SMO: saiba como o Social Media Optimization pode mudar seu negócio

Publicado 25/05/2022

Muito se fala atualmente sobre a importância da gestão de redes sociais para os negócios. Muita gente sabe que elas podem contribuir para os objetivos de uma empresa. Mas poucos sabem realmente como ter resultados efetivos. E é aí que entra a importância do SMO.

Social Media Optimization são as estratégias de otimização das redes sociais da sua marca para conquistar os usuários e os algoritmos. Em vez de apenas publicar posts sem propósito nem saber como interagir com os seguidores, você estabelece um planejamento orientado para o seu público e focado em resultados.

Neste artigo, entenda tudo sobre Social Media Optimization, sua importância e como aplicar essa estratégia na prática. Acompanhe agora:

O que é SMO?

SMO é o conjunto de estratégias e técnicas aplicadas nas redes sociais de uma marca para tornar suas publicações e interações mais relevantes, alinhadas ao público e aos objetivos de marketing da empresa.

Assim como outras estratégias de otimização no marketing digital, SMO tem o objetivo de gerar mais valor para a persona da marca e mais resultados para a organização. Sempre de olho nos dados, a intenção é identificar oportunidades de melhorar seu desempenho nas plataformas de redes sociais, como Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok e outras.

Para alcançar esse objetivo, os algoritmos das redes sociais colocam desafios para os profissionais de social media. Mas, como se diz também em SEO, o foco não é o robô, mas o usuário. Embora você deva conhecer a lógica por trás do algoritmo do Google, o foco é a experiência do usuário no site, de maneira que ele encontre e realize facilmente o que deseja.

Em SMO, vale a mesma ideia: o foco não é algoritmo, mas o usuário. É claro que é importante entender como funcionam os algoritmos de cada plataforma, mas você deve otimizar os conteúdos e as interações nas redes sociais pensando nas pessoas.

SMO - Social Media Optimization

Elas devem receber conteúdos relevantes, que estimulem a interatividade, que atendam aos seus interesses e agreguem algum valor na sua vida. Os algoritmos percebem quando isso acontece e, assim, você vai ganhando mais alcance nas redes sociais.

SMO, SMM, SEO e SEM: o que são e quais as diferenças?

O conceito de Social Media Optimization, você acabou de conhecer. Mas existem algumas siglas muito parecidas no universo do marketing digital que podem confundir muita gente. Vamos falar um pouco sobre elas.

SMM é um desses conceitos. Trata-se do Social Media Marketing, que engloba todas as estratégias de marketing realizadas por meio das redes sociais. Elas aproveitam o poder de interatividade das redes sociais para promover as marcas e construir relacionamentos com os consumidores.

SMM engloba a produção de conteúdo, a construção de comunidades, o SAC 2.0, o monitoramento de menções, entre outras estratégias. SMO também é uma delas, com o objetivo de otimizar o que é feito nas redes sociais, a fim de obter mais resultados.

Outra sigla parecida é SEO, que se refere a Search Engine Optimization. Portanto, agora estamos falando do universo dos mecanismos de pesquisa, principalmente o Google. Esse conceito engloba todas as estratégias de otimização que têm o objetivo de alcançar as primeiras posições orgânicas dos buscadores e ganhar mais visibilidade e conversões.

Ainda no universo dos mecanismos de busca, temos o SEM ou Search Engine Marketing. Esse conceito traz todas as estratégias de marketing para buscadores, com o objetivo de aumentar o tráfego do site e atrair mais potenciais clientes que gerem conversões e vendas.

SEO faz parte do SEM, mas se refere apenas às estratégias orgânicas. Mas também é possível investir em mídia paga no Google por meio dos links patrocinados e, para sites de e-commerce, dos produtos patrocinados no Google Shopping.

Pronto, agora você já entendeu o que significam essas siglas e não vai mais se confundir, certo? O importante é aproveitar todas elas nos seus planos de marketing digital para ter mais resultados.

Por que SMO é importante para o seu negócio?

As redes sociais estão entre as principais ferramentas de marketing atualmente. Elas são poderosas para alcançar mais pessoas, conquistar os consumidores, aumentar o engajamento e, é claro, ter resultados efetivos em vendas e receitas.

Essa é a promessa das plataformas de redes sociais para as marcas. Porém, nem toda empresa sabe como usar essas ferramentas para ter resultados efetivos. Muitas marcas estão lá, mas sem saber o que fazer. Publicam conteúdos sem conhecer o seu público, replicam memes sem pensar se isso é relevante e divulgam ofertas sem um planejamento.

Gestão de Redes Sociais

Por isso, as estratégias de SMO olham com atenção para a atuação das marcas nas redes sociais para que elas alcancem seus objetivos. Profissionais dessa especialidade identificam oportunidades de melhorias que tendem a potencializar os resultados.

Dessa maneira, as redes sociais assumem um papel estratégico no marketing, a fim de contribuir para os objetivos maiores das empresas.

6 benefícios de Social Media Optimization para o marketing

A seguir, você vai entender melhor por que vale a pena se dedicar ao Social Media Optimization e como essa estratégia gera mais retorno. Veja agora os principais benefícios:

1. Comunicar-se melhor com o público

Um dos principais benefícios de otimizar a sua atuação nas redes sociais é melhorar a comunicação com o público. O planejamento de social media deve começar com a definição da persona, que é um dos pilares da comunicação da marca.

Com isso, você vai conhecer melhor os interesses, comportamentos e demandas do seu público, que vão guiar a sua produção de conteúdo e a linguagem da marca. 

2. Ganhar mais alcance para a marca

SMO ajuda a melhorar seus conteúdos para que eles se tornem mais relevantes para a persona. Os algoritmos das redes sociais vão identificar que você está produzindo bons conteúdos para os usuários e fazer com que eles alcancem mais pessoas.

Afinal, o que as plataformas querem é que as marcas sejam parceiras para oferecer a melhor experiência aos usuários. Então, se você colabora com isso, ganha mais visibilidade nas redes sociais.

3. Reduzir os custos do marketing nas redes sociais

Social Media Optimization ajuda a aumentar o seu alcance orgânico. Isso significa que você pode ter mais resultados com estratégias que não exigem investimentos em mídia. Ou seja: SMO permite reduzir os custos de marketing nas redes sociais.

Mas isso não significa que você não deva investir em mídias pagas, ok? Elas podem trazer ainda mais resultados para o seu negócio, com mais precisão e agilidade. Melhor ainda: se a sua marca é relevante e tem um bom alcance orgânico, as plataformas tendem a otimizar o retorno e reduzir os custos por clique da sua publicidade paga.

4. Aproveitar todos os recursos das plataformas

Os profissionais de SMO estão de olho em todas as oportunidades de otimização nas redes sociais. Eles têm um olhar apurado para todos os recursos que você pode aproveitar para conquistar o público e alcançar seus objetivos.

Quem trabalha com SMO também sabe que as plataformas gostam de perfis que exploram todos os seus recursos, como no Instagram, que tem Feed, Stories, Reels, IGTV e vários recursos dentro desses formatos. Se você utiliza vários deles, ganha pontos com o algoritmo.

5. Direcionar as estratégias para os objetivos

Muitas marcas não conseguem resultados nas redes sociais porque se perdem dos seus objetivos — ou sequer os definem antes de começar a publicar. O que o SMO faz é definir objetivos de social media e alinhá-los às estratégias de marketing e do negócio como um todo.

Assim, os objetivos funcionam como norteadores para que os conteúdos e as interações sempre tenham um propósito e contribuam para os resultados da empresa.

6. Ter mais resultados nas redes sociais

No final das contas, é isto que se deseja com um trabalho de Social Media Optimization: ter mais resultados com a sua atuação nas redes sociais. Você passa a usar essas plataformas de maneira estratégica, mirando nos resultados do negócio.

Dessa forma, você pode ter mais resultados em reconhecimento de marca, engajamento, aquisição de clientes, alcance, receita ou outros objetivos que quiser alcançar.

Como fazer SMO na prática?

Então, vamos ver agora como aplicar Social Media Optimization na prática, com algumas orientações para incluir no seu planejamento de Social Media Marketing.

O que trouxemos neste tópico não são exatamente dicas operacionais, de como criar conteúdos, usar hashtags ou criar anúncios, por exemplo. Estamos falando de um plano mais estratégico, a fim de estruturar melhor a sua atuação nas redes sociais e ter mais resultados.

Veja agora as nossas dicas para estruturar o SMO:

Conheça a sua persona

Como em toda estratégia digital, é importante conhecer e fazer uma descrição da sua persona. Esse personagem semi fictício, baseado em dados reais sobre seus clientes, vai guiar todas as suas estratégias de social media, a fim de se comunicar melhor com as pessoas.

SMO - Social Media Optimization

Você vai saber melhor qual linguagem utilizar, quais conteúdos abordar e quais plataformas usar para isso. A persona revela suas dúvidas e interesses, então você vai fazer publicações que miram naquilo que as pessoas querem ver, com mais chances de sucesso.

Defina os objetivos de SMM

Para colocar o SMO na prática, é preciso definir quais são seus objetivos de Social Media Marketing. Sem isso, você não sabe por que está criando os conteúdos, e as publicações perdem o sentido.

Ao fazer isso, é importante se alinhar aos macro objetivos da marca, de maneira que as redes sociais contribuam para eles. Não entenda as redes sociais como uma estratégia isolada — elas fazem parte de objetivos maiores.

Entenda os algoritmos das redes sociais

Não, você não precisa nem deve otimizar as redes sociais pensando apenas nos algoritmos. Assim, você vai se tornar refém e acabar produzindo conteúdos que não agradam aos usuários, apenas aos robôs. Na verdade, o caminho é o contrário: planeje o SMO pensando no usuário e, assim, você vai agradar aos algoritmos.

Ainda assim, é importante conhecer e entender como eles funcionam. Você pode fazer adaptações nos seus conteúdos e interações para jogar o jogo que as plataformas propõem. Isso pode ser um diferencial em relação aos seus concorrentes.

Identifique oportunidades na análise de dados

A análise de dados é o seu principal aliado nas estratégias de Social Media Optimization. Por meio deles, você pode identificar em quais pontos a sua atuação está falhando e quais otimizações pode fazer para ter mais resultados.

Além disso, você também pode mirar nos dados dos concorrentes. De olho no mercado, você também pode perceber oportunidades de atuação que a concorrência não está aproveitando. Assim, você pode se diferenciar.

Faça testes nas redes sociais

Estratégias de otimização dependem de testes. Eles também trazem dados que ajudam a entender o que pode fazer mais sucesso com o seu público.

Não tenha medo de experimentar estratégias e conteúdos que podem melhorar a sua atuação nas redes sociais. Só assim você vai saber o que funciona bem com os seus seguidores, como a frequência de publicações ou os formatos de posts.

Defina a linguagem e o tom de voz da marca

Um passo importante da otimização das redes sociais é definir uma linguagem, alinhada ao seu público, e um tom de voz, que represente a personalidade da marca.

Nas redes sociais, a tendência é que as marcas utilizem um tom mais descontraído, mas não significa que você deve fazer isso também. O importante é ser fiel ao branding. Se a sua marca tiver uma personalidade mais sisuda, é assim que você deve se comunicar, de forma consistente em todos os canais.

Tenha um cronograma para as redes sociais

Muitas marcas acabam perdendo frequência nas redes sociais porque não têm um planejamento das publicações. Elas produzem conteúdo apenas quando têm algum tempo ou quando têm alguém para fazer. Mas isso prejudica a consistência da estratégia.

O ideal é definir um cronograma das redes sociais, não apenas com as datas dos posts, mas também com os prazos de planejamento e produção. Assim, os profissionais conseguem organizar suas rotinas para cumprir o planejado.

Também é importante definir um calendário editorial, ou seja, quais temas você vai tratar em cada dia ou cada semana. Assim, você cobre diferentes assuntos e diversifica as publicações. 

Defina protocolos de atendimento nas redes sociais

Um bom atendimento precisa da definição de protocolos. Eles ajudam a orientar a equipe sobre como interagir com os seguidores e responder às suas dúvidas.

Nas redes sociais, ter protocolos de atendimento tende a melhorar seu relacionamento com o público e evitar crises com respostas mal elaboradas. Dessa forma, os seguidores tendem a se sentir mais próximos e satisfeitos com a sua marca.

Utilize ferramentas para redes sociais

SMO - Social Media Optimization

Ferramentas de redes sociais são capazes de potencializar a sua estratégia de social media. Você pode usar ferramentas de gestão de redes sociais e monitoramento de menções, além de integrá-las com softwares de automação que otimizam todo o seu marketing digital.

Com elas, você pode automatizar diversas ações para escalar o marketing e concentrar todas as interações em uma só plataforma. É possível agendar publicações, gerar relatórios inteligentes e tomar melhores decisões com os dados.

Por fim, lembre-se de que a atuação nas redes sociais exige profissionalismo. Pode parecer fácil utilizar o Instagram, o Facebook, o LinkedIn ou o TikTok, por exemplo, porque eles estão no dia a dia da maioria das pessoas. Mas usar essas plataformas na sua vida pessoal é bem diferente de explorar o seu uso no marketing empresarial.

Por isso, é importante contar com profissionais de marketing digital, que conhecem essas ferramentas e sabem como aproveitar todo o seu potencial para os negócios.

A Arcana tem uma equipe especializada em social media, que vai planejar as melhores estratégias para alcançar seus objetivos de marketing. Então, conheça agora nossos serviços de Gestão de Redes Sociais e conte conosco.

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