Aprenda como trazer clientes para loja

Publicado 27/01/2021

Você já deve ter percebido que quanto mais cheia está a sua loja, mais pessoas circulam nela, não é mesmo? Trazer clientes para loja não é fácil, e o contrário também acontece: uma loja vazia parece afastar os consumidores.

Inconscientemente, o público é atraído para onde há movimentação, sons, cores e outras mecanismos que chamam a sua atenção. Movimento gera movimento!

Além de manter a loja sempre cheia, novos clientes ajudam a recuperar o faturamento e a fazer o seu negócio crescer ainda mais. Reconquistar clientes antigos também é uma ótima forma de manter o movimento, até mesmo porque é mais fácil e barato recuperar os inativos.

Mas com tanta concorrência e cautela nos gastos, como trazer clientes para loja? Neste post vamos falar de algumas técnicas de atração e como colocá-las em prática no varejo. Confira abaixo!

1. Planeje promoções especiais

Não importa a classe econômica: todo o mundo gosta de promoções e essa é a melhor forma para trazer clientes para loja. Mas para uma promoção de vendas efetiva, você deve ir além dos tradicionais descontos.

Uma boa técnica é escolher alguns produtos “boi de piranha”, com valores mais baixos, para trazer clientes para loja que estejam buscando estes produtos. Você pode dar descontos nas calças jeans, por exemplo, mas oferecer camisetas para combinarem com a primeira peça, atenuando o impacto na sua margem de lucro. O valor mais baixo da primeira ajuda a justificar a compra da segunda peça.

3. Monte uma bela vitrine (mesmo que virtual)

Não são apenas lojas físicas que possuem vitrine. Verifique quais os produtos estão na página inicial do seu e-commerce, pois é nela que deverão estar os produtos com maior destaque. Distribua os produtos na página inicial de forma inteligente e lembre-se que muitos produtos expostos dificultam a leitura rápida do cliente. Esta mesma lógica vale para a vitrine da sua loja física.

Escolha um de cada tipo para expor e não caia na tentação de mostrar tudo ao mesmo tempo. A vitrine é só um chamariz para que o cliente entre na sua loja — uma verdadeira isca para trazer clientes para loja. 

Outra dica é mesclar produtos de diversos valores na vitrine. Em tempos de crise econômica, é preciso ter opções para todos os bolsos. Isso evita que o cliente deixe de entrar na loja por achar tudo muito vitrine ou, em alguns casos, achar tudo barato demais e desconfiar da qualidade.

4. Ative todos os 5 sentidos

Com a forte concorrência das telas de celular, chamar a atenção do seu cliente é um desafio e tanto. Geralmente, o sentido mais explorado é a visão, mas hoje em dia as marcas estão apostando em trazer clientes para loja também por meio do olfato, da audição, do paladar e do tato.

Como trazer clientes para loja

Há marcas com aroma próprio que não passam despercebidas em um centro de compras. O som ambiente também pode ser uma marca registrada, mas você não precisa optar apenas por música. Se tiver a ver com a sua marca ou com uma coleção específica, utilize sons da natureza como cachoeiras ou passarinhos que transmitem bem-estar.

O paladar pode ser aguçado com comes e bebes: um simples chá ou café já ajudam a recepcionar o cliente de forma mais hospitaleira. E o tato nada mais é do que fazer com que o cliente possa experimentar o produto, pegando-o, “vendo com as mãos” e sentindo-se à vontade. Resista à tentação de deixar todos os produtos embalados para não estragá-los.

5. Ativação de clientes inativos 

Clientes inativos, aqueles que não fazem compras na sua loja há algum tempo, podem ser contatados via telefone utilizando técnicas de telemarketing ou através de um disparo de e-mail marketing. As redes sociais e aplicativos como o WhatsApp também são ótimas formas de se comunicar com eles. Esse contato pode se iniciar por diversos motivos como lançamentos, eventos, promoções ou brindes, sempre focados em trazer clientes para loja e efetivar uma venda.

6. Ponto comercial

O ponto comercial também exerce grande influência na atração de clientes, afinal, uma escolha errada não poderá ser revertida tão cedo. Com certeza uma região de alto fluxo de pessoas terá, naturalmente, mais gente circulando. Porém, de nada adianta estar em local com movimentação que não seja o seu público-alvo.

Uma loja destinada a um público com alto poder aquisitivo dificilmente vai conseguir se manter em um bairro da periferia. O ideal, nesses casos, é focar em centros comerciais, como shoppings centers, por exemplo. Por isso que antes da escolha ou mudança do ponto, o ideal é fazer uma pesquisa para avaliar onde está o seu público.

Não hesite em uma mudança de ponto caso perceba que você não está conseguindo trazer clientes para loja por conta da clientela da região, que não é público-alvo do seu produto. Antes uma mudança do que fechar as portas para sempre, não é mesmo?

Pronto, agora você está apto a conquistar novos clientes para sua loja. Que tal um novo desafio? Clique aqui e conheça as técnicas para retomar o contato com aqueles clientes que deixaram o carrinho abandonado na sua loja virtual.

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