Entenda o varejo híbrido: o que é e como aplicá-lo

Publicado 27/07/2021

Embora o varejo online esteja crescendo, isso não significa o fim das lojas físicas. As lojas físicas ainda estão vivas e, cada vez mais, elas têm funcionado e funcionarão lado a lado com as compras online. 

Essa modalidade de venda e de loja vem sendo chamada de varejo híbrido, mas o que é uma loja de varejo híbrida e como você pode estabelecer uma para si mesmo? 

É isso que você vai descobrir agora! Veja o que é varejo híbrido, por que aderir a essa tendência e como unir canais online e offline para vender.

O que é varejo híbrido?

Varejo híbrido é um novo termo que foi criado nos últimos anos para descrever a colaboração de lojas físicas e de e-commerce.

A tendência de unir online e offline já vinha se consolidando, mas foi a partir da pandemia, que gerou um aumento nas compras online, que se está acelerando a tendência de um modelo híbrido de varejo.

Os consumidores, a partir de 2021, podem estar de volta às lojas e shoppings, mas eles estão se voltando para os corredores digitais há anos. A COVID-19 não mudou as coisas tanto quanto acelerou uma transformação já em andamento, e os varejistas que não conseguirem acompanhar serão deixados para trás para sempre. 

As experiências do meio digital mudaram muito a forma de comprar e o que esperamos das lojas. Se os consumidores escolhem entrar em uma loja física e não têm o que estão procurando, ou se temos que enfrentar longas filas no caixa, ou se um item de venda online está com o preço integral na loja, eles ficarão frustrados e podem não voltar. 

Também vale lembrar que o normal, hoje, é comprar na loja física segurando o produto em uma mão e o smartphone na outra.

Os varejistas, então, devem estar prontos para fazer o mesmo, combinando seus ambientes na loja ao meio online, de maneiras ousadas e inesperadas. É aí que entra o varejo híbrido.

varejo híbrido

Canais de venda e como eles trabalham juntos

Conforme já falamos, o salto nas vendas digitais não apenas aumentou o número de clientes e de faturamento, mas também diversificou os canais de vendas. Atualmente, até o WhatsApp é utilizado para vender e fazer pagamentos. E sim, o cliente já utiliza esse modelo! Uma pesquisa do Opinion Box mostra que 52% dos usuários do WhatsApp compram produtos e serviços pelo aplicativo.

Esse tipo de dado, porém, não deve assustar quem ainda não está tão presente no online. Embora cada dimensão por si só seja um fator crítico de sucesso para os varejistas, é essencial que as empresas entendam como ambientes online e offline interagem entre si.

Dicas para o futuro do varejo

Para o presente e o futuro do varejo, algumas dicas podem ajudar a nortear as estratégias e ações dos varejistas. Algumas das mudanças (e dicas) que o varejo híbrido pode oferecer para os lojistas inclui:

  • Espaço dedicado para retirada de compras online na loja física;
  • Recursos de aplicativos levados à experiência da loja, como leitura de etiquetas e pagamentos inteligentes;
  • Provadores de alta tecnologia com espelhos inteligentes, permitindo que os clientes experimentem os itens virtualmente;
  • Possibilidade de comprar de forma inteligente na loja, por um totem automatizado, e receber o produto em casa; 
  • E muito mais! 

Esses exemplos representam ideias que podem transformar a experiência do cliente do varejo híbrido. Porém, essa modalidade também pode impulsionar mudanças internas nas lojas, como:

  • Sistemas de gestão de e-commerce para otimizar o envio e recebimento de pedidos online;
  • Tecnologia que otimiza o estoque para garantir a reposição contínua;
  • Suporte de logística reversa para devoluções online para determinar se elas devem ser resolvidas ou devolvidas ao centro de distribuição regional.

Tudo isso demonstra que o varejo está em constante mudança, sem nenhuma dúvida. Todos os envolvidos nesse processo devem se adaptar ou serão deixados para trás. Esse tipo de transformação, geralmente, acontece para melhor, pois oferece mais conveniência e conectividade à medida que as tecnologias continuam mudando a forma como vivemos. 
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