6 técnicas de vendas por telefone para a sua equipe interna

Publicado 15/02/2021

As técnicas de vendas por telefone são responsáveis por alavancar inúmeras empresas mundo afora, já que este tipo de contato é uma das melhores formas para trazer clientes para a loja naqueles momentos onde sua equipe de venda está ociosa. É uma estratégia de vendas incrível para gerar resultados satisfatórios.

Porém, é preciso que seja feito da forma adequada. O excesso de abordagens telefônicas no mercado gerou uma aversão generalizada ao telemarketing. Então, como aplicar as melhores técnicas de vendas por telefone na sua loja sem ser inconveniente?

É sobre isso que falaremos abaixo. Confira!

Técnicas de vendas por telefone assertivas para o comércio

Hoje em dia não se vive mais sem telefone celular, mas nem todos estão dispostos a receber ligações que oferecem produtos — em compensação, todo o mundo quer conhecer soluções para os seus problemas. Para ter uma equipe de televendas eficiente é preciso mostrar ao cliente que você sabe do que ele precisa e está disposto a ajudar, gerando um relacionamento que vai além do desejo de vender. 

Existem duas formas de se fazer isso usando técnicas de vendas por telefone:

Vendas ativas: é quando a sua empresa toma a atitude de entrar em contato com o cliente oferecendo produtos e soluções para ele.

Vendas receptivas: é quando o cliente liga para a sua empresa interessado no seu produto ou serviço. Em uma loja, é mais difícil que o cliente ligue com a decisão clara de comprar, mas se isso acontecer, é uma boa oportunidade para gerar um relacionamento para futuramente efetuar a venda.

Ao pensar em técnicas de vendas por telefone, esqueça aquelas abordagens pressionando o cliente — elas não funcionam e mancham a sua imagem, podendo botar toda a venda a perder. 

A ideia das técnicas de vendas por telefone em lojas pequenas é atrair o cliente para o seu estabelecimento. Dessa forma, a venda é concretizada na loja física, apesar de você poder utilizar de métodos de pagamentos virtuais, como o Pix ou um e-commerce, para garantir uma venda à distância.

Antes de iniciar uma abordagem com técnicas de vendas por telefone, não esqueça de combinar com a sua equipe metas de vendas claras, com objetivos bem definidos para estas ações de vendas. Sua equipe ficará mais motivada se tiver um número de ligações para concluir, clientes para agendar visitas ou vendas para concretizar pelo telefone.

Confira abaixo algumas estratégias que você pode utilizar com a sua equipe interna para atrair o consumidor e gerar um relacionamento com ele.

Técnicas de vendas por telefone para a sua loja

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Aniversário de clientes

Todo o mundo gosta de se sentir especial. O aniversário é uma das melhores formas de demonstrar que o seu cliente é importante. Ligue para ele parabenizando-o: a conversa por telefone é mais íntima do que um e-mail ou mensagem por celular e reforça o vínculo dele com o seu negócio. Não há necessidade de presentear o cliente, mas é uma boa oportunidade para oferecer um cupom de desconto ou um brinde. E tenha a sensibilidade dessa ligação não parecer mercenária — se for oferecer alguma venda, faça de forma sutil. Em um aniversário, quem precisa parecer importante é o cliente e não a venda.

Chegada de novidades

Novidades são um chamariz para atrair o seu público. Avise os seus clientes por telefone sobre lançamentos, troca de coleção ou sobre uma linha exclusiva. Se você tiver informações importantes sobre o seu cliente, como o tipo de produto que ele comprou nas outras vezes, fica ainda mais fácil acertar no gosto dele.

Equipe de vendas ociosa

A reclamação de falta de tempo é comum em qualquer ambiente de trabalho. Porém, em lojas, é normal ocorrer momentos de queda no movimento deixando a sua equipe de vendas ociosa, seja por conta do horário, do clima ou dia da semana. Esta é uma boa hora para executar o telemarketing ativo e convidar os seus clientes a visitarem a loja.

Ofereça um novo serviço 

As técnicas de vendas por telefone estão ligadas às estratégias de marketing da sua loja. Que tal buscar diferenciais para oferecer ao cliente? Novos serviços, como listas de presentes, são um bom motivo para entrar em contato com ele.

Eventos na loja

Promova eventos em sua loja e faça os convites por telefone. Neste formato, é mais garantido que ele vá comparecer ao local. A ligação individual, diferente de mensagens padrão em massa, dá uma impressão maior de que você se importa com ele, pois ele se sentirá um cliente VIP com a ligação. Incrível, não é mesmo?

Cadastros parados

O seu cadastro de clientes deve estar sempre atualizado para que você possa colocar em prática as técnicas de vendas por telefone. Pessoas que não aparecem no estabelecimento por um longo período podem ser contatadas para informar as novidades, perguntar se o cliente ficou satisfeito com a última compra e promover um relacionamento para que ele se lembre da sua loja quando precisar adquirir um produto. Nos casos de cadastros parados, também é possível criar uma ação como oferecimento de descontos e brindes.

O que você achou dessas técnicas de vendas por telefone? Se você deseja expandir suas vendas para outros públicos, é hora de inovar. Clique aqui e confira os motivos para investir em uma loja virtual no Instagram. Ah, e no conteúdo também trazemos tudo o que você precisa para implementá-la!

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