Como vender mais no Instagram? 17 dicas para bombar nessa rede

Publicado 27/04/2022

Se você deseja vender mais no Instagram, deve começar a adotar as práticas que proporcionam ao seu público uma experiência próxima a do comércio eletrônico — mas com o toque especial que somente as redes sociais proporcionam.

Já se passaram dois anos de pandemia. Esse período da história da humanidade provocou, dentre diversas coisas, muitas mudanças no comportamento das pessoas. Algumas delas, por exemplo, passaram a fazer suas compras de modo virtual.

Com a pandemia, as vendas pela internet cresceram 27% e atingiram R$ 161 bilhões em 2021. Cerca de 13 milhões de brasileiros fizeram a primeira compra pela internet em 2020, devido às medidas de restrição da COVID-19.

O segmento de comércio eletrônico espera aumento de 9% no seu faturamento em 2022. Números mostram como é importante ficar de olho nas oportunidades, principalmente em ambientes virtuais como as redes sociais. Para sua loja vender mais no Instagram, é preciso se atentar a isso!

Uma dessas oportunidades é o s-commerce, ou comércio social, a mais nova vanguarda para a estratégia de vendas das marcas. O motivo é claro: vender pelas redes sociais é mais simples e humaniza as empresas. Na atualidade, é possível comprar e vender produtos e serviços pelo Facebook e o Instagram — que pertencem à Meta, de Mark Zuckerberg. 

Neste artigo vamos falar sobre como vender mais no Instagram. Fique por dentro de 17 estratégias e boas práticas para sua marca adotar. Acompanhe!

Por que devo investir em vendas pelas redes sociais?

As redes sociais são espaços de interação entre usuários. Quando uma empresa deseja reforçar sua marca ou ganhar público, ela deve elaborar estratégias que envolvam esses espaços de interação virtual. Isso inclui a estratégia de vender mais no Instagram.

Nessas plataformas há encontros inevitáveis entre pessoas, produtos, influenciadores e clientes. Isso ocorre porque os relacionamentos são mantidos por meio de interações em que alguns usuários influenciam o público.

Essa influência acontece de diversas formas, tanto de maneira direta quanto indireta. Um conteúdo que inspira, por exemplo, pode provocar o desejo de consumo de um indivíduo ou grupo de pessoas. O que acontece quando muitas pessoas se sentem inspiradas e têm o desejo de adquirir algo? Venda direta!

No caso das redes sociais, a experiência de compra é autêntica. Você consegue vender por meio da loja que essa plataforma fornece — que funciona conectada ao seu e-commerce —, por Direct ou pelo link cadastro na biografia.

Qualquer segmento tem potencial para vender no Instagram?

Sim, todos os segmentos têm potencial. O Instagram é uma rede social generalista, portanto, tem todos os tipos de público e conteúdo que você imaginar. Mesmo aquele produto ou serviço nichado demais encontra seu consumidor.

O segredo para vender mais no Instagram está na capacidade de estabelecer uma comunicação direta com quem deve ser impactado. Para tal, você deve definir seu público-alvo. Ele é o grupo de consumidores com características em comum que a sua empresa deve direcionar suas estratégias e campanhas. Em inglês, ele é chamado de target.

A definição do público-alvo começa na segmentação de mercado, cujo resultado se mostra em fatias com segmentos de perfis semelhantes. Nele, você encontra características demográficas e comportamentais. Só que essas características não são traçadas por puro e simples achismo, tá? Elas vêm de muitas pesquisas e análises de mercado.

Assim que a sua empresa identificar os segmentos, ela deve selecionar aqueles que deseja trabalhar — o objetivo é alcançar as pessoas que tenham mais afinidade com a marca e mais chances de serem clientes. Para vender mais no Instagram, as suas estratégias devem ser direcionadas a esse segmento. Entendido até aqui?

A questão é que não basta trabalhar com o público-alvo. Isso porque, muitas vezes, esse alvo é amplo e faz com que a sua comunicação atinja pessoas que não vão se interessar pelo produto. Quando o algoritmo do Instagram percebe isso, ele diminui o alcance da sua conta. Vamos a um exemplo.

Digamos que a sua marca venda maquinário agrícola. Quem gerencia o Instagram dela decide fazer Reels com dancinhas engraçadas, aproveitando as trends que estão em alta, mas com conteúdo que mostra os produtos.

O público-alvo das dancinhas é amplo e tem gente de todas as idades e condições sociais, bem como de várias partes do Brasil. Por mais que esse conteúdo viralize, ele não alcançará o nicho desejado. Quando as crianças e adolescentes se depararem com o Reels engraçadinho que mostra maquinário agrícola, talvez nem interajam. É aí que mora o perigo.

A partir do instante que o conteúdo não conversa com ninguém, as pessoas se deparam com ele e não se sentem tentadas a interagir (curtir, salvar, encaminhar ou comentar). O algoritmo interpreta isso como desinteresse, afetando a busca por vender mais no Instagram. Se o conteúdo é desinteressante, o algoritmo diminui o alcance dele e privilegia outro com mais potencial de engajar os usuários.

Para ser mais específico, sua marca deve trabalhar com uma persona criada a partir das características definidas no público-alvo. Essa persona, além de características demográficas, é desenhada com os comportamentos do seu cliente.

Quando a comunicação é direcionada para um perfil específico, que tem nome, problemas e necessidades, a comunicação se torna direta e certeira, pois conversa com a personificação do seu público. Dito isso, vamos ver as dicas de como vender mais no Instagram.

Como vender mais no Instagram?

Agora que você sabe a importância de uma comunicação direta com o seu público, bem como a necessidade de a sua empresa estar no Instagram, vamos às dicas para vender mais nesta rede social. Acompanhe:

1. Deixe seu Instagram público

Parece bobagem, mas muitas empresas simplesmente trancam seus perfis e permitem acesso somente aos que solicitam. Como alguém terá interesse em consumir um conteúdo que nunca viu? A primeira estratégia para vender mais no Instagram é estar aberto para receber gente nova!

Por mais que a conta da sua empresa tenha tido problemas com tentativas de invasão ou comentários ofensivos, há soluções mais eficazes no combate a eles do que fechar o perfil.

2. Invista em uma boa foto de perfil

Outra dica importante para vender mais no Instagram: investir em uma boa foto de perfil. Sua empresa, com certeza, tem uma comunicação. Aposte nela para criar essa foto — que pode ter o fundo chapado e a logo em destaque.

Entenda que a foto de perfil é um grande chamariz para os usuários e deve transmitir com precisão quem é a sua empresa. Por mais que a sede seja linda, que haja um jardim incrível na entrada ou que aquela foto de todos os funcionários tenha ficado perfeita, o consumidor não associará essas imagens ao do seu negócio.

Se a logo do seu negócio estiver ultrapassada e precisando de uma repaginada, até para se manter atual com o mercado e transmitir novos valores e mensagens, é interessante retrabalhá-la com um bom designer gráfico.

3. Capriche nas informações da bio

A biografia, ou bio, é o espaço no perfil do Instagram utilizado para expor as principais informações relevantes sobre a empresa. Ela é peça fundamental na estratégia para vender mais no Instagram.

A personalização da bio no Instagram permite que o público conheça e se identifique com a sua marca. Descreva-a, portanto, de modo que facilite a identificação do usuário e crie conexão com ele.

Alguns campos que você deve preencher:

  • Nome: sua marca pode ser encontrada pelo campo de busca do Instagram.
  • Site: o famoso link na bio. Coloque seu site ou o e-commerce da sua marca.
  • Descrição: campo para falar sobre o negócio. Organize-o em tópicos curtos e objetivos.
  • Categoria: selecione a que melhor se encaixa no segmento da sua empresa.
  • Opções de contato: e-mail, ligação telefônica ou WhatsApp.
  • Botões de ação: otimizam conversões e ajudam nas vendas do Instagram.

4. Configure os botões de ação

Três botões podem ser adicionados ao perfil da sua empresa, dentro de uma boa estratégia de como vender mais no Instagram. O primeiro é o “Pedir Refeição”, ideal para restaurantes e bares. Direciona o cliente para a página da sua empresa em um aplicativo de delivery.

Já o botão de “Reservas” é excelente para os negócios que exijam agendamento. O funcionamento deste botão requer, assim como no exemplo acima, a utilização de uma plataforma onde esse serviço já funciona.

E o botão “Contato” é para WhatsApp, ligação ou mensagem por e-mail. Você define a modalidade na hora de liberar o botão para os usuários.

5. Associe (se tiver) sua loja virtual com o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é a ferramenta que permite que você consiga vender mais no Instagram. Isso porque ela é o sistema próprio da rede, necessitando apenas associar sua loja à ela.

O primeiro passo para isso é verificar se sua loja cumpre os requisitos básicos dessa rede social. Depois, basta conectar a página do Instagram ao Gerenciador de Negócios do Facebook.

Associe o perfil do Instagram ao catálogo de produtos do Facebook e peça a análise do Instagram. Assim que for aprovado, você está liberado para marcar os produtos nas publicações com a tag que possui preço e link para compra.

6. Crie conteúdo que eduque, inspire e entretenha

Para vender mais no Instagram, o conteúdo do perfil da sua empresa deve ser educativo, inspirador e capaz de entreter.

Quando nos referimos a um conteúdo que eduque, estamos dizendo que ele deve ensinar algo — como usar seu produto, identificar que você precisa de determinado serviço e por aí vai. Já o conteúdo que inspira é aquele que motiva as pessoas. Essa motivação pode ser uma mudança no estilo de vida, uma decisão que estava sendo adiada para tomar ou o desejo de ter ou fazer algo.

Por fim, o conteúdo capaz de entreter deve provocar uma sensação em quem está vendo: rir, chorar, agradar, motivar e outros.

7. Mostre como funcionam seus produtos e serviços

Como vender mais no Instagram

Ainda nas dicas para vender mais no Instagram, você deve estar se perguntando: o que mostrar? Bem, a rede social da sua marca precisa apresentar como funcionam seus produtos e serviços. Mas não precisa ficar no óbvio.

O intuito não é, necessariamente, fazer um tutorial. Muitas pessoas sabem como se usa um liquidificador, mas uma forma de inovar nesse sentido é mostrar, por exemplo, diferentes receitas feitas com esse produto. Se estiver calor, por exemplo, mostre a potência do motor do eletroportátil para triturar gelo e fazer um refrescante frozen. 

8. Não ignore as legendas

Muitos profissionais, quando estão fazendo a gestão das mídias sociais de suas empresas, focam na produção de fotos e vídeos, mas esquecem da importância que os textos têm.

As fotos e vídeos que vão para o feed têm um espaço dedicado aos textos, onde você pode inserir legendas. Utilize esse espaço para fazer boas descrições, sempre com palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Esse cuidado é básico em uma estratégia para vender mais no Instagram.

No final de cada legenda, aproveite para fazer uma chamada para ação: entrar no seu site, deixar um comentário, salvar o conteúdo, encaminhar para alguém, etc.

9. Use hashtags adequadas nas postagens

As hashtags funcionam como marcadores para facilitar o rastreamento do conteúdo. Com o apoio delas, sua busca por vender mais no Instagram pode ser potencializada!

Se ele é sobre o serviço de limpeza de sofá, você pode utilizar uma hashtag que identifique o assunto. Exemplo: #limpezadesofá ou #limpeseusofá. Quando alguém clicar sobre a hashtag, uma lista de mídias será apresentada em duas abas: mais relevantes e recentes.

A aba de mais relevantes mostra quais mídias são consideradas, pelo Instagram, como as mais importantes sobre aquele assunto. As escolhidas são, geralmente, as que têm melhor engajamento. Já a aba de recentes, como o nome indica, mostra os conteúdos em ordem de publicação.

10. Estabeleça uma frequência para postar

As redes sociais são ambientes altamente dinâmicos. Portanto, se você deseja vender mais no Instagram vai precisar estabelecer uma frequência de postagens.

Isso não significa postar todos os dias, ok? Só posta todos os dias quem tem conteúdo para tal. A frequência vai depender da sua estratégia, porém é importante destacar que espaços muito longos entre os posts podem fazer com que seu público perca o interesse pelo assunto.

11. Divulgue seu Instagram

Dentro e fora da rede social, o cuidado para vender mais no Instagram deve ser mantido. A divulgação, dentro da plataforma, ocorre por meio da interação do seu perfil com outros perfis. Esse tipo de contato pode ser feito em posts sobre assuntos que têm a ver com o seu negócio.

Já a divulgação fora do Instagram deve ser feita por meio de link no site e a divulgação do nome do perfil nos materiais institucionais, sempre ao lado da logo da rede social.

12. Aposte em parceiros estratégicos

Outra maneira de vender mais no Instagram se dá por meio da parceria com influenciadores e defensores da marca. Eles são aqueles usuários que têm alto poder de convencimento, trazendo consigo outras pessoas que os têm como referência em determinado assunto.

Influenciadores, no entanto, não precisam ter milhões de seguidores. Dependendo do seu segmento, uma rede de contato pequena, mas altamente nichada, vale mais do que uma comunicação abrangente e que acaba não impactando o público desejado.

Os defensores da marca também devem ser valorizados. Eles são aqueles seguidores fiéis que sempre interagem, compram e indicam seus produtos e serviços para outros clientes.

13. Ofereça cupons de descontos para seguidores

Aproveite a proximidade que o Instagram permite com os usuários e ofereça cupons para os seus seguidores. Isso ajuda bastante no engajamento das suas publicações, logo, impactando sua jornada por vender mais no Instagram.

Faça ofertas exclusivas para esse público. Utilize ferramentas como os Stories para anunciar promoções e descontos antecipados.

14. Interaja com o seu público

Como vender mais no Instagram

Jamais deixe um comentário sem resposta ou curtida. Os usuários gostam de se sentir valorizados pelas marcas, e isso ajuda a vender mais no Instagram. Tire um tempo para checar os posts que têm a ver com o seu nicho e curtir, bem como as postagens das pessoas que o seu perfil segue.

Uma dica especial é responder aos comentários dos usuários com outras perguntas, para estimular um diálogo e, dessa maneira, fazer o algoritmo entender que sua publicação tem uma relevância maior.

15. Promova conteúdo gerado pelos usuários

Alguém comprou o seu produto e postou no Instagram te marcando? Reposte! Promova conteúdo gerado pelos usuários como forma de mostrar prova social. Outros usuários se sentirão motivados a comprar quando enxergarem pessoas como eles no seu perfil, impactando diretamente a busca por vender mais no Instagram.

16. Faça campanhas pagas

Utilize o Instagram Ads para promover as publicações que precisam de um alcance maior. Ele possibilita traçar o perfil do público que receberá o conteúdo. Vale a pena investir em posts sobre aqueles produtos que você deseja vender mais no Instagram. Por exemplo, itens encalhados ou novidades da loja.

Também é uma boa ideia promover as publicações que já têm um bom alcance, pois este se tornará ainda maior.

17. Use chamadas para ação

Já falamos sobre isso em outro tópico, mas vamos reforçar. As chamadas para ação não são feitas apenas no texto da legenda. Elas podem vir nas fotos e vídeos. No caso das fotos, acrescente uma legenda pedindo determinada ação. E no vídeo, fale o que deseja que seja feito: comprar, clicar, comentar, curtir, etc.

Prepare-se para vender mais no Instagram com as dicas acima! Agora, você quer ter uma gestão de mídias sociais profissional? Fale com a Arcana. Veja como somos capazes de impactar suas vendas e a presença da sua marca no mercado!

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