Qual a melhor rede social para empresas?

Publicado 22/07/2022

Se você anda pesquisando sobre qual a melhor rede social para empresas, aqui vai um spoiler: não existe uma que seja ideal para todos os negócios. Mas há a adequada para a estratégia e linguagem de cada marca!

É importante saber, desde já, que sua empresa precisa usar as redes sociais. Não necessariamente todas, ok? Neste artigo, nós te contaremos como elas funcionam e quais podem ser as ideais para o seu negócio.

O fato é que as estratégias de marketing digital estão permitindo que empresas como a sua otimizem os recursos e criem ações com ótimos resultados. Por isso, essas plataformas se tornaram ferramentas fundamentais.

Elas alcançam um enorme público, além de conseguirem atrair novos consumidores e criarem autoridade para a sua marca.

Quer descobrir qual a melhor rede social para empresas? Continue a leitura!

A importância das redes sociais para empresas

Dados da MarketingSherpa, instituto de pesquisa especializado em rastrear o que funciona em todos os aspectos do marketing, mostram que 95% dos adultos entre 18 e 34 anos seguem marcas nas redes sociais.

Mas não é apenas essa faixa etária que se encontra presente nas redes sociais. As demais apresentam participação acima de 70%. Por mais que a pesquisa tenha sido feita nos Estados Unidos, a realidade não é diferente por aqui.

A facilidade de acesso à internet causou diversos impactos, desde como as pessoas se relacionam à maneira como elas consomem.

Falando especificamente sobre a mudança na forma de consumir, as redes sociais criaram uma oportunidade de conquistar o público-alvo com mais rapidez, desde o primeiro contato dele com a marca.

Essa oportunidade surge a partir de mecanismos como conteúdo de qualidade, informação e interatividade. Note que os anúncios não entram nessa lista. Você imagina o motivo?

Sejamos francos: ninguém abre o Instagram ou o Facebook para assistir propaganda. Seria a mesma coisa que ligar a TV para ver comercial.

Além disso, há pessoas que instalam softwares específicos que bloqueiam anúncios — principalmente os invasivos, que cobrem parte do conteúdo.

As redes sociais, como o nome já diz, são espaços para socializar. Nesse caso, as marcas também devem estar ali para criar relações com o público.

Qual a melhor rede social para empresas?

Então o conteúdo pago não importa? Importa muito! Mas ele é outra estratégia, cuja finalidade pode ser bem diferente da que estamos abordando aqui.

Tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional, as redes sociais são muito importantes, porque elas mudaram totalmente a maneira como as pessoas se comunicam.

Por meio das redes sociais, a comunicação ganhou praticidade, agilidade e velocidade. Ela se tornou horizontal, ou seja, direta entre consumidores e empresas.

Quer falar com uma marca? Manda um Direct! Deixa um comentário!

Essa proximidade também afetou o modo como as empresas se comunicam com o público. A linguagem sofreu adaptações, para ficar igual a das pessoas.

Estar nas redes sociais é uma demanda inerente ao mercado de negócios atual. Por isso, elas deixaram de ser apenas uma ferramenta de comunicação e passaram a fazer parte do modelo de negócio.

Trata-se do resultado de as empresas enxergarem as redes como um potencial para aumentar as vendas, ou seja, são fundamentais para o futuro delas.

As vantagens da sua empresa em estar nas redes sociais

Para que você perceba a importância da sua empresa em estar nas redes sociais certas, listamos aqui as ações que podem fazer parte das estratégias nessas plataformas digitais. A resposta da pergunta “qual a melhor rede social para empresas?” precisa, antes, considerar as vantagens de usar tal estratégia. São elas:

Reduzir os custos com marketing

A mídia tradicional ainda mantém sua força, mas tem um custo alto demais e nem sempre entrega o retorno esperado. As estratégias para redes sociais são mais baratas e alcançam um público mais qualificado.

As redes sociais requerem investimentos, tanto financeiros como de tempo, mas eles nem se comparam a um comercial de TV. Só que nessas plataformas há a possibilidade de escolher o perfil que será impactado pelo seu conteúdo. 

Conhecer o público-alvo

Outra vantagem de a sua empresa estar nas redes sociais é conhecer a fundo o seu público-alvo, bem como suas demandas e desejos. Também é possível saber o que ele espera do seu negócio.

Esse conhecimento é importantíssimo, pois permite construir estratégias de marketing e vendas de alta performance. Trata-se de um ambiente onde tudo é metrificado, ou seja, se transforma em informação para turbinar as campanhas.

Fidelizar clientes

O contato direto entre marca e consumidor estimula a fidelização. Nas redes sociais, as pessoas conseguem emitir opiniões, tirar dúvidas e solicitar atendimento.

Como é prático e rápido, o contato estreita os laços entre cliente e marca. Essa é uma oportunidade única para, desde o primeiro contato, gerar a confiança necessária para a fidelização.

Outro ponto importante é que as redes sociais não têm aquele excesso de formalidade, portanto, permitem uma conversa mais direta, às vezes com humor.

Otimizar as estratégias de SEO

O buscador Google já considera os perfis e o conteúdo das redes sociais em seus algoritmos de busca. Ele ranqueia as marcas com um forte engajamento em cada segmento e nicho.

E aqui vai uma boa notícia: para o Google, o número de seguidores não influencia no posicionamento das buscas. Sendo assim, não adianta comprar seguidores para parecer mais robusto do que é.

Prospectar novos consumidores

As pessoas acessam a internet para pesquisar produtos e serviços, bem como comparar preços e definir onde vão comprar. Esses hábitos abrem caminho para sua marca prospectar constantemente novos consumidores.

A questão aqui não é oferecer as melhores condições para a aquisição do bem ou contratação do serviço, pois isso qualquer marca faz.

O diferencial está no conteúdo que o seu negócio entrega, como ele se relaciona e no que ele consegue acrescentar na vida de alguém.

Engajar os clientes

Se as redes sociais são espaços virtuais de relacionamento, isso significa que um dos propósitos da sua marca deve ser o de estimular o engajamento dos clientes por meio de curtidas, salvamentos, comentários e compartilhamentos.

O engajamento aumenta a audiência e, consequentemente, o interesse em sua empresa, marca, produtos e serviços. Se o engajamento é bom, o alcance se torna maior e chega a mais pessoas, tornando sua marca relevante.

Construir autoridade

Quando a sua marca mostra que entende das soluções que entrega e do mercado onde atua, ela adquire autoridade.

Aproveite que as redes sociais não têm tanta formalidade e compartilhe conteúdos que atendem às necessidades do seu público.

Faça com que ela esteja presente no dia a dia das pessoas, para entender quais são seus hábitos e opiniões.

Quando a marca tem autoridade, é lembrada sempre que as pessoas se deparam com situações nas quais ela é capaz de ajudar.

Tráfego para o site

Por mais que as redes sociais tenham espaços de venda, como o Instagram e o Facebook, os sites são os que convertem mais. No entanto, como levar o público das redes sociais para lá?

As redes sociais podem ser essa porta de entrada para o site da sua marca, contribuindo com o funil de vendas. Insira o link do seu site nos posts e perfis para gerar leads.

Infográfico

AS REDES SOCIAIS EM NÚMEROS

Qual a melhor rede social para empresas?
Qual a melhor rede social para empresas?

Qual a melhor rede social para empresas?

Saiba como funcionam as redes sociais nas quais a sua empresa pode estar. Listamos as principais:

Facebook

Maior rede social do mundo. Nela, o Brasil é o terceiro maior país com perfis ativos, ficando atrás apenas de Estados Unidos e Índia.

O Facebook permite a divulgação de diferentes tipos de mídia: textos, vídeos e fotos. Também possibilita o patrocínio de campanhas, destacando anúncios e publicações, consequentemente aumentando o alcance de suas ações.

Essa rede social é excelente para manter contato com os clientes atuais, além de atrair novos, identificar oportunidades e realizar atendimento.

Aqui, o perfil da sua empresa é chamado de fanpage. Nele, você pode incluir dados como nome, site, endereço, contato e horário de funcionamento — no caso das lojas físicas.

O Facebook é um ambiente que estimula a discussão. As pessoas expressam suas opiniões, o que é excelente para entender o comportamento do consumidor. A linguagem é ampla, pois todos os públicos se encontram aqui.

Instagram

Terceira rede social mais usada entre os brasileiros, atrás apenas do Facebook e do YouTube, o Instagram tem bastante apelo visual. A resposta da pergunta “qual a melhor rede social para empresas?” definitivamente passa pelo Instagram.

Diferentemente do Facebook, que estimula o texto, o Instagram tem postagens focadas em fotografias e vídeos. São essas mídias que encantam o público.

O Instagram é a rede social do estilo de vida, ou seja, marcas e influenciadores vendem um dia a dia que as pessoas gostariam de ter. Por isso, requer postagens frequentes e materiais de alta qualidade, capazes de chamar a atenção do público.

Por ter muito apelo visual, o Instagram é a rede social ideal para mostrar a cara da sua marca. Fotos e vídeos têm muito potencial para mexer com emoções, envolvendo os usuários.

Como aqui a linguagem é visual, utilize o Instagram para criar uma vitrine da sua marca. Aposte em vendas diretas e gere tráfego para o seu e-commerce.

LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo. Sim, é uma rede social profissional, portanto, coloca a sua marca em contato com quem toma decisões.

Nessa rede social, os perfis funcionam como currículo. Eles contam com o resumo profissional, as experiências, as habilidades e até as recomendações de colegas de trabalho.

Quem trabalha com B2B deve fazer parte do LinkedIn, principalmente dos grupos de discussões sobre os temas pertinentes à área de atuação da marca. 

Outro ponto importante: se a sua marca tem figuras do alto escalão que precisam ganhar autoridade, aposte no LinkedIn como a rede social certa.

Por aqui a linguagem é formal e as interações são feitas sempre com muito respeito ao próximo. Publique artigos, imagens, vídeos ou mesmo atualizações de status. Compartilhe informações interessantes, opiniões, ideias ou algo sobre o dia a dia da sua empresa, como os projetos de responsabilidade social.

Twitter

Rede social conhecida por seus posts curtos, de até 280 caracteres, o Twitter ainda permite a postagem de imagens, GIFs, vídeos, links e enquetes.

Trata-se de uma rede social muito viva, em que os assuntos mais relevantes do dia estão em pauta por ali. O Brasil, inclusive, é o sexto país que mais utiliza a mídia no mundo. 

Um fato curioso é que o Twitter é utilizado como segunda tela pelos usuários. Enquanto consomem outros conteúdos, estão no twitter compartilhando impressões e opiniões.

A linguagem no Twitter costuma ser informal, como se você estivesse escrevendo mensagens para alguém. Os tweets vêm carregados de memes, emojis, hashtags e outros meios para contextualizar a mensagem.

YouTube

YouTube é rede social? Com certeza!

Trata-se da maior rede social de vídeos do mundo e, no quesito pesquisa, fica atrás apenas do buscador Google. Por isso, a qualidade dos conteúdos produzidos aqui deve ser sempre altíssima.

Sempre que se perguntar qual a melhor rede social para empresas, tenha em mente que essa rede social tem capacidade de contribuir positivamente para estratégias de marketing e vendas da sua marca. 

O YouTube conta com conteúdos que propõem valor, que ensinam as pessoas e compartilham conhecimento. Sim, sua marca pode publicar vídeos sobre produtos e serviços, desde que tenham conteúdo educativo.

Se a sua empresa fabrica eletroportáteis, não adianta fazer vídeos mostrando apenas as características do produto.

Coloque o produto em ação! Mostre, por exemplo, como o botão “triturar gelo” do liquidificador faz o eletroportátil realmente triturar gelo. Ou como a opção tostar em um forno portátil deixa o queijo tostadinho.

Por aqui, a linguagem é conversada e muito explicativa. Capriche ainda na qualidade do som e da imagem, pois contribuem para a percepção de valor da sua marca.

TikTok

A mais nova das redes sociais citadas neste artigo é o TikTok. Seu foco em vídeos e a facilidade em usar a fez viralizar em 2019.

A proposta do TikTok é simples: produzir e publicar vídeos. Os usuários podem curtir, comentar, compartilhar e seguir pessoas.

Qual a melhor rede social para empresas?

Os vídeos são curtos e têm até 3 minutos. Por isso, se destaca quem consegue ser mais criativo, interativo e dinâmico.

Sua marca pode criar uma conta comercial nessa plataforma para se aproximar do público, principalmente da Geração Z. Dos 74,1 milhões de usuários ativos no Brasil em janeiro de 2022, a maioria é jovem (16 a 24 anos).

Por isso, é interessante descobrir tendências, novas culturas e perfis de usuários e obter insights para as ações.

Como o apelo visual aqui é muito forte, aposte em vídeos criativos com bom storytelling para prender a atenção de quem está segundo, porque basta um empurrão para cima com o dedo para ver outro conteúdo.

Outras redes sociais

Além dessas redes sociais, ainda há Pinterest, Tinder, Snapchat e muitas outras. Porém, todas elas são mais segmentadas, ou com uma quantidade de usuários limitada. Ao se questionar Qual a melhor rede social para empresas, no caso destas menores, é importante medir os esforços e a expectativa de resultados ao pensar em adentrar tais redes.

O Pinterest, por exemplo, ainda é pouco explorado nas estratégias de marketing digital. Mas essa é uma excelente plataforma para divulgar negócios dos segmentos de moda e decoração.

Trata-se de uma rede social inspiracional, que permite fixar seus assuntos preferidos e guardar os interessantes. Os seguidores conseguem ver quais são as suas inspirações.

Já o Tinder é uma rede social focada em relacionamentos amorosos. Nele, as pessoas buscam o par perfeito. Cerca de 7 mil combinações entre perfis são feitas por minuto.

As empresas também podem encontrar pares perfeitos no aplicativo, ou seja, potenciais clientes. Por lá, os anúncios ainda não são vistos com muita frequência e isso aumenta a visibilidade da marca que escolhe anunciar nessa rede social.

Mas atenção: prepare-se bem para estar nessa plataforma, pois o posicionamento da marca deve ser dinamizado, divertido ou inovador, ou seja, alinhado com o perfil dos usuários da plataforma.

Ainda tem o Snapchat, a rede social que inspirou os Stories do Instagram. Nele, sua empresa pode apostar na criação de filtros ainda mais elaborados que os das redes sociais de Mark Zuckerberg.

Essa rede social é utilizada por cerca de 8 milhões de usuários e é ideal para criar conteúdo exclusivo, mostrar bastidores, cobrir eventos e fazer promoções — tudo isso com bastante bom-humor

Definindo a melhor rede social para a sua empresa

Para escolher a melhor rede social para sua empresa, o ideal é ir onde o seu público está. Faça um planejamento para identificar quais as redes com maior penetração no seu público-alvo, garantindo que o tempo e esforço despendidos na criação de conteúdo valerá a pena.

Além disso, questione-se sobre os seus objetivos nas mídias sociais e qual tipo de conteúdo será criado. Entenda ainda sua capacidade interna para criar, gerir e publicar conteúdo de alta qualidade.

Dependendo da resposta, pode ser necessário contratar uma agência especializada em marketing digital para redes sociais. Essa é uma excelente ideia, inclusive, para definir em quais redes sua marca estará presente.

Ainda tem dúvidas sobre Qual a melhor rede social para empresas? Então não hesite: fale com quem entende do assunto! Entre em contato com a Arcana Marketing Digital que podemos te ajudar nessa tarefa!

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em seu e-mail: