazer com seu produto encalhado, é hora de botar nossas dicas em prática! 

Agora que você já compreende os principais detalhes sobre os produtos encalhados, que tal partir para novos desafios? Então clique aqui e acesse nosso artigo sobre como converter clientes que deixaram carrinhos abandonados nas lojas virtuais.

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