Social media para supermercado: 12 passos para ser eficaz nas redes

Publicado 24/03/2022

Como você acha que pode se aproximar dos clientes de supermercados, atrair mais consumidores e gerar mais vendas? No marketing digital, uma das principais maneiras de fazer isso é investir nas estratégias de social media para supermercado.

As pessoas passam grande parte do seu dia nas redes sociais. Elas estão lá para conversar com amigos, mostrar um pouco da sua rotina e compartilhar suas opiniões. Mas também há espaço para as marcas: os usuários curtem as lojas que gostam, falam sobre elas, acompanham suas publicações e descobrem ofertas e produtos para comprar.

Engajar os usuários e transformar seguidores em clientes são desafios do social media para supermercado. Mas você pode ter resultados incríveis com as informações e dicas que vamos mostrar neste artigo.

Acompanhe agora para saber tudo sobre o social media para supermercado!

Social media para supermercado: qual a importância?

As redes sociais fazem parte do dia a dia dos consumidores. Enquanto navegam pelo Instagram, Facebook, TikTok e outras plataformas, eles recebem estímulos das marcas, conhecem novos produtos, ficam sabendo de descontos e aproveitam as ofertas. A jornada de compra dos consumidores passa pelas redes sociais.

Sabe o que mais está na rotina das pessoas? Ir ao supermercado! Isso significa que, se você construir uma presença ativa nas redes sociais, consegue criar proximidade com os consumidores para que eles se lembrem do seu estabelecimento na hora de fazer compras.

À medida que navegam pelos posts, os consumidores podem ver as suas publicações e se sentir estimulados a ir até a sua loja para aproveitar as ofertas. Essas publicações também alcançarão novos usuários, que podem gostar do seu conteúdo. Assim, eles se tornam potenciais clientes e representam mais oportunidades de vendas. Essa é a força do social media para supermercado.

Portanto, as redes sociais servem para aumentar a visibilidade da marca e fortalecer o relacionamento com o cliente. Porém, devem ser vistas como poderosas aliadas nas vendas. Isso vale para supermercados que operam no varejo digital, mas também para aqueles que têm apenas lojas físicas.

Embora ainda esteja defasada em muitos supermercados, a atuação nas redes sociais é uma das principais formas de digitalização dos negócios. Portanto, o marketing dessas empresas deve entrar na transformação digital e aproveitar o poder de engajamento e de vendas das redes sociais.

Como planejar as estratégias de social media para supermercado? Conheça 12 passos essenciais!

Fazer social media para supermercado exige planejamento. Não vá começando a publicar no Instagram sem ter uma estratégia por trás, sem entender onde você quer chegar, muito menos com quem você quer comunicar.

A seguir, vamos trazer algumas dicas essenciais para planejar a atuação da sua marca nas redes sociais, a fim de obter resultados expressivos em engajamento, alcance e vendas. Acompanhe agora e aproveite.

1. Defina seus objetivos e metas

Comece o planejamento de social media para supermercado com seus objetivos e metas. Você sabe por que quer colocar seu estabelecimento nas redes sociais? Como isso vai ajudar o seu negócio? E como você vai estruturar essa área no marketing para ter resultados efetivos?

Defina o que você quer alcançar nas redes sociais e coloque isso em números, em relação a alcance, engajamento e vendas, com um prazo para o seu alcance. Se achar a tarefa muito complexa, avalie sobre a contratação de uma pessoa específica para essa área.

2. Conheça a sua persona

A persona é o perfil das pessoas com quem você vai se comunicar pelas redes sociais. Trata-se da descrição de um cliente ideal do seu supermercado, baseada em dados reais sobre os consumidores.

Você deve descrever a rotina da persona, suas dúvidas e necessidades, os interesses e motivações. Com esse perfil, você vai identificar facilmente como se comunicar melhor com o público e como seus conteúdos de social media para supermercado podem ser mais relevantes.

3. Escolha as redes sociais certas para o seu público

Existem várias redes sociais bombando atualmente. Mas nem todas precisam fazer parte das suas estratégias. Ter perfis em todas as redes dá trabalho, demanda equipe e tempo, além de custos. Muitas empresas que fazem isso acabam não dando conta de tudo.

Então, escolha os principais locais para investir seu social media para supermercado. Entenda quais plataformas eles mais usam e quais podem trazer mais resultados para o seu negócio.

4. Entenda a linguagem de cada rede social

Muitas empresas, principalmente aquelas que criam muitos perfis, apenas replicam suas publicações em todas as redes sociais. Isso dá a impressão de descuido e falta de profissionalismo, além de afastar o interesse do cliente de seguir sua marca onde ela estiver.

Cada plataforma tem a sua linguagem e o seu público. O TikTok, por exemplo, tem apenas vídeos curtos e super dinâmicos. O Instagram, por sua vez, tem diversos formatos. Então, é preciso conhecer o perfil e a linguagem de cada rede social para ter mais sucesso no seu social media para supermercado.

5. Publique conteúdos atrativos

A base de uma estratégia de social media para supermercado são os conteúdos. Você precisa ter o que oferecer aos seguidores para que eles queiram curtir a sua marca.

Então, a partir do perfil da persona, entenda o que é mais interessantes para o público. Procure mesclar a publicação de ofertas com dicas relacionadas aos produtos e outros posts descontraídos.

Para isso, defina linhas editoriais, que são os eixos temáticos das suas publicações, como “ofertas de produtos”, “dicas para o cliente”, “datas comemorativas”, entre outras. Algumas marcas utilizam uma identidade visual específica para cada editoria.

6. Estabeleça um calendário editorial

As publicações nas redes sociais precisam de frequência. No varejo supermercadista, geralmente essa frequência é diária, com publicações constantes. Mas é importante testar no seu negócio e sentir como o seu público reage.

Para manter a frequência, defina um calendário de publicações na sua estratégia de social media para supermercado, que contemple as diferentes editorias para oferecer um conteúdo diversificado aos seguidores. Nem sempre ter fotos diárias é bacana. Teste, estude e descubra como atuar.

7. Construa uma identidade visual

Ao navegar pelo feed, os usuários passam por inúmeras publicações. Ter uma identidade visual ajuda a se diferenciar em meio aos outros posts e fortalecer o branding na mente dos usuários.

Siga a identidade visual do seu supermercado, mas também se alinhe à linguagem de cada rede social. E capriche no design para captar o olhar das pessoas e encantá-las. Adaptação e presença são coisas preciosas em um estudo de social media para supermercado.

8. Interaja com os usuários

social media para supermercado

As redes sociais não funcionam como a publicidade tradicional, em que você anuncia na TV e os espectadores recebem a sua mensagem passivamente. Na internet, a resposta vem na hora. Por isso muita gente não sabe lidar com o social media para supermercado.

Os usuários querem interagir com as marcas e ser ouvidos por elas, seja para brincar, elogiar, reclamar, etc. Então não deixe as pessoas no vácuo: responda mensagens e comentários, sempre com agilidade, e comente também nos posts delas quando mencionarem a sua marca.

Aliás, incentive que eles publiquem sobre o seu supermercado nas redes sociais. Você pode estimular que tirem fotos durante as compras ou falem das receitas que fizeram com produtos da sua loja, por exemplo.

O conteúdo gerado pelos usuários é valioso para influenciar outras pessoas a confiarem na sua marca.

9. Ofereça um atendimento ágil e prestativo

O atendimento ao cliente pelas redes sociais faz parte do SAC 2.0. Nessas plataformas, os clientes querem que suas dúvidas sejam atendidas com agilidade e eficiência, nos canais que eles quiserem usar, a qualquer hora do dia.

Então, prepare sua equipe para atender a essas exigências do consumidor. Se você souber resolver as reclamações dos clientes, pode conquistar a sua satisfação e fidelidade, mesmo que eles tenham tido problemas com a sua marca.

Lembre-se que, sem um cuidado com o público, a atuação do social media para supermercado acaba sendo em vão.

10. Monitore as métricas das redes sociais

Se você quer ter mais sucesso nas redes sociais, precisa monitorar as métricas das redes sociais. Analise os relatórios que revelam o alcance e as interações das suas publicações e entenda como as pessoas estão reagindo aos seus conteúdos, a fim de otimizar suas estratégias.

Fique de olho também nos dados do Google Analytics, que mostram de quais redes sociais os visitantes vieram e quais chegaram até o seu site para realizar conversões. Sem esta atenção, a estratégia de social media para supermercado pode estar dando errado sem você saber!

11. Saiba o que as pessoas estão falando do supermercado

O monitoramento das redes sociais não se limita às interações dos usuários com o seu perfil. Muitas informações sobre o seu supermercado podem estar nas conversas das redes sociais que não envolvem o seu perfil, mas citam o nome do supermercado ou seus produtos.

Para captar essas conversas, é preciso utilizar o social listening, conhecido também como clipagem ou clipping. Por meio de ferramentas de monitoramento de menções, você pode “escutar” o que os usuários estão falando sobre a marca e entender como está a percepção da marca pelo público. Pode parecer distante, mas investir em social media para supermercado também passa pela reputação.

12. Invista em mídias pagas nas redes sociais

Você pode ter muitos resultados nas redes sociais com interações e posts orgânicos, desde que tenha uma boa estratégia, publique conteúdos atrativos e saiba se comunicar com o seu público.

Apesar disso, o alcance orgânico das redes sociais foi muito reduzido nos últimos anos, diante da competição por um espaço no feed dos usuários, cada vez mais disputado. Mas essa também é uma forma de levar as marcas a investir em anúncios pagos, que geram ganhos para as plataformas.

Por isso, ao ter um foco de social media para supermercado, é necessário mais do que isso. Ou seja, é importante investir em anúncios pagos nas redes sociais, que aumentam o alcance dos posts. É possível atingir mais pessoas dentro do público-alvo que você segmentar, além de poder explorar diversos formatos, de acordo os seus objetivos de campanha.

Cada plataforma oferece diferentes possibilidades de mídia paga. Investigue o custo por clique (CPC), que é o modelo mais utilizado nessas plataformas: você paga à plataforma apenas quando o usuário clica no anúncio.

Quais as melhores redes sociais para supermercados? Veja as dicas e estratégias!

Agora é hora de conhecer as principais redes de social media para supermercado. Entenda se o seu público está presente nessas plataformas e aproveite as dicas abaixo para criar as melhores estratégias. Confira:

TikTok

O TikTok é a mais recente das redes sociais que estamos apresentando aqui. Criada em 2016 na China, a plataforma ganhou impulso durante a pandemia de coronavírus, quando viralizou no Brasil.

Um dos diferenciais do TikTok é o seu algoritmo, que, diferentemente das principais redes sociais, permite que qualquer usuário ganhe grande visibilidade. Você não precisa ter milhares de seguidores para viralizar — basta criar um conteúdo que as pessoas gostem. Ao aplicar seu planejamento de social media para supermercado, isso pode ser altamente benéfico!

A principal marca do TikTok são as dancinhas. Se você quer bombar nessa rede social, deve entrar sem medo na onda das trends que os usuários promovem.

Mais uma vez, é possível fazer parcerias com influenciadores nesta plataforma, que é capaz de lançar novos nomes de destaque no universo da influência.

@carrefourbrasil

Testado e aprovado. Esse Waffle vai virar receita de café da manhã todo dia!

♬ som original – carrefourbra

Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do mundo. São mais de 2,7 bilhões de usuários no mundo todo, sendo que no Brasil são mais de 130 milhões, segundo dados do relatório Digital 2021: Brazil.

Muitas pessoas, principalmente os millenials, estão deixando o Facebook para outras redes sociais. Mas a plataforma continua poderosa, principalmente se o seu público é formado por adultos maduros.

O Facebook é uma das redes sociais que mais oferece recursos e formatos para as marcas. Você deve ter uma estratégia de conteúdo que combine posts de vendas, como encartes digitais de ofertas, com posts educativos, informativos e descontraídos.

Use a rede social também como SAC, já que essa plataforma é uma das mais usadas pelos consumidores para entrar em contato com as marcas. Converse com os usuários, não apenas nas mensagens de suporte, mas também nas interações das publicações. Como dito anteriormente, uma estratégia de social media para supermercado sem comunicação é falha e insuficiente.

Explore também as mídias pagas do Facebook, por meio de campanhas no Facebook Ads. Essa é a plataforma de publicidade do Facebook, em que você pode criar anúncios para essa rede social, mas também para o Instagram, Messenger, WhatsApp e inúmeros sites da web.

Para supermercados, uma boa ideia é criar campanhas geolocalizadas, ou seja, segmentadas por região. Assim, você alcança os consumidores que estão próximos das suas lojas e com mais chances de serem atraídos. 

Instagram

O Instagram é uma rede social bastante visual, com inúmeros recursos para as publicações — sejam elas no feed, stories, reels ou IGTV. Você pode explorar todos esses formatos para alcançar mais usuários com conteúdos diversificados na sua estratégia de social media para supermercado.

No feed, organize as publicações para ter um visual agradável. Quando você abre o perfil de uma marca, deve se sentir atraído pelo que ela publica. Se o feed parece bagunçado e poluído, pode acabar afastando potenciais seguidores.

Priorize no feed os posts que você quer que permaneçam, enquanto os stories servem para publicações temporárias. Ali é um bom espaço para publicar as ofertas do dia, já que elas saem do ar em 24h. Você também pode explorar as enquetes e perguntas para ter mais interatividade com o público.

O reels, por sua vez, é um dos formatos que o Instagram mais está priorizando, a fim de competir com o TikTok. Os vídeos de reels pedem um toque de criatividade e dinâmica — se você acertar na linguagem, tem grandes chances de viralizar no Instagram. Ao formular seu plano de social media para supermercado, pense no apoio que a plataforma pode te dar. Pelo reels ser a ferramenta mais nova, sua entrega ao público pode ser maior.

Outro formato que pode ser explorado é o IGTV, para vídeos geralmente um pouco mais longos. Você pode usar para publicar episódios de uma websérie de culinária, curadoria de vinhos, dicas de limpeza, demonstrações de produtos, entre outros temas que forem relevantes para o seu público.

YouTube

O YouTube é a maior plataforma de vídeos da web. No Brasil, mais de 96% dos usuários de internet entre 16 e 64 anos utilizam o YouTube, o que o coloca como a plataforma de rede social mais usada no país.

Muitas estratégias de social media para supermercado utilizam o YouTube apenas para publicar as campanhas que veiculam na TV. Isso é válido para ganhar mais alcance, mas a plataforma pode ser usada de muitas outras formas.

Você pode criar conteúdos e webséries exclusivos para a plataforma, assim como no IGTV do Instagram. Organize as publicações em playlists, como o exemplo abaixo, para que os usuários encontrem facilmente os conteúdos e assistam a mais vídeos do canal.

Você também pode investir em anúncios geolocalizados, direcionados para pessoas próximas das suas lojas e criar campanhas em parcerias com influenciadores. Procure personalidades com quem o seu público se identifica, preferencialmente com relevância local.

WhatsApp

No Brasil, o WhatsApp é utilizado por mais de 90% dos usuários de internet entre 16 e 64 anos. Esse percentual coloca o Brasil na sétima posição entre os países com maior porcentagem de usuários do app.

A aplicativo de mensagens é útil para se aproximar dos seus clientes, já que você pode ter conversas diretamente com os consumidores. Uma ideia é criar grupos de clientes VIP para enviar ofertas exclusivas, mandar descontos por meio de listas de transmissão e usar o app como SAC, para receber contatos dos clientes que querem um atendimento mais ágil.

Outra forma de colocar o WhatsApp como estratégia de social media para supermercado é investir no televendas. Assim, você agenda retiradas ou finaliza compras direto pelo telefone.

Twitter

O Twitter não é a rede social com o maior número de usuários, mas tem um público fiel que gosta de acompanhar acontecimentos em tempo real e comentar fatos do momento. Desta forma, ela não deve ficar de fora da lista sobre social media para supermercado.

Uma das formas mais interessantes de atuação no Twitter é entrar nas conversas que estão em alta. Você pode falar dos seus produtos, de forma criativa, vinculando ao assunto do momento, como acontece durante as transmissões do Big Brother Brasil ou de jogos de futebol, por exemplo.

Como o Twitter é muito dinâmico, é possível também aproveitar a rede social para divulgar ofertas diárias, dar dicas rápidas para o dia a dia do consumidor e ainda propagar conteúdos de outras plataformas digitais.

Pronto, agora você já tem um direcionamento para iniciar suas estratégias de social media para supermercado. Não perca a oportunidade de usar as redes sociais para se aproximar do seu público, fortalecer sua atuação digital e, é claro, gerar mais oportunidades de vendas.

Você tem diversas ferramentas, recursos e formatos disponíveis. Acione a criatividade para criar conteúdos incríveis e oferecer a melhor experiência ao consumidor.

Se quiser um auxílio para estruturar sua proposta de social media para supermercado, conheça a Arcana. Somos especialistas em marketing digital e podemos montar uma estratégia customizada para o seu negócio. Veja agora os nossos serviços!

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