Serviços de marketing digital: 5 opções para alavancar suas vendas

Publicado 10/06/2022

Os serviços de marketing digital são escolhas inteligentes para alavancar suas vendas, pois criam laços de confiança com os clientes. Isso ocorre por meio de uma comunicação relevante para o público.

O mercado, em todos os segmentos e nichos, está cada vez mais acirrado. É cada vez maior a quantidade de marcas, produtos e serviços que competem entre si.

Um reflexo disso é o aumento da qualidade dos produtos ofertados e serviços prestados, pois fica para trás quem não acompanha essa tendência.

A mudança no mercado faz com que os métodos tradicionais de vendas acabem ficando defasados. No modo atual, o público é segmentado a partir de rápida mensuração e cruzamento de dados.

Aliás, são os dados que viabilizam as estratégias dos serviços de marketing. Por sua vez, eles garantem presença na internet, público segmentado, baixo investimento e resultados mensuráveis.

Quer saber como? Acompanhe!

5 tipos de serviços de marketing digital para alavancar suas vendas

1. Mídia de Performance

A mídia de performance é o serviço de marketing digital dedicado ao sucesso das campanhas do seu negócio.

Isso significa entregar o resultado esperado, independentemente de ser em vendas, cliques para o site, seguidores nas redes sociais ou alcance de uma mensagem.

Mídia de performance é um tipo de propaganda cujo valor não é pré-determinado, mas variável. O preço depende da performance do anúncio.

Funciona assim: o preço do anúncio pode ser baseado em diferentes variáveis, como as vezes que foi visto, clicado ou que gerou leads.

É bem diferente dos anúncios contratados para mídias tradicionais. No jornal, por exemplo, você paga um valor fechado, mas não garante atingir o público desejado.

No caso da mídia de performance, as campanhas são precisamente segmentadas. Desse modo, atinge o público que sua marca precisa.

O valor desse tipo de serviço de marketing digital é variável justamente para que você e a equipe de especialistas possam aumentar ou diminuir de acordo com a estratégia, podendo otimizar ainda mais os resultados.

O trabalho da mídia de performance começa pela definição do objetivo, que pode ser os citados acima ou outros. Depois, estabelece qual canal será utilizado.

Os anúncios são direcionados ao público-alvo, impactando realmente quem importa. Isso otimiza a conversão em vendas diretas, gerando contatos para que o departamento comercial possa trabalhá-los.

Para acompanhar os resultados, essa estratégia dispõe de métricas como:

  • Taxa de cliques (CTR);
  • Retorno sobre o investimento (ROI);
  • Custo por ação (CPA).

Sem mensuração, não há como saber se o retorno esperado foi alcançado, certo?

O melhor é que, dentre os serviços de marketing digital, a mídia de performance é uma das mais flexíveis. Se está dando certo, você pode investir mais; se o resultado ainda não é o esperado, pode recalcular a rota.

Os anúncios de mídia paga no Google e nas redes sociais estão entre os principais tipos de mídia de performance.

O Google Ads é a ferramenta que veicula anúncios nos resultados do maior buscador da atualidade, além de exibi-los na rede de afiliados ao Google. É interessante destacar que aqui há a escolha do formato de pagamento:

  • Custo por clique: cobrado quando o usuário clica no anúncio.
  • Custo por visualização: comum em vídeos. O pagamento ocorre quando o usuário visualiza o anúncio, mesmo não clicando.
  • Custo por aquisição: o pagamento ocorre quando a ação programada é efetuada (pode ser uma compra, um cadastro, um download ou outra).
  • Custo por mil impressões: cobrado a cada 1000 exibições do anúncio.

Nas redes sociais, a mídia de performance ocorre por meio de ferramentas específicas dentro de plataformas como Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube e Instagram.

Nesse caso, os anúncios das redes sociais são vistos apenas dentro desses ambientes virtuais. O objetivo, portanto, pode ser conversão interna (nas redes sociais) ou externa (visitar seu site ou outra página).

Gestão de Anúncios

2. Marketing de Conteúdo

Dando continuidade a nossa lista de serviços de marketing digital, chegamos no conteúdo. Ele pode ser utilizado como parte da estratégia de Inbound Marketing ou no relacionamento com os clientes. Como? A gente explica!

O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias cujo objetivo é atrair, converter e encantar clientes. Para tal, precisa de serviços de marketing digital como conteúdo, SEO e estratégias nas redes sociais.

Sobre os dois últimos, você vai ver tópicos detalhando cada um. Por enquanto, vamos focar no conteúdo, combinado?

A produção de conteúdo tem papel fundamental no modo como sua empresa se relaciona com os clientes. O conteúdo gera engajamento, além de conectar a marca com consumidores atuais ou potenciais.

Por meio do conteúdo produzido, sua marca consegue levar assuntos relevantes ao público. Aqui está o pulo do gato: sem a necessidade de oferecer produtos e serviços.

O ponto é: compensa compartilhar conteúdo sem vender meu produto ou serviço? Sim e nós vamos te mostrar como.

Digamos que o seu negócio é vender carros. Você tem uma concessionária e precisa comercializar os automóveis.

As pessoas já sabem o que uma concessionária vende, portanto, dificilmente vão interagir com o seu conteúdo se ele se resumir a postar os carros que estão sendo comercializados. A exceção é o usuário que quer comprar um veículo.

Aí vem a dúvida: devo esperar alguém ter a necessidade ou o desejo de comprar o veículo? Claro que não!

A produção de conteúdo contribui justamente no despertar desse desejo ou na identificação da necessidade, pois nem sempre o usuário tem conhecimento disso.

O conteúdo, portanto, pode transmitir conhecimento dentro do universo dos automóveis, mas sem necessariamente vender um carro.

Uma possibilidade é mostrar as tecnologias que estão vindo nos automóveis. Outra pode ser falar do estilo de vida de quem dirige, como viajar ou usar o carro para trabalho. Percebeu a diferença?

É cada vez maior a frequência com a qual nossa sociedade busca informações na internet. Se a sua marca produz e entrega, consegue atrair o público para encurtar o caminho até a compra.

A produção de conteúdo é uma estratégia que mantém vivo o relacionamento com os clientes em potencial. A partir de conteúdos de qualidade, esse público tende a lembrar de sua marca ao adquirir produtos e serviços, quando estiverem prontos.

A consequência vem em diferentes frentes: melhora a percepção da marca, reduz o custo de aquisição de clientes e aumenta o compartilhamento de conteúdo pelas redes sociais e outras ferramentas, alcançando novos públicos.

Marketing de Conteúdo

3. Redes Sociais

Você sabia que 95% dos adultos entre 18 e 34 anos seguem marcas nas redes sociais? Esse é o resultado de um estudo feito pela MarketingSherpa.

O cenário retratado pelo estudo é norte-americano, mas não se difere muito do brasileiro. Segundo levantamento da plataforma Cupom Válido, 70% da nossa população está nas redes sociais.

No entanto, será que basta sua marca estar nas redes sociais para garantir vendas e novos clientes? A resposta é um sonoro não.

As redes sociais são plataformas importantíssimas para as empresas, pois permitem a aproximação delas com seus clientes. Também possibilitam a divulgação de produtos, promoções e conteúdos em um ambiente de grande alcance.

Outros benefícios para sua marca:

  • Aumento da visibilidade;
  • Criação de autoridade no segmento ou nicho;
  • Construção de uma base de consumidores fiéis;
  • Meios para preparar o público para comprar e/ou usar produtos.

Para desfrutar dos benefícios acima, no entanto, as redes sociais devem ser bem gerenciadas.

Serviços de Marketing Digital

O trabalho de gerenciamento de mídias sociais é minucioso. Especialistas definem estratégias, executam ações e levantam dados constantemente.

As redes sociais fazem parte da vida de bilhões de pessoas e funcionam como ferramentas de divulgação e venda. Nelas, a comunicação é horizontal.

Não há intermediários entre a empresa e o consumidor, portanto, o relacionamento tende a ser estreito — o que maximiza as chances de vender.

O gerenciamento de redes sociais acontece alinhado ao objetivo da sua marca. Todos os serviços de marketing digital que vêm por meio dele contemplam a estratégia do negócio. Desse modo, o gerenciamento consegue:

  • Analisar a concorrência e as oportunidades;
  • Aumentar a quantidade de acessos em uma página;
  • Criar um canal de contato direto com o cliente;
  • Aumentar as vendas;
  • expor a marca para os públicos desejados;
  • Garantir fidelização;
  • Diminuir cultos de divulgação;
  • Compartilhar conteúdos relevantes;
  • Mensurar resultados.

A gestão de publicações tem por objetivo aumentar engajamento nas diversas redes, obedecendo sempre as características de cada uma e o modo como a empresa quer ser percebida pelo público.

Gestão de Redes Sociais

4. SEO

O SEO é mais um dos serviços de marketing digital que ajuda a alavancar as vendas. 

Essas três letrinhas formam a sigla de Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de busca. Trata-se do conjunto de técnicas que ajudam sua página a alcançar um bom posicionamento nos buscadores. 

O resultado vem por meio de tráfego orgânico, ou seja, gratuito e baseado no interesse do usuário a partir de um termo de pesquisa.

A análise de SEO indica a forma como o tráfego orgânico do seu site pode ser aumentado, apontando quais conteúdos devem ser alterados para que atendam às exigências dos mecanismos de busca.

Quando a sua marca investe em SEO, obtém informações imprescindíveis para a estratégia nos meios digitais.

Por meio de uma análise, é possível obter um relatório completo da performance de qualquer site aos olhos dos motores de busca. Desse modo, erros e acertos são identificados.

Outra vantagem do investimento em serviços de marketing digital como o SEO é a diminuição da dependência de mídia paga.

Mídia paga é bom? É, mas é interessante utilizá-la de modo estratégico, como em uma campanha. 

Para obter bons resultados com os serviços de marketing digital, entenda que eles devem ser trabalhados como em uma cesta de investimentos: de forma diversificada.

Engana-se, no entanto, quem associa SEO somente às técnicas de otimização aplicadas a textos. Na atualidade, elas são válidas para a programação da página, as imagens e até o tempo de carregamento do site.

É desse modo que as técnicas de SEO melhoram a experiência do usuário — algo relevante para os motores de busca. Eles passam a enxergar na página aspectos como boa navegação, credibilidade, conteúdo útil e outros.

Análise de SEO

5. E-commerce

Se você tem um e-commerce, sua lista de serviços de marketing digital deve contemplar a gestão deste espaço virtual.

A gestão do e-commerce deve ocorrer desde o seu início, precisamente no planejamento da loja, chegando ao dia a dia.

Uma loja online possui processos complexos, mas que são facilmente gerenciados quando há uma equipe especializada no comando.

O trabalho contempla o cuidado com as finanças, a logística, o marketing e a parte fiscal. Exige organização e acompanhamento constante dos resultados.

A questão é que nem sempre é possível internalizar uma equipe, por causa dos custos. A solução, nesse caso, é terceirizar.

A gestão de e-commerce, bem como os outros serviços de marketing digital citados ao longo deste artigo, pode ser terceirizada.

Uma equipe especializada é capaz de assumir esses serviços e entregar resultados acima do esperado. Tudo isso por um custo inferior ao de uma contratação interna.

Além disso, quando você conta com o apoio de especialistas, encontra mais tempo para o seu core business, ou seja, o foco do seu negócio.

Gestão de e-commerce

Como você viu no começo deste artigo, o mercado está cada vez mais competitivo e isso exige uma gestão por indicadores. São eles que apontam os caminhos a serem seguidos.

Investir em serviços de marketing digital significa se preparar hoje para as demandas atuais e futuras, pois seus produtos e serviços devem ser promovidos nas plataformas em que o público potencial se encontra.

Quer implementar um ou mais serviços de marketing digital no seu negócio? Fale com a Arcana e veja como podemos evoluir a sua marca.

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